Shopping Center Norte : Perigo de explosão ?

Espaço destinado a conversar sobre tudo.

Regras do fórum
Responder

Resumo dos Test Drives

FILTRAR: Neutros: 0 Positivos: 0 Negativos: 0 Pisada na Bola: 0 Lista por Data Lista por Faixa de Preço
Faixa de Preço:R$ 0
Anal:Sim 0Não 0
Oral Sem:Sim 0Não 0
Beija:Sim 0Não 0
OBS: Informação baseada nos relatos dos usuários do fórum. Não há garantia nenhuma que as informações sejam corretas ou verdadeiras.
Mensagem
Autor
BUCHANAN'S
Forista
Forista
Mensagens: 241
Registrado em: 17 Jul 2010, 17:34
---
Quantidade de TD's: 8
Ver TD's

Shopping Center Norte : Perigo de explosão ?

#1 Mensagem por BUCHANAN'S » 27 Set 2011, 22:20

Exagero ou precaução? Nunca me contaram que o shopping tinha sido construido em cima de um lixão .
Esse Shopping tem um valor sentimental pra mim , era lá que eu levava as minhas namoradinhas pra pegar um cinema.
Qdo adolescente era lá que tomava uns porres na cervejaria e saia pra balada .

Tomara que consigam resolver esse problema ..

27/09/2011 - 18h36
Center Norte contesta Cetesb e diz que mantém funcionamento

O shopping Center Norte (zona norte de São Paulo) informou nesta terça-feira, por meio de comunicado, que mantém a normalidade de suas operações e que está tomando as medidas legais e administrativas em relação à decisão da prefeitura que determina o fechamento do estabelecimento.

O Center Norte foi multado em R$ 2 milhões hoje pela prefeitura. Os técnicos da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente também determinaram a suspensão das atividades do shopping, dos estacionamentos, e das lojas Carrefour e Lar Center, que funcionam no mesmo complexo. O motivo da multa e da suspensão é o não atendimento às exigências feitas pela Cetesb que multou o estabelecimento na semana passada por não ter instalado um sistema de extração de gases.

"O shopping não concorda com a medida, uma vez que tem cumprindo as exigências da Cetesb [Companhia Ambiental do Estado de São Paulo] para resolver a questão ambiental, por meio do monitoramento diário da área e das obras para a instalação de drenos para a exaustão do gás metano existente no solo, conforme os planos e os cronogramas apresentados à Cetesb em 31 de agosto de 2011 e sobre os quais até o presente momento não houve manifestação", informou a nota.

A prefeitura deu 72 horas para o shopping --um dos maiores da cidade-- suspender totalmente suas atividades. O fechamento é válido por tempo indeterminado, até que o estabelecimento comprove o cumprimento de todas as exigências ambientais.

Na inspeção desta terça-feira, o Center Norte também foi intimado a atender medidas previstas na legislação municipal: manter o piso de 30% da área dos estacionamentos permeável e que haja uma árvore para cada 40m² de estacionamento.

Na nota de hoje, o shopping diz que o gás metano identificado está localizado abaixo do piso do empreendimento, sob a camada de concreto, onde, segundo o estabelecimento, as condições para que ocorra uma explosão são nulas.

"O shopping Center Norte assegura que a normalidade de suas atividades não coloca em risco a segurança e a saúde de seus lojistas, funcionários, clientes e fornecedores, razão pela qual não concorda com a decisão do órgão público".

O estabelecimento, que tem 331 lojas e estacionamento com capacidade para 7.000 vagas, afirma em seu site ser "o shopping de São Paulo que apresenta o maior volume de vendas por m² entre todos os empreendimentos da cidade".

RECOMENDAÇÃO

A Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) informou hoje que recomendou cautela aos lojistas antes de se tomar qualquer providência "mais drástica".

"Todas as medidas já estão sendo tomadas, inclusive para que não ocorra o fechamento do centro de compras após o prazo dado de 72 horas. A Alshop, enquanto entidade que rege pelos direitos dos varejistas, está à disposição de todos, e acompanha de perto cada ação tomada pelo shopping, na certeza de que tudo será resolvido sem acarretar em prejuízos ao setor", afirmou o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun, por meio de nota.

CONTAMINAÇÃO

O shopping, construído em 1984 sobre um antigo lixão, sofre com a decomposição de material orgânico do subsolo, o que tem jogado gás metano, em níveis perigosos, para o interior de algumas lojas, segundo relatórios da Cetesb.

No último dia 16, a companhia colocou todo o terreno do Center Norte na sua lista de áreas contaminadas críticas e disse que havia risco de explosão.

A Cetesb também determinou multa diária de R$ 17.450 ao shopping, válida por um mês. A punição deve persistir enquanto o shopping não cumprir as medidas exigidas pelo órgão.

Segundo o Center Norte, um sistema para extração do gás opera há 40 dias e outros oito sistemas similares estão sendo instalados em pontos estratégicos.

Na sexta-feira (23), o shopping chegou a divulgar que, em visita ao estabelecimento, técnicos da Cetesb fizeram medição do metano "em locais estratégicos" e constataram que não havia presença do gás.

Mas a companhia desmentiu o estabelecimento e confirmou o risco de explosão caso o gás fique confinado em ambientes fechados.

[ external image ]

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/ ... ento.shtml

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

DO BIGODE
Forista
Forista
Mensagens: 1651
Registrado em: 21 Abr 2007, 19:14
---
Quantidade de TD's: 54
Ver TD's

Re: Shopping Center Norte : Perigo de explosão ?

#2 Mensagem por DO BIGODE » 27 Set 2011, 23:42

Tambem tenho lembranças desse shopping, trabalhei lá :lol: :lol:
O Bergamais ( antigo Bergamini ) do Lauzane Paulista também foi construido em cima de um antigo lixão.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

florestal
Forista
Forista
Mensagens: 3306
Registrado em: 08 Ago 2004, 09:15
---
Quantidade de TD's: 127
Ver TD's

Shopping Center Norte : Perigo de explosão ?

#3 Mensagem por florestal » 28 Set 2011, 01:24

A primeira vez que eu fui nesse Shopping foi em 1984/5. Eu ia fazer compras no Eldorado, onde é hoje o Carrefour, foi o primeiro supermercado aqui da Zona Norte com um certo padrão. Com o tempo o Eldorado ficou uma porcaria e surgiram outros supermercados pela Zona Norte, hoje já está cheio de supers por aqui.

Recordo-me que em 1988 fiz uma boa compra de roupas lá e que eram roupas boas, na década de 90 comprei na C&A.

Nos dias atuais eu vou nele somente em dias de semana, pois nos finais é muito cheio de gente e eu não gosto. Como eu gosto de cozinhar, passo sempre na loja Camicado para ver as novidades. Costumo comprar livros pela Internet e vou apanhar na Mega Store da Saraiva que tem lá.

No passado, eu gostava de comer macarrão com brócolis no restaurante Vienense (será que é mesmo esse o nome?), um restaurante com comida muito boa. Hoje só como comida natural, nada de massas.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

old owl
Forista
Forista
Mensagens: 3237
Registrado em: 17 Set 2006, 10:26
---
Quantidade de TD's: 54
Ver TD's

Re: Shopping Center Norte : Perigo de explosão ?

#4 Mensagem por old owl » 28 Set 2011, 09:27

Sinal dos tempos a lei sobre utilização de solo de areas especiais tem poucos anos, hj em dia ate areas onde foram instalados postos de gasolina ou oficinas mecanicas tem sua utilização posterior restringida, mas no caso do Center Norte pelo que eu entendi houve uma negligencia por parte dos administradores em implantar alguns dispositivos de segurança solicitados pelas autoridades, ate de custo bem aceitavel considerando o valor atual da area...Inclusive sei de projetos implatados em outros lugares que ate uitlizam para produção de energia eletrica os tais gases coletados, ou seja poderia ate ser vantajoso economicamente a implantação dos dispositivos de coleta de gases.

Esta questão de construções em areas degradadas me fez lembrar mais dois episódios. O de um conjunto habitacional construido se não me engano em Maua, que foi deposito de lixo quimico da Rhodia e o outro e da utilização de um terreno que existe em São Caetano do sul, ABC paulista, onde outrora foi instalada a fabrica do grupo Matarazzo que produzia o BHC, inseticida muito popular ate a decada de 70 hoje praticamente proibido no mundo inteiro pelos residuos que deixa no meio ambiente, imagino que este terreno este vago ate hj...Tempos atraz uma construtora fez uma consulta junto a Cetesb da possiblidade de utilizar a area para construção de um empreendimento qualquer e a resposta foi ate ironica... O orgão não via problema nenhum da utilização do terreno contanto que se fizesse uma remoção de solo de 190 metros de profundidade ou a implantação de uma laje de concreto de 4 metros de espessura...Quem passa na região ate conforme o dia ou condições do tempo ate hoje pode sentir o cheiro caracteristico do tal inseticida...

Ainda sobre o BHC existe um condominio residencial proximo de onde trabalho onde não podem ser abertos poços de agua devido a contaminação pelo tal inseticida

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Compson
Forista
Forista
Mensagens: 6415
Registrado em: 21 Nov 2003, 18:29
---
Quantidade de TD's: 135
Ver TD's

Re: Shopping Center Norte : Perigo de explosão ?

#5 Mensagem por Compson » 28 Set 2011, 11:10

old owl escreveu:o outro e da utilização de um terreno que existe em São Caetano do sul, ABC paulista, onde outrora foi instalada a fabrica do grupo Matarazzo que produzia o BHC, inseticida muito popular ate a decada de 70 hoje praticamente proibido no mundo inteiro pelos residuos que deixa no meio ambiente, imagino que este terreno este vago ate hj...Tempos atraz uma construtora fez uma consulta junto a Cetesb da possiblidade de utilizar a area para construção de um empreendimento qualquer e a resposta foi ate ironica... O orgão não via problema nenhum da utilização do terreno contanto que se fizesse uma remoção de solo de 190 metros de profundidade ou a implantação de uma laje de concreto de 4 metros de espessura...Quem passa na região ate conforme o dia ou condições do tempo ate hoje pode sentir o cheiro caracteristico do tal inseticida...
O terreno está na mesma... Não tem o que fazer! Se não me engano, a prefeitura abriu uma avenida e um viaduto que ligam a Guido Aliberti na Av. do Estado e só. Mas não tenho certeza de que é esse o terreno do BHC. Sei que esse está fodido também! Agora a prefeitura quer fazer um parque em parte (supostamente não contaminada) do terreno...

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Assuntos Gerais - OFF Topic - Temas variados”