Bem lá vai minha opinião sobre o assunto:
Eu ñ sou contra a utilização do photoshop, muito pelo contrário, o que seria da publicidade, dos jormais, das revistas(não somente masculinas, mas de todos os gêneres) e outros veículos de comunicação diversos... sem o tratamento das fotos e imagens?
Mas o tratamento nem sempre significa transformação...
Pena que na maioria das vezes os responsáveis, doidos por conquistar clientes acabam exagerando nos retoques...Criando personagens fictícios!!! oferecendo um produto perfeito (perfeito para os padrões "Globais") mas na maioria das vezes é um produto que ñ existe! pura propaganda enganosa mas, no caso da revista playboy ninguem contesta, pois os punheteiros na maioria das vezes pensando que jamais chegaria nem perto de alguma "boneca inflável" estampada lá... nem reclama e se a foto mostra um pouco de naturalidade irá reclamar...
No caso de anuncios de gp`s, existem o maior numero de reclamações... pois geralmente se está no ar o anuncio da gp, é pq ela quer atender na real, e aí a mascara cai...
pior que as vezes a culpa nem é da garota e sim do site ou revista, onde se exige o tratamento padrão da imagem, por motivos particulares deles como, seguir o padrão visual do site.
Pena que na maioria das vezes todas as gp`s acabam ficando sem personalidade, todas iguais!
Eu acho muito legal o Photoshop, apesar de ñ saber lidar... mas já joguei fora alguns books de fotografos onde o cara quis me deixar parecida com outra pessoa... eu prefiro ser eu mesma, com todos as minhas características... defeitos e qualidades únicas... claro que um ajuste na luz e na cor é bem vindo, questão de bom gosto... mas nada de transformação enganosa... pois sei que o cliente vai me ver na real...
então é isso...
Não sou contra mas tem que saber usar com moderação!!!
beijinhos