Calma excessiva do Sol pode indicar nova era glacial

Espaço destinado a conversar sobre tudo.

Regras do fórum
Responder

Resumo dos Test Drives

FILTRAR: Neutros: 0 Positivos: 0 Negativos: 0 Pisada na Bola: 0 Lista por Data Lista por Faixa de Preço
Faixa de Preço:R$ 0
Anal:Sim 0Não 0
Oral Sem:Sim 0Não 0
Beija:Sim 0Não 0
OBS: Informação baseada nos relatos dos usuários do fórum. Não há garantia nenhuma que as informações sejam corretas ou verdadeiras.
Mensagem
Autor
kank
Forista
Forista
Mensagens: 814
Registrado em: 20 Dez 2007, 23:05
---
Quantidade de TD's: 11
Ver TD's

Calma excessiva do Sol pode indicar nova era glacial

#1 Mensagem por kank » 26 Mai 2009, 14:21

Uma parada prolongada na atividade solar levou os astrofísicos a dedicar atenção especial aos seus telescópios para determinar o que o Sol fará a seguir - e de que maneira o clima da Terra pode responder.

O Sol vem apresentando seu menor nível de atividade em décadas e sua menor luminosidade em 100 anos. A pausa solar faz com que alguns cientistas tomem como paralelo a Pequena Era Glacial, um período de frio incomum na Europa e na América do Norte que se estendeu de 1300 a 1850.

O período mais frio da Pequena Era Glacial, entre 1645 e 1715, está conectado a uma profunda queda nas tempestades solares conhecida como "Mínimo de Maunder". Durante aquele período, o acesso à Groenlândia esteve em larga medida bloqueado pelo gelo, e os canais holandeses costumavam se congelar completamente. As geleiras nos Alpes engoliam aldeias inteiras, e o gelo no mar se adensou a tal ponto que não existia mar aberto em torno da Islândia em 1695.

Mas os pesquisadores estão em guarda contra a possibilidade de que suas preocupações sobre uma nova era fria sejam mal interpretadas.

"Os céticos quanto ao aquecimento global tendem a se precipitar", disse Mike Lockwood, um físico especialista nos efeitos do Sol sobre a Terra, da Universidade de Southampton, no Reino Unido. Ele e outros pesquisadores decidiram, portanto, conduzir uma "negação preventiva" quanto a um mínimo solar que levaria a um resfriamento global.

Mesmo que a atual pausa solar seja o início de um período prolongado de baixa atividade, dizem os cientistas, os efeitos da estrela sobre o clima empalidecerão em contraste com a influência dos gases gerados por atividade humana e causadores do efeito-estufa.

"Acredito que seja preciso ter em mente que o dióxido de carbono está em nível entre 50% e 60% superior ao normal, enquanto o declínio na atividade solar é da ordem de menos de 1%", disse Lockwood. "Creio que isso deva ajudar a manter as coisas em perspectiva".

Mesmo assim, acrescentou, pequenas variações no brilho do sol são mais poderosas do que as mudanças na contribuição do efeito-estufa. Por exemplo, uma variação de 50% no brilho do Sol poderia representar a extinção da vida na Terra.

Há centenas de anos os cientistas vêm registrando o número observável de manchas solares como maneira de acompanhar os ciclos de atividade solar, cuja duração média é de 11 anos. As manchas solares, que podem ser visíveis sem telescópio, são regiões escuras que indicam intensa atividade magnética na superfície do Sol Tempestades solares como essas enviam ondas de partículas dotadas de carga elétrica, capazes de prejudicar satélites e até mesmo derrubar redes elétricas.

No atual ciclo, 2008 deveria ter sido o ponto mais baixo, e este ano as manchas celulares deveriam ter começado a mostrar avanços. Mas nos primeiros 90 dias de 2009, 78 não apresentaram manchas solares. Os pesquisadores também disseram que o brilho do sol é o menos intenso dos últimos 100 anos.

O Mínimo de Maunder correspondeu a uma profunda parada nas atividades das manchas solares - os astrônomos da era registraram apenas 50 delas em um período de 30 anos. Caso o Sol entre em depressão semelhante, pelo menos um modelo preliminar sugeriu que pontos frios poderiam surgir em diversos locais da Europa, Estados Unidos e Sibéria.

No evento anterior, porém, muitas partes do mundo passaram sem efeitos, disse Jeffrey Hall, astrônomo e diretor associado do Observatório Lowell, em Flagstaff, Arizona. "Até mesmo um mínimo intenso como aquele não exerceu atividade mundial", ele disse.

Incógnitas e incertezas
As mudanças na atividade solar podem afetar a Terra de outras maneiras, além disso. Por exemplo, a radiação ultravioleta emitida pelo Sol não está se reduzindo da mesma maneira que nos mínimos visuais do passado.

"A luz visível não varia tanto assim, mas a ultravioleta vaia em 20%, e os raios-X podem variar por um de 10", disse Hall. "O que não compreendemos tão nem é o impacto dessa irradiação espectral diferenciada".

A radiação solar ultravioleta, por exemplo, afeta mais as camadas superiores da atmosfera terrestre, onde os efeitos são menos perceptíveis para os seres humanos. Mas alguns pesquisadores suspeitam que esses efeitos possam influenciar camadas mais baixas, que têm papel na formação do clima. Em termos gerais, as pesquisas mais recentes vêm definindo uma situação sob a qual o Sol tem influência ligeiramente superior à prevista por teorias do passado, no que tange ao clima terrestre.

Incógnitas atmosféricas como a radiação ultravioleta podem ser parte da explicação, segundo Lockwood. Enquanto isso, ele e outros especialistas acautelam contra contar com pausas solares futuras como forma de mitigar o aquecimento global.

"Existem muitas incertezas", disse José Abreu, estudante de doutorado no Eawag, o instituto de estudos do clima do governo suíço. ¿Não sabemos até que ponto o clima é sensível às alterações na intensidade do Sol. Em minha opinião, melhor não brincar com aquilo que desconhecemos".

Tradução: Paulo Migliacci ME
http://noticias.terra.com.br/ciencia/in ... acial.html

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

kank
Forista
Forista
Mensagens: 814
Registrado em: 20 Dez 2007, 23:05
---
Quantidade de TD's: 11
Ver TD's

#2 Mensagem por kank » 26 Mai 2009, 14:24

e vcs fizeram chacota com o topico do vlad que o mundo ia acabar

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

oxente
Forista
Forista
Mensagens: 522
Registrado em: 04 Abr 2005, 02:13
---
Quantidade de TD's: 141
Ver TD's

#3 Mensagem por oxente » 26 Mai 2009, 15:16

Não existe nada que o ser humano possa fazer para o mundo acabar. O mundo NUNCA irá acabar. Ele continuará aqui, bonitinho e feliz. Quem vai pro saco somos nós.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Vlad_Vostok
Forista
Forista
Mensagens: 664
Registrado em: 08 Jan 2007, 21:28
---
Quantidade de TD's: 24
Ver TD's

#4 Mensagem por Vlad_Vostok » 26 Mai 2009, 16:34

kank escreveu:e vcs fizeram chacota com o topico do vlad que o mundo ia acabar
Na verdade o topico "2012- O fim do mundo" foi aberto pelo forista Amandinho com objetivo de discutir a Profecia Maia , mas acabou tomando outro rumo com a mistura de vários assuntos paralelos , exemplo, OVNIs , EBEs , Equação de Drake, Acelerador de Hadrons, Buracos Negros , Buracos de Minhoca , Tecnologia Alienigena, Ancient Aliens (Val Camonica, Linhas Nazca, Hieroglifos Templo Seti) Haarp, Controle Mental, RFID, BioChips , BrainChips ,Conspirações etc...
Disponível apenas para administradores
Oculto para usuários:
Esse topico começou a ficar muito perigoso para as mentes despreparadas e dessa forma os "censores" do GPGuia resolveram colocá-lo numa area a parte de menor visibilidade.
Crítica à Moderação no aberto. Forista advertido


Em Abril eu tinha colocado uma notica sobre esse estranho comportamento do Sol , que poderá resultar em terríveis tempestades solares para talvez antes de 2012, causando o caos mundial.
03/04/2009 - 08h30
Sol entra em maior período de calmaria em anos, afirma Nasa
Em Washington
A Nasa informou que o Sol entrou em um estranho processo de calmaria, com uma ausência de manchas em sua superfície, e de intensidade nas labaredas e nas tempestades.

A agência espacial americana tinha informado em setembro que a pressão média do vento solar -a corrente de partículas carregadas que atinge a atmosfera terrestre e impulsiona os raios cósmicos em direção aos limites do sistema planetário - tinha caído 20% desde meados da década de 1990.

Na metade do século XIX, o astrônomo alemão Heinrich Schwabe descobriu que os ciclos se completavam com bastante regularidade a cada 11 anos, e isso seguiu assim durante mais de 200 anos. Mas, este ano, a situação mudou um pouco e a intensidade diminuiu bastante.

Apesar de os especialistas acreditarem que o fundo do poço tinha sido em 2008, a força continuou diminuindo.

Durante todo 2008 não foram observadas manchas solares durante 266 dias, isto é, por 73% do período, e, por isso, os especialistas acreditaram que o ciclo chegava ao fundo do poço e começaria a se reativar.

No entanto, no último trimestre não foram observadas manchas em 78 dias, isso é, em 87% dos dias.

"Este é o sol mais tranquilo que vimos desde 1913", disse David Hathaway, especialista em manchas solares do Centro Marshall de Voo Espacial, em Huntsville, Alabama. Naquele ano não foram observadas manchas no sol durante 311 dias.

O assunto preocupa os cientistas, porque eles queriam prever quando chegará a próxima "máxima solar", um auge de atividade que dura de três a quatro anos.

As tempestades solares podem causar perturbações nas redes de distribuição de eletricidade e nas comunicações na Terra.

Um relatório recente da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos indicou que uma tempestade forte durante esse período poderia ter consequências catastróficas durante as quais os Governos poderiam perder o controle da situação.


A fraqueza dos ventos solares poderia permitir uma irrupção maior de raios cósmicos no sistema solar, com perigos crescentes para a saúde dos astronautas, e menos tempestades geomagnéticas e auroras na Terra.

Também se registrou o nível mais baixo de irradiação solar em 55 anos, o que indica um enfraquecimento do campo magnético global do Sol.

E, além disso, várias cápsulas espaciais da Nasa descobriram que o brilho do Sol desceu 0,02% nas ondas visíveis desde 1996, e até 6% nos raios ultravioletas.

http://cienciaesaude.uol.com.br/ultnot/ ... u2088.jhtm

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Compson
Forista
Forista
Mensagens: 6415
Registrado em: 21 Nov 2003, 18:29
---
Quantidade de TD's: 135
Ver TD's

#5 Mensagem por Compson » 26 Mai 2009, 16:43

kank escreveu:
"Os céticos quanto ao aquecimento global tendem a se precipitar", disse Mike Lockwood, um físico especialista nos efeitos do Sol sobre a Terra, da Universidade de Southampton, no Reino Unido. Ele e outros pesquisadores decidiram, portanto, conduzir uma "negação preventiva" quanto a um mínimo solar que levaria a um resfriamento global.

Mesmo que a atual pausa solar seja o início de um período prolongado de baixa atividade, dizem os cientistas, os efeitos da estrela sobre o clima empalidecerão em contraste com a influência dos gases gerados por atividade humana e causadores do efeito-estufa.
Pronto, agora toca queimar mais combustíveis fósseis para aquecer a terra... ::naosei::

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Dom Braz
Forista
Forista
Mensagens: 4594
Registrado em: 10 Mar 2006, 12:58
---
Quantidade de TD's: 118
Ver TD's

#6 Mensagem por Dom Braz » 27 Mai 2009, 15:48

oxente escreveu:Não existe nada que o ser humano possa fazer para o mundo acabar. O mundo NUNCA irá acabar. Ele continuará aqui, bonitinho e feliz. Quem vai pro saco somos nós.
Dissse tudo!

A natureza tem a capacidade de se refazer infinitas vezes, soberana.
O Homem pensa ser dono do planeta... como uma pulga atrevida que se acha dona do cachorro.

:roll:

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

BetoPuc
Forista
Forista
Mensagens: 444
Registrado em: 16 Jun 2006, 11:13
---
Quantidade de TD's: 7
Ver TD's

#7 Mensagem por BetoPuc » 27 Mai 2009, 15:50

Eu não acho que o Mundo vai acabar.... Mas tenho minhas teorias... e algo vai acontecer em 2012. Joguem no Google 2012 e vão ver do que estou falando.

Uma grande limpeza esta pra acontecer.


Sds

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Avatar do usuário
ZeitGeist
Forista
Forista
Mensagens: 5229
Registrado em: 05 Set 2006, 21:37
---
Quantidade de TD's: 56
Ver TD's

#8 Mensagem por ZeitGeist » 27 Mai 2009, 17:55

oxente escreveu:Não existe nada que o ser humano possa fazer para o mundo acabar. O mundo NUNCA irá acabar. Ele continuará aqui, bonitinho e feliz. Quem vai pro saco somos nós.
Perfeito, mas eu estava esperando pintar o Skynet com os Exterminadores para limpar os humanos do planeta ::mau:: !

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Carnage
Forista
Forista
Mensagens: 14726
Registrado em: 06 Jul 2004, 20:25
---
Quantidade de TD's: 664
Ver TD's

#9 Mensagem por Carnage » 29 Mai 2009, 12:04

oxente escreveu:Não existe nada que o ser humano possa fazer para o mundo acabar. O mundo NUNCA irá acabar. Ele continuará aqui, bonitinho e feliz. Quem vai pro saco somos nós.
Bonitinho, mas falso.

O mundo ira acabar sim. Daqui a mais ou menos 5 bilhões de anos o nosso Sol irá esgotar o seu hidrogênio combustível, e ao fazer isso, irá passar a queimar hélio, aumentando muito de tamanho, e torrando a Terra completamente. Depois que acabar o hélio, ele vai ejetar a maior parte de sua matéria, numa onda que ira pulverizar o nosso planeta completamente.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Vlad_Vostok
Forista
Forista
Mensagens: 664
Registrado em: 08 Jan 2007, 21:28
---
Quantidade de TD's: 24
Ver TD's

#10 Mensagem por Vlad_Vostok » 29 Mai 2009, 12:12

Carnage escreveu:
oxente escreveu:Não existe nada que o ser humano possa fazer para o mundo acabar. O mundo NUNCA irá acabar. Ele continuará aqui, bonitinho e feliz. Quem vai pro saco somos nós.
Bonitinho, mas falso.

O mundo ira acabar sim. Daqui a mais ou menos 5 bilhões de anos o nosso Sol irá esgotar o seu hidrogênio combustível, e ao fazer isso, irá passar a queimar hélio, aumentando muito de tamanho, e torrando a Terra completamente. Depois que acabar o hélio, ele vai ejetar a maior parte de sua matéria, numa onda que ira pulverizar o nosso planeta completamente.
Discordo . Isso é o que consta nos livros. Vc não tem como prever a engenhosidade humana destruidora.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Carnage
Forista
Forista
Mensagens: 14726
Registrado em: 06 Jul 2004, 20:25
---
Quantidade de TD's: 664
Ver TD's

#11 Mensagem por Carnage » 29 Mai 2009, 12:17

Vlad_Vostok escreveu:
Carnage escreveu:
oxente escreveu:Não existe nada que o ser humano possa fazer para o mundo acabar. O mundo NUNCA irá acabar. Ele continuará aqui, bonitinho e feliz. Quem vai pro saco somos nós.
Bonitinho, mas falso.

O mundo ira acabar sim. Daqui a mais ou menos 5 bilhões de anos o nosso Sol irá esgotar o seu hidrogênio combustível, e ao fazer isso, irá passar a queimar hélio, aumentando muito de tamanho, e torrando a Terra completamente. Depois que acabar o hélio, ele vai ejetar a maior parte de sua matéria, numa onda que ira pulverizar o nosso planeta completamente.
Discordo . Isso é o que consta nos livros. Vc não tem como prever a engenhosidade humana destruidora.
Vlad_Vostok, você não me entendeu.

Nosso colega oxente disse que "o mundo nunca irá acabar". Eu mostrei a ele que, de qualquer forma, um dia o mundo irá acabar com toda a certeza. Não há escapatória disso.
Só que, é claro, esse fim não excluí a possibilidade do fim acontecer antes, seja de uma forma ou de outra, apenas mostra que ele é totalmente certo e, portanto, a afirmação dele não é verdadeira.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

oxente
Forista
Forista
Mensagens: 522
Registrado em: 04 Abr 2005, 02:13
---
Quantidade de TD's: 141
Ver TD's

#12 Mensagem por oxente » 29 Mai 2009, 15:12

Carnage escreveu:
oxente escreveu:Não existe nada que o ser humano possa fazer para o mundo acabar. O mundo NUNCA irá acabar. Ele continuará aqui, bonitinho e feliz. Quem vai pro saco somos nós.
Bonitinho, mas falso.

O mundo ira acabar sim. Daqui a mais ou menos 5 bilhões de anos o nosso Sol irá esgotar o seu hidrogênio combustível, e ao fazer isso, irá passar a queimar hélio, aumentando muito de tamanho, e torrando a Terra completamente. Depois que acabar o hélio, ele vai ejetar a maior parte de sua matéria, numa onda que ira pulverizar o nosso planeta completamente.
Desculpa, mas é difícil acreditar em uma previsão para daqui a 5 bilhões de anos.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Carnage
Forista
Forista
Mensagens: 14726
Registrado em: 06 Jul 2004, 20:25
---
Quantidade de TD's: 664
Ver TD's

#13 Mensagem por Carnage » 29 Mai 2009, 16:34

oxente escreveu:Desculpa, mas é difícil acreditar em uma previsão para daqui a 5 bilhões de anos.
?

Não sei qual é a dificuldade de se acreditar nesse tipo de previsão. Não é uma previsão do tipo "os números da megasena vão ser estes...". É um fato concreto e absoluto.

Reside na categoria de previsões como:

Se você colocar a mão sem proteção nenhuma no fogo, você vai se queimar.
Se você pular do alto de um prédio de 150 andares, sem paraquedas, você vai morrer.
Se você deixar uma panela com água em cima do fogo, a água vai ferver.
Se você deixar um copo d'água dentro do congelador funcionando, a água vai congelar.
Se você deixar a roupa molhada debaixo ao sol, ela vai secar.

Eu posso fazer todas estas previsões com absoluta segurança, e não há motivo nenhum pra ninguém duvidar delas. Com a vida do sol é a mesma coisa.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

oxente
Forista
Forista
Mensagens: 522
Registrado em: 04 Abr 2005, 02:13
---
Quantidade de TD's: 141
Ver TD's

#14 Mensagem por oxente » 29 Mai 2009, 17:21

Sério? Você acha que "o mundo vai evaporar daqui a 5 bilhões de anos" está na mesma categoria que "se eu colocar minha mão no fogo eu vou me queimar" ?

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Avatar do usuário
ZeitGeist
Forista
Forista
Mensagens: 5229
Registrado em: 05 Set 2006, 21:37
---
Quantidade de TD's: 56
Ver TD's

#15 Mensagem por ZeitGeist » 29 Mai 2009, 18:02

Eu acredito que iremos desenvolver uma nave espacial que possa transportar toda a vida da terra :shock:, ai a humanidade irá vagar no espaço frio e escuro à procura de outro planeta para detonar :twisted:!

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Tricampeão
Forista
Forista
Mensagens: 13803
Registrado em: 22 Set 2005, 16:06
---
Quantidade de TD's: 56
Ver TD's

#16 Mensagem por Tricampeão » 29 Mai 2009, 18:55

oxente escreveu:Sério? Você acha que "o mundo vai evaporar daqui a 5 bilhões de anos" está na mesma categoria que "se eu colocar minha mão no fogo eu vou me queimar" ?
É mais parecido com: tenho 2 litros de gasolina no tanque, meu carro faz 15 km/l, posso andar mais 30 km.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Vlad_Vostok
Forista
Forista
Mensagens: 664
Registrado em: 08 Jan 2007, 21:28
---
Quantidade de TD's: 24
Ver TD's

#17 Mensagem por Vlad_Vostok » 20 Dez 2009, 18:43

Michio kaku fala sobre Tempestade Solar 2012
http://www.youtube.com/watch?v=NynIWhTQqFA
Ps: tradução correta da ultima grande tempestade solar é 1859 e não 1959 . Naquela época os fios dos telegrafos entraram em curto nos EUA e Europa.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Tricampeão
Forista
Forista
Mensagens: 13803
Registrado em: 22 Set 2005, 16:06
---
Quantidade de TD's: 56
Ver TD's

#18 Mensagem por Tricampeão » 20 Dez 2009, 19:13

Vlad_Vostok escreveu:
Michio kaku fala sobre Tempestade Solar 2012
http://www.youtube.com/watch?v=NynIWhTQqFA
Ps: tradução correta da ultima grande tempestade solar é 1859 e não 1959 . Naquela época os fios dos telegrafos entraram em curto nos EUA e Europa.
Sem comentários.

Traduz isso aqui, agora:
"Michio Kaku dismisses the 2012 hysteria"
http://www.youtube.com/watch?v=OCPn6Tyq ... re=related
A partir de 0:35.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Vlad_Vostok
Forista
Forista
Mensagens: 664
Registrado em: 08 Jan 2007, 21:28
---
Quantidade de TD's: 24
Ver TD's

#19 Mensagem por Vlad_Vostok » 21 Dez 2009, 17:13

Acho que vc está confundindo os assuntos . Uma coisa é falar sobre as consequencias da tomenta solar de 2012 , outra coisa é a critica ao filme 2012 onde o diretor Roland Emerich inventou uma estória em que os neutrinos causam colapso no nucleo da terra, isso é fantasioso.

A forte tormenta solar de 2012 já foi confirmada pela Nasa e poderá gerar caos no planeta.
Alerta sobre Tormenta Solar

Investigadores predicen la inminente llegada de la tormenta solar más intensa en los últimos 50 años.

NASA

Enlace para la versión en audioEscuche esta historia, ya sea vía transmisión continua de audio o descargando este archivo de audio a su computador. O bien haga un clic aquí para obtener ayuda.

Marzo 10, 2006: La noticia esta confirmada: el Mínimo Solar ha llegado. Las manchas solares han desaparecido. No hay llamaradas solares. El Sol se encuentra tranquilo.

Como la calma antes de la tormenta.

Esta semana un grupo de investigadores anunció que una tormenta viene en camino —la más intensa durante un mínimo solar en cincuenta años. La predicción fue hecha por el equipo dirigido por Mausumi Dikpati del Centro Nacional de Investigaciones Atmosféricas (National Center for Atmospheric Research ó NCAR). "El siguiente ciclo solar será de un 30 a un 50% más intenso que el anterior", dice ella. Si esto es correcto, en los próximos años se producirá un estallido de actividad solar apenas menor que el del histórico máximo solar de 1958.

Ese fue un máximo solar. La era espacial apenas comenzaba: el satélite Sputnik fue lanzado en octubre de 1957 y el Explorer 1 (primer satélite estadounidense) en enero de 1958. En aquellos años no se podía saber si una tormenta solar se avecinaba viendo las barritas de intensidad de señal de un teléfono celular. Aun así, la gente sabía que algo grande estaba pasando porque las luces del norte se habían visto ya tres veces en México. Hoy en día, un máximo solar de intensidad similar tendría un efecto notable en teléfonos celulares, aparatos de GPS, satélites climatológicos y en muchas otras tecnologías modernas.

La predicción de Dikpati es sin precedentes. En los casi dos siglos desde que se descubrió el ciclo solar de 11 años, los científicos han luchado por predecir la intensidad de los máximos futuros, y han fallado. Los máximos solares pueden ser intensos como el de 1958, o apenas detectables como el de 1805, sin obedecer a patrón alguno.

La clave del misterio, como se dio cuenta Dikpati hace varios años, es el Cinturón de Transporte del Sol.

Tenemos algo similar aquí en la Tierra: el Gran Cinturón de Transporte Oceánico, popularizado por la película El Día Después de Mañana (The Day After Tomorrow). Es una red de corrientes que llevan agua y calor de océano a océano —vea el diagrama abajo. En la película, el Cinturón de Transporte se detiene y esto ocasiona un caos en el clima terrestre.

El cinturón de transporte del Sol es una corriente, no de agua, sino de gas que conduce electricidad. Este fluye en un bucle que va del ecuador solar a los polos y de regreso. Tal y como el Gran Cinturón de Transporte Oceánico controla el clima de la Tierra, el cinturón solar controla el clima de nuestra estrella. Específicamente, controla el ciclo de manchas solares.

El físico solar David Hathaway del Centro Nacional de Tecnología y Ciencias del Espacio (National Space Science & Technology Center ó NSSTC) explica: "Primero, recuerde qué son las manchas solares —nudos enredados de magnetismo generados por el dínamo interno del Sol. Una mancha solar típica dura apenas unas cuantas semanas. Luego decae, dejando detrás de sí un "cadáver" de campos magnéticos débiles".

Este es el cinturón de transporte.

La parte superior del cinturón de transporte roza la superficie del Sol, barriendo los campos magnéticos de manchas solares pasadas. Los "cadáveres" son arrastrados hacia los polos y a una profundidad de 200.000 kilómetros donde el dínamo magnético del Sol puede amplificarlos. Entonces los cadáveres (nudos magnéticos) son reencarnados (amplificados), se vuelven boyantes y salen a flote en la superficie". ¡Presto, nuevas manchas solares!

Todo esto sucede con una gran lentitud. "Se requieren cerca de 40 años para que el cinturón complete un bucle", dice Hathaway. La velocidad varía "entre un paso lento de 50 años a un paso rápido de 30 años".

Cuando el cinturón se vuelve "rápido", significa que muchos de los campos magnéticos están siendo barridos, y que el futuro ciclo solar será intenso. Esta es la base de las predicciones climatológicas solares: "el cinturón se estaba acelerando en el ciclo de 1986 a 1996", dice Hathaway, "los campos magnéticos que fueron barridos entonces, reaparecerán ahora como grandes manchas solares en el período de 2010 a 2021".

Como la mayoría de los expertos en su campo, Hathaway tiene confianza en el modelo del cinturón de transporte y está de acuerdo con Dikpati en que el siguiente máximo solar será muy intenso. Pero está en desacuerdo en un punto. La predicción de Dikpati sitúa al máximo solar en el año 2012. Hathaway cree que llegará antes, tal vez en el año 2010 o 2011.

"La historia muestra que los ciclos de manchas solares grandes se intensifican más rápido que los de manchas pequeñas", dice. "Espero ver las primeras manchas del próximo ciclo a finales del 2006 o en el 2007, y un máximo solar que llega alrededor del 2010 ó 2011".

¿Quién está en lo correcto? Solo el tiempo lo dirá. Pero de cualquier manera, una tormenta se avecina.
http://ciencia.nasa.gov/headlines/y2006 ... arning.htm

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

srmadruga
Forista
Forista
Mensagens: 4139
Registrado em: 21 Jun 2006, 14:41
---
Quantidade de TD's: 77
Ver TD's

#20 Mensagem por srmadruga » 21 Dez 2009, 18:25

Vlad_Vostok escreveu:A forte tormenta solar de 2012 já foi confirmada pela Nasa e poderá gerar caos no planeta.
2012. Hathaway cree que llegará antes, tal vez en el año 2010 o 2011.
::choro:: ::choro2::


Só quero deixar registrado uma coisa,
obrigado Vlad_Vostok, por ter nos avisado!!!!!Certamente vamos nos encontrar no céu ou no paraiso.
um forte abraço

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Vlad_Vostok
Forista
Forista
Mensagens: 664
Registrado em: 08 Jan 2007, 21:28
---
Quantidade de TD's: 24
Ver TD's

#21 Mensagem por Vlad_Vostok » 22 Dez 2009, 04:15

Science 26 June 2009:
Vol. 324. no. 5935, pp. 1640 - 1641
DOI: 10.1126/science.324_1640

News Focus
Space Weather Forecasting:
Are We Ready for the Next Solar Maximum? No Way, Say Scientists

Richard A. Kerr

If the once-in-500-years "solar superstorm" that crippled telegraph systems for a day or two across the United States and Europe in 1859 but otherwise was mainly remembered for its dramatic light show were to happen today, the charged-particle radiation and electromagnetic fury would fry satellites, degrade GPS navigation, disrupt radio communications, and trigger continent-wide blackouts lasting weeks or longer. Even a storm of the century would wreak havoc. That's why space physicists are so anxious to forecast space weather storms accurately. If predicting a hurricane a few days ahead can help people prepare for a terrestrial storm's onslaught, they reason, predicting solar storms should help operators of susceptible systems prepare for an electromagnetic storm. And space weather forecasters' next challenge is coming up soon. The next peak in the 11-year sunspot cycle of solar activity looms in 2012 or 2013. A space weather symposium last month asked, "Are we ready for Solar Max?" The unanimous answer from participants was "No."

http://www.sciencemag.org/cgi/content/s ... /5935/1640
*texto completo somente para assinantes. Alguem aqui é assinante da Science Magazine?

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Avatar do usuário
Nazrudin
Forista
Forista
Mensagens: 7313
Registrado em: 22 Mai 2005, 19:50
---
Quantidade de TD's: 441
Ver TD's

#22 Mensagem por Nazrudin » 22 Dez 2009, 07:13

Cada dia eu me deslumbro mais com a tenue linha da vida. É maravilhoso.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

srmadruga
Forista
Forista
Mensagens: 4139
Registrado em: 21 Jun 2006, 14:41
---
Quantidade de TD's: 77
Ver TD's

#23 Mensagem por srmadruga » 22 Dez 2009, 07:38

Vlad_Vostok escreveu:
Science 26 June 2009:
Vol. 324. no. 5935, pp. 1640 - 1641
DOI: 10.1126/science.324_1640

News Focus
Space Weather Forecasting:
Are We Ready for the Next Solar Maximum? No Way, Say Scientists

Richard A. Kerr

If the once-in-500-years "solar superstorm" that crippled telegraph systems for a day or two across the United States and Europe in 1859 but otherwise was mainly remembered for its dramatic light show were to happen today, the charged-particle radiation and electromagnetic fury would fry satellites, degrade GPS navigation, disrupt radio communications, and trigger continent-wide blackouts lasting weeks or longer. Even a storm of the century would wreak havoc. That's why space physicists are so anxious to forecast space weather storms accurately. If predicting a hurricane a few days ahead can help people prepare for a terrestrial storm's onslaught, they reason, predicting solar storms should help operators of susceptible systems prepare for an electromagnetic storm. And space weather forecasters' next challenge is coming up soon. The next peak in the 11-year sunspot cycle of solar activity looms in 2012 or 2013. A space weather symposium last month asked, "Are we ready for Solar Max?" The unanimous answer from participants was "No."

http://www.sciencemag.org/cgi/content/s ... /5935/1640
*texto completo somente para assinantes. Alguem aqui é assinante da Science Magazine?
2012 or 2013
:cry: :cry: :cry: :cry: :cry:

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Tricampeão
Forista
Forista
Mensagens: 13803
Registrado em: 22 Set 2005, 16:06
---
Quantidade de TD's: 56
Ver TD's

#24 Mensagem por Tricampeão » 22 Dez 2009, 20:09

Vlad_Vostok escreveu:
If the once-in-500-years "solar superstorm" (...) were to happen today (...)
physicists are so anxious to forecast space weather storms accurately
Ou seja, os cientistas não são capazes de prever tempestades solares.
Ou seja, ninguém pode dizer se alguma grande tempestade solar acontecerá em 2012 ou 2013 ou em ano nenhum.
Além disso, grandes tempestades solares acontecem uma vez a cada 500 anos.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

srmadruga
Forista
Forista
Mensagens: 4139
Registrado em: 21 Jun 2006, 14:41
---
Quantidade de TD's: 77
Ver TD's

#25 Mensagem por srmadruga » 23 Dez 2009, 19:07

Aleluiaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

CONSEGUIMOS CALAR, !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
CONSEGUIMOS CONVENCER!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Obrigado sao judas tadeu,
Obrigado santo expedito,

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Vlad_Vostok
Forista
Forista
Mensagens: 664
Registrado em: 08 Jan 2007, 21:28
---
Quantidade de TD's: 24
Ver TD's

#26 Mensagem por Vlad_Vostok » 30 Dez 2009, 22:09

Tricampeão escreveu:
Vlad_Vostok escreveu:
If the once-in-500-years "solar superstorm" (...) were to happen today (...)
physicists are so anxious to forecast space weather storms accurately
Ou seja, os cientistas não são capazes de prever tempestades solares.
Ou seja, ninguém pode dizer se alguma grande tempestade solar acontecerá em 2012 ou 2013 ou em ano nenhum.
Além disso, grandes tempestades solares acontecem uma vez a cada 500 anos.
Os Maias tiveram essa capacidade. como voce deve saber eles conheciam Calculo Diferencial Elementar e Geometria Espacial. E olha que naquele tempo não tinha Universidade para estudar e nem GP Guia para que eles pudessem tirar as duvidas.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

srmadruga
Forista
Forista
Mensagens: 4139
Registrado em: 21 Jun 2006, 14:41
---
Quantidade de TD's: 77
Ver TD's

#27 Mensagem por srmadruga » 31 Dez 2009, 02:09

Por isso que as GP´s devem reverenciar os MAIAS, eles que inventaram
a tabelinha.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Roy Kalifa
Forista
Forista
Mensagens: 3840
Registrado em: 25 Mai 2008, 18:37
---
Quantidade de TD's: 128
Ver TD's

#28 Mensagem por Roy Kalifa » 31 Dez 2009, 08:14

Sim, um dia o Sol vai perder a sua força. Mas não estaremos mais aqui para testemunhar...

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Tricampeão
Forista
Forista
Mensagens: 13803
Registrado em: 22 Set 2005, 16:06
---
Quantidade de TD's: 56
Ver TD's

#29 Mensagem por Tricampeão » 05 Jan 2010, 21:43

Vlad_Vostok escreveu:
Tricampeão escreveu:
Vlad_Vostok escreveu:
If the once-in-500-years "solar superstorm" (...) were to happen today (...)
physicists are so anxious to forecast space weather storms accurately
Ou seja, os cientistas não são capazes de prever tempestades solares.
Ou seja, ninguém pode dizer se alguma grande tempestade solar acontecerá em 2012 ou 2013 ou em ano nenhum.
Além disso, grandes tempestades solares acontecem uma vez a cada 500 anos.
Os Maias tiveram essa capacidade. como voce deve saber eles conheciam Calculo Diferencial Elementar e Geometria Espacial. E olha que naquele tempo não tinha Universidade para estudar e nem GP Guia para que eles pudessem tirar as duvidas.
Eu conheço Cálculo Diferencial Avançado e Geometria Espacial, mais um monte de outras técnicas matemáticas desconhecidas dos maias, e não consigo prever tempestades solares.
Até onde tenho conhecimento, ninguém consegue fazer esse tipo de previsão na atualidade.
Nem sei de onde você tirou que os maias eram capazes disso. Os maias nem deviam saber que há explosões solares, pois só são visíveis pelo telescópio.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

HomemDeToalha
Forista
Forista
Mensagens: 328
Registrado em: 25 Set 2003, 01:56
---
Quantidade de TD's: 33
Ver TD's

#30 Mensagem por HomemDeToalha » 06 Jan 2010, 00:56

Tricampeão escreveu:
Vlad_Vostok escreveu:
Tricampeão escreveu:
Vlad_Vostok escreveu:
If the once-in-500-years "solar superstorm" (...) were to happen today (...)
physicists are so anxious to forecast space weather storms accurately
Ou seja, os cientistas não são capazes de prever tempestades solares.
Ou seja, ninguém pode dizer se alguma grande tempestade solar acontecerá em 2012 ou 2013 ou em ano nenhum.
Além disso, grandes tempestades solares acontecem uma vez a cada 500 anos.
Os Maias tiveram essa capacidade. como voce deve saber eles conheciam Calculo Diferencial Elementar e Geometria Espacial. E olha que naquele tempo não tinha Universidade para estudar e nem GP Guia para que eles pudessem tirar as duvidas.
Eu conheço Cálculo Diferencial Avançado e Geometria Espacial, mais um monte de outras técnicas matemáticas desconhecidas dos maias, e não consigo prever tempestades solares.
Até onde tenho conhecimento, ninguém consegue fazer esse tipo de previsão na atualidade.
Nem sei de onde você tirou que os maias eram capazes disso. Os maias nem deviam saber que há explosões solares, pois só são visíveis pelo telescópio.
Calma lá caro Trica, você anda muito puto ultimamente. Toma uma maracujina! rs

Veja bem, sem querer entrar em discussão, porque não vou fazer isso, só porque você desconhece uma possibilidade de prever tempestades solares, ainda não quer dizer que seja impossível! Alguém pode ter descoberto uma maneira. Claro que também não quer dizer que é possível. Só quer dizer que você desconhece.

Calma lá com o ego rapá! :lol:

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Assuntos Gerais - OFF Topic - Temas variados”