Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

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Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#61 Mensagem por bullitt » 18 Set 2011, 04:11

O brasileiro comum tem uma mentalidade um tanto estranha quanto às prioridades em sua vida. Muitas atitudes de compra parecem ser motivados principalmente pela soberba, o que pode explicar a distorção de preços de diversos itens como automóveis 0km, restaurantes, roupas de marca, tênis, hospedagem em hotéis, etc. Acredito que também falta educação financeira básica à população, coisas absurdas do brasileiro como comprar bens baseados no valor da parcela e não no valor total... para a alegria da Casas Bahia, concessionárias de carros e outras lojas que aproveitam do crédito.

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PRS
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Re: A culpa não é só do governo: Empresários salafários!!!

#62 Mensagem por PRS » 18 Set 2011, 10:54

Carnage escreveu:
Nazrudin escreveu:Carnage se nós substituírmos a torta por puta e o bairro rico pelos BOPs? Confesso que não entendo muito de economia.... :lol:
Acredito que a analogia seja válida!
2

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Gilmor
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Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#63 Mensagem por Gilmor » 18 Set 2011, 20:09

Compson escreveu:
Gilmor escreveu:Alias, sua receita não é novidade, é uma velha receita colonial..
Depois desenvolvo melhor, mas, além de desafiá-lo (dê um único exemplo de metrópole que tenha aberto o comércio exterior de qualquer uma de suas colônias, ah, não é bem isso que você quis dizer? ]
Serve Portugal?

Seis dias após a chegada D. João cumpriu o seu acordo com os ingleses, abrindo os portos brasileiros às nações amigas, isto é, a Inglaterra. Eliminando em parte o monopólio comercial português, que obrigava o Brasil a fazer comércio apenas com Portugal.
http://www.historiamais.com/familia_real.htm

Compson escreveu:tudo bem, explique-se), gostaria de dizer que proteção comercial seletiva não é nenhuma novidade: foi muito bem implantanda no Brasil dos anos 1970 e resultou... Nos anos 1980!

Bem vindo ao passado... Yeah!

[ external image ]
Aguardo vc desenvolver melhor, seria bom esclarecer como isso se deu e pq vc considera positivo, já que a década de 80 foi uma das piores na história desse país.

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Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#64 Mensagem por oxente » 19 Set 2011, 06:55

Que o preço do carro no Brasil precisa baixar imediatamente é fato. Mas, se isso acontecer, gostaria de saber alguns meses antes, pra eu poder vender o meu carro no preço que paguei e injetar a grana nas parcelas do meu apê!

haha

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Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#65 Mensagem por Compson » 19 Set 2011, 11:20

Gilmor escreveu:
Compson escreveu:
Gilmor escreveu:Alias, sua receita não é novidade, é uma velha receita colonial..
Depois desenvolvo melhor, mas, além de desafiá-lo (dê um único exemplo de metrópole que tenha aberto o comércio exterior de qualquer uma de suas colônias, ah, não é bem isso que você quis dizer? ]
Serve Portugal?

Seis dias após a chegada D. João cumpriu o seu acordo com os ingleses, abrindo os portos brasileiros às nações amigas, isto é, a Inglaterra. Eliminando em parte o monopólio comercial português, que obrigava o Brasil a fazer comércio apenas com Portugal.
http://www.historiamais.com/familia_real.htm
Verdade, mas o contexto econômico internacional era totalmente diferente. No caso, nações amigas = Inglaterra, o que apenas substituía o monopólio português pelo monopólio inglês...

No caso atual dos automóveis, o "monopólio" não é de um país, mas do truste de montadoras europeias e americanas, que estão se cagando de medo das coreanas e, principalmente das chinesas. Por isso, esse truste que se aproveitar dos tratados de comércio para transformar a América Latina em uma reserva de mercado. Para mim, isso sim é colonialismo...
Compson escreveu:gostaria de dizer que proteção comercial seletiva não é nenhuma novidade: foi muito bem implantanda no Brasil dos anos 1970 e resultou... Nos anos 1980!
Aguardo vc desenvolver melhor, seria bom esclarecer como isso se deu e pq vc considera positivo, já que a década de 80 foi uma das piores na história desse país.
"Proteção comercial seletiva" é exatamente o que o governo fez, elevar impostos de produtos específicos para, supostamente, proteger a indústria nacional. Não vejo nada positivo nisso, tanto é que anos de políticas assim resultou na catástrofe dos anos 1980.

Por que isso é negativo?

Desvantagens:

- não gera necessariamente emprego no setor automobilístico; no máximo, impede a queda de emprego no curto prazo, pois uma parte da demanda que se voltaria para os importados, vai se voltar para os nacionais; em teoria, pode gerar queda de emprego no longo prazo, pois um preço maior no mercado permite às montadoras sobreviver sem exportar (mas é teoria).

- impede a instalação de novas empresas automobilísticas no Brasil, pois, antes de se instalar, elas precisam obter 65% de fornecedores nacionais;

- desestimula a utilização de tecnologia de ponta importada;

- desestimula o desenvolvimento tecnológico e a melhora da eficiência no setor de autopeças nacional, pois reduz consideravelmente a concorrência externa;

- aumenta o preço dos carros no Brasil;

- aumenta o clima de insegurança jurídico-política, pois a medida foi estabelecida por decreto, sem anúncio prévio nem debate público;

- beneficia justamente os Estados mais ricos, onde se concentra a indústria automobilística.

Vantagem:

- o trânsito das cidades tende a piorar menos com carros mais caros.

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Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#66 Mensagem por Gilmor » 19 Set 2011, 17:29

Compson escreveu: No caso atual dos automóveis, o "monopólio" não é de um país, mas do truste de montadoras europeias e americanas, que estão se cagando de medo das coreanas e, principalmente das chinesas. Por isso, esse truste que se aproveitar dos tratados de comércio para transformar a América Latina em uma reserva de mercado. Para mim, isso sim é colonialismo...
Não é preciso reinventar a roda pra sabermos que a AL ainda é quintal dos EUA e CIA, se não fossemos colônia não falaríamos ingreis e sim tupi guarani.
Compson escreveu: “Proteção comercial seletiva" é exatamente o que o governo fez, elevar impostos de produtos específicos para, supostamente, proteger a indústria nacional. Não vejo nada positivo nisso, tanto é que anos de políticas assim resultou na catástrofe dos anos 1980.
Elevar impostos sobre produtos específicos é o que todas as nações soberanas fazem.(já é um bom começo)
A crise dos anos 80 é fruto da crise do petróleo e do endividamento que bancou a “milagre brasileiro” nos anos 70, pouco tem a ver com a política alfandegária.

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Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#67 Mensagem por Carnage » 19 Set 2011, 22:11

Compson, mesmo com estes problemas que elencou, a Nissan reafirmou esta semana que irá construir uma fábrica no Rio de Janeiro, gerando um total estimado de 4 mil empregos.

Será que este medida do aumento do imposto não pode mesmo estimular as chinesas e coreanas a abrir fábrica aqui no Brasil? Afinal, o mercado é um dos mais tentadores.

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Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#68 Mensagem por Compson » 19 Set 2011, 22:18

Carnage escreveu:Compson, mesmo com estes problemas que elencou, a Nissan reafirmou esta semana que irá construir uma fábrica no Rio de Janeiro, gerando um total estimado de 4 mil empregos.

Será que este medida do aumento do imposto não pode mesmo estimular as chinesas e coreanas a abrir fábrica aqui no Brasil? Afinal, o mercado é um dos mais tentadores.
Então, o problema, principalmente para as chinesas, é que não adianta abrir fábrica no Brasil, precisa ter 65% de fornecedores nacionais. Mesmo que o carro seja montado no Brasil, se houver mais de 35% de componentes importados, incide o IPI mais alto. A JAC anunciou que cancelaria a abertura da fábrica, mas pode ser blefe.

Esse negócio dos 65% é um dos principais indícios que levanta a suspeita de lobismo... Sem contar que é muito difícil de calcular "objetivamente" o que são 65% de componentes nacionais. Não li a lei, mas também parece ser uma porta para a arbitrariedade.

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Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#69 Mensagem por Compson » 20 Set 2011, 13:18

Olha uns dados legais:

http://oica.net/category/production-statistics/

No total, o Brasil é o sétimo produtor de carros do mundo, com 3,6 milhões de unidades produzidas em 2010, exportando-se 0,5 milhão, a maioria para a América Latina ou África do Sul.

Alguém realmente acha que o mercado brasileiro tem capacidade de absorver 3 milhões de carros por ano por muito tempo? Não é de se espantar que, com esses resultados, os pátios das montadoras estejam cada vez mais cheios e as lojas de usados abarrotadas.

Com isso eu pergunto, leninistamente: que fazer?

Exportar. Aumentar a participação no mercado global. Entrar agressivamente nos mercados centrais (americano, europeu, asiático). Competir com os asiáticos (*).

Vocês acham mesmo que vamos conseguir competir internacionalmente com os asiáticos dando total proteção para que nossas empresas não compitam com os asiáticos no mercado interno?

Ora, proteger o mercado é condenar nossas empresas ao limite dos 3 milhões. É o contrário do crescimento!

É claro, talvez nossos lobistas tenham influência em Berlim ou Pretória, e logo Alemanha e África do Sul vão aumentar impostos para carros com menos de 65% de peças brasileiras. É uma alternativa; a outra é chutar o câmbio. Querem apostar?

(*) Por asiático, quero dizer "produção dos países asiáticos", pois as empresas asiáticas podem se instalar no Brasil e funcionar como as outras empresas locais, produzindo para o mercado interno, com poucas ambições de exportação. É o que acontece, na verdade!

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Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#70 Mensagem por bullitt » 20 Set 2011, 13:40

Acompanho um fórum financeiro e alguns detalhes importantes que foram levantados por lá:

- o cálculo dos 65% de componentes nacionais será feito com base no preço final do carro
- o preço final do carro inclui a margem de lucro e os custos que excluem os componentes (salários, marketing...)

Ou seja, vai beneficiar a indústria de componentes nacionais, mas nem tanto assim.

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Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#71 Mensagem por Gilmor » 20 Set 2011, 14:04

Compson escreveu: Ora, proteger o mercado é condenar nossas empresas ao limite dos 3 milhões. É o contrário do crescimento!
Acho que toda essa sua análise não leva em conta o contexto em que foram tomadas essas medidas.

O amigo parece esquecer que estamos na iminência de uma crise maior do que a marolinha de 2008, nesse caso é melhor salvar os dedos e esquecer os anéis.

Em 2008 a política foi fazer valer o mercado interno, pelo visto a receita funcionou...

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Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#72 Mensagem por Compson » 20 Set 2011, 14:52

Gilmor escreveu:O amigo parece esquecer que estamos na iminência de uma crise maior do que a marolinha de 2008, nesse caso é melhor salvar os dedos e esquecer os anéis.
Não estamos não... Existem muitas possibilidades: a Europa quebrar e os bancos não, os bancos quebrarem e a Europa não, todos quebrarem, ninguém quebrar, o impasse durar anos, décadas, os EUA se recuperarem, os EUA entrarem de novo em depressão, a China desaquecer, a China aquecer etc.

Apostar tudo na crise não é apenas um erro, é deficiência intelectual ou interesses escusos...

O mais transparente seria trabalhar com dados concretos, não chutes! Mas tomara mesmo que nossa equipe econômica tenha poderes premonitórios!

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Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#73 Mensagem por Pinter » 20 Set 2011, 15:35

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IPI: todas serão penalizadas, diz Anfavea
Aumento de 30 pontos percentuais do IPI vale para todos os importados e visa estimular e proteger a indústria nacional

Rodrigo Mora | 20/9/2011 09:55:00

Importadas têm planos seriamente afetados e podem abandonar o País

A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes dos Veículos Automotores) defendeu nesta segunda-feira, 19, mais uma vez, as medidas anunciadas pelo governo que, entre outras regras, elevam em 30 pontos percentuais o IPI para veículos importados de países que não sejam o México ou os que integram o Mercosul (a Argentina, predominantemente). E para aliviar a fúria dos importadores – como, principalmente, Kia, Hyundai, Chery e JAC – alegou que até mesmo as fábricas instaladas aqui serão penalizadas com as novas regras. Isso porque o aumento do imposto sobre produtos industrializados vale até mesmo para os importados de marcas instaladas industrialmente no País.

Cledorvino Belini, presidente da Anfavea e da Fiat, uma das principais beneficiárias do novo acordo, nega um suposto lobby entre governo e as marcas representadas pela entidade e afirma, incansavelmente, que tudo foi planejado para o bem da indústria nacional. “A indústria automotiva representa quase 23% do PIB nacional. Devemos proteger esse patrimônio e garantir o emprego de amanhã”, afirma Belini.

Novas regras

As novas regras sobre a aplicação do IPI dizem que todas as marcas que atuam no Brasil deverão cumprir três requisitos: destinar 0,5% de sua receita para pesquisa e desenvolvimento, ter, na média de todos seus veículos comercializados, 65% de nacionalização (60% no caso de automóveis argentinos e mexicanos); e cumprir compromissos (não detalhados) no processo de produção. Quem alcançar os três objetivos está livre do aumento do IPI nos carros nacionais ou trazidos do México e do Mercosul. Quem não atingir uma das premissas vai ter o aumento do imposto inclusive sobre os nacionais, argentinos e mexicanos. Carros trazidos de outros países sempre terão o IPI elevado em 30 pontos percentuais.

Daqui a 45 dias todas as marcas (fabricantes ou importadoras) deverão apresentar ao governo medidas para cumprir as novas regras. As importadoras, por não terem fábrica no Brasil, estarão automaticamente penalizadas.

Atualmente, o IPI é cobrado da seguinte maneira: 7% para veículos com motor de até 1 litro, 11% para veículos de 1 a 2 litros bicombustíveis, 13% para aqueles de 1 a 2 litros a gasolina, 18% para carros flex acima de 2 litros e 25% para veículos acima de 2 litros a gasolina. Com a mudança, os carros que não se enquadrarem passarão a recolher 37% (1.0 litro), 41% (de 1.0 a 2.0 flex), 43% (de 1.0 a 2.0 a gasolina ou diesel), 48% (acima de 2.0 flex) e 55% (acima de 2.0 a gasolina ou diesel).

Aumento x desconto

A pergunta que todos fizeram, sem uma resposta objetiva e concisa, foi: por que em vez de aumentar o IPI para importados, não abonar os nacionais no caso do cumprimento das novas regras? A justificativa de Rogélio Golfarb, vice-presidente da Anfavea e executivo da Ford: “não queremos fomentar a demanda, mas sim trabalhar na competitividade”. A gosso modo, é o mesmo que dizer “não queremos vender mais nacionais”.

Já que tais medidas visam “promover o desenvolvimento industrial e socioeconômico do País”, conforme prega a Anfavea, então qual a razão de terem sido lançadas agora, justamente no mesmo período em que os importados vivem seu auge no mercado nacional? “Porque a deterioração cambial nunca esteve tão ruim”, justifica Belini. O presidente da entidade se refere à balança comercial, que em 2006 registrava superávit de US$ 9,6 bilhões e em 2010 teve déficit de US$ 6 bilhões.

Apoiado num discurso nacionalista, Belini se irritou após tentar (e não conseguir) convencer que o governo e a entidade tomaram a medida certa: “nós temos que entender que o mundo está mudando, e temos que atrair investimentos para este País”, disse em elevado tom de voz.

Além de ter seu poder de escolha fortemente afetado, o consumidor brasileiro ainda corre o risco de ver os próprios nacionais subirem de preço com o enfraquecimento da concorrência dos estrangeiros. Confrontada a lançar um compromisso para a manutenção dos preços do veículos produzidos aqui (mexicanos e argentinos incluídos), a Anfavea declinou. “Se todas as marcas fizerem um acordo vira cartel”, disse Belini, que amenizou: “as montadoras não pretendem aumentar os preços, e a forte concorrência e disputa por participação no mercado também limitam”. A conferir.

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Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#74 Mensagem por Carnage » 20 Set 2011, 22:05

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassi ... -congelado
Anfavea não garante carros com preço congelado
Enviado por luisnassif, ter, 20/09/2011 - 11:09

Por Sanzio

Quando saiu a notícia do aumento do IPI para os carros chineses, a reação quase unânime aqui no blog foi de que isso seria um estímulo ao aumento de preços dos carros nacionais. Agora é oficial, as montadoras afirmam que o preço do carro pode subir e, numa atitude quase de deboche, dizem que um compromisso de não aumentar os preços caracterizaria cartel.

Da Folha de S. Paulo
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/indice ... 092011.htm
Montadora nega congelar preço de carro

'Se fizermos compromisso, é cartel', diz presidente da Anfavea; México fica mais atraente com custo de produção menor
Importador se encontra com ministra da Casa Civil e quer acordo antes de recorrer à Justiça contra novo IPI

DE SÃO PAULO


A Anfavea (associação das montadoras) declarou que não se comprometerá em manter o preço do carro nacional congelado, mesmo após a elevação em 30 pontos percentuais do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) dos importados.

"Não necessariamente o carro nacional vai subir por falta de competição. Até porque a disputa entre os produtos locais é grande", disse Cledorvino Belini, presidente da entidade.

O executivo, que também dirige a Fiat, alegou que desde 2005 o preço médio do carro no Brasil sobe menos que o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

A mudança pode representar reajuste de 25% a 28% nos preços para o consumidor que comprar um carro que tenha menos de 65% de componentes fabricados no país.

A alíquota de IPI variava de 7% a 25%, dependendo da potência e do tipo de combustível. Agora, ficará entre 37% e 55%. Para as empresas que cumprirem a nacionalização exigida pelo governo, não haverá mudança.

Questionado se as montadoras se comprometeriam a manter os preços, Belini afirmou que "se fizermos [esse] compromisso, é cartel". "Com a concorrência, o mercado limita qualquer aumento de preço. O compromisso é as empresas manterem seu '[market ]share' [participação nas vendas]."

O aumento do IPI pode beneficiar a produção na Argentina e, principalmente, no México, devido aos acordos que possibilitam a isenção do Imposto de Importação de 35%, cobrado de chineses e coreanos, por exemplo.

Os acordos têm regras menos rígidas do que aquelas que passaram a valer na sexta-feira, pois a exigência é de 60% de peças produzidas em quaisquer das partes (Brasil, Argentina ou México) para evitar elevação no tributo.

O presidente da Anfavea admitiu que "o México é mais competitivo, mas há toda uma estrutura logística que deve ser levada em conta". Estudo da própria Anfavea aponta que o custo de produção de um carro no Brasil é 60% maior do que na China (usada como parâmetro). No México, é só 20% superior.

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Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#75 Mensagem por Carnage » 20 Set 2011, 22:20

Conta que fiz hoje, com auxílio de uma rápida pesquisa na internet, numa discussão com amigos no trabalho.

Preço estimado do novo modelo do Honda Civic no Brasil: R$ 70.000
O peso dos impostos em toda a cadeia de produção no preço de um carro no Brasil é estimado em 36,4% do valor total. Ou seja, se tirando TODOS os impostos, o valor ficaria em R$44.520.

Preço do mesmo carro nos Estados Unidos, com imposto e tudo, num lugar onde o trabalhador médio ganha muito mais que o brasileiro, com dólar a R$1.78 e arredondando bem pra cima: R$40.000.

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