Filho de Tancredo Neves vai à Justiça para esclarecer sua morte

Espaço destinado a conversar sobre tudo.

Regras do fórum
Responder

Resumo dos Test Drives

FILTRAR: Neutros: 0 Positivos: 0 Negativos: 0 Pisada na Bola: 0 Lista por Data Lista por Faixa de Preço
Faixa de Preço:R$ 0
Anal:Sim 0Não 0
Oral Sem:Sim 0Não 0
Beija:Sim 0Não 0
OBS: Informação baseada nos relatos dos usuários do fórum. Não há garantia nenhuma que as informações sejam corretas ou verdadeiras.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
_Born
Forista
Forista
Mensagens: 3961
Registrado em: 25 Jun 2009, 20:39
---
Quantidade de TD's: 161
Ver TD's

Filho de Tancredo Neves vai à Justiça para esclarecer sua morte

#1 Mensagem por _Born » 09 Fev 2012, 17:25

http://www.hojeemdia.com.br/noticias/po ... e-1.404289

Família diz que documentação possibilita a apuração das circunstâncias e responsabilidades pelo atendimento

Quase 27 anos após a morte obscura de Tancredo Neves, eleito presidente da República em 1985, a família dele quer que as circunstâncias da internação e falecimento venham à tona.

Para isso, entrou na Justiça Federal, em Brasília, com pedido de um habeas data para que o Conselho Federal de Medicina, o Conselho Regional de Medicina de São Paulo e o Conselho Regional do Distrito Federal entreguem todas as sindicâncias, inquéritos ético-disciplinares, documentos e depoimentos dos médicos referentes ao atendimento prestado ao presidente.

A intenção é de se esclarecer as circunstâncias e causa da morte, com a possível responsabilização da equipe médica. Tancredo Neves foi eleito presidente, por meio do voto indireto de um colégio eleitoral, em 1985, mas não chegou a assumir a cadeira. Morreu no dia 21 de abril do mesmo ano, em São Paulo. A tensão do momento tinha como pano de fundo o fim da ditadura militar.

Tancredo seria o primeiro presidente após o período de chumbo. Sua internação foi cercada de mistérios. No dia 14 de março, dois dias antes a da posse, foi internado em estado grave no Hospital de Base, em Brasília, para “tratar de antigas dores abdominais”.

Depois, foi levado ao Incor, em São Paulo. Assumiu o Executivo federal, à época, José Sarney. Na última quarta-feira (8), familiares do ex-presidente Tancredo Neves entraram na Justiça para requerer os documentos acerca da morte.

O Conselho Federal de Medicina abriu procedimento para apurar as circunstâncias do falecimento. Porém, as conclusões nunca vieram a público. Os advogados da família são Juliana Porcaro Bisol, Bruno Prenholato e Cláudia Duarte. Eles ainda contam com o apoio do historiador Luís Mir. “O habeas data médico do presidente Tancredo Neves possibilita definir as responsabilidades dos médicos envolvidos nesse caso. É também uma reparação histórica para aqueles momentos difíceis que a sociedade brasileira teve que enfrentar, quando o presidente, o líder da redemocratização e primeiro civil a ser eleito depois de 21 anos de ditadura, foi mal diagnosticado e mal operado (sem necessidade) às vésperas de sua posse na Presidência da República”, afirmaram os representantes da família.

Luís Mir é autor de livro sobre o episódio que resultou na morte de Tancredo Neves. Para ele, o presidente poderia ter sido salvo se erros primários não tivessem ocorrido com a equipe médica que cuidou do caso.

“Os documentos, junto com os prontuários médicos já em posse da Família Neves, fecham esse trágico capítulo da história brasileira, além de recuperar a verdade médica, ética, sobre as responsabilidades dos médicos envolvidos no atendimento prestado a Tancredo”, entenderam os representantes da família.

O presidente foi diagnosticado com uma apendicite aguda com abscesso e suspeita de peritonite. Em entrevista recente, Mir disse que se via na ecografia um tumor, com necrose, gás e líquido (suspeita de infecção).

Com a bênção de Aecin Snow? ^^

Pela lógica, o próximo é o Ulysses Guimarães?

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Sabrina (Ribeirão das Neves)
    por marciomms1 » » em Belo Horizonte / Acompanhantes
    1 Respostas
    2470 Exibições
    Última mensagem por coelhodoido2010
  • Carolina Neves (11) 91895-2418
    0 Respostas
    1588 Exibições
    Última mensagem por Pato Roco
  • Bruna Lopes/Ariel Neves
    7 Respostas
    635 Exibições
    Última mensagem por viajando a procura

Voltar para “Assuntos Gerais - OFF Topic - Temas variados”