Dom Braz escreveu:Fortimbrás escreveu:Houve grande disputa também para as vagas de Libertadores: times sem chance de ser campeões ainda buscavam objetivos importantes nas rodadas finais, seja almejando uma vaga em torneio internacional, seja fugindo do rebaixamento.
A questão das finais pode ser contornada com a presença delas em torneios com formato de copa. Como a do Brasil, a Sul Americana e a Libertadores. Não falta final, no meu ponto de vista.
Esse é o único atrativo nessa disputa, muitas vezes os jogos dos coadjuvantes pelas vagas na Libertadores, Sulamericana são mais emocionantes que o próprio título, foi o caso de 2007, São Paulo na dianteira isolado e os menores se degladiando... a briga pelo título deve ser emcima, não no meio, incoerência total, que emoção é essa?
Mas é meu ponto de vista, respeitando todo mundo...
Eu percebi o seu ponto de vista, mas não vejo incoerência alguma, Dom Brás.
Esse ano houve briga pelo título sim. Chato foi o ano passado. O São Paulo disparou e ficou claro muito cedo que ninguém iria alcançá-lo. Esse ano, não. Pelo menos cinco equipes poderiam ter sido campeãs: São Paulo, Palmeiras, Grêmio, Cruzeiro e Flamengo. A disputa ficou entre Gremio e São Paulo apenas nas três últimas rodadas.
A emoção do campeonato de pontos corridos é jogo a jogo. Toda rodada é importante, da primeira até a última. Não há uma final, mas várias finais, rodada após rodada. O São Paulo jogou umas dez finais seguidas até alcançar e ultrapassar os adversários que estavam a sua frente. Os outros estavam ou desconcentrados ou despreparados. A média de público nesses jogos foi bem alta. Os jogos tinham clima de decisão. Eu achei esse campeonato muito bom nesse aspecto.
O São Paulo é bom em pontos corridos, mas nesse ano teve a colaboração dos rivais, que refugaram na hora da onça beber água. Na virada do primeiro turno, o Gremio tinha mais de dez pontos de vantagem sobre o São Paulo. Isso ocorreu não só pelo fato do Gremio ter caído de produção, mas pela melhora substantiva de rendimento do São Paulo . O São Paulo estava atrás de todos os rivais que eu citei .
Respeito a opinião do Dom Brás e dos demais colegas que não apreciam muito o sistema de pontos corridos. Mas campeonato é campéonato, copa é copa. A Copa do Brasil é do caralho. Por mim, deveria ser disputada no segundo semestre, para que todos a disputem. É o torneio mais emocionante , sem dúvida alguma. Mas quem perde vai ficando pelo caminho, a coisa vai afunilando. O campeonato , ao contrário, é disputado por todos até o final , oferendo aos torcedores disputas paralelas pela tabela.
Gosto das duas formas de disputa, as duas tem seus encantos.