Fortimbrás escreveu:Concordo em quase tudo, menos na afirmação que Israel é democrático.O Pastor escreveu:Concordo q racismo é ruim em qq circunstâncias. Mas os judeus também não usam de racismo contra os árabes/palestinos?? Uma coisa não justifica outra, lógico, mas se tm um povo q cagou cm o Oriente Médio, foram eles, os israelitas. Os árabes já tinham problemas demais cm seus governantes ultrapassados e pra piorar ainda tiveram d lhe dar cm Israel, um estado extremamente belicoso. Pegando a história desde o inicio, cm isenção, vc vera qm tem ou não razão. Vc vera q Israel não passa de um resquício do antigo imperialismo europeu na região, somado a questões de água, energia e GuerrA Fria. É um pais q em outras circunstâncias, jamais deveria ter existido nos termos q foi criado.Bob Guccione escreveu: Não concordo com muita coisa que Israel faz, mas também não compactuo com o anti-semitismo virulento de uns e outros. É o velho esquema de usar a causa palestina para "justificar" o preconceito.
E existem anti-semitas de esquerda e de direita. Não nos esqueçamos que o comunismo também matou e perseguiu milhões de judeus, fato sempre omitido pelas viúvas do Muro de Berlim.
Agora, por outro lado, Israel tm mtos exemplos positivos para dar aos demais países da região. É organizado, é democrático (considerando q democracia seja uma coisa boa), possui um senso de umidade invejável, e sozinho, conseguiu superar todos os seus vizinhos.
Israel é uma democracia sim, mas para os judeus. Para os judeus, você verifica democracia. Os não judeus não se sentem cidadãos na mesma proporção que os judeus, razão pela qual muitos críticos de israel os denominam de cidadãos de segunda classe.
Ocorre que israel é um estado judeu. Foi fundado para atender e receber os judeus. Muitos entre seus defensores ainda afirmam que se tratava de uma terra sem povo para um povo sem pátria. Os árabes que vivima nesse lugar há séculos nunca forma levados em consideração, tanto no que diz respeito a sua fundação como ao seu modelo de governança posterior.
Grande parte de seu ordenamento jurídico segue essa linha: seja na lei do retorno como em recentes projetos de lei enviados e aprovados pelo Knesset , visivelmente anti árabes, seja na forma como os símbolos da pátria em israel não dizem respeito a pelo menos 20% de sua população.
Na minha opinião, um país para ser democrático deve ser voltado para TODOS os seus cidadãos, deve ter liberdade de imprensa absoluta e não deve ter nenhuma ligação com religião.
E antes que me questionem, acho que há mais liberdade em Israel do que em seus vizinhos árabes.
No que diz respeito a liberdade de imprensa, não há comparação.
Essa definição também se aplica ao Irã, por exemplo. Não é democracia, por mais que alguns ainda digam o contrário.
Eu, de minha parte, não tenho nada a favor ou contra os judeus. Acho até estranho, porque o anti-semitismo não parece ser baseado numa percepção mais primária, como no caso do preconceito contra os negros. O que quero dizer com isso é que a distinção de um judeu de um não-judeu nem sempre é aparente.
Agora, vejo que existe o anti-semitismo e também o aproveitamento da história pelos judeus para alcançarem benefícios, sob o título de reparação. Acho isso errado, porque quem quiser ficar cavando no passado distante de ancestrais vai sempre encontrar injustiças que já não podem ser atribuídas à geração contemporânea.