Transito Paulista entrará em colapso em 2012 : O carro voador seria a solução?

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Vlad_Vostok
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Transito Paulista entrará em colapso em 2012 : O carro voador seria a solução?

#1 Mensagem por Vlad_Vostok » 19 Jun 2009, 17:55

O estudo concluiu que o transito entrará em colapso em 2012 . Eu acho que irá travar antes.
No ultimo engarrafamento monstro (feriado Corpus Christi) eu levei quase duas horas para percorrer 20 km , não havia alternativa para escapar. É nessas horas que a imaginação viaja pensando no carro voador .

Ele ainda precisa ser melhorado para possibilitar a decolagem/aterrisagem vertical , tipo o caça Harrier , dessa forma dará para pousar no teto da casa.

Pena que é muito caro , vou esperar baixar o preço.
21/05/2009 - 17h25
Trânsito consome R$ 4 bilhões por ano de trabalhadores e empresas

SÃO PAULO - A maioria das pessoas sabe que o trânsito é capaz de deixar qualquer um estressado e ainda consome um tempo desnecessário. Pois, você imaginava que ele também afeta o bolso das empresas e dos trabalhadores?

De acordo com as preliminares de um estudo realizado pelo professor da Fundação Dom Cabral, Paulo Rezende, a partir da renda média do brasileiro e considerando que são 750 carros a cada quilômetro, concluiu-se que a quantia chega a R$ 4 bilhões no ano, dinheiro suficiente para construir 40 quilômetros de uma linha de metrô.

Colapso cada vez mais próximo

A pesquisa ainda averiguou o prazo para o colapso do trânsito na capital paulista e revela que ele caiu de cinco para quatro anos. Ou seja, o trânsito vai literalmente parar em 2012.
Pois essa redução de tempo não é exclusividade de São Paulo. Em Belo Horizonte e Porto Alegre, o prazo para o caos diminuiu de 15 para 12 anos, ao passo que, no Rio de Janeiro, a data limite caiu de dez para nove anos.

Um carro a mais é um problema

De acordo com o estudo, um dos fatores que contribui para esse resultado é o aumento do número de carros com apenas uma pessoa.

Porém, ao contrário do que se acredita, um carro a mais nas ruas de Porto Alegre e Belo Horizonte gera três vezes mais impacto do que no Rio de Janeiro e em São Paulo, municípios que estão melhor preparados para absorver trânsitos mais pesados.

Congestionamentos

Os moradores dessas grandes capitais já perceberam que os congestionamentos parecem crescer a cada dia. Pois o levantamento revela que eles realmente aumentaram entre os anos de 2007 e 2008: em São Paulo e no Rio, a alta foi de 15%, enquanto nas outras duas, o incremento foi de 20%.

Para se ter uma ideia, em 2005, 100 metros de congestionamento eram formados a cada minuto na capital paulista. Já em 2009, no mesmo minuto, 150 metros são formados.
Quinta, 19 de março de 2009, 13h18 Atualizada às 17h40

Americanos testam protótipo de carro voador

Uma empresa americana anunciou nesta semana o primeiro teste de um protótipo de carro voador, com uma autonomia de vôo de mais de 700 km. O protótipo Transition, com capacidade para duas pessoas e velocidade máxima de 185 km/h no ar, pode ser transformado de carro em avião em apenas 30 segundos pelo piloto, segundo a companhia Terrafugia, que desenvolveu o projeto.

Movido a gasolina comum, o protótipo apresentado nesta semana em Boston, nos Estado Unidos, tem tração nas rodas dianteiras para circular nas ruas e um propulsor para o vôo. Quando está com sua configuração como carro, tem um tamanho que permite que seja guardado em uma garagem comum.

Para os responsáveis pelo projeto, ele terá o potencial para "mudar o mundo da mobilidade pessoal". "Os deslocamentos agora se tornam uma experiência integrada terra-ar sem dores de cabeça. É o que os entusiastas da aviação vêm buscando desde 1918", disse Carl Dietrich, presidente Terrafugia.

Mas mesmo se o protótipo for aprovado e lançado comercialmente, a experiência deverá ser para poucos. Por ser categorizado como uma aeronave esportiva leve, ela requer uma licença especial de piloto esportivo para pilotá-la.
Além disso, o preço final de cada carro voador ficará em torno de US$ 200 mil (cerca de R$ 460 mil).
A empresa já abriu uma lista de espera para a compra das primeiras aeronaves produzidas, que espera colocar no mercado a partir de meados do ano que vem. Para os interessados em ter seu nome na lista de espera, a companhia exige um depósito de US$ 10 mil (cerca de R$ 23 mil).
BBC Brasil

http://tecnologia.terra.com.br/interna/ ... oador.html
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Você gostaria de ter um carro voador?

Sim , adoraria - 32,74%
Só se fosse mais barato - 11,82%
Não teria , mais gostaria de voar num - 2,29%
Não - 53,15%

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ZeitGeist
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#2 Mensagem por ZeitGeist » 19 Jun 2009, 19:05

Vlad, na boa, o veículo automotor como o conhecemos não é mais viável ecologicamente nem como transporte.
A solução para o trânsito e o transporte de massas, o metrô e as linhas ferreas para transportar carga no lugar dos caminhões. 8)

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#3 Mensagem por Adam West » 19 Jun 2009, 19:16

Que coisa mais feia! Se ao menos fosse o C4, que vira transformer e nave... :lol:

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#4 Mensagem por Vlad_Vostok » 19 Jun 2009, 20:16

ZeitGeist escreveu:Vlad, na boa, o veículo automotor como o conhecemos não é mais viável ecologicamente nem como transporte.
A solução para o trânsito e o transporte de massas, o metrô e as linhas ferreas para transportar carga no lugar dos caminhões. 8)
Em quanto tempo vc acha que o nosso metro vai ser parecido com o de Londres?
O Metropolitano de Londres tem 268 estações e aproximadamente 400 km (250 milhas) de caminhos de ferro (trilhos), no entanto há quem diga que tem 408 km (253 milhas) de comprimento, fazendo deste, o maior sistema de metropolitano pelo comprimento da sua rota, e um dos mais servidos em termos de estações.

Fonte Wikipedia

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300 km de sufoco

#5 Mensagem por Austim » 19 Jun 2009, 20:26

O trânsito em SP já entrou em colapso (300 Km de congestionamento na véspera do feriado) só não querem admitir.

A solução é invadir Mato Grosso do Sul, transferindo a capital de Sampa pra lá, né Paivinha.

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#6 Mensagem por Tricampeão » 19 Jun 2009, 20:56

O carro voador vai custar mais barato que um helicóptero? Duvido.

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#7 Mensagem por Roy Kalifa » 19 Jun 2009, 21:25

Não, o carro voador não é a solução, pois logo os céus estariam congestionados também.

Metro é a melhor solução para as grandes cidades. Seja subterrâneo ou de superfície.

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#8 Mensagem por srmadruga » 19 Jun 2009, 23:17

o aerotrem é a solução

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#9 Mensagem por Dom Braz » 20 Jun 2009, 00:06

Com um pouquinho de engenharia, dava pra usar as marginais com transporte pluvial, barcos a motor, balsas... pode parecer ridícula a idéia, mas só no começo...

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#10 Mensagem por Carnage » 20 Jun 2009, 01:52

Vlad_Vostok escreveu:Em quanto tempo vc acha que o nosso metro vai ser parecido com o de Londres?
Se depender do PSDB, em 60 anos.

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#11 Mensagem por O Pastor » 20 Jun 2009, 10:43

Carnage escreveu:
Vlad_Vostok escreveu:Em quanto tempo vc acha que o nosso metro vai ser parecido com o de Londres?
Se depender do PSDB, em 60 anos.

Eu moro em SP faz 4 anos e nesse periodo, o GLORIOSO governo do PSDB inaugurou miseras 3 estacoes de metro, e mesmo assim elas foram inauguradas logo quando cheguei aqui entre 2005 e 2006, todas na Linha Verde. Nesse ritmo para uma cidade como SP, creio que so em 60 anos mesmo. E metro nem eh mais uma tecnologia tao DIFICIL assim de ser executada. Eh caro, mas a longo prazo eh a melhor solucao, a unica que DISPONIVEL hoje. Falta como sempre, vontade politica.

Infelizmente, o Brasil e Sao Paulo vem perdendo o TREM da historia. Ha muitos erros basicos a meu ver. Aqui em SP, por exemplo, vcs chamam de METRO apenas o trem subterraneo. O trem de superficie, vcs chamam de TRENZAO. Mas na verdade tudo eh TREM, tudo anda sob trilhos. Ate hj nao consigo entender porque o TREM subterraneo eh bem organizado, seguro e possui estacoes bem planejadas, ao passo que o trem de superficie eh completamente abandonado. Pura burrice, bastaria investir nos chamados TRENZAO, recuperar as estacoes, aumentar a seguranca e rapidamente vc teria a confianca do publico e SP teria mais alguns bons kms de METRO. Esse cenario de deixar o TRENZAO pros pobres e o METRO pros MENOS pobres eh bem coisa de BRASIL, bem coisa do nosso APARTHEID social.

Somente agora a organizacao do METRO se atentou a isso e parece que esta assumindo a administracao dos trens da CPTM. Vejamos se irao mesmo corrigir isso...

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#12 Mensagem por LFerrari » 20 Jun 2009, 11:17

A solução pra Sampa seria irmos atrás dos Drs Spock e McCoy do do Star Trek e desenvolvermos o teletransporte.

O q vcs acham?

Seria util também na putaria: se marcarmos c a GP e não gostarmos da cara e do corpo qdo a vermos frente a frente, sumiriamos.

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Vlad_Vostok
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#13 Mensagem por Vlad_Vostok » 20 Jun 2009, 11:27

Roy Kalifa escreveu:Não, o carro voador não é a solução, pois logo os céus estariam congestionados também.

Metro é a melhor solução para as grandes cidades. Seja subterrâneo ou de superfície.
O metro vai demorar muito , seria necessario eleger um governante do PT em SP para solucionar todos os nossos problemas de transporte( é claro que teria uma corrupçãozinha para não perder o costume). Mas infelizmente eles só ganham (as vezes) para o governo Municipal

Veja como será no futuro com o carro voador . O transito flui normalmente....

http://www.youtube.com/watch?v=355cigiP ... re=related

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#14 Mensagem por Tricampeão » 20 Jun 2009, 14:59

Vlad_Vostok escreveu:Veja como será no futuro com o carro voador . O transito flui normalmente....

http://www.youtube.com/watch?v=355cigiP ... re=related
Vlad, aquilo é só um filme de ficção, não é de verdade.

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Greg Goldberg
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#15 Mensagem por Greg Goldberg » 20 Jun 2009, 16:04

Tricampeão escreveu:
Vlad_Vostok escreveu:Veja como será no futuro com o carro voador . O transito flui normalmente....

http://www.youtube.com/watch?v=355cigiP ... re=related
Vlad, aquilo é só um filme de ficção, não é de verdade.
hahaha fonte confiável FAIL!
Sampa não espaço pra mais nada, seja sob ou sobre a terra :lol:

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Japasafado
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#16 Mensagem por Japasafado » 20 Jun 2009, 16:17

No lugar dos carros, a solução é o transporte metroviário e ferroviário.

No lugar dos caminhões, a solução é o transporte ferroviário e aeroviário(visto que a maioria dos caminhões estão apenas de passagem por SP).

Nos dois casos, o governo perdeu tempo demais com outras coisas e esqueceu que, para um país crescer, precisa-se pensar futuramente, na infraestrutura de tudo.

Como neste tópico estamos falando no transporte, vejam casos de Tokyo, Nova York e Londres...
Lá nos primórdios do século 19, estava sendo construída a primeira linha de metrô em NY, mais tarde, a primeira em Londres e Tokyo, enquanto que no Brasil cavalos e charretes tomavam conta das ruas, e nem se cogitava construir isso.
Não há como se pensar em pegar um avião e ter o metrô ao lado para chegar até lá, um ônibus parando na frente da estação, ou o trem que liga uma e outra cidade grande, etc.

É claro que desde o começo nós fomos o quintal de Portugal e com isso perdemos séculos de crescimento, mas os governos que se passaram esqueceram que há a globalização, PIB , população e desenvolvimento, coisas que fazem o país crescer e precisar de infraestrutura para suportar isso.

Agora nós temos que comer bola e esperar até que tenhamos um transporte público decente, provavelmente uns 100 anos, hehe!
Editado pela última vez por Japasafado em 20 Jun 2009, 18:29, em um total de 1 vez.

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Tiozinho50
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#17 Mensagem por Tiozinho50 » 20 Jun 2009, 17:12

Lá nos primórdios do século 19, estava sendo construída a primeira linha de metrô em NY, mais tarde, a primeira em Londres e Tokyo, enquanto que no Brasil cavalos e charretes tomavam conta das ruas, e nem se cogitava construir isso.
Não há como se pensar em pegar um avião e ter o metrô ao lado para chegar até lá, um ônibus parando na frente da estação, ou o trem que liga uma e outra cidade grande, etc.

É claro que desde o começo nós fomos o quintal de Portugal e com isso perdemos séculos de crescimento, mas os governos que se passaram esqueceram que há a globalização, PIB , população e desenvolvimento, coisas que fazem o país crescer e precisar de infraestrutura para suportar isso.

Agora nós temos que comer bola e esperar até que tenhamos um transporte público decente, provavelmente uns 100 anos, hehe!
Não se esqueçam do milagre brasileiro e da expansão da malha rodoviária.

Foi um grave erro estratágico dos governos da ditadura a falta de investimentos em hidrovias e ferrovias.

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srmadruga
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#18 Mensagem por srmadruga » 20 Jun 2009, 17:27

Não podemos esquecer que em Santos uma boa parte dos trilhos foram parar na mão de empresários, por preço de banana.Então vamos ver, já li estudos que estavam planejando construir trem bala, RJ>SP, pelo jeito nao saiu do papel, tinha outro que era de SP>CPS.(como podemos discutir desenvolvimento no transporte? com tanta safadeza)
SÃO PAULO - A cada dia, o trânsito de São Paulo recebe o acréscimo de 800 novos veículos. Só na última década, a frota da cidade aumentou 20%. De acordo com dados do Departamento de Trânsito (Detran), em 1997 a cidade tinha 4,8 milhões de veículos. Hoje, são 5,9 milhões. Ou seja, em 10 anos São Paulo ganhou mais 1,1 milhão de carros nas ruas.


Diante disso, o rodízio municipal, que completou dez anos de funcionamento no dia 2, chegou praticamente ao esgotamento em sua capacidade de controlar o tráfego paulistano, segundo especialistas.


- Não há engenharia de trânsito que consiga colocar dois carros em uma vaga só. E a solução não está apenas na construção de túneis e viadutos. Você tem que mexer com a demanda, pensar em uma solução inteligente de viagem. No fundo, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) administra uma escassez de espaço¿, diz Roberto Scaringella, presidente do órgão responsável pelo controle do trânsito na capital.


Para os especialistas, o problema dos congestionamentos é estrutural.


- A cidade cresce em um ritmo e o crescimento do volume da frota é bem maior. Tanto que, quando se fala sobre bons índices da economia, compara-se com o aumento de carros novos vendidos. Há 10 anos, se colocássemos todos os automóveis de São Paulo um atrás do outro, dava pra ir do Oiapoque ao Chuí. Imagine agora - diz Maria da Penha, coordenadora da divisão de trânsito do Instituto de Engenharia.


- O trânsito é uma função derivada. É conseqüência do boom imobiliário, das políticas de transporte público, do abastecimento da cidade. Não cabe caminhão de qualquer tamanho circulando por aí, e do desempenho econômico. Não é atribuição da CET a política de solos e transporte. O que podemos fazer é investir em nossa performance de monitoramento e dizer quando é a hora de usar restrições maiores - argumenta Scaringella.


Entre as medidas para melhorar o controle do trânsito, a CET aposta na instalação de chips em todos os veículos, prevista para começar a partir de maior de 2008. Quando a ferramenta estiver em toda a frota, será possível monitorar a origem e destino das viagens, o que vai ajudar a orientar futuras decisões da Companhia.


Câmara discute mudança no rodízio

A Câmara Municipal chegou a aprovar em primeiro turno a ampliação do rodízio na cidade. Mas vereador Ricardo Teixeira decidiu retirar o projeto de discussão, devido às reações negativas. Segundo ele, a idéia precisa ser mais debatida, inclusive porque, na mesma sessão em que seu projeto foi votado, a Câmara também aprovou a proposta de fim do rodízio, do vereador Adilson Amadeu.


Pelo proposta de Teixeira, metade dos 3,5 milhões de veículos que transitam todos os dias na capital estaria proibida de circular uma hora e meia pela manhã e mais uma hora e meia durante a tarde. O rodízio funcionaria da seguinte forma: das 7h às 8h30 para placas ímpares e das 8h31 às 10h para placas pares. No período da tarde, o esquema funcionaria para placas ímpares, das 17h às 18h30, e pares, das 18h31 às 20h. O prefeito Gilberto Kassab (DEM) declarou ser contrário à ampliação e disse que qualquer mudança não será feita de maneira abrupta, antes de uma ampla discussão.


- O rodízio deveria ser uma ação de emergência, drástica e precária, enquanto se toma uma atitude. É como no futebol, que se joga a bola para o alto enquanto a defesa se arruma. Mas se passaram dez anos, as pessoas se acostumaram e até admitem mais rodízio - diz o engenheiro de trânsito Luis Célio Bottura.


Apesar de matematicamente não fazer mais efeito, o rodízio ainda tem sua função na distribuição do fluxo.


- Suspendemos em julho, por conta das férias escolares, e o trânsito pirou tanto que precisamos retomar antes do previsto - destaca Gilson Grilli, gerente de Operações da CET.


Diante de um crescimento ininterrupto e de um replanejamento urbano que levaria alguns anos a ser executado, há quem defenda a cobrança do pedágio urbano, como acontece em cidades como Londres.


- O pedagiamento é inevitável. Sempre que você não tem espaço pra todos, você começa a cobrar pelos lugares no espetáculo. O próprio rodízio já é um pedágio. Porque se você circula onde é proibido, paga multa por isso - argumenta Bottura.


Para Maria da Penha, o pedágio é viável apenas em locais pontuais.


- Essa é uma discussão antiga e que exige decisão política, mas penso que na região central poderia ajudar bastante. Daí o sistema pode ser de cobrança diária, ou por cada acesso, no caso de motoristas que circulam o dia todo pela área.


Gilson Grilli, gerente de Operações da CET, diz que não há "nem embrião" de projeto nesse sentido.


- O pedágio pode até ser inevitável, mas antes disso há muita coisa a ser feita, como a melhora do transporte público.


Solução só com o carro na garagem

Para os especialistas, São Paulo só terá bom trânsito se dois fatores estiverem conjugados: transporte público eficaz e planejamento urbano que possibilite que o cidadão não se locomova o dia todo.


- O ideal seria que, em um raio de 1 km do metrô, as pessoas encontrassem os serviços de que precisam, o que faria com que se utilizasse cada vez menos os meios transporte. O conjunto nacional é um exemplo de serviços agrupados. Ali há residências, escritórios, academia de ginástica, lojas.


- É possível que quem more ali utilize apenas eventualmente de algum tipo de transporte. Quando você concentra os serviços, usa mais o elevador do que o carro - resume o engenheiro de trânsito Luis Célio Bottura.


Para a coordenadora da divisão de trânsito do Instituto de Engenharia, Maria da Penha, os órgãos responsáveis pelo transporte público precisam buscar alternativas para atrair o público.


- Há que se pensar nos usuários como clientes e, portanto, pensar em soluções que efetivamente os ajude. Bolsões de estacionamento ao lado das estações de metrô podem ser uma boa opção - afirma.


- Como qualquer outra grande cidade do mundo, São Paulo é inviável se estiver baseada no carro particular - completa Roberto Scaringella, presidente da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
Mais de uma vez já se citou neste espaço o estudo do especialista Nelson Choueri, que há alguns anos calculou que, com o tempo consumido nos deslocamentos em São Paulo, perdem-se 165 vidas úteis por dia (em horas de trabalho) ou cerca de 50 mil por ano, que valem (pelo salário médio) R$ 14,4 bilhões anuais. Se esse valor pudesse ser convertido em investimentos, eles seriam suficientes para em duas décadas implantar o metrô em toda a cidade.

Outro especialista, Adriano Murgel Branco, ex-secretário de Transportes do Estado, ao receber em 2008 o título de "engenheiro eminente", do Instituto de Engenharia, afirmou que na região metropolitana os "prejuízos socioambientais" no trânsito e no transporte em geral vão de R$ 30 bilhões a R$ 40 bilhões por ano ("um orçamento municipal a cada ano"). E em 50 anos o total chegaria a US$ 1 trilhão, uns 75% do PIB brasileiro. Cáspite!

E não é só. As pessoas consomem 20% de seu tempo "útil" no transporte. O rendimento energético de um veículo individual não passa de 30% - o restante perde-se como calor. O deslocamento de uma pessoa por automóvel consome 26 vezes mais energia que o mesmo percurso em metrô. Mas deste só se construíram, em média, 1,5 quilômetro por ano em quatro décadas. E esse não é o único desperdício: 93% das cargas no Estado de São Paulo são transportadas por caminhões - quando o transporte ferroviário, cada vez mais sucateado, é algumas vezes mais barato -, que em média têm 20 anos de uso, sem inspeção veicular, e são conduzidos por motoristas que trabalham de 20 a 30 horas seguidas. Por essas e outras, a Associação Nacional de Transportes Públicos tem clamado que na cidade de São Paulo o transporte já ocupa mais de 50% do espaço total, somando ruas, avenidas, praças, garagens e estacionamentos. O que deveria ser meio passa a ser fim em si mesmo.

Tudo isso é parte do preocupante balanço do transporte no mundo, que há poucos dias foi de novo examinado no âmbito de mais uma reunião da Convenção do Clima, em Bonn. O setor, englobando as diversas áreas, já responde pela emissão de mais de 5 bilhões de toneladas de poluentes por ano e, no ritmo atual, chegará a 9 bilhões em 2030. Essa poluição é responsável pela morte de 700 mil pessoas por ano, segundo a Organização Mundial de Saúde. Na capital paulista, são 20 mortes por dia, segundo estudo recente da Faculdade de Medicina da USP.

Diante de todas essas estatísticas, espanta que as políticas públicas brasileiras continuem tão distantes da gravidade da questão. Ainda há pouco, com a alegação de manter o mercado na indústria automobilística e evitar desemprego, prorrogou-se a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sem exigir qualquer contrapartida. Por que não estabelecer, como já se faz em outros países, que só se licenciará um veículo novo com a prova de que um antigo foi retirado de circulação? Não importa que o rodízio de veículos tenha retirado da circulação em São Paulo um número menor do que foi licenciado desde a implantação do sistema e hoje o problema é mais grave do que naquela época? Aonde se pretende chegar?

Espanta ainda a ausência de políticas públicas para os pedestres, que respondem pela maior fatia de deslocamentos. E leva-se no deboche ou na piada a sugestão do escritor e humorista Ziraldo de que se implantem urinódromos nas grandes cidades, já que os transeuntes dependem de favor de donos de botequim e outros estabelecimentos para satisfazer suas necessidades, mesmo sabendo que boa parte dessas pessoas é idosa, com necessidades mais frequentes.

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Tiozinho50
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#19 Mensagem por Tiozinho50 » 20 Jun 2009, 18:19

SÃO PAULO - A cada dia, o trânsito de São Paulo recebe o acréscimo de 800 novos veículos. Só na última década, a frota da cidade aumentou 20%. De acordo com dados do Departamento de Trânsito (Detran), em 1997 a cidade tinha 4,8 milhões de veículos. Hoje, são 5,9 milhões. Ou seja, em 10 anos São Paulo ganhou mais 1,1 milhão de carros nas ruas.
Culpa do LULA. 8)
Roberto Scaringella, presidente do órgão responsável pelo controle do trânsito na capital escreveu:
- Não há engenharia de trânsito que consiga colocar dois carros em uma vaga só.
Quer apostar?

http://nadirzenite.blogspot.com/2008/07 ... mveis.html

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Japasafado
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#20 Mensagem por Japasafado » 20 Jun 2009, 18:28

Tiozinho50 escreveu:Quer apostar?

http://nadirzenite.blogspot.com/2008/07 ... mveis.html
Sabe-se lá quando isso vai chegar aqui.

Outro problema gravíssimo que o colega Tiozinho50 postou é a falta de vagas de estacionamentos subterrâneos ou verticais. Isso resolveria em partes o trânsito com liberação da zona azul e tal.

Falando sobre o colapso no trânsito, todos tem o direito de ter o seu carrinho e tal. Mas o essencial é São Paulo ou qualquer outra cidade ter um sistema de transporte público decente para que a pessoa tenha certeza de que chegará a tempo no trabalho com segurança e conforto.

Do jeito que está SP isso vai demorar pra acontecer, vide confusões/superlotações em estações de trem e metrô, além do problema dos ônibus, que lotam avenidas que deveriam passar apenas carros e caminhões de pequeno porte, e deveriam estar em corredores isolados do trânsito.

Não adianta nada colocar um monte de busão novo, com tecnologia híbrida e tal, mas não haver corredores, isso é o cúmulo da burrice.

Resumindo, isso vai demorar pra acontecer aqui em SP. O colapso está pra chegar infelizmente.

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srmadruga
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#21 Mensagem por srmadruga » 20 Jun 2009, 18:46

Japasafado escreveu:
Tiozinho50 escreveu:Quer apostar?

http://nadirzenite.blogspot.com/2008/07 ... mveis.html
Sabe-se lá quando isso vai chegar aqui.
Já tive a oportunidade de ver esse projeto, acho que em 2030 podemos até ter no Brasil(se o mundo nao acabar em 2012), mas esse é um sitema da fábrica,em algumas cidades da China e Japão, os estacionamentos dos apartamentos são assim, elevador em estrutura metálica(uma vaga para dois carros)

O pessoal do litoral devem ter visto, por falta de espaço, duas lanchas que ocupam uma única vaga. mesmo sistema da China e do Japão

No centrão de SP já temos estacionamento vertical, com elavadores com o mesmo funcionamento
(estacionamento vertical)(Av. Conselheiro Furtado) (Passando o túnel Anhangabaú) entre outros.

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srmadruga
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#22 Mensagem por srmadruga » 20 Jun 2009, 18:53

O autor deste tópico, bem que poderia dar uma sugestão mais racional, estou pedindo muito?

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#23 Mensagem por Vlad_Vostok » 20 Jun 2009, 19:26

srmadruga escreveu:
Japasafado escreveu:
Tiozinho50 escreveu:Quer apostar?

http://nadirzenite.blogspot.com/2008/07 ... mveis.html
Sabe-se lá quando isso vai chegar aqui.
Já tive a oportunidade de ver esse projeto, acho que em 2030 podemos até ter no Brasil(se o mundo nao acabar em 2012), mas esse é um sitema da fábrica,em algumas cidades da China e Japão, os estacionamentos dos apartamentos são assim, elevador em estrutura metálica(uma vaga para dois carros)

O pessoal do litoral devem ter visto, por falta de espaço, duas lanchas que ocupam uma única vaga. mesmo sistema da China e do Japão

No centrão de SP já temos estacionamento vertical, com elavadores com o mesmo funcionamento
(estacionamento vertical)(Av. Conselheiro Furtado) (Passando o túnel Anhangabaú) entre outros.
Depois eu que sou maluco . Como vc pode comparar o elevador de carros da Alemanha com o do Centrão.......... :roll: :roll: :roll:

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Vlad_Vostok
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#24 Mensagem por Vlad_Vostok » 20 Jun 2009, 19:32

Tricampeão escreveu:
Vlad_Vostok escreveu:Veja como será no futuro com o carro voador . O transito flui normalmente....

http://www.youtube.com/watch?v=355cigiP ... re=related
Vlad, aquilo é só um filme de ficção, não é de verdade.
Pode questionar a vontade . Eu sempre terei um link para derrubar suas chacotas...
Quando a ficção vira realidade

Livros e filmes anteciparam
muitas das invenções que
hoje povoam a nossa existência

.
.

Lançada em outubro de 1998 pela Nasa, tendo por destino um asteróide situado a 190 milhões de quilômetros da Terra, a nave Deep Space 1 está testando tecnologias revolucionárias. Uma das mais importantes é o motor de propulsão iônica, que permite à nave alcançar altas velocidades de maneira econômica. A propulsão iônica foi mencionada pela primeira vez em 1968, num episódio da série Jornada nas Estrelas. Ela era utilizada pela Enterprise

http://veja.abril.com.br/230699/p_096.html

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#25 Mensagem por Tiozinho50 » 20 Jun 2009, 19:36

SRMADRUGA escreveu:O autor deste tópico, bem que poderia dar uma sugestão mais racional, estou pedindo muito?
O autor do tópico deve estar cansado, esteve no Jô ontem a noite explanando sobre suas teorias. :lol: :lol:

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#26 Mensagem por srmadruga » 20 Jun 2009, 19:55

Tiozinho50 escreveu:
SRMADRUGA escreveu:O autor deste tópico, bem que poderia dar uma sugestão mais racional, estou pedindo muito?
O autor do tópico deve estar cansado, esteve no Jô ontem a noite explanando sobre suas teorias. :lol: :lol:
ééé a semana do autor do tópico foi correria, Luciana Gimenes(SUPERPOOOP), Jô Soares....mas vamos compreender, o medicamento causa sonolência e um titica de distúrbio.

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#27 Mensagem por srmadruga » 20 Jun 2009, 20:39

Como sempre!!!CHEGANDO ATRASADO!!!!!!!!!!!!!!
Controlled substances escreveu: foi mencionada pela primeira vez em 1968, num episódio da série Jornada nas Estrelas. Ela era utilizada pela Enterprise

http://veja.abril.com.br/230699/p_096.html
srmadruga escreveu:
Controlled substances escreveu:
srmadruga escreveu:se for citar lendas,cito jornadas nas estrelas!!!!! outra que achei bem bacana, Tainá,uma aventura na amazônia,saci-pererê também achei 10
Já que falou em estrelas . Porque o céu e as estrelas de São Carlos. Araraquara, Ribeirão Preto,Sao Jose do Rio Preto, é diferente do de SP ou BH ?
Carnage escreveu:Mesmo numa sociedade moderna e informatizada, onde notícias correm o mundo em segundos, ainda persistem várias lendas e mitos, gerados da ignorância de assuntos e da credulidade das pessoas.Talvez até mesmo pela informatização do mundo essas lendas ganharam força, onde a internet é um meio em que qualquer um escreve qualquer bobagem e as pessoas acreditam simplesmente porque é palavra escrita, e "se está escrito em algum lugar, deve ser verdade!"
http://www.gp-guia.net/phpbb/phpbb2/view ... 24&start=0

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#28 Mensagem por Tricampeão » 20 Jun 2009, 21:01

Vlad_Vostok escreveu:Lançada em outubro de 1998 pela Nasa, tendo por destino um asteróide situado a 190 milhões de quilômetros da Terra, a nave Deep Space 1 está testando tecnologias revolucionárias. Uma das mais importantes é o motor de propulsão iônica, que permite à nave alcançar altas velocidades de maneira econômica. A propulsão iônica foi mencionada pela primeira vez em 1968, num episódio da série Jornada nas Estrelas. Ela era utilizada pela Enterprise
Errado. A propulsão iônica, usada pela nave Deep Space, não tem nada a ver com a propulsão da Enterprise. Depois o Carnage, que é grão-mestre trekkie, te explica como era no filme. Da realidade, eu mesmo falo: o motor acelera muito pouco, mas continuamente, de forma que, ao final, consegue atingir alta velocidade. "Ao final" quer dizer "depois de dois anos". "Muito pouco" quer dizer "muito pouco mesmo". A força total é de apenas 92 mN. Como a nave tem cerca de 380 kg, a aceleração resultante é de 0,000024 m/s2. O Kirk nunca ia conseguir fugir dos Klingons com isso.

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Dom Braz
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#29 Mensagem por Dom Braz » 20 Jun 2009, 23:12

Essas idéias tão parecendo filme de Star Wars... :lol:


Vou lhes apresentar um meio de transporte, muito pouco conhecido (não estranhem), lá na China o pessoal usa bastante, mas está sendo rapidamente por motos e carros, é o progresso!
VANTAGENS:
- Custo com manutenção quase zero ($ que sobre pra gastar com putas)

- Não precisa passar na inspeção veicular, nem porra nenhuma

- Não paga IPVA, nem seguro obrigatório, nem seguro

- Sem emissão de poluentes

- Um ótimo exercício físico, sem impacto

- É um veículo não motorizado, sem poluição sonora

- No transito, o espaço ocupado por 1 carro = 4 bicicletas

- Velocidade média no transito de 25Km/h,
Bem superior que os motorizados em horário de pico...


Se abrir a mente... deixar de lado a questão besta do status do veículo motorizado, o máximo que acontece é chegar suado no trabalho, nada que um ducho não resolva... A bicicleta é considerada por muitos o meio de transporte ideal pra deslocamentos curtos, de até 10Km de distância...

Se ninguém aderir, o negócio não acontece... é uma ideologia, não capricho. Apenas por isso estou aqui, bancando o otário e desclassificado com essa postagem.

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Vlad_Vostok
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#30 Mensagem por Vlad_Vostok » 20 Jun 2009, 23:18

Tricampeão escreveu:
Vlad_Vostok escreveu:Lançada em outubro de 1998 pela Nasa, tendo por destino um asteróide situado a 190 milhões de quilômetros da Terra, a nave Deep Space 1 está testando tecnologias revolucionárias. Uma das mais importantes é o motor de propulsão iônica, que permite à nave alcançar altas velocidades de maneira econômica. A propulsão iônica foi mencionada pela primeira vez em 1968, num episódio da série Jornada nas Estrelas. Ela era utilizada pela Enterprise
Errado. A propulsão iônica, usada pela nave Deep Space, não tem nada a ver com a propulsão da Enterprise. Depois o Carnage, que é grão-mestre trekkie, te explica como era no filme. Da realidade, eu mesmo falo: o motor acelera muito pouco, mas continuamente, de forma que, ao final, consegue atingir alta velocidade. "Ao final" quer dizer "depois de dois anos". "Muito pouco" quer dizer "muito pouco mesmo". A força total é de apenas 92 mN. Como a nave tem cerca de 380 kg, a aceleração resultante é de 0,000024 m/s2. O Kirk nunca ia conseguir fugir dos Klingons com isso.
Errado você . A DS1 é bem mais rápida que a Star Trek simplesmente porque não existe veiculo capaz de atingir a velocidade de dobra. Acho que caiu em contradição. :lol: :lol:

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