Horita escreveu:Agora, os comentários:
1) O título da pesquisa está errado.
Não é "Mulher que usa sexualidade no trabalho ganha menos", e sim "Mulher que admite usar sexualidade no trabalho ganha menos".
Qualquer mané com um mínimo de informação sabe que especialmente em pesquisas que envolvem sexo, a verdade é coisa pouco frequente... assim, a pesquisa só pode comparar as que admitem ter usado a sexualidade e as que não admitem.
2) Correlação não indica causação.
"Há conseqüências negativas paras as mulheres que usam a sexualidade no local de trabalho", afirmou o professor Arthur Brief, da Universidade de Tulane, ao "USA Today".
Isso é lixo puro.
Não é por que elas utilizaram, que estão na pior.
Pode até ser que por não serem boas profissionais (tecnicamente falando) que elas tenham "apelado" para a sexualidade.
Assim, a causação pode estar entre "não ser boa tecnicamente" e "precisar apelar para a sexualidade".
Talvez, a causação maior seja outra:
Uma pessoa que admite para um pesquisador que usou o sexo no trabalho é idiota. Existe correlação entre "ser idiota" e "ser incompetente", e entre "ser incompetente" e "ganhar menos".
Não conheço ninguém que tenha expulsado uma mulher por fazer uso de sua sexualidade. Conheço vários casos de mulheres que subiram por usar a sexualidade. A sexualidade é uma arma (desleal) de competição no mundo corporativo. Isso é assim desde o tempo em que éramos chimpanzés caçando mamutes. Querer usar mentiras para convencer as pessoas do contrário é estupidez, lavagem cerebral de puritanos que pensam que o povo é idiota. Se querem combater isso, não o façam com mentiras.
Enfim... no mundo corporativo, a sexualidade é um "crédito", não um "débito" na carreira de alguém, seja homem ou mulher.
Essa pesquisa tá mais pra ideológica do que pra factual...
No mundo real (e não no ideal), dar pro chefe é passaporte pra promoção e proteção, não pra discriminação e olho da rua.
Um indício disso é que mulheres bonitas costumam se dar melhor no mundo corporativo do que mulheres feias. As mais atraentes sexualmente tem mais oportunidades de carreira, as pessoas são mais tolerantes com seus erros, e procuram ajudá-la com suas dificuldades. Além disso, vendem mais.
Seu raciocínio está certo em um ponto ... mulheres que usam de seu charme, beleza, ou artifícios sexuais para subir na carreira tendem a ser incompetentes mesmo, é o que resotu a ela usar para subir na carreira ...
Agora, outros pontos discordo, pois voce está usando um estudo feito em mulheres americanas com pensamento de Brasileiro ... nõa dá certo ... para quem trabalha ou já trabalhou lá , entende por um outro angulo a pesquisa ....
Primeiro, americanos mentem menos que nós ... é cultural ...
Segundo, apesar de ser o país da industria pornográfica, em matéria de trabalho, as leis são muito severas, todo funcionário que se valer deste tipo de artifícos pode ser processado, e lá, diferentemente daqui, a justiça funciona, e é rápida.
Com relação a isto vou te dar um exemplo que eu mesmo vivi ... logo que me mudei para lá, ia trabalhar de terno e gravata ( industria tecnologica) , estranhei no começo pois só eu trabalhava de terno e gravata e as pessoas pareciam não me escutar ... comentei isso com meu chefe ( que não trabalhava de terno e gravata ) e a resposta dele foi simples .... somente alguns ramos ( financeiro, seguros, advocacia, diretores de alto escalão e presidentes, alias Steve Jobs, presidente da Apple só usa tenis, calça Jeans e camiseta preta, salvo raríssimos eventos onde voce ve ele de blazer

) trabalham com terno e gravata ... no segmento que eu estava, as pessoas de terno e gravatas e que não eram de nivel hierárquico muito elevado, eram considerados incompetentes e tentavam compensar usando ternos ( salvo quando voce vai visitar um cliente, ai sim, terno e gravata).... no dia seguinte passei a ir como os demais, camisa de manga curta, sapatos esportivos, calça jeans ... a mudança foi notória e imediata ... acredito que a analogia se aplique perfeitamente aqui ...
Conclusão no caso das roupas, meu próprio chefe as vezes trabalhava de tenis, na cabeça deles não é a roupa que faz a competencia, e sim o conforto da roupa, pois assim voce produz mais, melhor e mais rápido se não ficar preocupado se a gravata está torta, perder tempo tirando e pondo paletó e se sentindo encomodado com o colarinho ...
No meu caso, não presenciei nenhum caso de mulher usando charme, esfregando peito, mostrando decote , * alias decote é algo raro no ambiente corporativo lá ... alias para nossos padrões, as mulheres lá são mau vestidas no trabalho ... esqueçam o que veem em filmes ..., claro salvo setores acima descritos. A mulher lá rala mais que homem para ter o mesmo salário, na mesma posição, ai já é outro problema ...