Charlies Sheen escreveu:Essa explicação funcionalista de que as fêmeas se interessam e se acasalam com os melhores machos, os que tem os melhores genes e os mais dispostos e aptos a defender a prole é correta. Essa afirmação conversa com pesquisa sólida sobre o tema. Agora inferir que as mulheres, baseadas nos instintos "afinados" por milhões de anos, tem uma probabilidade de acertarem mais, ao escolher os seus parceiros, corresponde a um raciocínio pessoal, de certa forma idealizado do meu ponto de vista.
Esses instintos estão adaptados para uma época mais selvagem. Por isso muitas vezes as mulheres escolhem homens mais selvagens, brutos, e que por consequência isso as conduz a se submeter a situações constrangedoras e sofrimentos. Especialmente as mulheres mais imaturas, e menos instruídas. A empiria demonstra que as mulheres fazem escolhas erradas de parceiros inúmeras vezes, e depois se queixam. Se queixam e acabam repetindo.
Daria para citar inúmeros exemplos, mas não cabem agora, senão vai tornar extenso o texto.
Em decorrência dessa ancestralidade, o cavalheirismo (especialmente quando excessivo) não tem interesse para diversas mulheres. O que ela atenta é demonstração de esperteza por parte do homem. Não que não tenha completa importância, até tem, mas acaba sendo supérfluo.
Quando eu me refiro a esperteza, quero me referir aos realmente espertos, não idiotas que pensam que são espertos em fórum de putaria.
Eu não quis dizer que as mulheres sempre acertam nas suas escolhas, e sim que elas têm maior probabilidade de acertar se seguirem seus instintos em vez de tentar analisar a situação racionalmente; também afirmo que é isso que fazem, na maioria dos casos.
Evidentemente, essa minha afirmação é difícil de provar. Desconheço experiência científica específica. Só posso apresentar argumentos em favor dessas suposições. Vejamos:
1) A maioria das mulheres é burra. Tirando as tão burras que nem sabem que são burras, as demais vão confiar mais nos instintos que no raciocínio. E aplicam o instinto, de preferência, quando têm que fazer quaisquer escolhas, não apenas as relacionadas aos relacionamentos.
2) Como já apontei, em, geral elas mesmas não sabem explicar por que tomaram uma determinada decisão. Homens e outras mulheres também raramente são capazes de apontar racionalidade nessas decisões.
3) Nas espécies onde é melhor o macho ser fortão, rápido, alto, etc., as fêmeas nunca têm a oportunidade de escolher. Essas características são objetivas, e os machos competem entre si, estabelecendo uma hierarquia. Os recursos disponíveis, fêmeas incluídas, são divididos com base nessa hierarquia. Isso acontece, por exemplo, entre os chimpanzés. Na sociedade humana, um conjunto variável de habilidades é necessário para o macho se dar bem; não há hierarquia rígida, e só por isso a fêmea pode escolher o macho. Ou seja, as fêmeas nunca podem escolher quando a decisão é trivial, apenas quando ela é complexa. Mulheres burras não estão equipadas para escolhas racionais complicadas.
4) Mesmo as poucas mulheres inteligentes terão dificuldades em tomar decisões racionais, porque essas dependem da disponibilidade de informações. Quanto mais complexa a situação, maior o volume de dados necessário. Por isso, é praticamente impossível tomar decisões complexas de forma racional. Mulheres inteligentes também recorrem muito ao instinto na hora de fazer escolhas, um expediente que o homem não possui. Por isso, em geral, elas são melhores chefes.
5) Podemos também analisar os casos relatados neste tópico. Em todos eles, os caras tentaram passar a perna na garota que queriam comer, fingindo ser o que não eram, e elas não se deixaram enganar. Quando é que uma mulher conseguiria tanta vantagem sobre nós, a não ser lançando mão de um recurso de que não dispomos? Racionalidade também temos, então, só pode ser instinto.
Veja que eu não quis dizer que, decidindo racionalmente, a fêmea vai necessariamente errar. Em alguns raros casos, é possível agir dessa forma e acertar. Por exemplo, uma subcelebridade da mídia banal pode resolver casar com um jogador de futebol rico e retardado. Seria loucura tentar usar o instinto aqui. A escolha é muito fácil; por mais limitada que a piranha seja, ela vai se dar bem.