Acho que está havendo uma pequena mistura de temas.
Timidez é medo (de conhecer pessoas novas).
Com a prática e a repetição, sente-se menos medo.
Uma pessoa tímida não é tímida com os amigos.
Introversão é uma personalidade. Falar pouco.
Você provavelmente já conheceu alguém na vida que fala pouco.
Pode ser até alguém da família.
Essa pessoa pode ser tímida ou não, pois os conceitos são diferentes.
E tem a parte cultural. Não se fala que algumas culturas européias são "frias". Tem uma cultura (percebida) japonesa, chinesa, etc.
Pontos de curiosidade.
1. Segundo o livro citado, os finlandeses são tímidos/introvertidos.
2. Tímidos ou não, tem muita gente na China!
Rodrigão escreveu:legal.revcon32 escreveu:A falta de manifestação corrobora a tese de que somos tímidos. Sim, eu sou asiático.Sander_Knight escreveu:Gostaria mesmo é que foristas descendentes de orientais de manifestassem. Mas aí estariam passando recibo? Rs
Envolve educação rígida e diferenças culturais. Ainda temos um tipo de desconfiança de relacionar-se com ocidentais. Preconceito racial? Pode ser. Japão só aceitou se ocidentalizar no fim do século 19. A China historicamente é tão desconfiado do resto do mundo (e ainda é) que eles nem se deram o trabalho de colonizar ou transmitir sua cultura mesmo tendo a melhor navegação da época no século XV.
Mas aqui, com as novas gerações, isso vai diminuindo.
Tem a timidez sim, mas isso é cultural, faz parte da maioria dos povos asiáticos a discrição (talvez com exceção dos coreanos que são considerados os latinos da ásia). Por isso que a putaria no Japão é a maior do planeta por metro quadrado.
E, pessoalmente, não tenho tara nenhuma com japonesas, coreanas ou chinesas. Muito menos casar. Talvez mestiças. Mas gosto mesmo é das brasileiras! Gostam de conversar e sabem se divertir. Já fui noivo de uma. Não deu certo por preconceitos idiotas naquele tempo.
interessante saber para poder entender um pouco da cultura...
Rodrigão.