Estou ressuscitando o tópico pois foi somente hoje que acabei de assistir o filme da Bruna Surfistinha, comprei o DVD na Saraiva. Acabei de assistir.
O filme mostra algumas coisas que se aproximam da realidade da putaria que frequentamos, mas faltam algumas coisas. Não tem japonês, não sei porquê, já que na putaria o que mais dá é japonês, acho que é para não expor a colonia. Outra coisa, o filme não diz que o diferencial dela era trepar bem, fazendo o triplo sim e fazer um preço mais baixo que o da concorrência. Ela conseguiu sucesso dessa forma.
O aspecto real, mas que considero negativo, é a falta de uma visão política das coisas, da estrutura do mundo. A vida não é só meter, beber e zuar e o filme mostra apenas isso. O filme trata as mulheres da periferia como uma coisa normal, quem tem uma certa politização percebe que a maioria das putas são da periferia por falta de melhores opções de trabalho e por falta de educação de qualidade. Quem nasce mal não tem condições de competir com quem é bem nascido, essa é a grande verdade. A educação de qualidade é somente para a classe média e a Bruna Surfistinha empolga justamente porquê ela é uma menina oriunda da classe média que vai para a putaria. Ela estudou no Bandeirantes, um dos melhores colégios de São Paulo, onde estuda a classe média ou ricos (ricos agora vão para o exterior).
Gostei de assistir o filme por ter muita relação com o que vemos no dia a dia, mas lamento a falta de uma politização. O filme poderia levantar a questão da legalização da prostituição, mas nada. Tem até o clichê do cliente que tenta tirar a puta da putaria, isso é coisa de religioso; o correto a reivindicar são melhores condições de trabalho para as putas com a legalização.
Outra coisa a comentar é que achei um pouco negativa a imagem que o filme passa dos clientes, é como se fossemos abusar das garotas e a coisa não é bem assim, na putaria existe muito engano, principalmente da parte de lá e isso o filme não mostra.
Morri de dar risada com o retrato de alguns clientes, um cara mostrando as fotos das filhas dele para a puta, um outro com cara de intelectual reclamando de problemas existenciais, um outro todo contente mostrando como o pau dele era grande (isso eu achei um sarro), um outro querendo trocar os móveis do quarto de lugar, etc. Foi bacana ver um cliente recebendo a chuva dourada, um sarro.