Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

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Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#46 Mensagem por campineiro2 » 15 Ago 2011, 00:49

Acompanhamento de mercado, o empresário não vai abaixar seus preços, se o concorrente tem um carro similar trabalhando com margem alta, e o consumidor está disposto a pagar o preço pago à montadora. Parte da culpa cabe ao consumidor.

Vale o raciocínio que um preço abaixo do concorrente sempre traz desconfiança por parte do consumidor. Lido com clientes diariamente, um preço baixo, logo o consumidor desconfia da data de validade do produto, qualidade do produto, procedência ou dá confiabilidade da empresa que vende.

No caso da padaria vender um torta num bairro chique só vai trazer descrédito do consumidor se colocar um mesmo preço de periferia. O custo operacional também influencia, mas não é fator determinante pois o aluguel e o ponto comercial é mais caro, num bairro nobre, mais dependendo da planilha de custo, esse fator não é para um mesmo produto custar 200%,300%,400%, mais caro num bairro nobre. E sim a vaidade do consumidor.

Outro fator é que se um preço inflaciona acima da média, nunca ocorre que a maioria do consumidores boicotem o produto. Alguns até se gabam por questão de status consumindo um produto/serviço com preço inflacionado.
abs.

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Re: A culpa não é só do governo: Empresários salafários!!!

#47 Mensagem por Nazrudin » 15 Ago 2011, 09:19

Carnage escreveu:
roladoce escreveu:Os brasileiros são mais gananciosos..
Nã, nãni, nãnão.

Tenho um outro exemplo muito legal

Uma amiga do trabalho mora em um bairro "chique". Lá tem uma padaria "chique", que é mesmo muito boa, com produtos de ótima qualidade. O local é meio caro, mas oras, "coisas boas são caras!", não é mesmo?

Pois bem, o dono do local tem mais uma padaria, que fica mais afastada, em outro bairro, num local "não tão chique". Um belo dia essa minha amiga foi comprar uma torta, que custa nessa padaria "chique", algo como R$35. Só que chegando lá deu de cara com o local fechado, porque o dono estava fazendo uma pequena reforma e a fechou pelo fim de semana. Como ela sempre conversava com o sujeito, sabia da outra padaria, e sabia onde ela ficava e que a qualidade dos locais era idêntica. Então rumou pra lá, era mais longe, mas ela queria o diabo da torta que sabia que lá seria a mesma, pois o dono comprava ingredientes no mesmo lugar pra abastecer as duas e tinha a mesma metodologia de produção nos dois locais. Chegando lá ela encontra a tal torta e constata que nesta outra padaria, a torta custava R$19!!!
Ela compra a torta e vê que era igual! A mesma coisa!

Dias depois ela encontra o dono das padarias e vai perguntar pra ele o porque da mesma torta ter preços tão diferentes nas duas padarias. E ele calmamente responde que se ele cobrasse pela a torta o preço menor na padaria do bairro chique, ele não venderia nenhuma, pois os clientes achariam que não era de boa qualidade e então não comprariam!! Ele cobrava em função da clientela que frequentava o local, nada a ver com custos!!

Culpa do cara??
Carnage se nós substituírmos a torta por puta e o bairro rico pelos BOPs? Confesso que não entendo muito de economia.... :lol:

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Re: A culpa não é só do governo: Empresários salafários!!!

#48 Mensagem por Compson » 15 Ago 2011, 09:37

Carnage escreveu:No caso, o problema não são os empresários brasileiros em si, mas como o mercado brasileiro se comporta, o jeito como o consumidor brasileiro se comporta.
É verdade, embora eu tenda a achar que aspectos comportamentais tenham efeito apenas na margem, o que determina as coisas mesmo é a estrutura econômica e institucional. Esse talvez seja o lado de "ideologia barata" do meu argumento, no sentido de ser uma decisão meio arbitrária, uma preferência. Pelo menos é uma "ideologia" otimista e não conservadora: sobre o meio, nós podemos agir, sobre a preferência das pessoas, nem tanto... Resta interrogar a quem interessa que as coisas continuem como estão...

De todo modo, acho que esse comportamento tem uma origem histórica muito clara, que se encontra exatamente no protecionismo e no desenvolvimento voltado para dentro. Lógica simples:

(1) O desenvolvimento voltado para dentro fez com que nossa indústria crescesse de modo muito defasado em relação aos padrões internacionais (ao contrário de Japão e Coreia, que se desenvolveram para exportação);

(2) Isso enfiou na cultura do brasileiro a ideia de que produtos importados são necessariamente melhores do que os nacionais;

(3) Como os importados eram (e são) muito caros por causa das barreiras de proteção (impostos de importação, câmbio desvalorizado), arraigou-se a ideia de que pagar caro é sinônimo de obter qualidade.

Além disso, acho que um fabricante de carros se comporta (ou deveria se comportar) de modo diferente de um dono de padaria. Este tem como clientela apenas o povo besta de seu bairro; portanto, toma suas decisões de preço de acordo com a preferência (e as condições financeiras) dessa gente.

O fabricante de carros precisa decidir seus preços para um país (ou uma macrorregião) inteiro. Além disso, carro é uma coisa que pesa muito mais no orçamento de quem compra do que bolo. De fato, para muitas pessoas (especialmente de bairros de classe alta ou média alta), é indiferente pagar $19 ou $35 no mesmo bolo... Mas pagar $40 mil ou $75 mil no mesmo carro faz toda a diferença! Portanto, o fabricante não vai colocar o preço mais alto possível, mas o preço que lhe permita lucrar mais na relação (quantidade vendida x preço).

É por isso, creio eu, que há padarias (ou cafés ou restaurantes) extorsivas em todo lugar do mundo... Mas não há carros ruins e caríssimos como são no Brasil!

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Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#49 Mensagem por Gilmor » 15 Ago 2011, 11:06

Estou de acordo com muitos que que postaram acima, só acho que não dá pra dizer que o empresário brasileiro é mais ganancioso que os outros, até pq a indústria automobilística é exclusivamente estrangeira.

Também não dá pra colocar a culpa nos impostos pq a matéria contradiz esse mito.

Acredito que o consumidor brasileiro é o responsável como já disse um colega, na verdade é preciso dividir a culpa do consumidor com alguns formadores de opinião que recebem grana da indústria pra divulgar mitos como esse do imposto – some-se a isso uma parcela de incautos, que sem refletir, insistem em repetir o engodo como se fosse um mantra “ a culpa é dos impostos”.

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Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#50 Mensagem por Compson » 15 Ago 2011, 11:40

Uma última tentativa:

- O problema não são os impostos!

- O problema é haver mais impostos para os carros importados e menos impostos para os carros nacionais.

O governo pode cobrar 500% de impostos sobre carros, essa é uma decisão puramente social.

Mas se o governo cobrar 800% sobre os carros importados e 200% sobre os carros nacionais, o nível de concorrência no mercado interno vai ser menor, a competitividade das empresas vai ser menor e os preços dos carros vão ser maiores.

É uma decisão social também, mas temos de estar cientes de seus efeitos técnicos.

Quem acha que o problema é o empresário ou o consumidor, das duas uma:

(1) Ou quer que as coisas continuem como estão = Fiesp, Anfavea, sindicatos;

(2) Ou quer abrir espaço para o controle de preços = governo.

Mais claro que isso eu não consigo ser.

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Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#51 Mensagem por Gilmor » 15 Ago 2011, 15:22

“- O problema é haver mais impostos para os carros importados e menos impostos para os carros nacionais.”

Desculpe, mas essa teoria não explica pq os carros são mais caros no Brasil do que no resto do mundo, uma vez que quase todos os países do globo tributam mais os importados do que os nacionais.
È possível que haja algum Estado Nacional que siga sua receita e cobre menos impostos dos carros importados do que daqueles fabricados no próprio país, nesse caso estará exportando empregos.
Gostaria que o colega nos desse o exemplo de algum país que cometa esse disparate.

“Quem acha que o problema é o empresário ou o consumidor, das duas uma:

(1) Ou quer que as coisas continuem como estão = Fiesp, Anfavea, sindicatos;

(2) Ou quer abrir espaço para o controle de preços = governo.

Mais claro que isso eu não consigo ser.”

È uma pena que o confrade não consiga ser mais claro, na medida em que não se vislumbra o menor liame de coerência entre assertiva e conclusão.

Ou trocando em miúdos, pq acreditar que o problema é do consumidor e/ou do empresário implicaria em querer manter as coisas como estão ou desejar o controle estatal de preços?

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Re: A culpa não é só do governo: Empresários salafários!!!

#52 Mensagem por Carnage » 15 Ago 2011, 22:50

Nazrudin escreveu:Carnage se nós substituírmos a torta por puta e o bairro rico pelos BOPs? Confesso que não entendo muito de economia.... :lol:
Acredito que a analogia seja válida!

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Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#53 Mensagem por Carnage » 16 Ago 2011, 21:48

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassi ... -sao-paulo
A cara aventura de jantar fora em São Paulo
Por Andre Borges Lopes


Vou propor um fora de pauta inusitado. Ou nem tanto, já que um dos assuntos do Blog do Nassif é a economia. Discutir o risco envolvido em sair hoje para um simplório jantar com a família nos restaurantes de São Paulo. E não pensem que vamos entrar no terreno das precariedades da nossa segurança pública. Já faz certo tempo que é possível ser assaltado nos restaurantes paulistanos sem o concurso da bandidagem, digamos assim, ortodoxa.

Dou exemplos: há tempos me incomoda o que eu considero um certo abuso nos preços dos restaurantes da capital paulista. E não falamos aqui de D.O.M.s, Fasanos, Rubayats e quetais, templos mui distantes das minhas modestas possibilidades gastro-econômicas. Falo dos restaurantes de bairro, a pizzaria simpática, a churrascaria honesta, a cantina divertida – locais aonde podemos convidar os amigos para um jantar despretensioso após o cinema, ou onde arriscamos reunir nossa família nos almoços dominicais.

Nos últimos anos, esse programa banal tem se convertido em aventura plena de emoções. Que pai de família não sente a adrenalina pulsando ao abrir um cardápio e encontrar uma pizza Marguerita comum beirando os R$ 50,00. Ou o nosso bom e velho conhecido "filet à cubana" na faixa dos R$ 80,00.  Ou ainda um popular frango a passarinho por surpreendentes R$ 42,00. Pois são esses os precos atualmente praticados respectivamente na Pizzaria Speranza da Rua 13 de Maio (no Bexiga) na Osteria Del Generale da Rua Pamplona, (imediações da Av. Paulista) e no Bar Frangó do Largo da Matriz (Freguesia do Ó). Quem as conhece sabe que são casas tradicionais, conhecidas pela boa comida, mas que estão longe, muito longe de poderem ser consideradas como "sofisticadas" ou "luxuosas". Aliás, muito pelo contrário.

E não pensem que esses preços são exceções à regra. A praga se alastra a locais inusitados. Ontem, Dia dos Pais, saímos para jantar, eu a mulher e os dois filhos pequenos. Decidimos revisitar um antigo e simpático restaurantezinho italiano, onde há muito não íamos, escondido nas ruas escuras e vazias do bairro do Cambuci: a Cantina 1020. Casa simples, decoração tradicional com toalhas xadrez nas mesas, fotos e posteres do Palmeiras e da Azzura nas paredes. A velha e boa cantina de bairro paulistana, a muitos quilômetros da badalação dos Jardins e do Itaim Bibi.

Quase caí da cadeira quando abri o cardápio: um simples prato de "espaguete a bolonhesa" (a popular "macarronada" da casa da nonna) custa agora a bagatela de R$ 64,90. O Filet a Parmegianna roçava perigosamente a faixa dos R$ 90,00. É verdade que as porções são relativamente fartas (a massa serve duas pessoas), mas pagar mais de R$ 32,00 por um prato simples de macarronada (fora o couvert, as bebidas, os 10%, etc) numa cantina modesta aproxima-se perigosamente da categoria "assalto à mão desarmada".

Chovia e garoava na rua, as crianças cansadas e com fome: fazer o que? Encaramos a parada. Dispensamos o couvert, dividimos os quatro um filet a parmegianna (acompanhava arroz e fritas) e meio prato de espaguete na manteiga (o prato custava R$ 54,90, meio saiu por R$ 28,00). Para beber, dois sucos para as crianças, uma água mineral e 1/2 jarra de um sofrível vinho tinto da casa. Total da brincadeira: R$ 174,00. R$ 43,50 por pessoa, isso incluindo na divisão duas crianças de 6 e 10 anos. Estivessemos só eu e minha mulher, a conta certamente não sairia por menos de R$ 70 per capita.

Consulto diversos guias de viagem na Internet e vejo que é possível jantar em restaurantes bons e modestos do bairro do Trastevere, em Roma (como o Mea Pataca, o La Fraschetta ou La Cantina Del Grillo) por valores entre 25 e 30 Euros (R$ 50 a R$ 60). No popular Caffè Macaronido bairro italiano de São Francisco, nos EUA (muito semelhante às nossas cantinas) os pratos principais custam entre US$ 9 e US$ 15 (R$ 15 a R$ 25). No pequeno e simpático Barbarini Alimentari, de Nova York, próximo ao Distrito Financeiro no sul de Manhattan, a porção deFettuccine alla bolognese também custa US$ 15. E entre as 16h30 e 19h, há a opção de um menu especial (entrada, prato principal e sobremesa) por US$ 19,95.

Como os restaurantes de SP seguem lotados, entendo que há duas opções: ou apenas eu estou muito pobre e ainda não me dei conta disso, ou alguma coisa está fora da ordem mundial nos preços que os consumidores aceitam pagar nos restaurantes ditos "populares" da nossa Capital.

Quem paga R$ 32,50 por um prato de macarronada? Nós, os paulistanos

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Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#54 Mensagem por Compson » 17 Ago 2011, 10:31

Gilmor escreveu:Desculpe, mas essa teoria não explica pq os carros são mais caros no Brasil do que no resto do mundo, uma vez que quase todos os países do globo tributam mais os importados do que os nacionais.
È possível que haja algum Estado Nacional que siga sua receita e cobre menos impostos dos carros importados do que daqueles fabricados no próprio país, nesse caso estará exportando empregos.
Gostaria que o colega nos desse o exemplo de algum país que cometa esse disparate.
Tá vendo? Caí numa armadilha clássica... Os senhores se fazem de bobo até que eu reduza meu argumento a meia dúzia de frases e aí me pegam no pulo! Por isso que escrevo pra caralho... A clareza é a maior inimiga da verdade.

Enfim, três coisas:

(1) Não advogo que se cobre menos imposto de produtos importados do que de nacionais. Sugiro que o diferencial seja reduzido gradativamente.

(2) Além disso, além das barreiras comerciais, como já disse anteriormente, o tamanho do país (do mercado nacional) é importante. Países muito pequenos não dão escala para uma indústria automobilística voltada para dentro e a solução é não ter indústria (Chile) ou ter indústria voltada para exportações (Coreia). No caso do Chile, é interessante estimular as importações para ter veículos baratos; no caso da Coreia, o mercado doméstico muito pequeno é não tem força para sustentar preços altos, mesmo que seja protegido. O Brasil é um fenômeno: nunca vi um país ter tanta fábrica de carro que não exporta quase nada. É um dos cinco maiores mercados do mundo, totalmente reservado para meia dúzia de multinacionais; a cobra come o próprio rabo: as empresas não exportam porque não querem (já que o mercado interno vai ser sempre mais interessante) e porque não conseguem (já que se acomodam aos baixos padrões daqui).

(3) O que precisamos entender é que o Brasil não precisa de mais empresa automobilística. Montadora é um atraso de vida... Não é ela que vai gerar empregos para quem realmente precisa, que são as pessoas com mais de 25-30 anos sem formação. É desperdício de técnicos que poderiam ser utilizados em atividades mais produtivas.
Gilmor escreveu:È uma pena que o confrade não consiga ser mais claro, na medida em que não se vislumbra o menor liame de coerência entre assertiva e conclusão.

Ou trocando em miúdos, pq acreditar que o problema é do consumidor e/ou do empresário implicaria em querer manter as coisas como estão ou desejar o controle estatal de preços?
Na verdade, o problema do empresário/consumidor é o mesmo problema sob perspectivas diferentes: por um lado são os empresários que cobram demais, por outro são os consumidores que aceitam pagar demais. Duas faces da mesma moeda...

Respondendo à pergunta: porque essa explicação coloca o problema nas preferências das pessoas. O único jeito de mudar as preferências é "não mudar" ou intervir autoritariamente. Aliás, coloquei o governo no "controle de preços" apenas como possibilidade teórica; o governo atual está claramente comprometido com a turma do "não mudar".
Carnage escreveu:
Nazrudin escreveu:Carnage se nós substituírmos a torta por puta e o bairro rico pelos BOPs? Confesso que não entendo muito de economia.... :lol:
Acredito que a analogia seja válida!
Válida para o meu argumento também! A putaria apresenta o mesmo caráter de ostentação que qualquer outro produto, de bolo a carros. No entanto, ela é mais barata no Brasil que em quase todos os outros países (tirando os muito miseráveis)...

A ostentação (que os sociólogos chamam de "consumo conspícuo") distorce os preços relativos internos do país, não o nível de preços internacionais!

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Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#55 Mensagem por Compson » 16 Set 2011, 10:05

Carros importados de fora do Mercosul terão IPI maior, diz Mantega
Medida vale até dezembro de 2012, informou o ministro da Fazenda.
Segundo Anfavea, aumento do imposto não vale para importados do México.

http://g1.globo.com/carros/noticia/2011 ... ntega.html

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta quinta-feira (15) que o governo vai aumentar em 30 pontos percentuais a alíquota do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre os carros importados de fora do Mercosul até dezembro de 2012.

A Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) esclareceu que o aumento do imposto também não vale para as importações do México, com o qual o Brasil possui acordo automotivo.

O objetivo da medida, segundo Mantega, é proteger os fabricantes nacionais em um momento de aumento da concorrência com os produtos importados. A previsão é que a medida englobe de 12 a 15 empresas e que metade das importações tenha seu imposto elevado. O preço dos carros importados pode subir de 25% a 28%, informou o ministro.

"A partir de amanhã (sexta), estamos elevando o IPI para automóveis e caminhões em todas modalidades no nível de 30% [pontos percentuais]. Os veículos até mil cilindradas, que era de 7% [o IPI], vai para 37%. De mil a duas mil cilindradas, cujo IPI era de de 11% e 13%, vai ficar 41% e 43%. Um aumento de 30% [pontos percentuais] em todas modalidades de automóveis e camihões", declarou ele.

Segundo Mantega, o aumento não vai englobar os produtos nacionais, ou da Argentina, país com o qual o Brasil possui um acordo automotivo, que preencham alguns requisitos. Entre eles, que os carros tenham, no minímo, 65% de conteúdo nacional e regional, e que façam investimento tecnológico no desenvolvimento de novas tecnologias.

De acordo com ele, as empresas que preencherem 6 de 11 requisitos, como montagem do veículo, estampagem, pintura, fabricação de motores, de transmissões, de embreagem, câmbio, no Brasil, não terão o imposto elevado. As empresas do setor terão até dois meses para comprovar o atendimento dos pré-requisitos.

"São 11 itens. As que preencherem 6 itens, não terão essa majoração [do IPI]", explicou o ministro. Ele acrescentou que, caso empresas que atuem fora do país desejem ter as mesmas condições, poderão se instalar no Brasil e preencher os requisitos para ter o IPI menor.

Melhores condições de competição
Mantega explicou que a medida visa fortalecer a produção brasileira e dar mais condições para que a indústria nacional possa competir em "condições mais sólidas" com a concorrência internacional.

"As medidas são estímulos para a indústria automobilísta brasileira. Aquela que produz veículos, automóveis e caminhões no Brasil e Argentina. A crise tem diminuído consumidores de veículos no mundo e a indústria automobilistica mundial está com capacidade ociosa. Há uma disputa maior pelos mercados e o Brasil tem mantido as vendas de veículos elevadas", explicou Mantega.

O ministro da Fazenda avaliou ainda que há um "desespero" da indústria mundial, pois, em sua avaliação, faltam consumidores. "O Brasil está sofrendo este assédio da indústria mundial. Nosso consumo vem crescendo e este aumento tem sido preenchido fundamentalmente por importações. Portanto, corremos o risco de estar exportando empregos para outros países", disse Mantega.

A proteção à produção nacional de veículos já havia sido defendida nesta quarta-feira (14) pelo ministro do Trabalho, Carlos Lupi. Segundo ele, as importações de veículos praticamente triplicaram neste ano, ao mesmo tempo em que os estoques cresceram. De acordo com dados do Ministério do Trabalho, as contratações da indústria automobilística, em agosto deste ano, somaram 3.366, contra 5.606 vagas formais de emprego criadas em igual período do ano passado.
Lembrando que além do IPI há um imposto de importação de 35% para esses mesmos carros (além do ICMS do Estado).

Ou seja, um carro feito aqui precisa de uma barreira comercial de 78% para competir com um que atravessa o Pacífico para chegar no Brasil...

Sem contar que o México (onde muitas das empresas do Brasil têm "irmãs") foi arbitrariamente excluído, o que indica trata-se de puro lobismo gangster junto ao Ministério da Fazenda...

Realmente, nossa indústria é fora de série. E os suíços é que são desesperados.

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Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#56 Mensagem por Gilmor » 16 Set 2011, 19:25

Compson escreveu:Lembrando que além do IPI há um imposto de importação de 35% para esses mesmos carros (além do ICMS do Estado).

Ou seja, um carro feito aqui precisa de uma barreira comercial de 78% para competir com um que atravessa o Pacífico para chegar no Brasil...
Sua aritmética está precária, por acaso os carros fabricados aqui não pagam IPI e ICMS?

Compson escreveu:Sem contar que o México (onde muitas das empresas do Brasil têm "irmãs") foi arbitrariamente excluído, o que indica trata-se de puro lobismo gangster junto ao Ministério da Fazenda...
Já vi que vc gosta de chutar, se informe melhor antes de fazer certas afirmações, o México tem acordo automobilístico com o MERCOSUL desde 2002:
ACORDO DE COMPLEMENTAÇÃO ECONÔMICA Nº 55 - MERCOSUL/MÉXICO (AUTOMOTIVO)
O Acordo de Complementação Econômica nº 55, foi assinado pelo Mercosul e o México em setembro de 2002 e internalizado no Brasil mediante Decreto n. 4.458, de 05/11/2002. O Acordo regula o comércio automotivo entre as partes.
http://www.mdic.gov.br/sitio/interna/in ... 6&refr=405
Compson escreveu: Realmente, nossa indústria é fora de série. E os suíços é que são desesperados.
Já lancei mão desse argumento e vou ter de repetir:

As fabricas são as mesmas no mundo inteiro, Ford, Fiat, Gm etc..

A única diferença da carga tributária é se vc vai criar postos de trabalho no Brasil ou no exterior.

Se quiser criar empregos no exterior siga a receita do Compson, e baixe impostos dos importados.

Alias, sua receita não é novidade, é uma velha receita colonial..

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Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#57 Mensagem por Compson » 17 Set 2011, 19:27

Gilmor escreveu:Alias, sua receita não é novidade, é uma velha receita colonial..
Depois desenvolvo melhor, mas, além de desafiá-lo (dê um único exemplo de metrópole que tenha aberto o comércio exterior de qualquer uma de suas colônias, ah, não é bem isso que você quis dizer? tudo bem, explique-se), gostaria de dizer que proteção comercial seletiva não é nenhuma novidade: foi muito bem implantanda no Brasil dos anos 1970 e resultou... Nos anos 1980!

Bem vindo ao passado... Yeah!

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Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#58 Mensagem por Allan T.J.S. » 17 Set 2011, 23:51

roladoce escreveu:
DO BIGODE escreveu:" Brasil tem os automóveis mais caros do mundo "

E mesmo assim nas maiores cidades brasileiras temos dezenas de km de congestionamento.
Sairia mais barato brigarmos por transporte público de qualidade.
Por que dividem a perder de vista...

Se o carro custa 1 milhão..e tiver parcelas de 300 por mes..vai vender feito agua..

Brasileiro não olha o preço final, olha as parcelas... FATO!! :mrgreen:
Disse tudo. Brasileiro tem aquela de querer sempre andar de carro novo. Meu vizinho mora com a mulher numa casa que o quarto é junto com a sala, depois vem uma cozinha e um banheiro. Mas anda de Siena zero.

Conheci o pai de um colega que pagava 1500 reais de aluguel numa casa na Vila Guilherme há 13 anos atrás porém andava de Audi A4. Assim é brasileiro, se pega nas micros ao invés de se pegar nas macros.

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Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#59 Mensagem por roladoce » 18 Set 2011, 00:01

Allan T.J.S. escreveu:
roladoce escreveu:
DO BIGODE escreveu:" Brasil tem os automóveis mais caros do mundo "

E mesmo assim nas maiores cidades brasileiras temos dezenas de km de congestionamento.
Sairia mais barato brigarmos por transporte público de qualidade.
Por que dividem a perder de vista...

Se o carro custa 1 milhão..e tiver parcelas de 300 por mes..vai vender feito agua..

Brasileiro não olha o preço final, olha as parcelas... FATO!! :mrgreen:
Disse tudo. Brasileiro tem aquela de querer sempre andar de carro novo. Meu vizinho mora com a mulher numa casa que o quarto é junto com a sala, depois vem uma cozinha e um banheiro. Mas anda de Siena zero.

Conheci o pai de um colega que pagava 1500 reais de aluguel numa casa na Vila Guilherme há 13 anos atrás porém andava de Audi A4. Assim é brasileiro, se pega nas micros ao invés de se pegar nas macros.
Isso que vc falou do seu vizinho..é comum aqui em Salvador...

Você vai na periferia de salvador, sem preconceitos, por que tenho parentes que moram na periferia, de cada 10 pessoas, 5 tem carro...

Quando você vai ver as condições de moradia, de vida..as vezes o cara não tem 50 reais no bolso pra curtir o fim de semana com a familia..mais tem um carro...

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Allan T.J.S.
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Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#60 Mensagem por Allan T.J.S. » 18 Set 2011, 00:24

roladoce escreveu:
Allan T.J.S. escreveu:
roladoce escreveu:
DO BIGODE escreveu:" Brasil tem os automóveis mais caros do mundo "

E mesmo assim nas maiores cidades brasileiras temos dezenas de km de congestionamento.
Sairia mais barato brigarmos por transporte público de qualidade.
Por que dividem a perder de vista...

Se o carro custa 1 milhão..e tiver parcelas de 300 por mes..vai vender feito agua..

Brasileiro não olha o preço final, olha as parcelas... FATO!! :mrgreen:
Disse tudo. Brasileiro tem aquela de querer sempre andar de carro novo. Meu vizinho mora com a mulher numa casa que o quarto é junto com a sala, depois vem uma cozinha e um banheiro. Mas anda de Siena zero.

Conheci o pai de um colega que pagava 1500 reais de aluguel numa casa na Vila Guilherme há 13 anos atrás porém andava de Audi A4. Assim é brasileiro, se pega nas micros ao invés de se pegar nas macros.
Isso que vc falou do seu vizinho..é comum aqui em Salvador...

Você vai na periferia de salvador, sem preconceitos, por que tenho parentes que moram na periferia, de cada 10 pessoas, 5 tem carro...

Quando você vai ver as condições de moradia, de vida..as vezes o cara não tem 50 reais no bolso pra curtir o fim de semana com a familia..mais tem um carro...
Aqui em SP é normal também. Normal ver em bairros mais periféricos nego andando de Fiat Punto e morando em casa sem garagem pra um carro desse calibre.

Carro aqui já é caro, e vai ficar mais caro com a história de ABS e Air bag obrigatório de fabrica.

Em tudo somos roubados...impostos, transporte público, tudo...

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