Exatamente. Os exames que detectam o virus diretamente, apesar de ter uma janela bem mais curta (menos de 2 semanas), não são indicados para diagnostico não apenas por causa da possibilidade do falso positivo, mas também porque alguns infectados têm uma resposta imunólgica tão eficiente ao vírus que conseguem manter o HIV em níveis indetectáveis durante algum tempo, mesmo sem tratamento, o que significa que um exame PCR realizado nestes infectado daria um resultado falso negativo.Ryuusaku Hata escreveu: Os exames NAT (Técnica de amplificação nucléica), do qual o PCR (Reação em cadeia de polimerase) é um dos tipos mais conhecidos, detectam o RNA viral reproduzindo-o trilhões de vezes. Para esses exames, não é necessário ao organismo desenvolver anti-corpos, portanto pode detectar o virus dez dias depois da infecção. Porém, esses exames são utilizados para medição de carga viral em indivíduos sabidamente já infectados. Esses testes não são recomendados para o diagnóstico devido ao risco de resultado falso negativo e positivo.
Quanto ao exame ELISA de anticorpos, todos os infectados, sem exceção, acabam desenvolvendo os anticorpos, por isso esse exame é considerado 100 % confiável para efeito diagnostico, desde que realiado 3 meses após a situaçao de risco.
Ninguém consegue eliminar o HIV do organismo, até hoje não há nenhum relato confiável de erradicação do HIV. O que ocorre é que algumas pessoas têm uma resposta imunológica tão eficiente, que conseguem manter o HIV em níveis muito baixos ou mesmo indetectáveis, sem o auxílio de remédios. Essas pessoas sao chamados de LTNP (long-term non progressors) ou Elite Controllers, muitas delas infectadas há mais de 2 décadas, sem apresentar sintoma nenhum da doença.ussama escreveu:uma dúvida. esses caras que são hiv positivo, e não manisfestaram sintomas da aids.
eles não possuem mais o virus( conseguiram eliminar) ou apenas possuem os anti-corpos?
http://www.mgh.harvard.edu/aids/hiv_eli ... ollers.asp
Esse pessoal tem sido estudado com o objetivo de tentar entender como seus sistemas imunológicos conseguem manter o HIV sob controle(vide link acima).