Fórmua 1 - Controle de Tração (É o único problema para falta de emoção ???).

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CARTEIRADOR BANIDO
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Fórmua 1 - Controle de Tração (É o único problema para falta de emoção ???).

#1 Mensagem por CARTEIRADOR BANIDO » 03 Mai 2007, 10:07

Sobre: Sistema de segurança ativo em carros, que impede as rodas motrizes de perder a tração, reduzindo o torque enviado às rodas.

É apontado como um dos responsáveis pela falta de emoção nas corridas devido ao piloto frear dentro da curva e na retomada poder acelerar tudo sem que o carro rode.

FIA anuncia proibição do controle de tração na F-1 a partir de 2008
da Folha de S.Paulo

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou que o sistema de controle de tração, usado para evitar que as rodas patinem, especialmente na largada, e tornar os carros mais fáceis de dirigir na chuva, estará proibido na próxima temporada da F-1.

O sistema havia sido banido em 1993, com a justificativa de que a tecnologia não deveria reduzir a importância dos pilotos. Depois, retornou à categoria em 2001 por ser difícil de fiscalizar.

Agora a FIA diz que isso não será mais problema, já que em 2008 as centralinas (que controlam a eletrônica do carro) serão escolhidas por ela.


Att.

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Caifás
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#2 Mensagem por Caifás » 03 Mai 2007, 10:56

Enfim, boas notícias.

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#3 Mensagem por Zeue » 03 Mai 2007, 11:20

O controle de tração é um dos grandes motivos para a F1 não ter aquela emoção dos tempos do Senna e do Piquet, porém o quase monopólio das marcas de pneus, a evolução da tecnologia dos combustíveis que equiparou e muito a regulagem e o acerto do carros, aliado a nova e pobre safra de pilotos, fizeram com que a emoção fosse dimiuindo aos poucos, até chegar no patamar que está atualmente.

Além de tudo isso, a supremacia do Alemão, fez com que se perde-se a graça, pois todo ano parecia uma repetição do ano anterior.

Com a chegada do Felipe Alonso, a coisa tomou um novo caminho, mas a emoção não foi a mesma de outrora, principalmente pela aposentadoria estratégico do Schumi.

Talvez se o saudoso Senna, não tivesse bailado na curva e falecido, talvez os rumos tomados seriam outros.

Agora resta aguardarmos cenas dos próximos capítulos e ver se com novas regras, alguns pilotos novatos e com a troca de equipes por alguns pilotos a emoção volta a reinar na F1.

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#4 Mensagem por Maringaense » 07 Mai 2007, 15:54

A Formula 1 foi muito boa em 2006...e está sendo melhor em 2007.

Com a diminuiçao no uso de tecnologias, o fator ¨braço¨será bem maior.

Por incrível que pareça...o freio é uma das maiores causas das poucas ultrapassagens na F1, devido a ele ser muito bom, ñ existe mais aquelas disputas pra ver quem freiou lá dentro, etc.
Tem o fato aerodinâmico tb que impede de um carro sair do ¨vaco¨ do outro.

Mas todos estao elogiando a proibiçao do controle de traçao!!!

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#5 Mensagem por Caifás » 08 Mai 2007, 10:12

E final de semana tem nova corrida!


Torcida total para o Massa.

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Clinton
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#6 Mensagem por Clinton » 11 Mai 2007, 12:19

Meus caros,

O controle de tração, isoladamente considerado, não é o único fator a dificultar as ultrapassagens. Elas estão mais difíceis hoje por uma conjunção de fatores.
Um desses fatores, como já afirmado aqui, são os freios de carbono, que tendo uma eficiência brutal, fazem com que os pilotos possam frear cada vez mais dentro da curva, diminuindo o espaço para ultrapassagem.
Outro fator reside no apoio aerodinâmico. Hoje os carros estão totalmente dependentes da aerodinâmica e se ficar atrás de outro carro, principalmente no contorno das curvas de alta velocidade, desequilibra-se totalmente. Exatamente por isso, alterou-se o traçado do circuito de Barcelona, palco da corrida deste fim de semana. A entrada da reta, que era precedida de uma curva de alta, foi alterada para uma curva de baixa velocidade, que fará com que os carros iniciem a reta mais próximos, facilitando a tomada do vácuo e ultrapassagem ao final dela.

Com a adoção de novas regras a partir de 2008 e utilização de asas traseiras bi-partidas, os carros perderão apoio aerodinâmico, dependendo mais do apoio mecânico e quem sabe aí, poderemos assistir mais ultrapassagens.

Mas deve aqui ser ressaltado também, que a falta de ultrapassagens hoje em dia deve-se muito mais que qualquer questão técnica, à pressão que os pilotos sofrem se cometerem um erro em ultrapassagem. Basta que eles errem, toquem rodas ou batam, para que o mundo lhes caia na cabeça. Todo mundo endeusa o Gilles Villeneuve, que era extremamente arrojado nas ultrapassagens. Todavia, se ele corresse hoje, já teria sido cuspido da Fórmula 1, porque também batia uma barbaridade e isso não se admite mais. Vejam, por exemplo, o Felipe Massa. Ele errou a ultrapassagem na Malásia e a imprensa italiana, assim como a brasileira caíram de pau em cima dela. Então, os pilotos ficam obrigados a conviver com a mediocridade e o medo.


Terminando, vocês talvez possam até estranhar e malhar, mas o piloto que tem mais precisão nas ultrapassagens é exatamente o Rubens Barrichello. Lembrem-se, por exemplo, do GP da Inglaterra de 2003 e vejam o show que ele deu. Ou mesmos as ultrapassagens que fez sobre o Ralf Schumacher em Ímola e sobre o Trulli na França. Verdadeiras obras de arte que quase ninguém comenta, porque o esporte predileto por aqui é malhar o Rubinho, como se ele fosse um braço duro. E se eu for puxar pela memória, posso ainda lembrar uma enorme quantidade de ótimas ultrapassagens que ele fez, como na corrida em Donnington/1993, em que todo mundo só lembra da primeira volta do Ayrton Senna, sendo que naquela mesma volta, o Rubinho também fez uma caralhada de ultrapassagens.

Assim, apesar das desculpas que se dão hoje em dia, se o piloto tiver culhões ainda é possível fazer grandes coisas, como demonstrou o Heidfeld na última corrida, ultrapassando o Fernando Alonso por fora. Ultrapassagens sempre implicam riscos e quem não está autorizado ou capacitado para assumi-los, simplesmente se recolhe. Aliás, a grande diferença entre Prost e Senna estava exatamente nos culhões para fazer esta manobra.

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#7 Mensagem por Fortimbrás » 11 Mai 2007, 12:45

Boas, Clinton.

Eu não sabia que teria havido essa mudança na Espanha. Tomara que isso ajude aos pilotos, já que me parece ser essa curva que antecede a reta dos bosques, que é grande.

Sobre ultrapassagens, de pleno acordo, não sei se você citou, também teve aquela do Piquet no Senna, na Hungria, por fora também.

Sobre o Barrichello, estou contigo e acrescento aquela antológica corrida na Alemanha, quando ganhou a sua primeira corrida. O cara deu um show, andando com pneus para pista seca quanso a maioria tinha entrado no box para trocar. Aí que ele ganhou a corrida. Imagina se o bichão me roda em uma daquelas poças enormes que havia nas voltas finais... Iam acabar com a raça dele!

Pelos testes de hoje,o Alonso vai andar forte...

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#8 Mensagem por Clinton » 11 Mai 2007, 13:13

Fortimbrás escreveu:Sobre ultrapassagens, de pleno acordo, não sei se você citou, também teve aquela do Piquet no Senna, na Hungria, por fora também.
Essa ultrapassagem do Piquet sobre o Senna na Hungria/86 é considerada a mais difícil e sensacional feita até hoje na Fórmula 1. Final da reta, por fora, saindo nas 4, com uma cavalaria de motor turbo nas costas.

O Piquet era uma coisa impressionante. Quando ele decidia ultrapassar não havia o que o segurasse. Lembro que na Espanha (Jerez de La Frontera) em 1987, formou-se um trenzinho atrás do Senna e ninguém conseguia ultrapassá-lo. Adivinhe quem conseguiu? Piquet.

Teve ainda uma outra sensacional do Piquet sobre o Alesi, em Interlagos, 1990, que não apareceu na televisão. Só viu quem estava no autódromo, como eu, por exemplo. Na última volta, briga pelo 6º lugar. Alesi de Tyrrell, Piquet de Benneton. O que aqueles dois fizeram na última volta foi absolutamente assustador. Na abertura da última volta, o Piquet tentou a ultrapassagem na reta dos boxes e o Alesi espremeu-o no muro, sem dó. O Piquet passou a milímetros do muro, levantando poeira. A seqüência da volta foi uma barbaridade, com o Piquet tentando em todas as curvas, balançando para um lado e pro outro, até que na subida da Junção conseguiu passar e a arquibancada veio abaixo. Uma pena que a televisão não pegou essa briga, porque foi quase tão sensacional quanto aquela entre Villeneuve e Arnoux na França, em 1979.

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#9 Mensagem por Zeue » 11 Mai 2007, 14:00

Bons tempos esses.

Hoje em dia é tudo tática, estratégia.

E o fator braço quase não conta mais. :?

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Caifás
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#10 Mensagem por Caifás » 11 Mai 2007, 14:45

Pablito Martinez escreveu:Bons tempos esses.

Hoje em dia é tudo tática, estratégia.

E o fator braço quase não conta mais. :?



A equipe que normalmente ganha a corrida.

O piloto é secundário.

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