É por isso que, de certa forma, sou a favor do trem bala (TAV). Isso ajuda a diversificar. Acredito que é o que estamos precisando!
É evidente que os trabalhadores da aviação civil tem que buscar seus direitos, assim como qualquer trabalhador. Mas, como a dependência dos aviões é muito grande, se aquela gente para...
Com o TAV, abre-se uma alternativa. Pois dificilmente os dois (trabalhadores da aviação e ferroviários) entrariam em greve ao mesmo tempo. Pode acontecer, mas as chances são pequenas. Aí, se o avião para, você vai de trem. E vice-versa.
Quanto a ampliação dos aeroportos para 2014, essa ampliação já é pedida há muito tempo. Principalmente pelo setor de logística que cuida, por exemplo, daquilo que se compra de outro Estado ou de outro país. Nem precisaria da Copa ou das Olimpíadas pra que se necessitasse dessa ampliação. Ela já é crítica!
Só que aí, entra o governador, o prefeito, o presidente. Pra mostrar que ele "faz", ele prioriza obras que "faz sujeira", pra população ver e passar a sensação de que "algo está sendo feito". Sob essa lógica, é quase um caminho natural gastar quase toda a grana do orçamento em rodovias. E, de preferência, as grandes rodovias.
Só que esses caras esquecem que, se só tivermos rodovias, não se está oferecendo alternativas. O resultado é o caos no trânsito. Carros, caminhões e ônibus (esses dois últimos os grandes responsáveis pela poluição e pela lentidão do tráfego) disputando espaço limitado nas ruas e estradas (quantas vezes, ao ir pra praia, não pegou lentidão por causa daquele caminhão lerrrrrrdo à beça?).
Como o Brasil é muito grande, o trem precisa ser rápido pra oferecer alternativa ao avião. E permitir que as pessoas possam morar mais afastadas das grandes cidades. Isso ajuda a desenvolver outras regiões. Na França, por exemplo, há mais de 12000 (doze mil) quilômetros de trens de alta velocidade (TGV) circulando por todo o país. A velocidade média gira em torno de 250 Km/h! Na China, o experimental Maglev liga um aeroporto internacional a uma cidade 30 km distante do aeroporto e o trem viaja a 430 Km/h! Com essa velocidade, percorre-se 30 quilômetros em pouco mais de 7 minutos.
Se os aeroportos são limitados, e não há trens viáveis, ou se vai de ônibus, ou se vai de carro, ou...não se vai!
Aeroportos no Brasil, assim como as rodovias, os portos e as ferrovias, nem de longe dão conta da demanda em nosso país. Desenvolver o Brasil da meneira como se espera passa, obrigatóriamente pelo investimento maciço em todas essas frentes.