Dormir é "chave" para combater a obesidade

Espaço destinado a conversar sobre tudo.

Regras do fórum
Responder

Resumo dos Test Drives

FILTRAR: Neutros: 0 Positivos: 0 Negativos: 0 Pisada na Bola: 0 Lista por Data Lista por Faixa de Preço
Faixa de Preço:R$ 0
Anal:Sim 0Não 0
Oral Sem:Sim 0Não 0
Beija:Sim 0Não 0
OBS: Informação baseada nos relatos dos usuários do fórum. Não há garantia nenhuma que as informações sejam corretas ou verdadeiras.
Mensagem
Autor
Mister Farinha
Forista
Forista
Mensagens: 2618
Registrado em: 10 Out 2009, 18:33
---
Quantidade de TD's: 566
Ver TD's

Dormir é "chave" para combater a obesidade

#1 Mensagem por Mister Farinha » 27 Set 2013, 10:59

Dormir é "chave" para combater a obesidade

As campanhas de saúde para combater a obesidade tendem a se concentrar na importância de uma dieta saudável e da prática de exercícios físicos. Mas a esta equação também devem ser somadas boas noites de sono. Pesquisas recentes mostram que comer menos e de forma mais saudável, além de se exercitar diariamente, tem pouco resultado na redução dos níveis de obesidade.

Talvez, a razão por trás disso possa ser encontrada em vários estudos que mostram que poucas horas de sono podem estar associadas à obesidade em adultos e crianças. E é mais do que coincidência o fato de que, nos últimos anos, as pessoas vêm dormindo menos ao passo que tem aumentado o número de obesos.

Por meio de exames de ressonância magnética, cientistas mostraram que a falta de sono afeta áreas do cérebro responsáveis pela tomada de decisões complexas e a vontade de ter "recompensas", o que pode levar a escolha por alimentos calóricos e com alto teor de gordura.

Maçã ou cupcake?
Noites mal dormidas também afetam os níveis dos hormônios da fome, provocando uma queda nos níveis de leptina, que regula o consumo de alimentos e sinaliza quando já comemos o bastante, e o aumento do nível de grelina, que estimula o apetite e produção de gordura.

As pesquisas indicam que essas variações hormonais elevam em 24% a sensação de fome, em 23% o apetite e em 33% a vontade consumir comidas calóricas e gordurosas. Os levantamentos mostram ainda que as pessoas que dormem pouco ficam ávidas para beliscar entre as refeições, temperar demais os alimentos, comer menos legumes e verduras e mais junk food. Afinal de contas, quando está com sono, o que você prefere: uma maçã ou um cupcake?

A campanha pelo "coma menos, mova-se mais" não terá muitas chances de sucesso se não for combinada a orientações para que as pessoas durmam mais.

Fonte: BBC BRASIL.com (Portal Terra • 27 de Setembro de 2013 • 09h22 • atualizado às 09h41)

======================================
Caros confrades "gorduchos" da madrugada:

Acreditam nessa merda?... :? :doubt: ou querem que vocês fujam da "bagaça" e durmam mais cedo? :-k

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

drettia
Forista
Forista
Mensagens: 171
Registrado em: 18 Set 2013, 17:13
---
Quantidade de TD's: 0
Ver TD's

Re: Dormir é "chave" para combater a obesidade

#2 Mensagem por drettia » 27 Set 2013, 17:12


Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Rodrigão
Forista
Forista
Mensagens: 4048
Registrado em: 12 Jun 2004, 13:40
---
Quantidade de TD's: 79
Ver TD's

Re: Dormir é "chave" para combater a obesidade

#3 Mensagem por Rodrigão » 28 Set 2013, 11:29

pode crer.


Rodrigão.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

florestal
Forista
Forista
Mensagens: 3306
Registrado em: 08 Ago 2004, 09:15
---
Quantidade de TD's: 127
Ver TD's

Dormir é "chave" para combater a obesidade

#4 Mensagem por florestal » 28 Set 2013, 13:10

Esse assunto eu domino bem porque tenho distúrbio do sono e participo de fóruns que existem nos Estados Unidos.

A reportagem está mal feita. Quem tem alguma desconfiança que pode ter algum problema relacionado ao sono deve fazer uma polissonografia http://www.sono.org.br/paciente/exames.php ; a pessoa vai lá dormir cheia de fios por uma noite e com uma câmera a vigiando e ela vai descobrir qual o seu problema.

Existem mais de 100 doenças catalogadas de distúrbio do sono, é muita coisa para ficar falando aqui: bruxismo, ranger de dentes, pernas inquietas, apneia, hipopnéia, insônia, etc...

Um erro crasso que podemos ver nessa reportagem é o que grifaram em vermelho: dormir poucas horas não significa nada, não existe um padrão de quantas horas é ideal, evidentemente se a pessoa sente que tem de sair da cama cansado e com sono por causa do trabalho, então isso é prejudicial. Os cães, por exemplo, dormem algumas horas e acordam, depois dormem mais algumas horas e acordam, não é um sono direto e noturno como o nosso e se um humano treinar, ele pode passar a dormir como um cão, sem prejuízo de sua saúde.

Outra coisa, muito mais importante do que quantas horas é a qualidade do sono. Eu, por exemplo, tenho problemas com o sono profundo. A arquitetura do sono divide-se em Sono NÃO-REM 1 e 2 (que são leves) e 3 e 4 ( (profundos) e sono REM (profundo), que normalmente acontece ao final, quando a pessoa está para despertar, nessa fase reviramos os olhos e sonhamos e nela também que produzimos nossos hormônios, entre os quais os hormônios do crescimento e a testosterona.

A primeira polissonografia que eu fiz, meu sono se concentrou, tipo 80%, nos sonos NÃO-REM 1 e 2. Então minha dificuldade é com o sono profundo e, em assim sendo, de nada adianta eu permanecer na cama por 15 horas se eu não tenho o sono profundo adequado.

A falta desse sono profundo provoca disfunção erétil, entre outras doenças. A apneia não tratada provoca ataque cardíaco, derrame cerebral, etc. Quase todas as doenças do sono provocam também obesidade.

Então, o caminho é a polissonografia, a maioria dos planos de saúde pagam esse exame, é só pedir a guia ou pedido com o seu médico; alguns planos de saúde colocam dificuldades. Pagando, esse exame, da última vez que orcei, ficava em 800 reais.

No Brasil, estatisticamente, existem muitas pessoas que possuem doenças do sono mas não sabem. Fizeram uma estatística nos Estados Unidos para descobrir qual o percentual de pessoas com esse problema e chegaram a um número, não me recordo qual. Pois bem aplicado esse número ao Brasil, se constatou que a quantidade de pessoas que buscaram tratamento é muito pequena em relação ao que efetivamente deve existir.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

marvosa5
Forista
Forista
Mensagens: 1395
Registrado em: 11 Jan 2011, 17:59
---
Quantidade de TD's: 133
Ver TD's

Re: Dormir é "chave" para combater a obesidade

#5 Mensagem por marvosa5 » 28 Set 2013, 15:17

Mais um distúrbio "floresta"? :oops: :wink:

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais - OFF Topic - Temas variados”