Alexandremk escreveu:bullitt escreveu:Mistar Gaga escreveu:É óbvio que preconceituosos e conservadores são burros. Primeiro, porque preconceito é sinônimo de ignorância. Segundo, porque conservadores não tem capacidade de se adaptar a mudanças. Inteligência é adaptação, às mudanças e às diferenças.
Sua própria afirmação é um pré-conceito, assim a sua frase aplica-se a si mesmo...
É impressionante como as pessoas subestimam a inteligência alheia.
Estou sendo preconceituoso por achar preconceituosos ignorantes? A carapuça serviu?
Tua afirmação faz tanto sentido quanto dizer que um advogado deve ser também considerado criminoso por defender cliente que ao final do julgamento foi considerado culpado pelo crime pelo qual foi julgado. Quanto aos conservadores....
Darwin escreveu:Mistar Gaga escreveu:...conservadores não tem capacidade de se adaptar a mudanças. Inteligência é adaptação, às mudanças e às diferenças.
Às vezes as mudanças são pra pior, e nesses casos ser conservador é a decisão mais inteligente.
Decisão conservadora é diferente de ser conservador. A pessoa conservadora tende a tomar decisões conservadoras em excesso, algumas com razão, outras sem sensatez alguma.
Amigo, o conservador aqui da discussão é no sentido ideológico/político...no contexto de transformações histórico/político/sociais onde não cabe o que é decisão pior ou melhor...
O conservadorismo é uma corrente de pensamento político surgida na Inglaterra, no final do século XVIII, pelo político Whig Edmund Burke, como uma reação à Revolução Francesa, cujas utopias resultaram imediatamente em instabilidade política e crise social na França. O pensamento conservador expandiu-se pelo mundo principalmente após o período do Terror jacobino, que, durante o auge da Revolução, causou a morte de 35 mil a 40 mil pessoas.1
O termo "conservador" denota a adesão a princípios e valores atemporais, que devem ser conservados a despeito de toda mudança histórica, quando mais não seja porque somente neles e por eles a História adquire uma forma inteligível. Por exemplo, a noção de uma ordem divina do cosmos ou a de uma natureza humana universal e permanente2 .
Para os conservadores, as melhores instituições sociais e politicas não são aquelas que são inventadas pela razão humana (como defende o chamado racionalismo político), mas sim as que resultam de um lento processo de crescimento e evolução ao longo do tempo (como a não-escrita constituição inglesa face às Constituições promulgadas pelos revolucionários franceses).
Quem se opõe a "transformação histórica" o faz por preconceito (exemplo, sou contra a mulher trabalhando em posições de comando, simplesmente pq lugar de mulher é pilotando fogão, meu pai me ensinou assim e assim que acho certo e blá blá blá) ou para não perder privilégios e a condição social favorecida. Nesse último caso, o conservador manifesta sua total falta de capacidade em adaptar-se as transformações sociais. É óbvio que ninguém quer perder "a boquinha" mas quando as transformações são inevitáveis, os mais inteligentes, prejudicados pelas transformações, procuram se adaptar ao novo modelo.