Jangada escreveu: Talvez apenas não supere aquele timaço do início da década de 80, que só não foi campeão mundial em virtude daquele escândalo do Serra Dourada. Muito difícil igualar um time que tinha Luizinho, Nelinho, Cerezo, Paulo Izidoro, Éder, Reinaldo, dentre outros.
De qualquer forma, posto abaixo a excelente crônica que o Fred Melo Paiva publicou no EM neste sábado. Dá pra ilustrar com qualidade o assunto.
O Galo tinha um time muito competitivo entre 1970 e 1972, mas não era brilhante, ao menos não tão brilhante quanto seus adversários da época. No banco era comandado por um jovem treinador que viria a ser um dos melhores de todos os tempos, Telê Santana. Haviam jogadores muito bons como Vaguinho, Lola, Dario, Vantuir, Tião, Campos, entre outros. Mas o Galo estava longe de poder ser comparado ao Santos que ainda tinha Pelé em grande forma, o São Paulo do Gérson, o Corínthians do Rivelino, o Botafogo que tinha um timaço naquela época, o Palmeiras, ou mesmo o time das Marias que tinha Tostão e Dirceu Lopes...o Galo naquela época era competitivo, mas sua conquista em 71 foi considerada uma meia-zebra.
Acredito que o grande salto do Galo como grande time, do goleiro ao ponta-esquerda, foi cm o time de 1976, que foi campeão mineiro invicto, desbancando o experiente Cruzeiro que era tetra-campeão. Aquele time de 1976 era fantástico, seria a base de um dos maiores times da história desse país e era todo feito em casa. Tinha Paulo Isidoro, Marinho (aquele que fez sucesso no Bangu em 85), Angelo, Marcelo (Oliveira, o treinador), Toninho Cerezo, o 'gato' Ortiz (argentino, grande goleiro), João Leite começando, Getúlio, e, foi o ano em que o talento de Reinaldo explodiria. Esse time, seria semifinalista do Brasileiro de 76. Só não ganhou aquele campeonato, porque enfrentou o Internacional em Porto Alegre. O jogo estava 1x1, bem equilibrado, quando no finalzinho, Falcão faria o gol que ele próprio considera o mais bonito da sua carreira.
http://www.youtube.com/watch?v=8-YuTsnPGPs
Depois, em 1977, esse time faria uma capanha invicta, fantástica, perfeita, mas perdeira a final nos penalties pro São Paulo, em jogo único, de maneira bem injusta (quer dizer, era o regulamento da época). Nesse ano Reinaldo faria 28 gols em 17 jogos, até hoje a maior média da história do Brasileiro.
No final de 1979, o Galo trocaria o Paulo Isidoro, pelo Éder Aleixo, com o Grêmio. O time de 1980 ainda teria Luisinho e Palhinha. Um time espetacular. Fez dois jogos bem equilibrados com o Flamengo, ganhando p´rimeiro por 1x0 no Mineirão. A arbitragem suspeita feita por José de Asssis Aragão no segundo jogo, acabou decidindo o jogo pros cariocas, dando-lhes o título inédito na época.
Eu acho que o Galo teve muitas fases e muitos bons times. Apesar de não ter conquistado nenhum título nacional desde 71, sempre fomos muito competitivos. A nossa melhor fase acredito tenha sido com os times entre 1976 e 1983, que foi ano do nosso hexa-campeonato mineiro. Foi também o ano em que Toninho Cerezo teve seu último ano no Galo. Depois vem a fase entre 1985 e 1991, quando ainda tinhamos grandes times, fomos semifinalistas em 4 de 7 campeonatos. POr fim, uma fase entre 1994 e 2001, quando ficamos 5x entre os 4 primeiros, em 8 campeonatos possíveis. O time do Galo de 2001, que foi semifinalista, era muito bom, muito forte. Tinha o Felipe, que na época ainda jogava na lateral-esquerda e fez um campeonato sensacional, Guilherme, Marques em grande forma, Valdo, Ramón, Cicinho, Djair, Gilberto Silva, que era meio-campista e seria campeão mundial em 2002...
O Galo dá uma caída bem grande é a partir de 2001, quando vamos ficando pra trás nos campeonatos, passando para um papel secundário, que culminaria cm o nosso rebaixamento em 2005. Demos uma boa recuperada cm aquele time do Tardeli de 2009, mas a grande ressurgida, seria mesmo cm a vinda do Ronaldinho Galucho e o time de 2012. Que parece estar melhor em 2013. Mas é dificil anda, comparar esse time com outros times históricos do Galo, porque pra esse time, a história ainda está sendo contada. Tudo pode acontecer nessa loucura que é o futebol. Seria muito bom se esse time de 2013 conseguisse coroar esse momento cm um grande título, como a Libertadores ou Brasileiro. Eu prefiro pensar que estamos evoluindo e que se continuarmos assim, vamos passando de fase até quem sabe, chegar lá.