PAULOSTORY escreveu:TA, O GOVERNO PAULISTA FEZ ESSA KILOMETRAGEM DE METRO, QUE NINGUEM FEZ!!
PORRA, É ÓBVIO QUE SE COMPARAR O METRO PAULISTANO, COM QUALQUER METRO, DE UMA CIDADE EUROPÉIA, NÃO É PARÂMETRO, É IGUAL COMPARAR LARANJA COM MELANCIA!!
Aí você está sendo desonesto. Em nenhum momento eu sugeri comparação com cidades da Europa. Meu próprio post indica a comparação com a cidade do Mèxico, que é quantitativa e qualitativamente semelhante a São Paulo, num país de nível econômico parecido, senão até menor, portanto em condições muito parecidas.
Comparar com outra cidade do Brasil é que não tem propósito. São Paulo tem mais de 11 milhões de habitantes, a segunda cidade mais populosa do país é o Rio, que tem 6 milhões, pouco mais da metade. Ainda São Paulo é o Estado mais rico da União. Não exsite nenhuma cidade comparável a São Paulo no Brasil, portanto é difícil fazer o que pede.
Mas pra se ter uma idéia:
Além de São Paulo e Rio, somente Brasília, Porto Alegre, Recife e Belo Horizonte possuem sistemas metroviários em operação.
O metrõ de São Paulo começou a ser construído em 1974. Atualmente conta com 74,3 km de trilhos. Uma média de 2 km conttruídos por ano. São Paulo tem uma população atual de 11 milhões, ou seja, 1 km para cada 148 mil habitantes.
O metrô do Rio começou a ser construído em 1970. Atualmente conta com 48 km. Uma média de 1,17 km por ano. O Rio tem 6 milhões de habitantes, seria 1 km para cada 125 mil habitantes.
O metrô de Porto Alegre começou a ser construído em 1980. Atualmente conta com 33,8 km. Uma média de 1,1Km por ano. Porto Alegre tem 1,41 milhão de moradores. Isso dá 1 km pra cada 41.470 habitantes.
O metrô de Recife tem 39,5 km e começou a ser construído em 1983. Uma média de 1,41 Km por ano. Como Recife tem 1,54 milhão de habitantes, seria 1 km para cada 38.987 habitantes.
O de Belo Horizonte tem 28,2 km. Começou em 1981. 0,94 km por ano. Belo Horizonte tem uma população de 2,37 milhões. 1 km para cada 84 mil habitantes.
Cidades muito diferentes, com população muito diferente, com necessidades muito diferente. Que tipo de comparação se pode tirar daí? São Paulo é incomparavelmente maior, tem uma necessidade muito mairo de transporte por conta disso. Deveria ter crescido proporcionalmente muito mais. Mas não o fez.
bullitt escreveu:Não dá para comparar o metrô de SP com o de outros estados, como por exemplo os metrôs de Brasília e do Rio de Janeiro. São Paulo tem uma enorme área metropolitana contínua e densa, sem acidentes geográficos como no RJ, e sem o planejamento urbano do DF. Dentro dessa área metropolitana se constroem cada vez mais prédios nos espaços que restam, e a área metropolitana ao mesmo tempo vai se expandindo... Por exemplo, veja quantos imóveis estão sendo construídos na área da Raposo Tavares... e essa rodovia vai ficando cada vez mais congestionada pelo fluxo de carros de pessoas que vão trabalhar... olhando o mapa do metrô, você vê que o transporte na Zona Oeste só vai chegar até a Corifeu... Assim, muitos lugares que vão estar densamente populados nos próximos anos ainda vão continuar só com o ônibus como meio de transporte público por décadas... Há enormes áreas cegas no mapa futuro do metrô. Aliás, uma estação de metrô no Aeroporto já deveria ter sido feita faz tempo... outra no Ibirapuera... Assim o metrô de SP fica devendo muito ainda, tanto pela sua extensão restrita em relação à área total da metrópole como pelo seu funcionamento um tanto limitado (panes cada vez mais frequentes, horário restrito até meia-noite, lotação dos vagões até mesmo em horários fora do pico.)
Não dá pra resumir melhor! Veja que nas minhas contas eu só considerei a população da cidade de São Paulo. Na verdade, quem utiliza o sistema é toda a população da área metropolitana, que seria de cerca de 20 milhões.
Buenos Aires, com 3 milhões de habitantes, tem 55,6 km de metrô, que aumentou muito pouco ao longo dos anos, mas é o mais antigo da América Latina, e dá uma média de 1 km para cada 54 mil habitantes, muito melhor que o de São Paulo!
O da Cidade do México começou a ser construiído em 1969, e hoje conta com 202 km! 4,8 km por ano. E hoje seria 1 km para cada 95 mil habitantes. Vai me dizer que o México é um país de primeiro mundo??
RESUMINDO: O METRO PAULISTANO, É O MAIOR E MELHOR DO BRASIL!!
SÓ FAZ SENTIDO CRITICAR O PIOR, NUNCA O MELHOR!!
Tá certo. Num hotel de beira de estrada todos os quartos não tem cama, só jornais estendido no chão. Mas um quarto tem um colchonete velho e rasgado. Este quarto é o melhor do hotel!! Não tem sentido criticá-lo! Mesmo que o hotel do outro lado da estrada tenha cama com colchão e tudo! É isso que está dizendo?
"Melhor" não quer dizer bom. "Melhor" não quer dizer nada. O "melhor" de várias coisas ruins ainda é ruim. A "melhor" das dores de cabeça é a fraquinha. É melhor ter uma dor de cabeça fraquinha, mas isso não quer dizer que ela seja boa!
O metrô de São Paulo é o melhor do Brasil, mas sendo São Paulo o estado mais rico do país a décadas, é obrigação isso! Só que mesmo assim, está muito abaixo do que poderia ter sido, porque sucessivos governos não investem no metrô, e não dá pra tapar o sol com a peneira! Serra jogou fora 1,3 bilhão de reias na marginal, fazendo pistas pra carros! Isso é burrice! Na verdade foram 2 bilhões, porque a obra teve aditamento de 700 milhões já, que ninguém achou estranho! Isso dava pra fazer muito metrô!
E você por acaso anda de metrô no horário do rush na linha da zona leste pra poder dizer que não se pode criticar o metrô? É considerado o mais lotado do mundo!
Dr. Zero escreveu:porr acaso esse mapa foi desenhado por algum marqueteiro “a mando” do Governo estadual? e o interessante é que depois da eleição ganha, o assunto só volta um pouco antes da eleição seguinte
Sim, o mapa é oficial do governo do estado. O assunto andou nas manchetes a um tempo. Os projetos tem andado, mas muito longe da média mexicana, de mais de quatro km por ano. O problema é que o governo nunca gasta nem metade de verba destinada aos projetos do metrô, e ainda gasta com obras inúteis como as da marginal.
Dr. Zero escreveu:e sobre o mapa acima, realmente esses grã-finos aí que usam a linha verde estão muito mal acostumados, tem mais é que estender mais e terminar logo essa linha lilás pro pessoal ver o que é dureza
A linha verde já está ruim. Depois de extendida até o Ipiranga, o movimento aumentou muito, com o povão da zona leste, e agora anda bem lotada.