Ainda não me decidi completamente, mas a probabilidade maior é que eu anule meu voto. Nas últimas eleições, meu voto oscilou entre o PT e o PSTU, mas confesso que a cada eleição que passa, acredito menos não só na política, como também no Brasil em geral. A corrupção está arraigada na nossa cultura, que foi construída sobre as bases do que se convencionou chamar de “jeitinho brasileiro”.
Agora, hipocrisia mesmo é ouvir os candidatos do PSDB ou PFL criticarem a corrupção no governo Lula, pois foram nos anos FHC que a rapinagem atingiu o ápice da nossa história, algo que se verifica ao analisar o processo de privatizações (independente do sujeito ser a favor ou contra a privatização, o problema foi a forma em que ela foi realizada no Brasil, onde muitos sacripantas receberam comissão como se estivessem vendendo se próprio patrimônio). Aliás, a genealogia do PFL é bem interessante: PDS, ARENA, UDN, este último era famoso por tentar derrubar presidentes eleitos democraticamente, os exemplos pululam, seja na era JK, seja na era GV, enquanto o ARENA era simplesmente o partido oficial da ditadura militar; agora os mesmos políticos, ou mesmo os filhos destes, posam de paladinos da democracia.
Não estou satisfeito com o sapo barbudo, mas sei que será ainda pior se colocarem o picolé de chuchu na presidência, pois o mesmo é apoiado pelos mais poderosos veículos de comunicação, leia-se revista veja, estado de sp etc (escrevo em letra minúscula mesmo, é o que fazem por merecer), o que, por conseguinte, fará com que impere a corrupção com aquela aparente imagem de que “estamos caminhando para a modernidade com políticos de moral ilibada”, aliás, é a imagem que alguns veículos tentam associar aos tucanos. Os canais de mídia, sem exceção, são mancomunados com certos políticos e partidos. No caso da Globo, por exemplo, estão tentando permanecer imparciais, pois devem até as calças para o governo federal. Por outro lado, o Legislativo só aprova algo, se os deputados forem devidamente remunerados para tal, ou seja, os interessados que pagarem mais terão suas propostas aprovadas, sejam as multinacionais, sejam os banqueiros etc. Há outros candidatos, como, por exemplo, a Heloísa Helena, mas o que será que ela faria diante do Congresso Nacional? tornar-se-ía psicótica ou simplesmente adotaria ao estilo “deixa a vida me levar”. Pelo que sei, desta vez, até impugnaram a candidatura do Rui Costa Pimenta do PCO (Partido do Pão com Ovo), já que o mesmo estava chegando perto do 1% dos votos.
Logo, diante dessa palhaçada toda, provavelmente, votarei nulo