GP escreveu:As reclamações são sempre muito bem ouvidas. O problema é que as pessoas tendem a reclamar quando estão por algum motivo irritadas (quando levou uma advertência ou teve um tópico retirado) e isso acaba levando as acusações.
Sem querer entrar numa de chat, via fórum, penso que podemos expandir um pouco essas reflexões.
Quando eu sugeri a criação de um corpo de ouvidores, nem passou pela minha cabeça que as reclamações não são ouvidas no modelo atual! Sou testemunha disso, tanto que afirmei que "na Bahia, o pião..." Minha idéia foi separar em pessoas distintas: a) quem deve ouvir b) quem pode / deve punir.
O(s) Ouvidor(es) não seria um "servidor" da Adm / Moderação, mas um canal de interlocução. Um forista - sem ferramentas punitivas, nem acesso a áreas reservadas do fórum - que filtraria queixas, poupando, inclusive, a Adm / Moderação de algumas chateações.
A segunda parte da observação transcrita (as pessoas tendem a reclamar quando estão por algum motivo irritadas) aliás, me convence do acerto dessa medida: o forista pode "desabafar" com o Ouvidor, sabe que sua bronca será encaminhada, porém de maneira "desbarracada"...
Note que está implícito que neguinho denuncia, quando poderia, civilizadamente, reclamar! Há, evidentemente, os casos crônicos e patológicos. Para esses lima, esmeril, cauterização a laser! Não penso, entretanto, serem esses a maioria...
Sem ferramentas punitivas, o Ouvidor não será elegível como alvo de barracos (imagino). Ele funcionaria como um "amortecedor". E, de repente, se aidéia der certo, a Ouvidoria poderá se tornar uma "escola de formação de moderadores", como estágio necessário a "esverdear-se". Ih, comecei a viajar!
Considerem aí. E vão desculpando se falei merda!