Ainda sobre Piquet e Senna.
O Piquet começou a carreira em 1980, em uma equipe tido como intermediária na época, a Brabham. Já na sua primeira temporada foi o vice campeão perdendo o título nas últimas corridas para o Alan Jones da Williams. No ano seguinte, ainda na Brabham, Piquet ganhou o seu primeiro mundial, deixando para trás todas as favoritas como a Williams, a Ferrari, a MacLaren e a Renault. Repetiu o título dois anos depois com a Brabham.
Deixou a Brabham em 1986, indo para a Williams, e foi vice campeão em 1986 e campeão em 1987. Depois que saiu da Brabham a equipe simplesmente desapareceu, por que será? A resposta é simples, a Brabham era Nelson Piquet. Ele chegou à equipe e desenvolveu o carro de uma forma que só ele sabia fazer. Ele é tido até hoje como o maior "acertador de carros" de todos os tempos.
Ainda referente ao Senna, sem dúvida um grande piloto, talvez o mais rápido da história, mas só ganhou alguma coisa quando tinha o melhor carro nas mãos. Ele era rapidíssimo, mas sempre dependeu muito do carro. Os três títulos mundiais do Senna foram ganhos na MacLaren, em uma das épocas mais chatas da F1, onde os carros da MacLaren andavam bem na frente dos outros, aí ficava naquela disputa monótona com o Alain Prost, que só brasileiros e franceses gostavam. Na época que o Piquet foi campeão a disputa era acirradíssima, pelo menos dez pilotos tinham chances reais de ganhar o título, só para lembrar alguns: Alan Jones, Carlos Reutmann e depois Keke Rosberg da Williams, Alain Prost e René Arnoux da Renault, Gilles Villeneuve e Didier Pirroni da Ferrari, Niki Lauda e Jonny Watson da MacLaren
Quando a MacLaren começou a decair o Senna foi junto para baixo. Então fez de tudo para ir para a Williams que ele considerava o melhor carro da época e achava que ía nadar de braçada. Foi aí que ele se deu mal. Apareceu na época um cara chamado Michael Schumacher, em uma tal de Benetton, e o Senna começou a comer poeira, e no desespero de alcançar a Benetton deu no que deu.
Agora só para lembrar a história da Benetton. O Luciano Benetton comprou a equipe Toleman, na qual começou o Senna, para transformá-la em uma equipe de ponta. Quem foi a pessoa que ele contratou para desenvolver a equipe? Sim ele mesmo, Nelson Piquet, o maior "acertador de carros" que a F1 já teve. Ele ofereceu um rio de dinheiro ao Piquet, que já estava de saco cheio de disputar a ponta, optou por desenvolver o carro, ganhar muito dinheiro e continuar comendo o mulherada em seu iate. Ficou dois anos na equipe, ganhou algumas corridas e deixou um carro pronto para o Schumacher ganhar dois títulos mundiais nos dois anos seguintes. Poucos anos depois a equipe sumiu, que semelhança com a Brabham não!?
A verdade é um pouco diferente do que a maioria da imprensa brasileira, principalmente a Globo, quer passar. Acontece que o Piquet sempre foi um cara autêntico, gostava de curtir a vida, não se importava em fazer pose de bonzinho, não dava satisfação pra ninguém. Como piloto era a união de um cara que entendia de carro como ninguém e um piloto rápidissimo e tático. Essa ultrapassagem de Hungaroring é tida como uma das mais espetaculares da F1, porque nesse circuito, não existe nenhum ponto de ultrapassagem. O mais importante neste circuito é o cara largar na pole, porque durante a corrida o cara só ultrapassa se o da frente deixar. Mas o Piquet achou um lugar no fim da reta. Olha a habilidade do cara e veja o jeito que ele freia e sai à frente do Senna. Coisa de Louco.
Por esse motivo, considero o Piquet mais piloto do que o Senna. Além disso me indentifico com o Piquet que sempre foi um grande putanheiro, enquanto o Senna era um grande boiola.