Se perguntar isso numa igreja, obviamente voce so vai ouvir que o melhor é seguir as leis divinas, se casar virgem e ser fiel e leal a apenas uma mulher pra vida toda.
Mas sendo imparcial, pra mim sao basicamente 4 fatores que determinam essa decisao, sendo eles:
Moral, ética e religiao
Familia e Circulo social
Quando a idade é favoravel a ser solteiro ou casado: Ser sozinho na juventude pode ser liberdade como voce quis ter, so comer putas e civis diferentes e curtir a vida, mas ser sozinho na velhice, pode começar a virar solidao. Quando a gente se pega envelhecendo sem mulher e sem filhos, as vezes pode começar a bater um desespero. Fora que as putas ficam cada vez mais escassa pra quem ja ta velho. As novinhas e putas novas nao vao atender um cara de 50 ou 60 anos da mesma forma que atendem um de 20 ou 30. Depois que tu começa a envelhecer solteiro, tu começa a repensar sua vida. (nao é regra)
Mas o que eu disse acima é so pra quem nunca se casou e sempre foi solteiro. Pra quem se casou cedo, isso que eu disse acima é meio que o contrario, pois é justamente depois que ele ficou anos casado e se separou, agora que ele vai querer curtir a vida mesmo e foda-se se ja ta ficando velho. Provavelmente ele ja tem os filhos dele e nao tem mais pressao do meio.
- Dinheiro disponivel:
- Quando se tem muita grana sobrando, a gente realmente pensa em gastar com mulheres como se nao houvesse amanha, mas quando se é apertado de dinheiro, a tendencia é a gente ficar com os pés no chao e ir atras de uma mulher só (nao é regra, afinal tem muita gente rica, milionaria e bilionaria mas monogamica com casamento de anos)
Moral, ética e religiao - Quem considera essas coisas e tenta viver uma vida moralista e religiosa, tem uma tendencia a preferir ser monogamico, ao passo que quem nao ta nem ai pra essas questoes, da uma foda-se pra isso tudo e continua sua vida de putanheiro. (nao é regra tambem afinal tem muito moralista por ai traindo a esposa com putas, travecos e ate dando o rabo né), mas obviamente a tendencia maior é a maioria moralista realmente ser monogamico.
Familia e circulo social: Se a familia e circulo social forem compostos de familias funcionais, ai a pressao pra voce tambem compor familia vai pesar muito. Essa pressao acaba levando muitos putanheiros a se casarem pra manter a faxada, mas irem pulando a cerca com putas com suas esposas sabendo ou nao.
Tu so nao vai sentir essa pressao do meio social se tu for sozinho no mundo sem familia sem nada vivendo numa caverna (o que eu acho dificil)
Entao todos esses fatores combinados ou nao pesam na hora de se determinar se é melhor ficar solteiro ou casado
Eu no momento to solteiro aos 32 anos e nunca fui casado nem tenho filhos, mas a pressao ja pra casar ja ta no pescoço.