MCS
Se decidir por faze-lo faz diferença sim.
O teste mais comum é o ELISA: Não detecta e existência de vírus mas a existência de anticorpos.
Leva algum tempo para o virus replicar e algum tempo até o organismo produzir os anticorpos que o teste vai detecar.
Antes de 90 dias corre o risco de acusar falso negativo, isto é, exame feito dentro da chamada janela imunológica, dá negativo porque não deu tempo de produzir anticorpos suficentes para o teste.
Detalhe: Estatisticamente a manifestação de doenças em infectados leva vários anos ou nunca vai ocorrer(em alguns individuos não manifesta). O sistema imunológico não é detonado em quinze dias.
Os testes gratuitos e feitos pela prefeitura são o ELISA, porém, como disse o colega acima, provavelmente o psicólogo que dá o primeiro atendimento não vai recomendar.
Somente vai recomendar se faz mais de 90 dias da exposição ao risco (Sexo sem camisinha).
No seu caso é capaz de rir rsrsrsrsrs Cadê o risco???
Risco é ter parte de seu corpo com lesões ou microlesões ter contato com sangue, leite materno, fluidos vaginais, muco cervical de alguém infectado. Ou esperna. Saliva e suor não contam.
Cara, por mais que eu tenha feito um bocado de exames, aliás tenho feito todos os anos.
Sempre dá um cagaço quando abro o envelope. Um frio na barriga.
Por mais que se tenha certeza de não ter exposto, dá um certo calafrio.
Aliás, fiz vários pela prefeitura e pelo GAPA (primeiro em 87) mas são muito demorados. Leva uns quinze dias para darem o resultado. As vezes mais...
Um dia resolvi aproveitar e fazer pelo plano de assistencia médica em uma dessa clínicas.
A resposta vem em dois dias após a coleta.
Os da prefeitura sempre vinha negativo, negativo, negativo...
Os da clínica médica vieram não reagente, não reagente, não reagente... Entrei em panico...
Caraca que merda é essa!!!
Peguei o exame no sábado e marquei a consulta com o médico para a segunda e falei acho que deu coluna do meio. O exame não fala nem que é positivo nem que é negativo, deve ser coluna do meio.
O médico abriu, olhou para mim e deu uma gargalhada...
Que coluna do meio nada!!! Não reagente é negativo!!! A reação indica presença e a não reação indica ausencia... Não reagente é negativo!!!
Voce está limpo!!!
Ufa!!!! Que alívio!!!
Entre pegar o exame e fazer a consulta... O inferno de Dante Alighieri:
Caramba que que eu vou contar lá em casa... Agora ferrou. Minha vida acabou. Acho que vai virar um inferno... Porque eu não tomei mais cuidado...
Oh my god!!! Lembrei que Deus existe.
Me livra dessa que eu nunca mais vou procurar as "primas"...
Voce acaba rezando para todos os santos, promete virar evangelico, promete tudo...
Não consegue dormir direito. Dorme, acorda, deita de um lado, vira para outro, fica mexendo nas bochechas para ver se tem algo diferente e estranho. Fica se olhando no espelho.
Será que aquela espinha é a manifestação da marvada? Espreme e verifica que é apenas uma espinha. Aí as quatro da manhã voce acorda e fica consultando na internet... Abre vários sites nacionais e internacionais e fica lendo, pesquisando, procurnado, comparando... Fica procurando inguas nas articulações... Fica procurando sintomas... Não encontra...
Nada do que leu na internet está acontendo com voce... Não deve ser ...
Voce fica parecendo um zumbi, não consegue dormir direito, não consegue pensar direito...
Pessoas falam com voce e voce haann, hunnn, tá, tá...
Fica calado e pensando como vai ser sua vida daqui para a frente...
Com o coquetel não morre mas tem tremendos efeitos colaterais...
Aí pensa na familia, nos amigos, no trabalho, em como voce vai explicar tudo isso.
Começa a ficar resignado... Começa a aceitar sua sorte ou a falta dela...
Porque foi acontecer comigo? Não é justo!!! Mas eu me diverti... Momentos bons...
Voce analisa todos as vezes e não consegue imaginar onde foi a vacilada, porque não se lembra.
Não consegue pensar direito...
Sua mente fica tomada por uma constelação de idéias e pensamentos difusos...
Será que vai conseguir trabalhar?
Vaí ao consultorio e nem quer sentar... Fica em pé esperando...
Demora para ser chamado e quando é chamado vai devagar...
Como quem vai ser condenado... Como quem vai ao matadouro...
Fala algumas coisas ao médico que ri bastante... E ele diz finalmente o que voce quer mas já não esperava ouvir:
Voce não tem nada!!!
Parece que sai uma tonelada dos ombros...
Voce fica com vergonha de ter passado tanto medo.
Fica indignado com sua própria ignorancia: Não reagente é negativo.
A vida volta ao normal, aquelas coisas aconteceram apenas na imaginação...
O inferno durou 48 horas... Tudo porque não sabia que não reagente é negativo...
Aí voce está lendo topico ligado a DST e ve alguém na mesma situação sua de anos atrás e ve que esse alguém está assistindo ao mesmo filme...
Só posso dizer em letras grandes: RELAXA.
Todo hora aparece alguém contando o mesmo drama imaginário...
Espere algum tempo e se continuar encanado, basta fazer o exame... O melhor tranquilizante que existe contra o medo imaginário...
O medo é imaginário somente aqueles que não se expuseram ao risco... Para aqueles que se expoem em demasia, o medo não é tão imaginário!
MCS escreveu:Valeu marco pela mensagem. Como nossa cabeça é um inimigo eficaz, vai nos sabotando e corroendo por dentro. É degradante viver com medo e paranóias. Por mais que às vezes eles tenham o papel de nos preservar. Mudando de assunto (será permitido?): Gostei da tua assinatura, nem me dou mais o trabalho de ler os presentes escândalos e os que certamente virão, todos ficarão absolutamente impunes. Adotamos uma moral canina, nos alimentando está tudo bem.
Luna: Sem coragem no momento para fazê-lo. Assumindo que o risco foi extremamente pequeno, se não existente, vou esperar um pouquinho. Fará alguma diferença fazer agora ou depois?
Abraços