Será que as agências de modelo vão ser processadas algum dia por tráfico de mulheres?

Espaço destinado a conversar sobre tudo.

Regras do fórum
Responder

Resumo dos Test Drives

FILTRAR: Neutros: 0 Positivos: 0 Negativos: 0 Pisada na Bola: 0 Lista por Data Lista por Faixa de Preço
Faixa de Preço:R$ 0
Anal:Sim 0Não 0
Oral Sem:Sim 0Não 0
Beija:Sim 0Não 0
OBS: Informação baseada nos relatos dos usuários do fórum. Não há garantia nenhuma que as informações sejam corretas ou verdadeiras.
Mensagem
Autor
Platinum.Transiton.Metal
Forista
Forista
Mensagens: 133
Registrado em: 04 Jul 2006, 16:45
---
Quantidade de TD's: 1
Ver TD's

Será que as agências de modelo vão ser processadas algum dia por tráfico de mulheres?

#1 Mensagem por Platinum.Transiton.Metal » 15 Abr 2007, 22:30

Deu na Folha de S. Paulo, hoje (os links só funcionam para quem é assinante do UÓ):

Modelos devem a agências antes da primeira foto
( http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidi ... 200701.htm )


(…) Eugenia ainda nem começou a trabalhar e, por isso, não ganhou dinheiro algum em São Paulo. Mas a garota de 15 anos já tem um débito com a agência que pretende contratá-la: a viagem e a estadia em São Paulo foram pagas por seus futuros contratantes e serão descontadas dos primeiros cachês que ela receber.

A maioria das new faces (nome usado para designar modelos novas no mercado) tem história parecida: elas começam a dever antes mesmo de subir na passarela e posar para uma foto. As principais agências de São Paulo trabalham em esquema de "adiantamento". Ou seja, pagam para as modelos que vêm de outras cidades a passagem, o book, o aluguel em um apartamento que será dividido com outras modelos e, em alguns casos, até uma "semanada" (mesada semanal). Mas tudo é descontado dos primeiros cachês que elas recebem. O "adiantamento" transforma em devedoras garotas que ainda não completaram a maioridade e os "descontos" fazem com que elas demorem a ter em mãos o dinheiro fruto do próprio trabalho.

"Passei alguns meses passando fome, sabe como é, comendo só miojo", diz Michelly Machri*, 26, que veio para São Paulo aos 15. Ela assume que foi um aperto, mas não reclama. "Foi a maneira que eu tive de começar na profissão. Seria muito difícil para os meus pais pagarem todas essas despesas", conta a moça, que veio de Florianópolis. "Depois de dois meses em São Paulo comecei a namorar e a filar almoço na casa da sogra", ela conta, sorrindo. Afinal, é um caso bem sucedido. Hoje ganha seu dinheiro e mora com o marido. Não tem nenhuma dívida.
"Eu trabalhava, trabalhava e quando via não sobrava nada na minha mão", diz a estudante Karine Bortolim, 17, que depois de ter caído nas graças do povo da moda e trabalhar como modelo por um ano e meio acabou desistindo da profissão.


*Aquela garota do comercial da Sukita que depois virou capa da Playboy, lembram?

Mães e jovens aceitam os esquemas das agências
( http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidi ... 200707.htm )


(…) De acordo com o advogado trabalhista João Sady, o esquema de trabalho proposto pelas agências de modelos esbarra na ética. "Não é correto que o funcionário de uma empresa, mesmo que tenha débito com o empregador, não ganhe nada. A dívida nunca pode ser maior que o seu salário", explica.
Isso, porém, não incomoda as futuras modelos. "Sei que vão descontar e concordei", diz a estudante Eugenia, categórica aos 15 anos.


Vale lembrar que por coisa parecida (ou por MUITO menos do que isso), muita gente tem sido pega pela PF e ido para a cadeia por “tráfico de mulheres” e/ou então “exploração de menores”. E aí, como ficaria no caso dessas agências? Será que elas seriam poupadas só por causa que pertence ao “chique mundinho fashion”?

Não estou aqui achando que não deveria haver punição nenhuma, pelo contrário, mas às vezes eu acho que há muita hipocrisia por aí…

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Agências ou Fichas Rosas.
    por Rasbula » » em Pedido de Informações
    3 Respostas
    1009 Exibições
    Última mensagem por Undying
  • Qual o problema de gurias de agências?
    15 Respostas
    3376 Exibições
    Última mensagem por Qualquer1
  • Diferencia entre privês e agencias
    por Velho putero » » em Pedido de Informações
    0 Respostas
    501 Exibições
    Última mensagem por Velho putero
  • Será que é golpe?
    por Nicolaswpc » » em Pedido de Informações
    3 Respostas
    942 Exibições
    Última mensagem por Tiburon
  • Será que golpe ? Ajuda aí kk
    por kaok87 » » em Pedido de Informações
    10 Respostas
    1045 Exibições
    Última mensagem por antonio13

Voltar para “Assuntos Gerais - OFF Topic - Temas variados”