Grato pelos esclarecimentos...venga escreveu:Usei o aplicativo pela primeira vez hoje. Minhas impressões:Fodedor Municipal escreveu:Perguntas aos colegas paulistanos:
- O Uber, da forma que funciona é seguro? Como identificar se realmente é um motorista vinculado ao serviço?
- Qual a verdadeira vantagem do Uber perante aos serviços de táxi? O preço? Ou tem algo a mais?
- Sendo só o preço, não é pelo fato de, não regulamentado, não ter que pagar as mesmas taxas dos taxistas?
- Se legalizarem o Uber e o taxarem da mesma forma que os táxis regulares, continuará sendo vantajoso?
- Acreditam que o Uber pode, a médio prazo, tornar o serviço de táxi regular obsoleto e, consequentemente, extinguí-lo?
Grato para quem puder me responder...
É tão ou mais seguro que pegar um táxi. Os motoristas são todos cadastrados, e têm um código de conduta a seguir (muito bem explicado no site). Ao solicitar uma corrida você já recebe os dados do motorista (nome, modelo e placa do carro, telefone para contato). Após a viagem o aplicativo solicita que você avalie o motorista. Esse sistema de avaliação é visível para todos. Muito mais referências do que você tem ao pegar um táxi na rua ou em um ponto.
Como o valor da corrida não é estipulado em quanto tempo o taxímetro fica rodando, parece que evita aquela "enrolada" que alguns taxistas dão pra tirar uns trocos a mais. Das duas vezes que utilizei, os motoristas se preocuparam em pegar o caminho mais curto, fugindo do tráfego pesado, de forma a chegar ao destino o quanto antes. O aplicativo também te dá uma estimativa de valor da corrida antes de você solicitá-la. Sem surpresas ao chegar.
Os carros do uber são divididos em duas categorias: Uber X (carros comuns, médios) e Uber Black (algo como 'executivos', de Fusion e Civic pra cima). No Uber X uma corrida chega a sair de 20 a 30% mais barata que de táxi. No Black, coisa de 5 a no máximo 10% mais em conta. No black a qualidade é infinitamente superior, algo como um motorista particular mesmo.
Que eu saiba os taxistas têm descontos de ICMS e IPI que podem chegar a 30% do valor do veículo. Mas essa vantagem vai pelo ralo quando se coloca na conta as taxas e papeladas infinitas para se regulamentar, a exploração das cooperativas e o mercado negro de licenças que existe em muitos municípios. A prova está aí, quando um aplicativo conecta diretamente motorista e usuário, burlando todos os intermediários, resulta num serviço mais em conta e de melhor qualidade.
Quanto às revoltas, alegações de injustiça e previsões catastróficas de acabar com os táxis... É sempre esse mesmo blábláblá toda vez que uma nova tecnologia aparece. Sim, pode acabar, porque não raro novas tecnologias extinguem empregos, procedimentos e funções antigas. Mas ao mesmo tempo criam novas funções, ocupações e possibilidades. Quem souber se adaptar, sobreviverá.
Agora, quanto à privacidade, esqueça. Além do único meio de pagamento ser o cartão de crédito, todas as suas viagens ficam registradas no sistema. Se for pra ir no puteiro ou qualquer outro lugar 'secreto', o jeito ainda é pegar um táxi, não conversar com o motorista e pagar em dinheiro.
Destaquei a parte em negrito porque é exatamente o que eu acho que acontecerá também com a prostituição, caso a mesma seja legalizada, como defende alguns...