Escritor israelense obtém da Justiça sentença que o declara sem religião.

Espaço destinado a conversar sobre tudo.

Regras do fórum
Responder

Resumo dos Test Drives

FILTRAR: Neutros: 0 Positivos: 0 Negativos: 0 Pisada na Bola: 0 Lista por Data Lista por Faixa de Preço
Faixa de Preço:R$ 0
Anal:Sim 0Não 0
Oral Sem:Sim 0Não 0
Beija:Sim 0Não 0
OBS: Informação baseada nos relatos dos usuários do fórum. Não há garantia nenhuma que as informações sejam corretas ou verdadeiras.
Mensagem
Autor
florestal
Forista
Forista
Mensagens: 3306
Registrado em: 08 Ago 2004, 09:15
---
Quantidade de TD's: 127
Ver TD's

Escritor israelense obtém da Justiça sentença que o declara sem religião.

#1 Mensagem por florestal » 25 Dez 2011, 12:03

Um exemplo de pessoa que, com sua atitude, pode transformar para melhor o mundo em que vivemos. Religião e a crença em um ser superior não prestam, servem apenas para espalhar falsas concepções acerca da vida e do mundo ou manter enormes contingentes de pessoas na mais negra miséria.
Escritor israelense obtém da Justiça sentença que o declara sem religião

[ external image ]
Yoram Kaniuk compara o judaísmo ao Islã



O escritor israelense Yoram Kaniuk (foto), 81, foi reconhecido por um tribunal como "sem religião", não pertencente, portanto, ao judaísmo no cartório.

"É uma decisão de importância histórica porque ela estabelece uma jurisprudência", disse.

Após ter solicitado sem sucesso ao ministério do Interior a eliminação de qualquer menção religiosa no documento de estado civil, o escritor apelou em maio à Justiça com o argumento de que não desejava pertencer "ao que se chama de religião judaica em Israel", a qual comparou ao islã no Irã.

Esta semana, o tribunal de Tel Aviv considerou que qualquer cidadão tem o direito de definir-se como "livre de religião", de acordo com a lei fundamental israelense sobre a liberdade e a dignidade humanas.

Até então, os tribunais israelenses haviam rejeitado os recursos de intelectuais laicos para autorizar a inscrição da menção "israelense" nos documentos, como nacionalidade, ao invés, por exemplo, de "judeu" e "árabe".

A associação "Eu sou israelense", que recebeu milhares de assinaturas de apoio, pede há vários anos que palavra "israelense" seja adotada nos registros de estado civil. Existem 134 grupos nacionais reconhecidos pela lei de Israel, incluindo minorias religiosas, mas não o "povo israelense".

O ministério do Interior, tradicionalmente dominado por partidos religiosos, não aceita a menção "povo israelense" por incluir judeus e não judeus, o que prejudica o caráter judaico do Estado. Há muitos anos, nacionalidade e religião não figuram nos documentos de identidade, apenas nos registros de estado civil.


Leia mais em http://www.paulopes.com.br/2011/10/escr ... z1hYe14aPp
Paulopes só permite a cópia deste texto para uso não comercial e com a atribuição do crédito e link.
Ao contrário do que se pensa, religião e crença em ser superior não são inofensivos, promovem o ódio, como no caso de israelenses e árabes ou atos selvagens, como o ataque às torres gêmeas, que foi feito em nome de deus e, posteriormente, a guerra que se seguiu com a invasão do Afeganistão e do Iraque, também feito pelos neoconservadores em nome de deus. Em São Paulo, a administração Kassab manda a polícia dar batidas nos bordéis a pedido da rede Record (Igreja Universal do Reino de Deus) e do vereador Polinário (Assembéia de Deus), levando para a delegacia pessoas cujo único crime é manter relações sexuais.

'Israel tem de decidir: ser país democrático ou país judeu religioso'


depoimento de Yoram Kaniuk, 81, a propósito de
Escritor israelense obtém da Justiça sentença que o declara sem religião.


Tomei a decisão por que não queria ser minoria em minha própria família [risos]. Sou casado há 50 anos com uma americana não judia. Minhas filhas nasceram aqui, serviram o Exército, são cidadãs israelenses, mas não são consideradas judias. Ganhei um neto e ele foi considerado "sem religião", por ser filho de não judia. Decidi que quero ser como o meu neto.

Cansei do controle da religião neste país. É um ciclo perigoso: os religiosos se fortalecem politicamente e impõem mais e mais a religião sobre nós. Até o calendário e o horário de verão são impostos pelos religiosos. Há um controle inaceitável sobre a vida das pessoas. Querem transformar Israel num Estado religioso.

Lutei pela criação deste país. O objetivo não era um Estado judeu. [David] Ben Gurion [fundador de Israel] não sonhou com isso, ele não acreditava em religião. O que ele queria era um lar nacional para o povo judeu.

Decidi que quero ter a nacionalidade judia, não a religião. Mas Israel não reconhece isso. Bibi [premiê de Israel, Binyamin Netanyahu] fala o tempo todo que os palestinos devem reconhecer o caráter nacional judeu de Israel, mas o próprio Estado não reconhece a nacionalidade judia sem a religião.

A decisão judicial é histórica. O juiz abriu uma brecha que, espero, levará à separação entre Estado e religião. Ainda não é uma revolução, mas pode ser o começo.

Esse veredicto pode começar a quebrar o monopólio político dos religiosos. Se houver separação entre Estado e religião, eles não terão mais o mesmo poder político. Hoje, nosso modelo lembra a Idade Média. Quando a religião tem o controle, a vítima é sempre a liberdade.

Minha mulher e minhas filhas nunca sofreram por não serem judias. Vivemos em Tel Aviv, uma cidade muito liberal. Mas é humilhante, porque não são como os outros.

Todas as reações que recebi até agora foram muito boas. Milhares de pessoas esperam por isso há anos, e acho que muitas seguirão o meu exemplo. Ninguém me atacou ainda, mas espero que isso aconteça [risos].Sou um lutador.

Israel tem de decidir: pode ser país democrático ou país judeu religioso. Não pode ser os dois. Religião é dogma, não aceita a democracia.

Se em um ou dois anos não acontecer uma mudança, este país está perdido. Se tornará um Estado religioso e sem mão de obra, sem soldados para defendê-lo nem gente capacitada para desenvolver alta tecnologia.

Sustentamos centenas de milhares de parasitas. Hoje quase 50% dos alunos de classes primárias são ortodoxos, e a maioria não se integrará ao Estado.

Além de tudo, a falta de separação entre Estado e religião permite que o fascismo se espalhe. O incêndio criminoso da mesquita no norte de Israel é só um exemplo.

Há fascistas nos assentamentos que fazem o que querem e o governo não faz nada. Atacam árabes, arrancam suas oliveiras, vandalizam mesquitas e o governo faz vista grossa, pois teme perder seu apoio político.

Chegamos a um beco sem saída. Por isso o veredicto que me foi concedido é tão importante: cria uma brecha histórica para mudarmos isso, para acabarmos com a legitimidade dos fascistas que usam a religião.

Se Israel for mais democrático e menos religioso, o Estado poderá agir contra esses hooligans.


Leia mais em http://www.paulopes.com.br/2011/10/isra ... z1hYfGZ8aX
Paulopes só permite a cópia deste texto para uso não comercial e com a atribuição do crédito e link.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Bob Guccione
Forista
Forista
Mensagens: 470
Registrado em: 18 Nov 2008, 09:49
---
Quantidade de TD's: 0
Ver TD's

Re: Escritor israelense obtém da Justiça sentença que o declara sem religião.

#2 Mensagem por Bob Guccione » 26 Dez 2011, 01:07

Mais sobre a face oculta de Israel:

ADL slams Shas spiritual leader for saying non-Jews 'were born to serve Jews'

Rabbi Ovadia Yosef says in Saturday sermon that 'Goyim have no place in the world - only to serve the People of Israel'; ADL chief calls Yosef's words 'hateful' and 'divisive'.

By Natasha Mozgovaya and Haaretz Service

The Anti-Defamation League on Tuesday condemned comments about non-Jews made this past weekend by Shas spiritual leader Rabbi Ovadia Yosef.

In a sermon given on Saturday on laws concerning what non-Jews are permitted to do on Shabbat, Yosef said: "Goyim [non-Jews] were born only to serve us. Without that, they have no place in the world – only to serve the People of Israel."

"Why are gentiles needed? They will work, they will plow, they will reap. We will sit like an effendi and eat."

According to Yosef, death has "no dominion" over non-Jews in Israel.

"With gentiles, it will be like any person - they need to die, but [God] will give them longevity. Why? Imagine that one’s donkey would die, they’d lose their money. This is his servant... That’s why he gets a long life, to work well for this Jew.”

On Tuesday, the ADL said that Yosef's comments contributed "to an atmosphere of hatred and a global trend of intolerance."

"It is disturbing to see any religious leader, and particularly Rabbi Ovadia Yosef, use their podium to preach such hateful and divisive ideas," ADL chief Abraham H. Foxman said.

"In a world where bigotry and prejudice are prevalent, it is especially important for religious leaders to use their influence to teach respect and acceptance," he continued.

In August, Yosef sparked controversy when he called for Palestinian Authority President Mahmoud Abbas to "perish from this world" and said that Palestinians were "evil, bitter enemies of Israel."

http://www.haaretz.com/jewish-world/adl ... s-1.320235

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais - OFF Topic - Temas variados”