Andrew_Kiernan escreveu:Isso me lembrou uma das passagens mais legais das Cronicas de Gelo e Fogo, conhecida popularmente pela série Game of thrones. Não sei se o trecho está na série, mas no livro segue assim:
"Varys se dirigindo a Tyrion lhe diz: - "Posso deixá-lo com um pequeno enigma, Lorde Tyrion? - Não esperou resposta.- Numa sala estão sentados três grandes homens, um rei, um sacerdote e um homem rico com o seu ouro. Entre eles está um mercenário, um homem pequeno, de nascimento comum e sem grande inteligência. Cada um pede a ele para matar os outros dois. 'Faça isso', diz o rei, 'pois eu sou o governante por direito'. 'Faça isso', diz o sacerdote, 'pois estou ordenado em nome dos deuses.' 'Faça isso", diz o rico, 'e todo este ouro será seu.' Agora, diga-me: Quem sobrevive e quem morre?"
.
.
- "O poder reside onde os homens acreditam que reside. Nem mais, nem menos."
Perfeito, Maquiavel cita muito bem que se dinheiro fosse poder, Dario teria dominado Alexandre, o Grande; os gregos aos romanos; Carlos da Borgonha os suiços e os Florentinos junto com o Estado Papal, não teriam tido dificuldade de vencer Francesco Maria.
Já um juiz tem poder e influência mas será que ele pode bater de frente com o desembargador corregedor?
A mesma vaidade que alimenta os homens significa que se sempre tem alguém abaixo de você, também tem alguém acima.
E o final das contas, como aqui é Brasil, ambos correm risco de morrerem vítimas de um bandidinho pé de chinelo, feio, fudido, favelado, drogado, sem instrução como já vi algumas vezes nos jornais, basta estarem no lugar errado na hora errada. E não falo de crime premeditado, mas de violência urbana mesmo, como nos casos do médico esfaqueado na Lagoa ou o professor belga da Uff morto a tiros no Rio.