Iron_CWB escreveu:Na verdade desfoque e fotos tremidas sao 2 coisas completamente diferente... Se o caso for desfoque é o seguinte: Em situações de muuita pouca luz a cam demora mais pra achar um ponto de contraste onde obviamente ela faz o foco, ai vc nao espera esse tempo e fotografa assim msm. Se o caso for fotos tremidas é o seguinte: vc deve estar usando a cam no modo altomatico provavelmente aí como falta luz ela abaixa a velocidade para compensar isso aí logicamente suas fotos saem tremidas. Minha sugestao é vc aprender a usar o modo manual. Caso sua cam de nao sei quantantos megapixels nao tenha opte por uma que tenha.
Espero ter contribuido.
Abrax a td´s!
O Iron mandou bem a dica, Tri falou algo muito parecido também.
Pelo que vi da sua máquina, você não pode ter um flash externo acoplado, que ajudaria muito seu problema, ao lançar uma luz de assitência ao foco.
O que pode auxiliar é você habilitar a redução de olhos vermelhos. Dessa forma, a câmera lança um pré-flash que talvez contribua a focar a cena — não estou certo disso.
Uma cagada, que provavelmente não está fazendo, é não usar o foco corretamente. O certo é apertar levemente antes o botão, a fim dos pontos de auto-foco adequarem a objetiva, e só depois pressioná-lo até o fundo. Isso explicaria por que você só nota o desfoque durante a noite, pois de dia, com luz abundante, a profundidade de campo aumenta tremendamente e tudo fica focado, sobretudo em lentes de câmeras de pequeno sensor (como é o caso), a maioria grande angular.
Aqui acho que o PRS se enganou…
Quanto maior o ISO por mais tempo voce tem de manter a camera imobilizada; se o diafragma da camera é de 1/60 isso implica, se nao me engano, manter por 3 segundos a camera TOTALMENTE imobilizada.
Quanto maior o ISO, menor o tempo de exposição.
Também não existe uma relação diafragma/tempo/ISO sem levar em conta a luz da cena, faltaram duas variáveis, ou seja, abertura 1:60 (F60? F64) não é igual a 3 segundos, pode ser qualquer tempo, depende da luz presente (incluindo os disparos de flash) e do ISO adotado. Aliás, faltou mais uma variável que é a interpretação do que você quer registrar. Uma imagem sem detalhe na sombra ou na alta luz não é necessariamente uma bosta.