23/11/09 - 07h09 - Atualizado em 23/11/09 - 07h09
Lula diz que sonha com ‘jogo da paz’ no Oriente Médio
Presidente quer levar a seleção brasileira a um amistoso na região.
Adversário seria formado por jogadores de Israel e palestinos.
Do G1, em São Paulo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (23), durante seu programa de rádio “Café com o presidente”, que sonha com a paz no Oriente Médio e também com um “jogo da paz” na região, que reuniria a seleção brasileira de futebol contra um time formado por jogadores de Israel e palestinos.
Lula iniciou o programa falando sobre a passagem pelo Brasil de três líderes da região conflituosa. “É importante o povo brasileiro compreender que poucos países têm a primazia de em 15 dias receber o presidente Shimon Perez, de Israel; o presidente Mahmoud Abbas, Autoridade Palestina; e o Ahmadinejad, presidente do Irã. São três países que estão envolvidos em conflitos, que têm responsabilidade pela paz no Oriente Médio. Muita gente acha que nós deveríamos receber só um. Não adianta você isolar as pessoas. É preciso estabelecer um diálogo. Não é possível que não se encontre um caminho do meio para fazer a paz!”.
Segundo presidente, está na hora de se discutir paz no Oriente Médio com mais objetividade. “Achamos que é preciso envolver outros países, outros negociadores, para que a gente possa tentar discutir a paz. É preciso que a gente encontre um ponto de equilíbrio. A ONU deveria estar negociando. Aquelas pessoas estão cansadas de guerra, de morte, de ataques. É preciso olhar um pouco o passado, mas pensar no futuro. E o futuro tem que ser de paz”.
‘Jogo da Paz’
Lula afirmou que espera ver a região conflituosa em paz a partir de uma idéia brasileira. “No mês de março vou visitar Israel, a Jordânia, a Palestina. Mais do que visitar, eu estou trabalhando. Já conversei com o presidente Shimon Perez, ele concordou; já conversei com o presidente da Autoridade Palestina, ele concordou. Ficaram de conversar com seus pares. Tenho já há três anos o sonho de fazer um ‘jogo da paz’ em um estádio que possa ser neutro, de uma seleção mista, Israel e palestinos, para jogar contra a seleção brasileira. Seria uma marca extraordinária para o Brasil, e, sobretudo, um sinal importante para paz. Acho que isso poderia mexer com a cabeça de muita gente”.
http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0 ... 01,00.html