Literatura - Indicações e Dúvidas !

Espaço para postagem de assuntos de teor cultural (TV, Rádio, Leitura, Eventos/Exposições e afins).

Regras do fórum
Responder

Resumo dos Test Drives

FILTRAR: Neutros: 0 Positivos: 0 Negativos: 0 Pisada na Bola: 0 Lista por Data Lista por Faixa de Preço
Faixa de Preço:R$ 0
Anal:Sim 0Não 0
Oral Sem:Sim 0Não 0
Beija:Sim 0Não 0
OBS: Informação baseada nos relatos dos usuários do fórum. Não há garantia nenhuma que as informações sejam corretas ou verdadeiras.
Mensagem
Autor
CARTEIRADOR BANIDO
Forista
Forista
Mensagens: 9263
Registrado em: 10 Mar 2004, 10:43
---
Quantidade de TD's: 473
Ver TD's

Literatura - Indicações e Dúvidas !

#1 Mensagem por CARTEIRADOR BANIDO » 10 Jan 2008, 11:46

Pois bem,

Qual a lista de livros que seria interessante ou obrigatória ler para tirar a imbecilidade do ser humano :?:


Outra: Quais livros são obrigação de leitura de um ser que se diz humano que pensa ser decente.


E a pergunta: Porque a literatura de Foucault é cheia de bibice como li em outro tópico ?


Obrigado

Fui

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Maestro Alex
Forista
Forista
Mensagens: 14523
Registrado em: 17 Mai 2005, 13:43
---
Quantidade de TD's: 8
Ver TD's

#2 Mensagem por Maestro Alex » 10 Jan 2008, 13:49

alguns autores que deveriam ser lidos:

sartre
nietzsche
kierkegaärd
freud
lacan
jung
aristóteles
platão
castañeda
joyce
mann
whitman
bukowsky
kerouac
sócrates
phillip roth
bradbury
hemingway
tolstoi
Cervantes
Shakespeare
Calderón de la Barca
Dante
Goethe
Voltaire
Simone de Bouvoir
Anais Nin
Henry Miller
Arthur Miller
Borges
Sábato
Cortázar
Miguel de Unamuno
Marx
Hegel
Adams
Machado de Assis
Houxley
Lovecraft
Poe
Baudelaire
Rimbaud
Sade
Darwin


é um bom começo, o colega tricampeão poderia ajudar na lista...

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

CARTEIRADOR BANIDO
Forista
Forista
Mensagens: 9263
Registrado em: 10 Mar 2004, 10:43
---
Quantidade de TD's: 473
Ver TD's

#3 Mensagem por CARTEIRADOR BANIDO » 10 Jan 2008, 15:19

Dentre os autores existe alguma obra de destaque ou que seja fundamental para compreender o que se propoe.

Grato

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

General
Forista
Forista
Mensagens: 6048
Registrado em: 07 Jun 2005, 17:48
---
Quantidade de TD's: 83
Ver TD's

#4 Mensagem por General » 10 Jan 2008, 16:05

Eu poderia colaborar com você MB, mas somente se o pré-requisito do teu projeto de transformar o sujeito em um cara decente seja cancelado.

General

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

O Pastor
Forista
Forista
Mensagens: 5243
Registrado em: 12 Out 2006, 14:15
---
Quantidade de TD's: 221
Ver TD's

#5 Mensagem por O Pastor » 10 Jan 2008, 16:49

Maestro Alex escreveu: alguns autores que deveriam ser lidos: ... é um bom começo, o colega tricampeão poderia ajudar na lista...
Ninguém Liga escreveu:Dentre os autores existe alguma obra de destaque ou que seja fundamental para compreender o que se propoe.
GeneralNetto escreveu:Eu poderia colaborar com você MB, mas somente se o pré-requisito do teu projeto de transformar o sujeito em um cara decente seja cancelado.

:lol: :lol: :lol: :lol:

Não sei quem é o mais doido entre esses 3 ai de cima. Antes preciso saber: quantos livros vc lê por ano, ou por mês?? Não vale conto erótico...

Manda Bala, vc quer uma literatura para ser um putanheiro melhor ou para impresionar alguma mulher?? :lol: :lol:

Livro é um negócio complicado...veja: para a dona de casa vizinha de minha mãe em BHz, literatura boa é aquela que se compra numa banca de revistas antigas que tem no começo da Av. Afonso Pena, quase esquina com Curitiba. Falo daqueles livros cujas folhas parecem papel de jornal, :lol: :lol: :lol:...e olha, eu não tiro a razão dela, vai ver que aqueles livros são bons mesmo (Julia, Emanuele, Romance ao Sol, Bruna, etc.)...e cuidado, logo se vê que o Maestro Alex é meio doido e ainda pede para o Tricampeão ajudar na listinha, só leia aquilo se vc quiser virar um subversivo :lol: :lol: :lol: ...

Eu já fui um bom leitor...ultimamente só leio TDs e artigos técnicos que são relacionados ao meu trabalho.

Te indicaria os clássicos para começar: Fiódor Dostoiévski, Franz Kafka, Friedrich Nietzsche...

O General gosta do Mikholka, então o legal é ler "Crime e Castigo" do Dostoiévski, antes leia "O Jogador" do mesmo autor, motivo: livro leve, engraçado e bem interessante...

Kafka - "O Processo" - magnífica!!
Johann Wolfgang von Goethe - "Fausto" - tem haver com puta e venda da alma ao demo; mas é meio massante, a primeira parte é boa...
Friedrich Nietzsche - leitura dificil, te recomendo começar por Zaratustra...

Jack Kerouack - On The Road - o problema é que no final da vida, esse cara virou veado, reacionário...mas esse livro é um soco no estomago...

William Seward Burroughs II - Almoço Nú...

Guimarães Rosa - Grandes Sertões Veredas
Machado de Assis, Graciliano Ramos

Cecília Meireles, João cabral de Melo Neto, Nazım Hikmet Ran, Vladimir Mayakovski, Vinicius de MOraes, Cruz e Souza......

James Joyce tem muitos livros que gosto...

Ahh, depois com calma te passo outras coisas...é que estou no trabalho

Valeu!!!

Edition 1: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ernest_Hemingway

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

CARTEIRADOR BANIDO
Forista
Forista
Mensagens: 9263
Registrado em: 10 Mar 2004, 10:43
---
Quantidade de TD's: 473
Ver TD's

#6 Mensagem por CARTEIRADOR BANIDO » 10 Jan 2008, 17:12

Obrigado pela rápida atenção;

Na verdade tenho certa raiza por "viajar na Maionese" quando o assunto é literatura.

Exemplo: No tópico do Cardoso onde jogamos merda à granel no citado, vi que em determinado momento não entendi porra nenhuma com relação as analogias criadas.

:oops:

Leio 1 ou 2 livros por mês da minha área que é administração.

:roll:

Mas Caro General, quero ser decente neste segmento ou área do conhecimento, até o momento pelo menos.

:shock:


Att.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Maestro Alex
Forista
Forista
Mensagens: 14523
Registrado em: 17 Mai 2005, 13:43
---
Quantidade de TD's: 8
Ver TD's

#7 Mensagem por Maestro Alex » 10 Jan 2008, 17:16

Depois com calma te posto alguns títulos deste subversivo (BY PASTOR)

se vc quer algo HARD e einteressante para começar Sade "Filosofia de Alcova" para honrar meu BDSM.

E A REPÚBLICA DE PLATÃO hj você acha muito disto em pdf na net, só dar uma surfada...

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Tricampeão
Forista
Forista
Mensagens: 13803
Registrado em: 22 Set 2005, 16:06
---
Quantidade de TD's: 56
Ver TD's

Re: Literatura - Indicações e Dúvidas !

#8 Mensagem por Tricampeão » 10 Jan 2008, 17:44

Já que fui citado, vou tentar ajudar.

Para remover imbecilidade, acho que não existe remédio infalível. Tem um monte de imbecis que lêem muito. Ou seja, o seu cunhado não tem conserto mesmo, desista.
Em todo caso, ler muito não costuma prejudicar ninguém. Conheço uma lista dos 100 melhores livros de todos os tempos, publicada pelo jornal inglês Guardian. Já segui umas indicações de lá e gostei, mas ali também tem coisas que já li e não gostei muito. Enfim, pra não falar que me omiti:
http://books.guardian.co.uk/news/articl ... 20,00.html

Já sobre o Foucault posso te responder mais assertivamente: primeiro, o cara era homossexual, embora não assumisse publicamente; segundo, era francês, aí já viu né, os filósofos franceses escrevem num estilo bem floreado, diferentemente dos alemães e ingleses, que usam um estilo mais objetivo e impessoal.

Com relação àquele tópico, tinha mais alusões filosóficas; literária mesmo só lembro daquela do Pastor citando Crime e Castigo.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Renton
Forista
Forista
Mensagens: 3183
Registrado em: 10 Set 2003, 23:17
---
Quantidade de TD's: 327
Ver TD's

#9 Mensagem por Renton » 10 Jan 2008, 17:49

Ótimo tópico!

Leio pouco, mas até me esforço, quem sabe se eu diminuísse o tempo que passo aqui no fórum...

Minhas leituras são mais prazeirosas que instrutivas, sempre escolho os mais fáceis. (Bukowski, Hemingway, por exemplo, que vergonha!)

Eu pediria para por favor colocassem alguns título títulos e grau de dificuldade para que quem queira começar, eu por exemplo. Porque falar para um cara começar por Ulisses é pedir para ele nunca mais ler... só de olhar, dá medo.

E dar dicas de leitura, tem alguns livros que precisam de dicas, tipo, Cem Anos de Solidão, ninguém me falou para fazer a árvore genealógica... pastei. Ou mesmo o Ulisses, que viaja com suas palavras inventadas e pensamentosescritossemespaços...

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Maestro Alex
Forista
Forista
Mensagens: 14523
Registrado em: 17 Mai 2005, 13:43
---
Quantidade de TD's: 8
Ver TD's

#10 Mensagem por Maestro Alex » 10 Jan 2008, 17:52

BORGES "EL ALEPH" vale a pena...

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

General
Forista
Forista
Mensagens: 6048
Registrado em: 07 Jun 2005, 17:48
---
Quantidade de TD's: 83
Ver TD's

#11 Mensagem por General » 10 Jan 2008, 18:12

"Tudo que você queria saber sobre uma amante e... não tinha coragem de perguntar", Marcelo Puglia, editora WB.

Para ser um homem mais decente, é batata. Batatíssima!

Brincadeiras à parte, Alexandre Dumas é ótimo autor também.

General

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Maestro Alex
Forista
Forista
Mensagens: 14523
Registrado em: 17 Mai 2005, 13:43
---
Quantidade de TD's: 8
Ver TD's

#12 Mensagem por Maestro Alex » 10 Jan 2008, 19:18

Sem esquecer de Lord Byron, Balzac e Mary Shelley, passando por Bram Stocker, tem tanta coisa para ler... Lao Tse outra boa leitura.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

O Pastor
Forista
Forista
Mensagens: 5243
Registrado em: 12 Out 2006, 14:15
---
Quantidade de TD's: 221
Ver TD's

#13 Mensagem por O Pastor » 11 Jan 2008, 00:47

mark renton escreveu:Ótimo tópico!

Minhas leituras são mais prazeirosas ...

Leitura prazeirosa e' fundamental...no fundo, vc mesmo vai pedindo mais e mais hardcore na leitura; e vai sempre depender de sua curiosidade...

O Tricampeao disse tudo, se ler centenas de livros fosse garantia de ser alguem melhor, nao tenha duvida de que as livrarias e bibliotecas seriam os lugares mais cheios e emocionantes das cidades :lol: :lol: ...

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

CARTEIRADOR BANIDO
Forista
Forista
Mensagens: 9263
Registrado em: 10 Mar 2004, 10:43
---
Quantidade de TD's: 473
Ver TD's

#14 Mensagem por CARTEIRADOR BANIDO » 11 Jan 2008, 10:29

O Pastor escreveu:nao tenha duvida de que as livrarias e bibliotecas seriam os lugares mais cheios e emocionantes das cidades :lol: :lol: ...
Se encontrar o prazer quem sabe...

Fui

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Maestro Alex
Forista
Forista
Mensagens: 14523
Registrado em: 17 Mai 2005, 13:43
---
Quantidade de TD's: 8
Ver TD's

#15 Mensagem por Maestro Alex » 11 Jan 2008, 10:34

Ninguém Liga escreveu:
O Pastor escreveu:nao tenha duvida de que as livrarias e bibliotecas seriam os lugares mais cheios e emocionantes das cidades :lol: :lol: ...
Se encontrar o prazer quem sabe...

Fui
livrarias e sebos em várias cidades do mundo, sobre tudo em NY e Buenos Aires, já me renderam belas conquistas, e posteriores jantares com sobremesa "na tua casa ou na minha?" Literatura e mulheres sempre são uma boa opção...

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

O Pastor
Forista
Forista
Mensagens: 5243
Registrado em: 12 Out 2006, 14:15
---
Quantidade de TD's: 221
Ver TD's

#16 Mensagem por O Pastor » 11 Jan 2008, 18:24

Maestro Alex escreveu:livrarias e sebos em várias cidades do mundo, sobre tudo em NY e Buenos Aires, já me renderam belas conquistas, e posteriores jantares com sobremesa "na tua casa ou na minha?" Literatura e mulheres sempre são uma boa opção...
Huummm...

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

O Pastor
Forista
Forista
Mensagens: 5243
Registrado em: 12 Out 2006, 14:15
---
Quantidade de TD's: 221
Ver TD's

#17 Mensagem por O Pastor » 11 Jan 2008, 18:53

Ninguém Liga escreveu: Na verdade tenho certa raiva por "viajar na Maionese" quando o assunto é literatura.

Exemplo: No tópico do Cardoso onde jogamos merda à granel no citado, vi que em determinado momento não entendi porra nenhuma com relação as analogias criadas.

Att.

Toda aquela encenacao que o tricampeao fazia naquele topico era porque Foucault, Gilles Deleuze e tinha um outro que esqueci, eram mencionandos no filme "Tropa de Elite", naquela cena em que o Aspiras Matias esta' no seu primeiro dia de aula de Direito e tem de fazer um trabalho sobre Foucault...

Dai, BOP, BOPE, sacou??

Ou seja, vc vai virar "um cara serio", por causa das fanfarrices do doido do tricampeao??

Eu nao viraria, ate' porque esse dai tambem e' da tropa de elite, que eu sei... :lol: :lol: :lol:

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Compson
Forista
Forista
Mensagens: 6415
Registrado em: 21 Nov 2003, 18:29
---
Quantidade de TD's: 135
Ver TD's

#18 Mensagem por Compson » 11 Jan 2008, 20:17

Bem, meu post no tópico do Cardoso tinha como inspiração o estilo da Fenomenologia do Espírito, de Hegel. Mas aquilo não tem nenhum sentido como análise, é só tiração de sarro mesmo...

A boiolagem de Foucault aparece também em um trabalho sobre História da sexualidade, no qual ele vai, obviamente, ver o machismo como uma forma de opressão a ser criticada. Embora seja um assunto bem secundário do livro, já sinaliza para sua tendência à deglutição de quibes pelo orifício incorreto.

A lista do Guardian é um bom ponto de partida, pois apresenta, de fato, muitos clássicos, nada de surpreendente (exceto o fato de Virgílio ser italiano). A maioria das obras tem versão em português.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Compson
Forista
Forista
Mensagens: 6415
Registrado em: 21 Nov 2003, 18:29
---
Quantidade de TD's: 135
Ver TD's

#19 Mensagem por Compson » 11 Jan 2008, 20:20

Algumas recomendações de acordo com sua categoria no GPGuia:

- se você come putas famosas
Autores recomendados: nenhum, você tem dinheiro – vai meter!

- se você só come puta “gata”
Autores recomendados: Virginia Woolf, T.S. Eliot, Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Drummond (literatura), Espinosa, Kant, Schelling (filosofia)

- se você come putas “namoradinhas safadas”
Autores recomendados: Leibniz, Descartes, Iluminismo francês (Diderot, Voltaire), Heidegger, Sartre (filosofia), Goethe, Flaubert, Henry James, D. H. Lawrence, Manuel Bandeira, João Ubaldo Ribeiro, Érico Veríssimo, Jorge Amado, Vinícius de Morais (literatura)

- se você come “coroas”
Autores recomendados: Homero, Dante, Shakespeare, Cervantes (literatura), Platão, Aristóteles, Santo Agostinho (filosofia)

- se você vai no trash por falta de grana
Autores recomendados: Grandes Obras da Literatura Universal e Os Pensadores (pois têm edições baratas em sebos), John Fante, Charles Buckowski (literatura)

- se você vai no trash pelo espírito de aventura
Autores recomendados: Defoe, Swift, Baudelaire, Rimbaud, Victor Hugo, Mary e Percy Shelley, Walter Scott, Rubem Fonseca, Férrez (literatura).

- se você vai no trash por compromisso social
Autores recomendados: Marx, Lukács, Althusser (sociologia, filosofia, teoria literária), Lênin e Trotsky (ideólogos soviéticos), Florestan Fernandes (sociologia brasileira), Antonio Candido (sociologia, teoria e crítica literária brasileiras), Thomas Hardy, Zola, Maiakovski, Graciliano Ramos, José Lins do Rego, Rubem Fonseca, Férrez (literatura), Chico Buarque (dividindo com “namoradinhas safadas), Brecht (teatro)

- se você vai no trash por desencanto com a vida
Autores recomendados: Álvares de Azevedo, Machado de Assis, Joseph Conrad, Franz Kafka, Samuel Beckett, João Antônio (literatura)

- se você é desbravador
Autores recomendados: Adam Thirlwell, Dave Eggers, Simone Campos, André Sant’anna (literatura)

- se você goza rápido
Autores recomendados: Hoffmann, Poe, Tchekov, Cortázar, Antônio de Alcântara Machado, Dalton Trevisan, Sérgio Sant’anna (literatura), Nietzsche, Wittgenstein (os aforismas), Walter Benjamin (filosofia)

- se você tem paciência para PPP
Autores recomendados: James Joyce, Thomas Mann, Marcel Proust (literatura), Hegel, Adorno (filosofia)

- se você curte velas e chicotes
Autores recomendados: Marquês de Sade (não diga!), Bataille (literatura), Freud, Lacan (psicanálise)

- se você curte “pedo”
Autores recomendados: Mark Twain, Monteiro Lobato, Nabokov (literatura)

- se você é BOP
Autores recomendados: Jane Austen, Alexandre Dumas, José de Alencar, livro de banca “Sabrina” (todos de literatura), F.R. Leavis, Harold Bloom (crítica literária), Erich Fromm (filosofia e psicanálise)

- se você é bicha
Autores recomendados: Foucault, De-ré-dá (ou seria Derrida) (e o resto da filosofia francesa do século XX, com exceção de Sartre, que é quase...), Oscar Wilde, Fernando Pessoa, Mário e Oswald de Andrade, Jô Soares (literatura)...

- se você é puta
Autores recomendados: Safo (poesia), Norman Mailer (literatura), Simone de Beauvoir (literatura e filosofia), Susan Sontag (filosofia, crítica literária), qualquer livro sobre Jack, o estripador
:twisted:

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Maestro Alex
Forista
Forista
Mensagens: 14523
Registrado em: 17 Mai 2005, 13:43
---
Quantidade de TD's: 8
Ver TD's

#20 Mensagem por Maestro Alex » 11 Jan 2008, 22:04

Rindo...
Genial...
e
obrigado pela parte que me toca... O Maestro Alex - DOM - Regente desde já o convida para a próxima festa no D... em breve... tem bastante mais literatura que essa...

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Renton
Forista
Forista
Mensagens: 3183
Registrado em: 10 Set 2003, 23:17
---
Quantidade de TD's: 327
Ver TD's

#21 Mensagem por Renton » 12 Jan 2008, 00:18

CASADÃO/38.ABC escreveu:
- se você vai no trash por falta de grana
Autores recomendados: Grandes Obras da Literatura Universal e Os Pensadores (pois têm edições baratas em sebos), John Fante, Charles Buckowski (literatura)
Porque será que li vários livros desses dois "porra louca". :lol:

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Compson
Forista
Forista
Mensagens: 6415
Registrado em: 21 Nov 2003, 18:29
---
Quantidade de TD's: 135
Ver TD's

#22 Mensagem por Compson » 12 Jan 2008, 11:13

Maestro Alex escreveu:Rindo...
Genial...
e
obrigado pela parte que me toca... O Maestro Alex - DOM - Regente desde já o convida para a próxima festa no D... em breve... tem bastante mais literatura que essa...
Obrigado. E pode deixar que eu vou sim!

Só ficou faltando uma categoria:

- se você é moderador
Autores recomendados: Mario Puzzo (literatura), Maquiavel, Althusser, Foucault, Agamben (filosofia)

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Tricampeão
Forista
Forista
Mensagens: 13803
Registrado em: 22 Set 2005, 16:06
---
Quantidade de TD's: 56
Ver TD's

#23 Mensagem por Tricampeão » 12 Jan 2008, 18:50

Dr. CASADÃO, de que tipo de perversão, demência ou psicopatia sofre quem gosta de Li Po, John dos Passos e Guy Debord?

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Compson
Forista
Forista
Mensagens: 6415
Registrado em: 21 Nov 2003, 18:29
---
Quantidade de TD's: 135
Ver TD's

#24 Mensagem por Compson » 12 Jan 2008, 22:08

O camarada Tricampeão tem um gosto por autores que não me são lá muito familiares.

Eu não faria um diagnóstico de perversão, pois não sou psicólogo nem acho que putaria seja perversão.

Mas, fazendo o movimento contrário do meu post (de recomendar autores a partir das preferências na putaria), eu recomendaria, levando em conta o china (Li Po) e o francês, que você comesse a Sabrina Sato no cenário do Pânico.

Só falta encaixar o John dos Passos aí...

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Significado das siglas e dos códigos - dúvidas
    por CrisBernardes » » em Minas Gerais / Interior Estado
    0 Respostas
    184 Exibições
    Última mensagem por CrisBernardes
  • Dúvidas gerais sobre clínicas(primeira vez)
    por Clungo » » em Pedido de Informações
    5 Respostas
    1264 Exibições
    Última mensagem por Anjoguy
  • Moro em Mogi das Cruzes e gostaria de tirar dúvidas
    por Vivi2000 » » em Pedido de Informações
    2 Respostas
    387 Exibições
    Última mensagem por ComedordeNinfasVIP
  • Indicações
    por Mclovin-13cm » » em Pedido de Informações
    0 Respostas
    187 Exibições
    Última mensagem por Mclovin-13cm
  • Indicações
    0 Respostas
    231 Exibições
    Última mensagem por Bh999

Voltar para “Lazer & Cultura”