Existem restrições nessa Modelagem Estatística. Não testei na íntegra em outros estados, mas funcionou na boite Sex Night Club, em Florianópolis e na Tia Carmen, em Porto Alegre. Talvez falte a inserção de algum outro fator.
As restrições são:
1 - Aplicado em termas do Rio de Janeiro, dada a característica da cidade em ter grande quantidade de trabalhadores no serviço público.
2 - Os resultados da fórmula são mais evidentes na última semana de cada mês, dada a característica apontada no evento 1.
Isso é explicado pela variável sazonal, onde o maior movimento acontece no início do mês (pagamento de salário de servidor). Nesse período temos um maior movimento de clientes e consequentemente de GP's. Estou fazendo um estudo e parece que essa fórmula também se aplica também nesse período. O número de Gp's é bem maior na primeira semana do mês, mas a disponibilidade de pervas no salão obedece essa fórmula.
Apresento a fórmula básica do Modelo Estatístico Quantitativo das Termas :
P = 2 x raiz (n) + s, (P = duas vezes a raiz quadrada de n),
onde n é o número de GP's informado pelos funcionários da termas. Esse número deve ser maior que 3.
e s é a variável sazonal.
Por exemplo: Nessa última saída, quando a tia da entrada da termas 21 falou que tinha 30 GP's, fiz logo os cálculos: 2xraiz(30)+0. =~ 10 a 12 GP's. Tinha 10.
Na Solarium a atendente me falou que tinha 50. Pela fórmula: 2xraiz(50)+0=~14 gps. Havia 16.
Para facilitar o cálculo de quem não tem muita afinidade com a matemática, mais precisamente no cálculo da raiz quadrada, quando falarem 40, por exemplo, é só ir multiplicando dois números iguais. 4x4=16 (16 está longe do 40). 5x5=25 (ainda longe). 6x6=36 (mais próximo de 40). 7x7=49 (passou do 40). Então o resultado da raiz quadrada é um número entre 6 e 7.
Seguindo a fórmula e usando o 6 ou o 7. >> 2 x 6 = 12, ou 2 x 7 = 14.
A variável sazonal (s) é um número quantitativo. No ínicio do mês até sua metade ela recebe um valor entre 5 a 10.
Da metade para o fim do mesmo mês ela chega a ser redutora. Varia de -10 a +5. É só acrescentar o valor a fórmula.
Tentei aplicar essa fórmula na Rua Augusta, em São Paulo, mas ela apresentou erros, mais devido a mentira dos funcionários daquelas boites, mas identifiquei que poderei inserir esse dado na formulação. Trata-se de adaptar uma componente com uma distribuição estatística Log normal.
Como não tenho ido com mais frequencia a São Paulo, está um pouco difícil fazer o levantamento quantitativo do que dizem os porteiros e o que se encontra realmente, dentro da casa.
Não quero aqui lançar uma fórmula definitiva. Tudo no mundo é relativo. Parti do empirismo para tentar explicar esse fenomeno natural.
Fico grato e agradeço a quem criticar a minha tese.
Abs a todos.