PIB ou FIB: qual a melhor medida???

Espaço destinado a conversar sobre tudo.

Regras do fórum
Responder

Resumo dos Test Drives

FILTRAR: Neutros: 0 Positivos: 0 Negativos: 0 Pisada na Bola: 0 Lista por Data Lista por Faixa de Preço
Faixa de Preço:R$ 0
Anal:Sim 0Não 0
Oral Sem:Sim 0Não 0
Beija:Sim 0Não 0
OBS: Informação baseada nos relatos dos usuários do fórum. Não há garantia nenhuma que as informações sejam corretas ou verdadeiras.
Mensagem
Autor
Sempre Alerta
Forista
Forista
Mensagens: 1538
Registrado em: 21 Jul 2005, 14:11
---
Quantidade de TD's: 220
Ver TD's

PIB ou FIB: qual a melhor medida???

#1 Mensagem por Sempre Alerta » 27 Nov 2008, 12:20

Felicidade Interna Bruta - FIB
Xaluan

“…Pra viver e pra ver, não é preciso muito. Atenção, a lição, está em cada gesto. Tá no mar, tá no ar, tá no brilho dos seus olhos. Eu não quero tudo de uma vez, eu só tenho um simples desejo…”(Daniel Carlomagno e Jair Oliveira).

O conceito da Felicidade Interna Bruta - FIB, nasceu em um pequeno país chamado Butão localizado nas encostas do Himalaia, entre a China, a Índia e o Tibet. A idéia está em demonstrar que o Produto Interno Bruto - PIB, não é o melhor indicador de crescimento e satisfação de uma nação.
O PIB mede o valor de toda a produção de bens e serviços finais de um país. É uma espécie de termômetro que indica “a febre” da produção. De forma que, quanto maior o valor do PIB maior é o nível de crescimento, envolvendo empresas nacionais e transnacionais.
No entanto, o rei do Butão insatisfeito com o materialismo do Produto Interno Bruto , criou em 1972 o conceito da FIB.
O modelo da Felicidade Interna Bruta - FIB, baseia-se no princípio de que o verdadeiro desenvolvimento de uma sociedade humana se dá quando o desenvolvimento espiritual e o material acontecem lado a lado, complementando e reforçando um ao outro.

Os princípios de sustentação da FIB são:
1. Promoção do desenvolvimento sócio-econômico sustentável e igualitário;
2. Preservação e promoção dos valores culturais;
3. Conservação do Meio Ambiente natural;
4. Estabelecimento da Boa Governança.


Em meio ao simples desejo de ficar sorrindo à toa, sorrir pra qualquer pessoa….(música intepretada por Luciana Mello), é que o Butão tem muito a nos ensinar se o nosso desejo for o de construir um país onde todos, ao menos a maioria, sejam felizes.


Mais informações:

http://www.felicidadeinternabruta.com.br/

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

POWERSEX
Forista
Forista
Mensagens: 466
Registrado em: 06 Ago 2007, 22:15
---
Quantidade de TD's: 29
Ver TD's

#2 Mensagem por POWERSEX » 27 Nov 2008, 16:01

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

bullitt
Forista
Forista
Mensagens: 2406
Registrado em: 07 Nov 2005, 14:45
---
Quantidade de TD's: 9
Ver TD's

#3 Mensagem por bullitt » 27 Nov 2008, 22:45

Prefiro o indicador Foda Interna Bruta, que soma quanto a população sexualmente ativa trepa durante um ano, isso sim indica a felicidade.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

PAULOSTORY
Forista
Forista
Mensagens: 1742
Registrado em: 22 Set 2008, 01:13
---
Quantidade de TD's: 13
Ver TD's

#4 Mensagem por PAULOSTORY » 27 Nov 2008, 22:46

bullitt escreveu:Prefiro o indicador Foda Interna Bruta, que soma quanto a população sexualmente ativa trepa durante um ano, isso sim indica a felicidade.
=D> =D> =D> =D> =D> =D> ::ppp::

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

srmadruga
Forista
Forista
Mensagens: 4139
Registrado em: 21 Jun 2006, 14:41
---
Quantidade de TD's: 77
Ver TD's

#5 Mensagem por srmadruga » 28 Nov 2008, 11:32

"O dinheiro move o mundo, quer a gente queira ou não, e proporciona muitos prazeres. Mas exagerar nunca é bom. Sendo assim, chegamos ao resultado que a felicidade é o equilíbrio entre o ser e o ter"

"Se pra você o dinheiro não traz felicidade, então me dê o seu e viva feliz!"

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

old owl
Forista
Forista
Mensagens: 3237
Registrado em: 17 Set 2006, 10:26
---
Quantidade de TD's: 54
Ver TD's

Re: PIB ou FIB: qual a melhor medida???

#6 Mensagem por old owl » 28 Nov 2008, 15:13

Sempre Alerta escreveu:Felicidade Interna Bruta - FIB
Xaluan


Os princípios de sustentação da FIB são:
1. Promoção do desenvolvimento sócio-econômico sustentável e igualitário;
2. Preservação e promoção dos valores culturais;
3. Conservação do Meio Ambiente natural;
4. Estabelecimento da Boa Governança.
Vou ser honesto e dizer que não abri o link fornecido pelo forista, porem por ter formação profissional na area de estatistica, posso afirmar que este conceito exposto pelo Sempre Alerta, ja é uma ponderação antiga do pessoal atuante na area...o PIB é composto somente de numeros e numeros apesar de serem exatos as vezes são frios em avaliar se vale a pena e para quem vale a pena eles serem positivos ou negativos aos olhos dos economistas e politicos.

Ai muitos vão falar...

La vem outro idiota falando que dinheiro não taz felicidade!!!

Pior que não traz mesmo, voltando a estatistica, tempos atraz foi divulgada uma pesquisa sobre o nivel de felicidade de ganhadores das loterias...Basicamente perguntava se eles eram mais felizes ou menos felizes antes ou depois de ganharem...

O resultado foi meio inesperado, mas a conclusão não deixa de ser curiosa...Na frieza dos numeros, quem era feliz antes de se tornar "milionario" na media continuou a ser feliz e quem era infeliz tambem na media continuou a ser infeliz, conclusão (pelo menos a mais facil) "dinheiro não traz felicidade"

Porem o tal do FIB parece um pouco com IDH (indice de desenvolvimento humano) no qual a Noruega tem um dos melhores numeros e tambem um dos "melhores numeros" e suicidios por habitante

RESUMINDO...Que se foda estas porras de indices!!! :lol: Por isto que eu não trabalho na area de estatisitca :lol:

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

srmadruga
Forista
Forista
Mensagens: 4139
Registrado em: 21 Jun 2006, 14:41
---
Quantidade de TD's: 77
Ver TD's

Re: PIB ou FIB: qual a melhor medida???

#7 Mensagem por srmadruga » 28 Nov 2008, 16:42

old owl escreveu:
Sempre Alerta escreveu:Felicidade Interna Bruta - FIB
Xaluan


Os princípios de sustentação da FIB são:
1. Promoção do desenvolvimento sócio-econômico sustentável e igualitário;
2. Preservação e promoção dos valores culturais;
3. Conservação do Meio Ambiente natural;
4. Estabelecimento da Boa Governança.
Vou ser honesto e dizer que não abri o link fornecido pelo forista, porem por ter formação profissional na area de estatistica, posso afirmar que este conceito exposto pelo Sempre Alerta, ja é uma ponderação antiga do pessoal atuante na area...o PIB é composto somente de numeros e numeros apesar de serem exatos as vezes são frios em avaliar se vale a pena e para quem vale a pena eles serem positivos ou negativos aos olhos dos economistas e politicos.

Ai muitos vão falar...

La vem outro idiota falando que dinheiro não taz felicidade!!!

Pior que não traz mesmo, voltando a estatistica, tempos atraz foi divulgada uma pesquisa sobre o nivel de felicidade de ganhadores das loterias...Basicamente perguntava se eles eram mais felizes ou menos felizes antes ou depois de ganharem...

O resultado foi meio inesperado, mas a conclusão não deixa de ser curiosa...Na frieza dos numeros, quem era feliz antes de se tornar "milionario" na media continuou a ser feliz e quem era infeliz tambem na media continuou a ser infeliz, conclusão (pelo menos a mais facil) "dinheiro não traz felicidade"

Porem o tal do FIB parece um pouco com IDH (indice de desenvolvimento humano) no qual a Noruega tem um dos melhores numeros e tambem um dos "melhores numeros" e suicidios por habitante

RESUMINDO...Que se foda estas porras de indices!!! :lol: Por isto que eu não trabalho na area de estatisitca :lol:
Ahhhhhhhhh old owl, você e suas teorias....rsrsss

então... na hora de marcar TD se não tiver $$$,$$ meu pinto não fica feliz..(deixo de gerar emprego e deixo um fdp infeliz..sem brinquedo etc)

na hora de trocar de carro,
se não tiver $$$,$$ eu não fico feliz..
rsrsrs falando sério agora, a felicidade está em cada um de nós!! amém!!!!

Tenho um amigo que era pobre, pobre no sentido de não poder comprar nada para família, roupa, eletrodoméstico, comida etc... MAS ERA FELIZ
a mãe dele era nossa empregada doméstica... o tempo foi passando...e ele melhorou de vida, começou ganhar muiiiiiiiito bem e a mãe dele faleceu,
não pode usufruir o $$$$, hoje ele é casado,
tem carro importado, mansão...
mas sempre comenta que não é feliz porque a mãe dele não está aqui para presenciar....

Eu gostaria ler a opiniao das GP´s do fórum,
dinheiro traz felicidade???

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

old owl
Forista
Forista
Mensagens: 3237
Registrado em: 17 Set 2006, 10:26
---
Quantidade de TD's: 54
Ver TD's

Re: PIB ou FIB: qual a melhor medida???

#8 Mensagem por old owl » 28 Nov 2008, 17:04

srmadruga escreveu:Ahhhhhhhhh old owl, você e suas teorias....rsrsss

então... na hora de marcar TD se não tiver $$$,$$ meu pinto não fica feliz..(deixo de gerar emprego e deixo um fdp infeliz..sem brinquedo etc)

na hora de trocar de carro,
se não tiver $$$,$$ eu não fico feliz..
rsrsrs falando sério agora, a felicidade está em cada um de nós!! amém!!!!

Tenho um amigo que era pobre, pobre no sentido de não poder comprar nada para família, roupa, eletrodoméstico, comida etc... MAS ERA FELIZ
a mãe dele era nossa empregada doméstica... o tempo foi passando...e ele melhorou de vida, começou ganhar muiiiiiiiito bem e a mãe dele faleceu,
não pode usufruir o $$$$, hoje ele é casado,
tem carro importado, mansão...
mas sempre comenta que não é feliz porque a mãe dele não está aqui para presenciar....
srmadruga leia bem, não é uma teoria é uma conjectura sobre um assunto que o sempre alerta levantou, ninguem disse que dinheiro não ajuda na felicidade muito pelo contrario não o tenha para vc ver!!! :lol:

Mas como diz uma musica... "Felicidade é um estado imaginario"

Por isto que temos tantos indices que tentam encontrar parametros, uma formula, para se quantificar o que não é quantificavel, quem esta mais feliz, um sujeito sozinho no seu canto lendo um livro que ele goste tomando um vinho (obs: este sujeito não sou eu :lol: ) ou o cara que esta em uma orgia com meia duzia de putas, ou outro simplesmente dormindo??? Não da para dizer...

Se dinheiro e somente dinheiro trouxesse felicidade ninguem iria aguentar o ruido das gargalhadas do pessoal que mora nos jardins, as pessoas que tem dinheiro, muito dinheiro, na minha opinião vivem em um inferno de Dante

novamente um trecho de musica...

Eu desejo que você ganhe dinheiro pois é preciso Viver também e que você diga a ele
pelo menos uma vez quem é mesmo o dono de quem...


Pra falar a verdade vai o link da letra inteira que é muito boa

http://letras.terra.com.br/frejat/46044/
srmadruga escreveu:Eu gostaria ler a opiniao das GP´s do fórum,
dinheiro traz felicidade???
Madruga pelo amor de deus não incentiva!!! :lol:

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

amandinho
Forista
Forista
Mensagens: 1092
Registrado em: 26 Mar 2007, 12:06
---
Quantidade de TD's: 117
Ver TD's

Re: PIB ou FIB: qual a melhor medida???

#9 Mensagem por amandinho » 28 Nov 2008, 18:16

srmadruga escreveu:
old owl escreveu:
Sempre Alerta escreveu:Felicidade Interna Eu gostaria ler a opiniao das GP´s do fórum,
dinheiro traz felicidade???




Madruga, elas não saberiam responder.


Desculpe desaponta-lo assim tão frontalmente.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

srmadruga
Forista
Forista
Mensagens: 4139
Registrado em: 21 Jun 2006, 14:41
---
Quantidade de TD's: 77
Ver TD's

Re: PIB ou FIB: qual a melhor medida???

#10 Mensagem por srmadruga » 28 Nov 2008, 21:52

old owl escreveu:
srmadruga escreveu:Ahhhhhhhhh old owl, você e suas teorias....rsrsss

então... na hora de marcar TD se não tiver $$$,$$ meu pinto não fica feliz..(deixo de gerar emprego e deixo um fdp infeliz..sem brinquedo etc)

na hora de trocar de carro,
se não tiver $$$,$$ eu não fico feliz..
rsrsrs falando sério agora, a felicidade está em cada um de nós!! amém!!!!

Tenho um amigo que era pobre, pobre no sentido de não poder comprar nada para família, roupa, eletrodoméstico, comida etc... MAS ERA FELIZ
a mãe dele era nossa empregada doméstica... o tempo foi passando...e ele melhorou de vida, começou ganhar muiiiiiiiito bem e a mãe dele faleceu,
não pode usufruir o $$$$, hoje ele é casado,
tem carro importado, mansão...
mas sempre comenta que não é feliz porque a mãe dele não está aqui para presenciar....
srmadruga leia bem, não é uma teoria é uma conjectura sobre um assunto que o sempre alerta levantou, ninguem disse que dinheiro não ajuda na felicidade muito pelo contrario não o tenha para vc ver!!! :lol:

Mas como diz uma musica... "Felicidade é um estado imaginario"

Por isto que temos tantos indices que tentam encontrar parametros, uma formula, para se quantificar o que não é quantificavel, quem esta mais feliz, um sujeito sozinho no seu canto lendo um livro que ele goste tomando um vinho (obs: este sujeito não sou eu :lol: ) ou o cara que esta em uma orgia com meia duzia de putas, ou outro simplesmente dormindo??? Não da para dizer...

Se dinheiro e somente dinheiro trouxesse felicidade ninguem iria aguentar o ruido das gargalhadas do pessoal que mora nos jardins, as pessoas que tem dinheiro, muito dinheiro, na minha opinião vivem em um inferno de Dante

novamente um trecho de musica...

Eu desejo que você ganhe dinheiro pois é preciso Viver também e que você diga a ele
pelo menos uma vez quem é mesmo o dono de quem...


Pra falar a verdade vai o link da letra inteira que é muito boa

http://letras.terra.com.br/frejat/46044/
srmadruga escreveu:Eu gostaria ler a opiniao das GP´s do fórum,
dinheiro traz felicidade???
Madruga pelo amor de deus não incentiva!!! :lol:
:lol: :lol: :lol: boa old owl

amandinho escreveu:
srmadruga escreveu:
old owl escreveu:
Sempre Alerta escreveu:Felicidade Interna Eu gostaria ler a opiniao das GP´s do fórum,
dinheiro traz felicidade???




Madruga, elas não saberiam responder.


Desculpe desaponta-lo assim tão frontalmente.

que isso amandinho, eu nao vou desistir..estou na espera de alguma GP :cry: :wink:

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Sempre Alerta
Forista
Forista
Mensagens: 1538
Registrado em: 21 Jul 2005, 14:11
---
Quantidade de TD's: 220
Ver TD's

FIB x PIB

#11 Mensagem por Sempre Alerta » 29 Nov 2008, 13:07

PIB e FIB

Considera-se que os países mais desenvolvidos são os que têm o PIB (Produto Interno Bruto) mais elevado. Compreende-se. O PIB diz respeito a um conjunto de bens materiais teoricamente dividido pelos habitantes de cada país. Esses bens não são de fato divididos por todos: isso seria uma desgraça. Vejamos: comparemos o PIB a uma macieira carregada de maçãs; para determinar o valor do PIB, basta dividir o número de maçãs da macieira pelo número de comensais legítimos, digamos, 200 maçãs por dez habitantes da quinta daria 10 para cada um. Mas, na realidade, 150 maçãs vão para o dono da macieira e as outras 50 são distribuídas pelas restantes 9 pessoas da quinta; esta distribuição das 200 maçãs seria feita do seguinte modo:

• 150 para o dono da macieira, como já disse
• 20 para o feitor da quinta
• 10 para o ajudante do feitor
• 5 para o ajudante do ajudante do feitor
• 5 para a mulher do feitor
• 3 para a mulher do ajudante do feitor
• 2 para a mulher do ajudante do ajudante do feitor
• 4 para o camponês mais submisso
• 1 para a mulher do camponês
• 0 para o outro camponês que, se quiser comer maçãs, tem de pedir emprestado.

No entanto, dir-se-á com toda a justiça que essa quinta terá um PIB, e portanto um desenvolvimento, maior e melhor do que o de uma outra que só tenha 180 maçãs e o mesmo número de habitantes. O fato de haver gente que fica com quase nada dessa riqueza e até gente que fica com rigorosamente nada, a não ser ficar em dívida e ter de agradecer ainda por cima, não interessa para nada. O PIB não é para levar a sério, não é para dizer como é que a riqueza de um povo se distribui realmente; O PIB é uma conta de dividir que serve para, nas eleições, garantir que o país vai ficar rico, embora o povo continue tão pobre como estava antes. Ao povo será dada a enorme satisfação de viver num país rico que, assim terá todas as condições para ganhar o Campeonato Mundial de Futebol. Portanto, ao povo compete escolher o Primeiro Ministro mais capaz de conseguir estes objetivos. Se os objetivos não forem alcançados, a culpa é do povo que escolheu mal. Nas eleições seguintes, alguém se encarregará de explicar tim tim por tim como é que o povo deve fazer desta vez. Felizmente, as coisas são assim mesmo, e quem não estiver contente com o que tem é porque nem aquilo que tem merece ter.
Vejamos um exemplo concreto: os trabalhadores portugueses, segundo os relatórios internacionais, são daqueles que mais horas trabalham, mas são dos menos produtivos a nível dos países ocidentais. Como pode acontecer uma coisa destas? Será que quem forneceu os dados aos relatores decidiu aldrabar as coisas? De forma nenhuma. As contas são feitas com todo o requinte, e não é fácil aldrabar gente tão inteligente, isto é, gente que até trabalhando menos consegue produzir mais.
Eu explico, para que todos percebam a superior inteligência dos senhores que fazem esses relatórios:

• suponhamos que o total da riqueza produzida num país é medida em pregos; poderíamos pensar, nós os pouco produtivos, que quanto mais pregos fossem produzidos mais riqueza haveria nesse país, mas não, não é assim.
• A cada prego é dado um valor (a tal riqueza): em Portugal, um prego, por exemplo, vale 1 cêntimo (deveria dizer-se um centavo, mas a vida é assim mesmo, quem manda, manda e até pode exigir uma palavra nova para dizer uma coisa velha); num outro país, com o mesmo número de trabalhadores, cada prego vale 2 cêntimos.
• resultado: os trabalhadores portugueses teriam de produzir o dobro dos pregos para serem tão produtivos como os do outro país que nos serve de comparação.

Digam lá: isto não é saber muito? Assim é que está bem. E agora, com toda a imparcialidade, tentemos verificar de quem é a culpa de os pregos valerem menos em Portugal. Não é preciso pensar muito: é dos trabalhadores que, se fossem mais produtivos, conseguiriam valorizar mais a produção de pregos. Como produzem pouco, os pregos não valem um chavo. Querem o quê? Milagres?

Há no entanto um fulano, cujo nome não lembro agora, que propõe que os países adotem um outro tipo de medida do desenvolvimento, em alternativa ao PIB. Propõe nem mais nem menos do que a FIB (Felicidade Interna Bruta). O que é que este sujeito queria? Revolucionar as coisas. Vejamos como, com falinhas mansas, o desgraçado está mas é a tentar dar cabo das coisas. O que ele queria era que se medisse a riqueza efetivamente distribuída por todos, deixando-se de fazer a tal operação de dividir abstrata e, por isso, tão exata que permite apurar as coisas à milionésima das partes a dividir, isto é:

• medir as condições de acolhimento dos idosos: quantos beneficiam de boas condições de vida
• fazer o mesmo com as crianças e
• enfim com toda a gente
• subtrair a pobreza ao valor apurado, etc... coisas destas.

Está-se mesmo a ver aonde isto nos levava. Toda a gente ia querer viver bem. E isso não pode ser, como se está também a ver.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • QUAL A CHANCE DE ENGRAVIDAR?
    por virjao8462 » » em Brasília / Assuntos Gerais
    1 Respostas
    767 Exibições
    Última mensagem por D K
  • Qual é a boa para esse Carnaval em SP
    por chupador xaninha » » em Pedido de Informações
    3 Respostas
    1157 Exibições
    Última mensagem por The trooper 2022
  • Qual a GP mais gata HOJE?
    1 Respostas
    751 Exibições
    Última mensagem por Bds
  • Qual a diferença de prive e clinica?
    por dart vader » » em Pedido de Informações
    1 Respostas
    442 Exibições
    Última mensagem por Rojp
  • Qual é a dos lencinhos umedecidos agora?
    por pedrao1976 » » em Pedido de Informações
    10 Respostas
    913 Exibições
    Última mensagem por Miyazaki

Voltar para “Assuntos Gerais - OFF Topic - Temas variados”