Latinos-americanos ganhadores do Prêmio Nobel

Espaço destinado a conversar sobre tudo.

Regras do fórum
Responder

Resumo dos Test Drives

FILTRAR: Neutros: 0 Positivos: 0 Negativos: 0 Pisada na Bola: 0 Lista por Data Lista por Faixa de Preço
Faixa de Preço:R$ 0
Anal:Sim 0Não 0
Oral Sem:Sim 0Não 0
Beija:Sim 0Não 0
OBS: Informação baseada nos relatos dos usuários do fórum. Não há garantia nenhuma que as informações sejam corretas ou verdadeiras.
Mensagem
Autor
Sempre Alerta
Forista
Forista
Mensagens: 1538
Registrado em: 21 Jul 2005, 14:11
---
Quantidade de TD's: 220
Ver TD's

Latinos-americanos ganhadores do Prêmio Nobel

#1 Mensagem por Sempre Alerta » 08 Out 2011, 12:52

Latinos-americanos ganhadores do Prêmio Nobel
1936 Carlos Saavedra Lamas Argentina Nobel da Paz
1945 Gabriela Mistral Chile Nobel de Literatura
1947 Bernardo Alberto Houssay Argentina Nobel de Medicina
1967 Miguel Ángel Asturias Guatemala Nobel Literatura
1970 Luis Frederico Leloir Argentina Nobel de Química
1971 Pablo Neruda Chile Nobel de Literatura
1980 Adolfo Pérez Esquivel Argentina Nobel da Paz
1982 Gabriel Garcia Márquez Colombia Nobel de Literatura
1984 César Milstein Argentina Nobel de Medicina
1990 Octavio Paz México Nobel de Literatura
2010 Mario Vargas Llosa Peru Nobel de Literatura
Com todo esse oba-oba sobre o Prêmio Nobel, por curiosidade, resolvi fazer um levantamento dos latinos-americanos já agraciados com o Prêmio Nobel.

Pelo meu levantamento, foram 11 os ganhadores (não sei se a relação é exaustiva). Para minha surpresa, “los hermanos” despontam como os maiores ganhadores com cinco prêmios Nobel.

O Brasil até o momento não ganhou nenhum Nobel. Qual o motivo? O Brasil é um país inculto?

Abaixo, um artigo interessante sobre os hábitos de leitura do brasileiro:
Copa do mundo de leitura

Enquanto todos os brasileiros se divertem com a Copa do Mundo, onde o Brasil, o país do futebol, tem quase que uma obrigação moral de ganhá-la, me ponho no lugar de um chato moribundo-nerd, para suscitar outra questão, interessantíssima.
Se houvesse uma Copa do Mundo de leitura, na qual avançariam para as próximas fases aqueles países que tivessem maior quantidade de livros lidos por ano, o Brasil não estaria no mesmo nível da seleção de Kaka e companhia.
Há algum tempo, o prestigioso Jornal The Economist publicou um artigo intitulado “Um país de não-leitores”. Neste, mostram-se estatísticas duras para nós, brasileiros:
- Em 2006, o brasileiro lia tão-somente 1,8 livro por ano;
- Em 2008, a média cresceu para 4,7 livros/ano, na média. Desses, entretanto, somente 0,9% são não-didáticos.
- Se dividida por regiões, a média fica em: Sul (5,5), Sudeste (4,9), Centro-Oeste (4,5), Norte (4,2), Nordeste (3,9).
- Se dividida em escolaridade: ensino superior (8,9), ensino médio (4,5), ensino fundamental (3,7).
Agora, o terrível. Se comparada a média de leitura com outros países do mundo, o Brasil despenca: Espanha (5), Argentina (7,8), França (10), Estados Unidos (10), países nórdicos - Noruega, Finlândia e Suécia (15).
Se contados os números de livraria por habitante: Brasil (1 para 70 mil), Argentina (1 para 50 mil), EUA (1 para 15 mil).
Se contados os números de livros vendidos, em milhões: Brasil (345), Alemanha (479), Japão (1.406) e EUA (2.551).
Em um grupo de 30 países reunidos pelo The Economist, o Brasil ficou em 27º lugar, em média de leitura por habitante. Seria algo como sair na primeira fase, sem ganhar um só jogo, na Copa do Mundo de leitura. Mas é por isso que nós, brasileiros, somos tão alienados; nós somos bons mesmo é no futebol. É mais fácil torcer a ler. Seremos os “cabeças-de-vento” hexa campeões (será?).

http://www.defatoonline.com.br/colunas/ ... IdNota=788

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

florestal
Forista
Forista
Mensagens: 3306
Registrado em: 08 Ago 2004, 09:15
---
Quantidade de TD's: 127
Ver TD's

Latinos-americanos ganhadores do Prêmio Nobel

#2 Mensagem por florestal » 09 Out 2011, 19:59

Desses laureados o que melhor conheço é o Pablo Neruda, suas poesias são maravilhosas, elas tocam fundo na pessoa. Ele foi senador no Chile pelo Partido Comunista e morreu logo depois do golpe de estado, talvez de desgosto. Foi a primeira manifestação contra a ditadura, nas possibilidades do momento em que vivia o Chile, pois seu enterro foi acompanhado pelos orgãos de segurança chilenos.

Vejam que tango sensacional do poema de Neruda:
http://www.youtube.com/watch?v=UwNf1yUfwm8

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Compson
Forista
Forista
Mensagens: 6415
Registrado em: 21 Nov 2003, 18:29
---
Quantidade de TD's: 135
Ver TD's

Re: Latinos-americanos ganhadores do Prêmio Nobel

#3 Mensagem por Compson » 10 Out 2011, 16:58

Gráfico legal:

[ external image ]

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Compson
Forista
Forista
Mensagens: 6415
Registrado em: 21 Nov 2003, 18:29
---
Quantidade de TD's: 135
Ver TD's

Re: Latinos-americanos ganhadores do Prêmio Nobel

#4 Mensagem por Compson » 10 Out 2011, 17:16

Sempre Alerta escreveu:O Brasil até o momento não ganhou nenhum Nobel. Qual o motivo? O Brasil é um país inculto?
Guimarães Rosa era um candidato forte para Literatura 1967, mas morreu antes da divulgação do prêmio. De todo modo, seria exceção absoluta. Ter 1 ou 0 Nobel significa praticamente a mesma coisa, seria uma conquista mais individual do que nacional.

Os dados da América Latina também não são nada impressionantes: a maioria ou é em Literatura, que depende do "gênio" e da importância da língua, ou é da Paz, que depende de ativismo político.

Acho que a Argentina conseguiu despontar em Literatura por causa do boom da América Latina nos anos 1960 e 1970, que projetou principalmente autores de língua espanhola. Também porque muitos de seus autores eram também ativistas políticos, o que lhes dava mais destaque. O Brasil teve muitos artistas ativistas, mas não coincidiu de nenhum deles ser um gênio.

Quando ao Nobel da Paz, faltam mesmo lideranças transformadoras sérias no Brasil: a intelectualidade ou é absolutamente conservadora e passiva ou encarna a esquerda delirante. Isso também se projeta nos políticos.

Quanto aos prêmios científicos, desconheço brasileiro que tenha dado contribuição muito importante ao núcleo dessas ciências. Mesmo que desse, temos pouca tradição de publicar em inglês e no exterior (algo que está sendo revertido recentemente), o que torna a pesquisa demasiadamente localizada.

Acho que tanto a falta de ativismo dos intelectuais como a pesquisa voltada para dentro têm raízes nas instituições universitárias no Brasil, com estrutura demasiadamente personalista e patrimonialista.

[Além, é claro, da escassez de educação, que deve ter desperdiçado uma boa quantidade de potenciais cientistas e escritores.]

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

florestal
Forista
Forista
Mensagens: 3306
Registrado em: 08 Ago 2004, 09:15
---
Quantidade de TD's: 127
Ver TD's

Latinos-americanos ganhadores do Prêmio Nobel

#5 Mensagem por florestal » 10 Out 2011, 22:48

O premio Nobel é um premio que é concedido para quem está dentro do sistema capitalista, quem aceita esse tipo de sociedade em que vivemos, o mapa dos laureados que colocaram aqui demonstra isto. Com as exceções de praxe: os comunistas, tipo José Saramago, o único em língua portuguesa.

Os cientistas ou pesquisadores estão onde está o dinheiro, nos centros mais avançados; até a década de 40 do século passado era na Alemanha, hoje é nos Estados Unidos, pelo mapa dá para ver isso. Aliás, após a vitória aliada na II Guerra, os EUA pegaram para si todos os pesquisadores do regime nazista; Werner Von Braun, o construtor do Saturno 5, foguete que colocava a nave Apolo em órbita e era colaborador do nazismo foi o principal idealizador do programa espacial norte-americano.

Jean Paul Sartre ganhou o premio e não foi receber, evidentemente por discordar da maneira como ele é concedido.

Quando o cientista possui alguma visão política distoante da assumida pelo sistema ele é discriminado, assim aconteceu com o Einstein nos EUA, que foi perseguido em sua velhice por discordar do ataque atomico feito ao Japão pelos EUA.

Os grandes homens não são os laureados, mas aqueles que contestam o sistema. Celso Furtado, para citar um exemplo, mereceria ter ganho, mas seus escritos vão contra a ordem dominante, então são vistos com um certo preconceito. Dois economistas norte-americanos laureados foram os que levaram, poucos meses após ganharem o premio, os fundos que administravam a falência com a crise russa da década de 90 no século passado.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Sempre Alerta
Forista
Forista
Mensagens: 1538
Registrado em: 21 Jul 2005, 14:11
---
Quantidade de TD's: 220
Ver TD's

Re: Latinos-americanos ganhadores do Prêmio Nobel

#6 Mensagem por Sempre Alerta » 10 Out 2011, 23:07

Teve um físico brasileiro, Mário Norberto Baibich, que esteve muito próximo de ganhar o Nobel de Física em 2007, pois foi parceiro do ganhador do Nobel, o francês Albert Fert, nas pesquisas que levaram a descoberta do fenômeno da Magnetoresistência Gigante, descoberta esta, responsável pelo Nobel. Mas, mesmo que tivesse ganho o Nobel, para o Brasil, o mérito seria algo relativo pois a pesquisa não foi realizada no Brasil.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

florestal
Forista
Forista
Mensagens: 3306
Registrado em: 08 Ago 2004, 09:15
---
Quantidade de TD's: 127
Ver TD's

Latinos-americanos ganhadores do Prêmio Nobel

#7 Mensagem por florestal » 11 Out 2011, 19:33

Com relação a questão da leitura de livros: na década de sessenta do século passado os bons livros tinham uma tiragem maior que a de hoje. Os bons livros, hoje, têm uma tiragem de 600/700 exemplares, no passado era 2.000 para mais. Houve uma involução. Ao mesmo tempo aumentaram a tiragem de livros porcaria, como os de auto-ajuda.

Quando fiz cursinho, na década de setenta, tive um professor que disse em aula uma verdade que jamais esqueci: "quando entramos em uma livraria, devemos escolher muito bem os livros que iremos ler, pois mais de 95% deles não possuem qualidade. São livros que foram escritos somente para vender, pelo comércio". Essa afirmação nunca esqueci e sempre me recordo da imagem do professor dizendo isso, mas foi um professor anônimo, nem seu nome me recordo; ele falava contra a ditadura dos generais gregos, para não falar da brasileira e correr o risco de ser preso. Gostei muito das aulas dele. Tive aulas também com o Heródoto Barbeiro, esse que é radialista da Jovem Pan, aulas de história, mas não guardo boas recordações, ele gostava de falar sempre o que estava na moda e costumo fugir de gente assim.

Essa falta de hábito de leitura do brasileiro impede que nasçam os partidos ideológicos aqui; quem quiser entender ideologias políticas tem de ler e ler bastante e somente bons livros.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Sempre Alerta
Forista
Forista
Mensagens: 1538
Registrado em: 21 Jul 2005, 14:11
---
Quantidade de TD's: 220
Ver TD's

Re: Latinos-americanos ganhadores do Prêmio Nobel

#8 Mensagem por Sempre Alerta » 11 Out 2011, 21:59

florestal escreveu:Desses laureados o que melhor conheço é o Pablo Neruda, suas poesias são maravilhosas, elas tocam fundo na pessoa. Ele foi senador no Chile pelo Partido Comunista e morreu logo depois do golpe de estado, talvez de desgosto. Foi a primeira manifestação contra a ditadura, nas possibilidades do momento em que vivia o Chile, pois seu enterro foi acompanhado pelos orgãos de segurança chilenos.

Vejam que tango sensacional do poema de Neruda:
http://www.youtube.com/watch?v=UwNf1yUfwm8
Talvez

Pablo Neruda

Talvez não ser,
é ser sem que tu sejas,
sem que vás cortando
o meio dia com uma
flor azul,
sem que caminhes mais tarde
pela névoa e pelos tijolos,
sem essa luz que levas na mão
que, talvez, outros não verão dourada,
que talvez ninguém
soube que crescia
como a origem vermelha da rosa,
sem que sejas, enfim,
sem que viesses brusca, incitante
conhecer a minha vida,
rajada de roseira,
trigo do vento,

E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Para quem não assistiu, recomendo o filme “O Carteiro e o Poeta” com o impagável Philippe Noiret no papel de Neruda. O filme conta a história de amizade entre um simples carteiro e de outro um poeta famoso (Neruda durante o exílio numa ilha da Itália).

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais - OFF Topic - Temas variados”