Carro voador é atração em maior feira de aviação do mundo
Nos Estados Unidos, um encontro reúne projetistas, pilotos e pessoas que fabricam o próprio avião.
Quase 200 mil pessoas foram pra cidade de Oshkosh, no Centro-Norte dos Estados Unidos, a duas horas de voo de Nova York. O gramado do aeroporto virou acampamento.
É um dos maiores festivais de aviação do planeta: uma semana de encontros entre projetistas, pilotos, pessoas que fabricam o próprio avião e aviadores do futuro. Tem até avião com placa, querendo virar automóvel. Você sai de casa dirigindo, simplesmente levanta voo e, quando chega ao destino, sai pelas ruas outra vez.
O projetista é Carl Dietrich, doutor em aeronáutica por uma das melhores universidades dos Estados Unidos. Mas carro-voador já existia em 1949.
“Pois é, mas o aerocarro levava 20 minutos pra se transformar em avião. Era mais fácil pegar um táxi. Nós fazemos a conversão em 30 segundos”, explica Carl Dietrich.
Não é muito complicado fazer um carro esquisito se transformar em um avião. Basta parar o veículo, destravar as asas, apertar dois botõezinhos e o carro logo vai ficando pronto pra voar.
Para sair pelos ares, bastaria um brevê de aeronaves esportivas, o que dá pra tirar em apenas duas semanas. O carro-voador chega ao mercado em dois anos e vai custar quase R$ 400 mil. Dá até para imaginar o carro voando em ritmo de passeio, sendo ultrapassado pelo super triciclo voador.
O projeto de Sam Bousfield é um veículo diferente. Três rodas, ar-condicionado, dois lugares e asas em formato de navalha. Se isso vai voar algum dia?
“Tenho toda certeza”, ele diz. “A moto vai fazer curvas com tanto balanço que você vai pensar que está voando no solo. Quando precisar saltar um obstáculo, você vai realmente voar”, diz Sam.
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/ ... MUNDO.html
Transito Paulista entrará em colapso em 2012 : O carro voador seria a solução?
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http://www.paulohenriqueamorim.com.br/?p=19202
Zé Pedágio arma um “caracazo” em São Paulo. Agora tem “cercadinho” para pobre no metrô
29/setembro/2009 11:30
O engenheiro civil Zé Pedágio é mesmo um “economista competente” (*).
O transporte público é uma tragédia em São Paulo.
Uma tragédia que se corporifica todos os dias, na hora de ir e voltar do trabalho.
Milhões de trabalhadores pagam todos os dias o preço da incompetência de 15 anos de coronelismo tucano em São Paulo.
A elite branca (e separatista, no caso da elite paulista) trata do problema como se fosse uma questão individual.
Você, amigo navegante, jamais verá um membro de elite branca falar do engarrafamento e do transporte público como uma questão pública, coletiva.
É sempre um problema individual, um infortúnio: “eu me atrasei, porque o trânsito está horrível”; “teve uma batida e eu não pude chegar mais cedo, desculpe”; “puxa, com essa chuva, o trânsito está infernal”.
São efeitos sem causa, que não exigem a ação do Estado.
O metrô de São Paulo é insuficiente com os vagões, as estações, as paradas que tem e os intervalos entre elas.
O que está aí não basta.
Sem falar no que não está – e não andou mais rápido, por causa, por exemplo, da cratera da Linha 4.
Agora, os gênios do engenheiro civil resolveram resolver o problema do metrô.
Não é construir mais estações.
Botar mais trens para rodar.
Nem aumentar a frequência das paradas.
Não, ele é um gênio.
As soluções têm que ser geniais.
Ele resolveu criar um “cercadinho” para os pobres.
É assim.
O pobre chega à estação.
Pensa que, por se tratar de uma estação do metrô, ele vai se aproximar da plataforma, esperar o trem chegar, pegar o trem e ir trabalhar.
Não, com os tucanos, não é assim que funciona.
O pobre chega de manhã e entra num “cercadinho”.
E fica lá.
No “cercadinho”.
Em lugar de ficar um colado no outro, a se empurrar na beira da plataforma, agora fica todo mundo colado, a se empurrar, mas no “cercadinho”.
Sensacional.
Isso é coisa de gênio.
Qual o objetivo do “engenheiro civil” ?
Não é reduzir o número obsceno de horas que o trabalhador de São Paulo leva para ir e voltar do trabalho.
Não, isso não é problema dele.
Esse pessoal vota na Marta, mesmo.
Azar o dele.
O problema do Zé Pedágio é a fotogenia.
Na hora em que a Globo filmar, de cima, a estação do metrô, cheia de gente, vai dar ao espectador a impressão de que está tudo arrumadinho, ordeiramente, cada qual no seu “cercadinho”.
Ele é um gênio.
Mal sabe ele que o problema do transporte público em São Paulo pode degenerar num “caracazo”.
E o vândalo será ele, o engenheiro civil …
Paulo Henrique Amorim
Em tempo: Zé Pedágio vai ser também e cumulativamente o Zé da Multa. Vários amigos navegantes se queixam de que o engenheiro civil mandou multar os carros para aumentar a arrecadação. Como diz aquele amigo navegante mineiro: ele não passa de “um prático em tributação”.
Em tempo 2: Leia o que diz o amigo navegante
Jr. Dalpr
Enviado em 29/09/2009 às 10:44
SAIU NO TERRA: SERRA VAI DEIXAR PROFESSORES DE S.P. NÚS
Notícia
Diretores, vice-diretores e supervisores da rede de Ensino Estadual de São Paulo prometem reivindicar aumento salarial por meio de um nu coletivo. A manifestação deve acontecer no dia do Professor (15 de outubro), no centro da capital paulista. As informações são do jornal folha de S. Paulo desta terça-feira.
O protesto deve acontecer em frente à Secretaria de Estadual de Educação, localizada na praça da República. O presidente do Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado (Udemo), Luiz Gonzaga de Oliveira Pinto, disse à Folha o objetivo da manifestação é “mostrar a nudez do governo atual com relação à educação”.
Cerca de 10 mil pessoas devem participar da manifestação, na qual mil devem ficar nus, segundo afirma a Udemo. Outras quatro entidades participam do ato, mas ainda não decidiram sobre o incentivo à nudez.
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No futuro, pra encarar o transito aqui de Sampa só com o teletransporte, como no seriado Star Trek.
Carro voador não dará certo, pois haverá congestionamento no céu.
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Me indentifiquei completamente com este internauta.
A odisséia de quem anda de metrô em São Paulo
30/setembro/2009 18:18
O Conversa Afiada reproduz a Odisséia não de Ulisses, mas de Claucio, ao tentar usar o metrô dos tucanos de São Paulo:
Plano de Expansão
Desde 2007 o (des)governador criou o chamado Plano de Expansão para o Metrô e a CPTM. Da CPTM não posso falar, mas do Metrô sim, porque sou usuário. De fato o plano de expansão está dando resultado, vejamos 1 – Eu demorava entre 25 a 30 minutos para chegar no meu local de trabalho. Agora levo entre 40 e 50 minutos no mínimo. 2 – Eu conseguia embarcar já no 2º trem que chegava a estação. Agora tenho que esperar 4 ou 5 trens para conseguir embarcar. 3 – Para passar nas catracas as filas mantinham uma espera de até 5 minutos. Agora esta espera passou a ser de até 10 minutos. 4 – Os trens circulavam com uma velocidade de até 60 Km/h. Agora não deve passar dos 40 km/h. E vai por aí. Só não está pior, porque o plano de expansão tem duração prevista até 2010. Ou seja ainda tem muito para expandir. Com sorte eu demorarei 1 hora para chegar ao local de trabalho, esperarei 8 trens para poder embarcar e quem sabe dará tempo para fazer um lanchinho nas filas para passar pelas catracas.
Clique aqui para ver o vídeo do caos no metrô dos tucanos de São Paulo (15 anos de coronelismo tucano dão nisso …)
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http://www.viomundo.com.br/voce-escreve ... -no-metro/
Paulistano transportado feito gado no metrô
Atualizado e Publicado em 30 de setembro de 2009 às 13:39
http://www.viomundo.com.br/img/operacaose2.jpg
Metrô: Operação "Embarque Melhor" é estratégia frustrada
do boletim dos Metroviários-SP
Não vingou a ideia do Metrô e governo Serra para melhorar o embarque dos usuários na Linha 3 – Vermelha. Foram necessários apenas 25 minutos para que fosse abortada a estratégia de contenção de milhares de usuários antes da plataforma, para que apenas um grupo de aproximadamente 30 pessoas embarcasse por cada uma das portas dos trens.
Mesmo com aproximadamente 200 funcionários, incluindo Agentes de Estação, coordenadores e Jovens Cidadãos, constatou-se que é praticamente inviável conter o fluxo de usuários nas plataformas da forma como foi proposta, porém, o Metrô insiste em declarar que o que atrapalhou a operação foi a forte chuva que caiu em toda a cidade no período da tarde desta segunda-feira, 28/09.
O Sindicato dos Metroviários de São Paulo acompanhou todas as etapas da operação realizada e continuará cumprindo este papel de agente fiscalizador, em defesa dos direitos dos metroviários e pela preservação da qualidade do Metrô público e estatal.
A operação “Embarque Melhor” exigiu um total de 110 funcionários só da segurança para a estação Sé, o que representa aproximadamente 50% do total do efetivo do turno em todo o sistema. Com isso, as demais estações ficaram descobertas, comprometendo a qualidade da prestação de serviços aos usuários.
O Sindicato é contra esta medida e exige que o Metrô tome as devidas providências para que os usuários tenham conforto e segurança em todo o sistema, bem como que os metroviários das demais estações tenham a sua integridade preservada, já que o efetivo está reduzido e sua atuação também é comprometida.
Não há mágica!
Hoje São Paulo tem o Metrô mais lotado do mundo, com mais de 10 passageiros por metro quadrado. Sua expansão nunca correspondeu às necessidades desta metrópole, que não pode mais estar fadada a prosseguir em ritmo de tartaruga na ampliação de sua malha metroferroviária.
Nos últimos 14 anos, os tucanos construíram pouco mais de 11 quilômetros de Metrô, o que está muito aquém das necessidades da população, tornando notório o fracasso tucano na gestão do transporte público.
Hoje, em apenas 61,3 quilômetros de vias, o Metrô de São Paulo transporta mais de 3 milhões de usuários por dia, sendo o menor entre os 11 maiores de mundo.
O Metrô foi asfixiado pela demanda. Mas não há mágica! Para melhorar o conforto e ter novamente um conceito de confiabilidade e qualidade, é preciso investir com urgência em mais transporte, e menos em propaganda.
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Sabem, eu já falei que gosto muito de SP, mas realmente o trânsito é a pior coisa daí. Eu tenho muita sorte nesse aspecto, porque moro a menos de cinco minutosde carro dos locais onde trabalho. O trânsito aqui em POrto Alegre não chega a ser bom e tem seus engarrafamentos, mas não é nada comparado com SP, onde já perdi horas e horas parado no trânsito.
Aqui em Poa esgtão falando agora em construir o metrô, espero que o façam porque sei que vai beneficiar muita gente, mas já vi o traçado proposto e para mim é totalmente inútil, de forma que vou continuar no meu carro.
Gosto muito de poder ir de carro onde precisar e nunca precisar pegar transporte público. Quando eu era mais jovem e não tinha nenhum centavo eu precisava pegar ônibus, e era bem ruim, até porque era em uma cidadezinha cu de mundo. Eu detestava pegar ônibus. Assim que pude comprei um veículo só para mim, minha saudosa Yamaha RD 75 ano 77. De lá pra cá, trabalhei (ao invés de pegar coisas dos outros) e consegui evoluir aos poucos.(tive uma Yamaha TT, uma Honda Turuna, depois veio o primeiro Fusca e o resto é história) Hoje tenho meu carro (cheio de cilindros) , não é nenhuma maravilha mas gosto pra caralho dele, vou a todo lugar que preciso nele e já mais de uma vez parei para pensar no quanto ter um veículo próprio é quase um segundo direito de ir-e-vir. Se eu quero ir a um lugar, entro no meu carro e vou. Não é sensacional? No meu carro ouço a música que quero, no volume que quero, e posso fumar e beber sem ninguém pra me encher o saco. Não preciso espera em paradas nem depender de horários. Não tenho que aguentar pessoas que não usam desodorante nem crianças barulhentas.
PN - Teria problemas de adaptação a um lugar onde tivesse que viver (?) sem carro
Aqui em Poa esgtão falando agora em construir o metrô, espero que o façam porque sei que vai beneficiar muita gente, mas já vi o traçado proposto e para mim é totalmente inútil, de forma que vou continuar no meu carro.
Gosto muito de poder ir de carro onde precisar e nunca precisar pegar transporte público. Quando eu era mais jovem e não tinha nenhum centavo eu precisava pegar ônibus, e era bem ruim, até porque era em uma cidadezinha cu de mundo. Eu detestava pegar ônibus. Assim que pude comprei um veículo só para mim, minha saudosa Yamaha RD 75 ano 77. De lá pra cá, trabalhei (ao invés de pegar coisas dos outros) e consegui evoluir aos poucos.(tive uma Yamaha TT, uma Honda Turuna, depois veio o primeiro Fusca e o resto é história) Hoje tenho meu carro (cheio de cilindros) , não é nenhuma maravilha mas gosto pra caralho dele, vou a todo lugar que preciso nele e já mais de uma vez parei para pensar no quanto ter um veículo próprio é quase um segundo direito de ir-e-vir. Se eu quero ir a um lugar, entro no meu carro e vou. Não é sensacional? No meu carro ouço a música que quero, no volume que quero, e posso fumar e beber sem ninguém pra me encher o saco. Não preciso espera em paradas nem depender de horários. Não tenho que aguentar pessoas que não usam desodorante nem crianças barulhentas.
PN - Teria problemas de adaptação a um lugar onde tivesse que viver (?) sem carro
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Comercial do Zé Pedágio sobre o metrô é um insulto
5/outubro/2009 9:09
Zé Pedágio inundou as redes de televisão neste domingo com um comercial sobre o metrô de São Paulo que é um insulto.
Obsceno.
Um comercial, clean, moderninho, que mostra o metrô de Estocolmo e sua expansão como se fosse o da Praça da Sé.
Como se Joseph Goebbels, o Propagandaminister, pudesse usar video-graphics.
Se o Ministério Público quisesse trabalhar, ia lá e perguntava: que metrô é esse ?
Quanto voces gastaram nesse trololó ?
O que o governador tem a dizer sobre a cratera ?
Os tucanos, que gostam muito de mandar o Ministério Público ver se o Rio vai roubar o dinheiro da Olimpíada – clique aqui para ler –, por que não mandam examinar essa publicidade do “São Paulo trabalhando (sic) por voce” ?
Qualquer morador de São Paulo sabe que se trata de propaganda enganosa.
Clique aqui para ver o vídeo que mostra o caos de tentar chegar à plataforma de uma estação do metro de São Paulo
Clique aqui para ler sobre o “cercadinho” que Serra inventou para impedir que pobre use o metrô
E, ainda por cima, o comercial é um plágio: põe a trupe de bailarinos do “Mamma Mia” para dançar numa plataforma de computador, como se a experiência musical mais divertida fosse ser empurrado pela frente e por trás, na hora do rush.
Aguarde, amigo navegante, porque você verá ainda o Propagandaminister do Serra, com a ajuda da Leni Riefenstahl, demonstrar que a água do Tietê, ali em frente ao prédio da Editora Abril, que expele detritos especialmente sólidos, pode ser usada na fabricação da água mineral gasosa.
Paulo Henrique Amorim
Em tempo: a Neusa chegou hoje atrasada para o trabalho, aqui em casa. É que não tinha trem de Rio Grande da Serra (?) para Mauá. Ela começou a vir trabalhar às 5H10. Chegou às 8H31. O transporte público em São Paulo é o que, no século XIX, Marx e Engels descreviam como as condições de trabalho nas indústrias têxteis de Manchester. Um dia, isso vai dar confusão
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Seu comentário não acrescenta nada.Peter_North escreveu:Puxa, o PHA falando mal do Serra. Que coisa nova e surpreendente.
Refute o que está escrito.
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Se é por isso, nem esse teu. Na verdade, acho que a proliferação desmedida de divulgação de material de propaganda feita por um vendido como o PHA também não acrescenta nada.Carnage escreveu:Seu comentário não acrescenta nada.Peter_North escreveu:Puxa, o PHA falando mal do Serra. Que coisa nova e surpreendente.
Te faço o mesmo desafio: Refute o fato que o PHA é 100% previsível em puxar o saco do PT e atacar seus oponentes.Carnage escreveu:Refute o que está escrito.
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Peter, não tenho como refutar o fato do PHA ser puxa saco do PT. Na verdade, ele é mais alquém que detesta profundamente o Serra! E é mesmo e ponto final.
Mas eu atesto que o sistema de metrô e trens de São Paulo É UM LIXO. Tem pane todo o dia. Semana passada eu só não ouvi aviso de "por motivo de tal coisa os trens estão cirulando mais lentamente" um dia na minha ida para o trabalho.
Todo dia é socado, todo dia é lento, me atraso toda hora, vejo gente passando mal pela superlotação e pouca ventilação todo dia. E o governo aumentou a verba de publicidade em trocentos %, como pode ser verificado no site de contas do próprio.
Tudo do jeito que está escrito nos textos que eu trouxe. Portanto, não importa que o PHA seja puxa-saco, porque o que está escrito lá é verdade, e coitado do Serra que dá muita margem ao PHA pra fazer a sua "puxassaquisse" com as merdas que faz!
Portanto, eu não posso refutar a sua afirmação, mas você também não pode refutar o que está escrito, porque apesar do PHA, é verdade. E se é verdade. acrescenta sim à discussão.
Mas eu atesto que o sistema de metrô e trens de São Paulo É UM LIXO. Tem pane todo o dia. Semana passada eu só não ouvi aviso de "por motivo de tal coisa os trens estão cirulando mais lentamente" um dia na minha ida para o trabalho.
Todo dia é socado, todo dia é lento, me atraso toda hora, vejo gente passando mal pela superlotação e pouca ventilação todo dia. E o governo aumentou a verba de publicidade em trocentos %, como pode ser verificado no site de contas do próprio.
Tudo do jeito que está escrito nos textos que eu trouxe. Portanto, não importa que o PHA seja puxa-saco, porque o que está escrito lá é verdade, e coitado do Serra que dá muita margem ao PHA pra fazer a sua "puxassaquisse" com as merdas que faz!
Portanto, eu não posso refutar a sua afirmação, mas você também não pode refutar o que está escrito, porque apesar do PHA, é verdade. E se é verdade. acrescenta sim à discussão.
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Que bom que voce reconhece o quanto ele e inutil, tendenciosos e mentiroso. Agora so falta parar de trazer para ca os lixos que ele escreve.Carnage escreveu:Peter, não tenho como refutar o fato do PHA ser puxa saco do PT. Na verdade, ele é mais alquém que detesta profundamente o Serra! E é mesmo e ponto final.
Lamento por isso, mas a minha sugestao e que use as tuas palavras para narrar o que esta acontecendo ao inves de querer que alguem leve a serio o texto de um vendido sem credibilidade. Porque pelo menos para mim, tu tens credibilidade, o PHA nao. Eu sempre leio com atencao o que tu escreve, posso discordar das tuas ideias mas sei que a tua opiniao, estando certa ou errada, e honesta, como a minha tambem e, independente de eu estar certo ou errado.Carnage escreveu:Mas eu atesto que o sistema de metrô e trens de São Paulo É UM LIXO. Tem pane todo o dia. Semana passada eu só não ouvi aviso de "por motivo de tal coisa os trens estão cirulando mais lentamente" um dia na minha ida para o trabalho. Todo dia é socado, todo dia é lento, me atraso toda hora, vejo gente passando mal pela superlotação e pouca ventilação todo dia.
Lamentavel. Eu sou a favor da proibicao total de publicidade por parte do governo. Governo nao tem concorrencia, pra que fazer propaganda? So para enganar trouxa. A revolta que sentes ao ver o que se gasta em publicidade do metro de SP (enquanto o mesmo tem um servico ruim e caro) e a mesma minha quando vejo o que se gasta em publicidade para a petrobras (outra porcaria que presta um servico vagabundo e caro)Carnage escreveu:E o governo aumentou a verba de publicidade em trocentos %, como pode ser verificado no site de contas do próprio.
Talvez, mas tenho certeza que os colunistas da Veja falam muitas vezes a verdade quando apontam a enorme corrupcao e incompetencia do Lula e do PT. Nem por isso eu tenho o estomago para cita-los aqui, porque sei que sao tendenciosos. Nao te esqueca, ate um relogio estragado marca a hora certa duas vezes ao dia. Nem por isso deve-se confiar nele.Carnage escreveu:Tudo do jeito que está escrito nos textos que eu trouxe. Portanto, não importa que o PHA seja puxa-saco, porque o que está escrito lá é verdade
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Carnage escreveu:Peter, não tenho como refutar o fato do PHA ser puxa saco do PT. Na verdade, ele é mais alquém que detesta profundamente o Serra! E é mesmo e ponto final.
É nada! É um jornalista vendido, prostituido. Queria ver se ele iria fazer toda essa propaganda barata, se não ganhasse rios de dinheiro dos veículos de comunicação que puxam o saco do governo do Mensalão(IG, Record). Duvido que ele ia fazer toda essa propaganda barata, se não ganhasse todo o mês dezenas, talvez centenas de milhares de reais todo o mês em sua conta corrente. Ganhando a nota preta que esse ganha qualquer um vira petista roxo, vira puxa saco do governo, e fala mal dos tucanos.
Eu tbm moro em SP. E todo mundo que eu conheço elogia o metrô de SP. Até quando viajo, gente de outros estados sem eu dizer nada, elogiou o metrô daqui.Mas eu atesto que o sistema de metrô e trens de São Paulo É UM LIXO. Tem pane todo o dia. Semana passada eu só não ouvi aviso de "por motivo de tal coisa os trens estão cirulando mais lentamente" um dia na minha ida para o trabalho.
Principalmente pelo fato de ele ser muito LIMPO e ORGANIZADO. Você foi a primeira pessoa na VIDA que vi criticando o metrô de SP com tanta veemência. Por que será?

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Sabe, eu nao quis falar da minha experiência com o metrô de SP porque ela é pequena, mas eu também achei muito bom nas vezes que precisei. Mas claro, isso não quer dizer quase nada porque usei poucas vezes e fora do horário de pico. Mas eu tenho amigos morando em SP que também elogiam o metrô de SP. Só para constar, eu diria que o metrô de SP é menos cheio que o de Los Angeles e mais limpo que o de NY, mas eu confesso que usei os três bem pouco.J.R. escreveu:Eu tbm moro em SP. E todo mundo que eu conheço elogia o metrô de SP. Até quando viajo, gente de outros estados sem eu dizer nada, elogiou o metrô daqui.
Principalmente pelo fato de ele ser muito LIMPO e ORGANIZADO. Você foi a primeira pessoa na VIDA que vi criticando o metrô de SP com tanta veemência. Por que será?
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J.R. escreveu:Eu tbm moro em SP. E todo mundo que eu conheço elogia o metrô de SP. Até quando viajo, gente de outros estados sem eu dizer nada, elogiou o metrô daqui.
Principalmente pelo fato de ele ser muito LIMPO e ORGANIZADO. Você foi a primeira pessoa na VIDA que vi criticando o metrô de SP com tanta veemência. Por que será?




Sinceramente, eu tenho certeza que a sua amiguinha deve ter usado apenas a linha verde, ou se não foi só isso, usou o metrô em horários muito longe dos de pico.
Eu peço que você pegue o metro na linha vermelha, a da zona leste, todo dia de semana, por um mês, a partir da estação Carrão, por exemplo, no horário entre as 7:30 e as 9:00, ou então o pegue na Sé, em direção à zona leste, todo dia no horário das 18:00. E aí eu quero ver se você vai continuar dizendo que o metrô de São Paulo é uma beleza.
Organizado? Eu testemunho panes no sistema na zona leste em média de duas a três vezes por semana de manhã. Três semanas atrás eu ouvi o sinal "por motivo de tal coisa os trens estão circulando com velocidade reduzida e mairo intervalo" quatro de cinco dias!!
No verão todo dia eu vejo alguém passar mal, porque o trem não tem ventilação apropriada. Pior, eles desligam a ventilação perto da porta, numa tentativa de fazer as pessoas irem para o corredor, MAS NÃO TEM MAIS ESPAÇO PRA NINGUÉM IR PRO CORREDOR, e você fica sem ventilação, e sem como ir pro meio onde ela está ligada! Compraram trens novos, maiores, com mais espaço e com portas mais largas, e com ar condicionado. Mas onde colocaram TODOS eles?? Na linha verde! Que é a menor e a que tem o menor movimento!! Qual é a lógica disso?? Por que estes trens novos ficam vazios na linha verde enquanto na linha vermelha todo mundo vai espremido e passando mal? Deve ser pra sua amiga achar que o metrô de São Paulo é uma belezinha...
A bagunça no embarque é assombrosa. Quando o trem chega na estação Brás é um empurra-empurra medonho, onde todo mundo é esmagado e empurrado. O trem chega chapado de gente e mais um tanto tenta entrar, do jeito que der. Quando chega na Sé e mais empurra e sempre vejo alguém se machucando ou alguém arranjando briga.
Na Sé à tarde eles até tentaram minimizar a bagunça e a confusão que sempre acontecia com um novo plano chamado "embarque melhor". Mas que na verdade o que faz é limitar o acesso das pessoas até a porta dos trens. Acabou o empurra nas portas, agora fica um monte de gente se acotovelando antes da plataforma.
Uns 5 anos atrás eu levava 20 minutos da plataforma onde pego o metrô de manhã até a plataforma onde eu desço perto do meu trabalho. Agora eu tenho sorte se levo 35. Nos dias que tem "devido a falha..." já cheguei a demorar 50. Eu chegava na plataforma onde pego e já embarcava no primeiro trem que chegava. Hoje eu tenho que esperar no mínimo dois trens, às vezes quatro.
Portanto, me parece que você não conhece gente que mora na zona leste. Eu pego metrô todo dia na linha da zona leste, e falou eu com propriedade de quem usa mesmo o sistema pra ir trabalhar e voltar, e não como alguém que está passeando pela cidade nos horários calmos do dia, e digo que o metrô é uma merda e tem piorado a cada dia.
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