Li numa revista médica séria (não me lembro se era do CRM (Conselho regional de medicina) ou da Sogesp (Soc. De Ginec. e obst. de SP) um artigo sobre a transmissibilidade do HIV e da Hepatite C. (Meu pai é médico, e antes que perguntem, já perguntei para ele isso, mas... bem, ele mudou de assunto - não é a especialidade dele...)
Os dois virus são muito parecidos, e a forma de transmissão é a mesma, só que o da hepatite é muito mais transmissível do que o do HIV.
Estava escrito que numa amostra exposta à temperatura ambiente, o HIV fica inativado em poucos minutos, e o do hepatite dura até um dia (ou várias horas, não me lembro bem).
Além disso, o inóculo (quantidade de material contaminante (esperma, secreção vaginal com a quantidade do vírus)) para o HIV precisa ser muito maior, ou seja, uma menor quantidade vírus da hep. já causa a infecção.
Além disso, a AIDS começou a virar epidemia / aparecer em 1980 ( parece que já haviam descoberto por volta de 1950 ou antes), e a hepatite C estava por aí bem antes.
Pergunto: Já que até 1980/85, ninguém usava camisinha, como que a hepatite C não virou uma epidemia mundial, muito maior que a AIDS?
Qual será a proporção de pessoas HIV+ que NÃO tenham hepatite C? Imagino que 99,9% dos HIV+ tenham também a hepatite C, será?