Largada para 2010 - Panorama da política atual e os rumos para a sucessão presidencial.

Espaço destinado a conversar sobre tudo.

Regras do fórum
Responder

Resumo dos Test Drives

FILTRAR: Neutros: 0 Positivos: 0 Negativos: 0 Pisada na Bola: 0 Lista por Data Lista por Faixa de Preço
Faixa de Preço:R$ 0
Anal:Sim 0Não 0
Oral Sem:Sim 0Não 0
Beija:Sim 0Não 0
OBS: Informação baseada nos relatos dos usuários do fórum. Não há garantia nenhuma que as informações sejam corretas ou verdadeiras.
Mensagem
Autor
Carnage
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 663
Ver TD's

Largada para 2010 - Panorama da política atual e os rumos para a sucessão presidencial.

#1 Mensagem por Carnage » 10 Nov 2008, 13:45

Tópico para discussões polêmicas.
O que esperar para a sucessão do nosso querido "sapo barbudo"? :roll:

Começo posto um texto bastante interessante, que pode suscitar comentários também interessantes.

Foi postado no blog do Azenha. Originalmente é do site do Eduardo Guimarães, mas esta versão possuí um comentário introdutório do Azenha.

Concordam com eles?
AÇÃO POLÍTICA DE LULA CONTRIBUI PARA A DESMOBILIZAÇÃO
Atualizado em 09 de novembro de 2008 às 11:15 | Publicado em 08 de novembro de 2008 às 19:50

Eu pretendia escrever a respeito, mas acabei atropelado pelo Eduardo Guimarães. Que resumiu melhor do que eu resumiria. Antes de passar a bola ao Eduardo, no entanto, me permito fazer uma análise que é típica do Partido dos Trabalhadores e sua "correlação de forças".

Dizem alguns comentaristas deste site que o presidente Lula é prisioneiro do sistema político brasileiro, da necessidade de alianças para a governabilidade, do atraso institucional do Brasil. Portanto, tem as mãos amarradas. Para persistir no poder precisa ir levando. Como democrata deve exibir "paciência". Precisa preservar os avanços obtidos. É o melhor que pode fazer.

Acho até que isso seria aceitável, mas não depois de seis anos de governo. Depois de seis anos de governo, com alta taxa de popularidade, um presidente da República tem as mãos quase livres para agir. Não, não estou advogando medidas autoritárias. Até porque, numa sociedade complexa como a brasileira, elas não levam a lugar algum. Com o alto grau de concentração econômica existente no país e com um Congresso poderoso um presidente pode muito menos, de fato, do que parece.

Em sociedades da informação, no entanto, o presidente dispõe do poder de púlpito. Através de discursos, de entrevistas, de comícios o presidente dispõe de um poder de mobilização. Ainda que sob intenso boicote da mídia corporativa, um presidente da República pode e deve participar da vida política nacional. Esse é o papel e a função dele, não apenas o de uma peça decorativa.

Lula é esperto. Espertíssimo. Um sobrevivente. Que colocou o seu gênio político a serviço de uma causa. Provocou avanços históricos em um país abençoado com uma das elites mais retrógradas do universo. Afrikaner, na definição de um internauta. Uma definição perfeita. Desde o "trauma" do escândalo do mensalão, no entanto, o presidente da República joga na retranca. Não fez um movimento sequer no sentido da mobilização política necessária a transformar um país como o Brasil. Nada.

O comportamento de Lula no caso do banqueiro Daniel Dantas é apenas sintoma de uma opção política. Pouco me importa o destino do banqueiro. O que importa é o que o comportamento do presidente da República significa para o Brasil. Lula optou pela acomodação a qualquer custo. Em minha modesta opinião, decidiu disputar com José Serra não a preferência do eleitorado, mas do empresariado. Lula virou as costas para as ruas e se entregou aos conchavos de bastidores.

Com isso, repito, na minha modesta opinião o presidente da República esgotou o seu papel na política brasileira. Já deu o que tinha que dar. Não é de hoje, nem é por causa do episódio do banqueiro. Houve muitos outros, ao longo dos últimos meses. Existe um conchavão nacional em andamento, do qual a candidatura à Prefeitura de Belo Horizonte é sintomática. Um conchavão entre PSDB e PT.

"Lula, tudo bem; mas o PT", dizia a campanha de Gilberto Kassab em São Paulo. É sintomático. O presidente da República dá as costas ao próprio partido que o elegeu. Não quero crer que seja por algum problema de personalidade, nem de maldade. Acho que é uma questão de sobrevivência. Lula quer sobreviver intacto para 2014. E pelo jeito ele concluiu que essa sobrevivência passa pelo abandono da luta política. Ao não contribuir para a mobilização política dos brasileiros, nem mesmo no plano superficial, o presidente da República contribui para a desmobilização.

Até o Obama, que é o supra-sumo do vaselina, produto político da máquina partidária dos democratas de Chicago, a cidade dos acertos de bastidores, indicou para chefe de gabinete um deputado que é um trator e ganhou o apelido de "Rahmbo". Ou seja, vai tratorar os republicanos. Obama não é um revolucionário. Mas tem coragem política. E coragem política faz a diferença entre o estadista e mais um presidente. Lula vai para a galeria ao lado de FHC. Literalmente.

Vamos agora ao que escreveu o Eduardo Guimarães:

Há uma diferença importantíssima entre governos como o de Lula e os de seus pares sul-americanos que também vêm promovendo avanços sociais e econômicos em seus países: o nível de avanços logrados, que deriva da ambição e das condições políticas e institucionais de cada país.

Lula diminuiu a pobreza, a desigualdade e pôs a economia nos eixos, mas tudo isso pode evaporar se ele for substituído por um representante da elite branca de direita em 2011.

Para que a desigualdade e a pobreza continuem diminuindo – e precisam continuar diminuindo, porque a redução que houve está longe de ter posto as coisas no seu devido lugar, tendo sido apenas um começo – e para que a economia se mantenha sólida, o país precisa continuar sendo bem governado por pelo menos mais uma década.

A candidatura Serra é um projeto de interrupção da distribuição de renda e de devolução do controle do Estado à exígua elite branca brasileira, insuficiente para lotar um pequeno estádio de futebol. E quando um projeto de país atende a grupo social tão pequeno, o desarranjo sócio-econômico é mera questão de tempo.

Quando um governo trabalha para beneficiar tão poucos, a economia, inclusive, é a primeira vítima. Em seguida, a carestia social trata de aumentar os conflitos entre a larguíssima base da pirâmide e seu topo estreito, com reflexos imediatos na segurança pública.

Isso é o que a elite branca de direita brasileira não entende. Seu projeto de interrupção da distribuição de renda e de volta do saque aos cofres públicos ignora que aquilo que chama de criminalidade é apenas um processo insurrecional da ralé contra a burguesia como tantos outros que a humanidade já viu em todas as partes do mundo durante o curso da história.

Os avanços brasileiros são frágeis porque são tímidos. Comparem-nos com os avanços que conseguiram um Hugo Chávez, um Rafael Correa ou um Evo Morales. E, para comparar, vou lhes descrever o que eles conseguiram, o que poderei fazer porque, por conta de minha profissão, preciso visitar periodicamente os países que esses líderes políticos governam.

Em países como Venezuela, Equador ou Bolívia, apesar dos conflitos que a maior vontade política de seus presidentes gerou, os avanços obtidos são milhões de vezes mais efetivos do que os nossos, com as novas constituições e com os processos de politização da massa empobrecida que essa vontade política implementou.

Alguns de vocês sabem que visitei favelas e outras partes paupérrimas desses países que mencionei. Posso lhes dizer uma diferença monumental entre os pobres brasileiros e os venezuelanos, equatorianos ou bolivianos: a consciência política, a compreensão dos direitos e do poder de promover melhoras sociais e econômicas que tem a política.

O projeto mais ousado de todos, sem dúvida, é o de Hugo Chávez. Ele tratou de incutir consciência política no povo. Fez isso enfrentando as elites internas e seu financiador externo, o governo fascista de George Bush.

Vocês querem saber como o presidente venezuelano fez tudo isso? É simples: junto com programas sociais caríssimos, financiados com os recursos enormes do petróleo daquele país que antes eram doados a uma pequena elite étnica, social e econômica, Chávez estabeleceu núcleos de politização em todas as favelas, em todos os guetos em que vive a maioria empobrecida do povo venezuelano.

Para tanto, o líder político atacou primeiro – e com decisão – um impedimento fortíssimo à conscientização política de seu povo: o analfabetismo. Em poucos anos, assim, a Venezuela conseguiu acabar com essa chaga social – e a ONU confirmou isso.

Hoje, o povo venezuelano é um dos mais politizados do mundo. Qualquer cidadão daquele país, por mais humilde e pouco instruído (formalmente) que seja, entende muito de política e tem noções até de economia. Todos os venezuelanos, do mais rico ao mais pobre, conhecem seus direitos hoje em dia.

Governando há bem menos tempo do que Chávez, os presidentes Morales e Correa estão seguindo os passos do homólogo venezuelano. Dessa maneira, também estão promovendo mudanças profundas em seus países ao aumentarem exponencialmente a cultura política dos povos que governam.

Todos os três líderes, no entanto, tiveram a coragem questionável de se valerem de um certo autoritarismo, de um tipo de voluntarismo e com uma coragem que assustou as elites de países vizinhos como o nosso e até povos de países mais distantes, como os Estados Unidos. E não se pode negar o perigo que representa um líder político usar autoritarismo, por melhores que sejam suas intenções

Chávez, Morales e Correa mostraram, no entanto, que não basta vontade de mudar; é preciso coragem.

Contudo – e já me cansei de dizer isso aqui –, esses países têm uma diferença enorme em relação ao nosso: suas forças armadas.

No Brasil, à diferença de Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai e Venezuela, os militares continuam aliados à elite branca de direita e vivem fazendo ameaças a Lula. Nos outros países mencionados, mudaram de lado, ou seja, foram para o lado da democracia. Apóiam governos eleitos legitimamente, como é obrigação das forças armadas nas democracias.

Não culpo Lula completamente, portanto. A democracia brasileira ainda é uma concessão das elites. Não tenho a menor dúvida – e sei que esse meu ponto de vista é polêmico – de que os militares derrubariam Lula se ele enveredasse pela radicalização da democracia, contrariando interesses poderosos com maior decisão. Chávez, Morales e Correa não têm essa barreira.

Os militares e o Judiciário constituem os últimos bastiões da elite branca de direita ou continuam sendo o poderoso bastião de sempre?

Vejam vocês que a elite branca de direita, que usou ontem e continua usando hoje políticos como José Serra e a mídia corporativa, é a mais poderosa das três Américas e uma das mais poderosas do mundo. Para enfrentá-la não basta vontade. Como já disse, é preciso coragem, uma coragem que falta a Lula e ao PT, e estes são só o que tem a massa empobrecida e negra do Brasil.

Querem que eu fale de Gilmar Mendes? Para que? A questão não é ele, mas os que estão por trás dele. Se ele morresse hoje, outro tomaria seu lugar. A questão toda são os militares, para garantirem a vontade da maioria. Enquanto continuarem golpistas, elitistas e direitistas, este país só conseguirá melhoras frágeis como as que Lula conseguiu.

CLIQUE AQUI PARA IR AO CIDADANIA.COM

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Peter_North
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 190
Ver TD's

#2 Mensagem por Peter_North » 10 Nov 2008, 14:30

Porra Carnage, eu sigo preferindo mil vezes mais os teus textos do que esses que trazes para cá; Esses aí são dos piores que já li. Nem vou comentar.

Link:
🔗

Peter_North
Forista
Forista
---
Ver TD's

#3 Mensagem por Peter_North » 10 Nov 2008, 14:34

Ah, e sobre 2010: Ainda acho que a Dilma é só cortina de fumaça. Lula pode ser ignorante, mas é politicamente esperto e sabe que ela é a pior candidata que existe.

Link:
🔗

Mr. Blonde
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 128
Ver TD's

#4 Mensagem por Mr. Blonde » 10 Nov 2008, 14:49

Peter_North escreveu:Ah, e sobre 2010: Ainda acho que a Dilma é só cortina de fumaça. Lula pode ser ignorante, mas é politicamente esperto e sabe que ela é a pior candidata que existe.
O Lula não quer um sucessor petista, que dê continuidade a sua política de clientelismo assistencial. O Pai dos Pobres é ele e ninguém tasca! O melhor para ele é que venha o Serra ou outro tucano, que invariavelmente vai contar com oposição sistemática de sindicatos e movimentos sociais, vai implementar a política de austeridade e contenção dos gastos públicos, e entregar a máquina azeitada para o retorno triunfal em 2014.

Link:
🔗

srmadruga
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 77
Ver TD's

#5 Mensagem por srmadruga » 10 Nov 2008, 16:21

Achei legal a campanha para prefeitura de SP, quando houve essa disputa do kassab/alckimin. na midia mostraram certa desavença etc etc
mas entre eles....isso se torna piada!!! politica é assim mesmo..ser falso faz parte..(sao todos farinha do mesmo saco)
politico nao tem amigos..tem interesses rsrsrsss

Link:
🔗

binho1979
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 71
Ver TD's

#6 Mensagem por binho1979 » 10 Nov 2008, 17:01

A elite brasileria não é branca, ela é qualquer cor que sonha em ser branca e européia. No Brasil, os líderes revolucionários são atraídos para o poder vigente como mosca ao mel. Luis Carlos Prestes é o maior exemplo, FHC outro.
Lula virou um notável representante da elite, se Lenin nascesse no Brasil, a revolução iria virar carnaval, com distribuição gratuita de pizzas, em vez de paredão.
Nós brasileiros somos canalhas e homens sem princípios, e creio que não ter princípios pode ser bom, somos Macunaíma!
Eu afirmo:
EU NÃO TENHO CARÁTER, SE UM BRASILEIRO DISSER QUE TEM CARÁTER, É LOUCO OU MENTIROSO!

OBS: Não ter caráter pode ser bastante positivo, eu admiro o povo brasileiro por essa falta de caráter!

Link:
🔗

NUMABOA
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 40
Ver TD's

#7 Mensagem por NUMABOA » 10 Nov 2008, 17:48

O AECIO TEM UMA VANTAGEM EM RELAÇÃO AO SERRA E A DILMA,ELE TEM JEITO DE SER BEM PUTANHEIRO(COMO O JK)E OS PUTANHEIROS CUSTUMAM DAR MELHORES PRESIDENTES.

Link:
🔗

oxente
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 141
Ver TD's

#8 Mensagem por oxente » 10 Nov 2008, 18:00

NUMABOA escreveu:O AECIO TEM UMA VANTAGEM EM RELAÇÃO AO SERRA E A DILMA,ELE TEM JEITO DE SER BEM PUTANHEIRO(COMO O JK)E OS PUTANHEIROS CUSTUMAM DAR MELHORES PRESIDENTES.

hahahahaha, tá certo....

Link:
🔗

kank
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 11
Ver TD's

#9 Mensagem por kank » 10 Nov 2008, 21:45

Não podemos esquecer o Suplicy (apesar de velho) ele sonha com a candidatura e antes do lula ser eleito a primeira vez ele fez muita pressão para pegar a Vaga de presidente.
exigiu primarias

Link:
🔗

kank
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 11
Ver TD's

#10 Mensagem por kank » 10 Nov 2008, 22:13

agora quanto ao texto estou longe de concordar com as politicas de Evo Morales e Hugo Chavez

e quanto a reclamarem que o Lula não implanta um programa de concientização social e politica acho que este tipo de programa tende a puxar sardinha pro lado de quem esta no comando. (olha como o povo da bahia amava o ACM doutrinar as pessoas e perigoso)

acho que é muito mais importante incluir alguns conceitos gerais de economia do que um programa de politização.
acho ate mais importante ensinar economia as crianças do que a Formula da fotosintese

Link:
🔗

Adam West
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 49
Ver TD's

#11 Mensagem por Adam West » 10 Nov 2008, 23:31

Eu acho que quem anular seus votos de deputado/senador/vereador, ou escolher sem critério, não terá qualquer moral pra criticar quem será o futuro chefe do Executivo.

Independente do partido... o presidente vai precisar de bases de apoio no Congresso pra governar. Construir alianças antes e depois de assumir. Os partidos vão indicar seus nomes pros ministérios e por ae vai.

O sucessor do Lula vai levar os méritos/ser alvo de críticas, mas quem vai ser os responsáveis pelos futuros escândalos será quem estiver ao redor dele. Quando se estuda a fundo a Constituição começa a entender que a responsabilidade do Congresso é maior do que se imagina.

Link:
🔗

Peter_North
Forista
Forista
---
Ver TD's

#12 Mensagem por Peter_North » 11 Nov 2008, 08:51

Mr. Blonde escreveu:
Peter_North escreveu:Ah, e sobre 2010: Ainda acho que a Dilma é só cortina de fumaça. Lula pode ser ignorante, mas é politicamente esperto e sabe que ela é a pior candidata que existe.
O Lula não quer um sucessor petista, que dê continuidade a sua política de clientelismo assistencial. O Pai dos Pobres é ele e ninguém tasca! O melhor para ele é que venha o Serra ou outro tucano, que invariavelmente vai contar com oposição sistemática de sindicatos e movimentos sociais, vai implementar a política de austeridade e contenção dos gastos públicos, e entregar a máquina azeitada para o retorno triunfal em 2014.
Sabe tudo esse Blonde.

Link:
🔗

bullitt
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 9
Ver TD's

#13 Mensagem por bullitt » 15 Nov 2008, 20:03

Perfeito... =D>

Peter_North escreveu:
Mr. Blonde escreveu:
Sabe tudo esse Blonde.

Link:
🔗

Alguém no Mundo
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 23
Ver TD's

#14 Mensagem por Alguém no Mundo » 21 Nov 2008, 17:34

Tomara que o José Serra, aquela coisa feia, perca ... pretendo continuar fazendo importações e viajando ao exterior ... preciso de dólar baixo ... e como a política econômica do Monstrinho é a de favorecer os grandes exportadores e especuladores financeiros ... o dolar vai disparar na sua gestão ...

Link:
🔗

_WH_
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 8
Ver TD's

#15 Mensagem por _WH_ » 22 Nov 2008, 00:46

Lula se aproveitou de um cenário mundial extremamente favorável à exportadores de comoditties, mesmo assim só crescemos mais que o Haiti!

Lula, aumentou a abrangências de políticas populistas, que teve um lado bom, aqueceu as áreas economicas mais deficitárias de nosso país. Manteve intacta a política econômica do FHC, e para que conhece um pouco de ciclos econômicos sabe que o plano real nos trouxe estabilidade e a vivida "bonança".

Mesmo assim o principal não foi feito uma reforma tributária que poderia nos trazer indíces de crescimento altos com deflação!!! E não o fez por que só aumentou os gastos públicos para manter sua política populista.

Agora enfrentamos uma crise mundial que reduziu e ainda poderá reduzir fortemente preço de commodities que mantiveram o PIB brasileiro e de outros muitos emergentes em ascensão.

Enfim, querendo ou não o que colocou o Brasil no eixo, foram em maioria medidas tomadas no governo FHC. Lula tem seu mérito de ter mantido tudo aquilo que um dia foi contra.

Link:
🔗

Responder