Sempre gostei do vale tudo, hj por motivos de falta de tempo, trabalho, estudo... Ja nao vejo com tanta frequencia tanto ao vivo como pela televisão.
Pratico o karate e o jiu-jitsu há um tempo razoavel, hoje nao da mesma forma, pelos mesmos motivos. Bem, cheguei a treinar/conhecer algumas equipes de mma aqui de ssa, não a nivel de competição e tal, mas acho que posso falar por acompanhar (ter acompanhado) mais de perto.
Na maiora das vezes os atletas são pessoas de bem, que alem da vida de atleta acabam trabalhando para poder se sustentar. É uma dificuldade absurda que esse pessoal passa até poder chegar a um bom nivel (se chegar). Apesar da mudança que houve no esporte ainda é muito limitado, principalmante a questão financera e de apoo aos atletas.
Todo esporte quando em alto nivel traz prejuizos aos atletas com o vale tudo não é diferente, acabam sempre se lesionando principalmente em treinos onde são mais exigidos ("treino duro, luta facil").
Quanto a apresentação não são dois homens se degladiando, como o futebol não se trata apenas 11 homens correndo atras de uma bola como também falam. Além de toda a preparação fisica, tecnica, existe o trabalho de uma equipe com estrategias, estudos...
Ja me machuquei e vi muita gente se arrebentando em competiçoes de karate, jiujitsu, thai, ginastica olimpica, atletismo, futebol... acho que até balé. Enfim, quem vai sabe que faz parte (se nao sabe logo aprende rsrs)
Acho que é questão de gosto, não suporto futebol ao contraro dos 99% dos brasileiros mas respeito como esporte.
abraço a tds