Maria Bethânia faz projeto de R$ 1,3 milhão para criar blog

Espaço destinado a conversar sobre tudo.

Regras do fórum

Resumo dos Test Drives

FILTRAR: Neutros: 0 Positivos: 0 Negativos: 0 Pisada na Bola: 0 Lista por Data Lista por Faixa de Preço
Faixa de Preço:R$ 0
Anal:Sim 0Não 0
Oral Sem:Sim 0Não 0
Beija:Sim 0Não 0
OBS: Informação baseada nos relatos dos usuários do fórum. Não há garantia nenhuma que as informações sejam corretas ou verdadeiras.
Mensagem
Autor
huskerdu
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 19
Ver TD's

Re:

#16 Mensagem por huskerdu » 19 Mar 2011, 20:56

Tricampeão escreveu:
huskerdu escreveu:Saca a famigerada Lei Rouanet? Então, segundo a mesma, toda pessoa física e jurídica que quiser bancar o mecenas da arte, poderá abater um percentual dessa grana no IR.
Não milito na área jurídica, mas já ouvi falar dessa lei.
É justamente por isso que não entendo o raciocínio do colega.
O que sugere que o Minc devia ter feito? Descumprir a lei?
O que sugere que o Minc devia ter feito? Vetar o projeto? Baseado em quê, exatamente? No alto valor? No fato do pleito ter partido de uma cantora brega? No fato de um blog de poesia não ser digno de receber verbas?
Ou o problema é a existência da lei, em si? Trata-se, por acaso, de uma lei absurda, na sua opinião?
Caro Tricampeão
Antes de responder, gostaria de retificar que, como se trata de um projeto que envolve audiovisual, a Ancine (Agência Nacional de Cinema) é a responsável por disciplinar a captação de verbas, não a Lei Rouanet . Porém o mecanismo de renúncia fiscal é idêntico.
Leis de incentivo a cultura existem no mundo inteiro, e já que o governo brasileiro custeia inclusive mudança de sexo, pq não um bloguinho babaca de uma cantora, a qual nem vou entrar no mérito da qualidade. e se fosse outro o beneficiado, a grana ia sair de qualquer jeito.
O problema é que onde tem dinheiro público tem maracutaia e nesse caso, nepotismo, haja vista que o sobrinho da ministra da cultura é vinculado a produtora responsável pela parte cinematográfica do blog.
Mas que é um absurdo gastar mais de um milhão com um site chinfrim eu não tenho nenhuma dúvida

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

roladoce
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 38
Ver TD's

Re: Maria Bethânia faz projeto de R$ 1,3 milhão para criar blog

#17 Mensagem por roladoce » 19 Mar 2011, 21:08

Acho que o bom senso deve ser aplicado..

E nesse caso, não houve bom senso, em negar tal verba...já que provavelmente, tem milhares de produtores precisando de grana, para produzir filmes, peças de teatro, e etc...e tem imensa dificuldade em conseguir.....

Link:
🔗

Tricampeão
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 56
Ver TD's

#18 Mensagem por Tricampeão » 20 Mar 2011, 15:26

huskerdu escreveu:Antes de responder, gostaria de retificar que, como se trata de um projeto que envolve audiovisual, a Ancine (Agência Nacional de Cinema) é a responsável por disciplinar a captação de verbas, não a Lei Rouanet . Porém o mecanismo de renúncia fiscal é idêntico.
Leis de incentivo a cultura existem no mundo inteiro, e já que o governo brasileiro custeia inclusive mudança de sexo, pq não um bloguinho babaca de uma cantora, a qual nem vou entrar no mérito da qualidade. e se fosse outro o beneficiado, a grana ia sair de qualquer jeito.
O problema é que onde tem dinheiro público tem maracutaia e nesse caso, nepotismo, haja vista que o sobrinho da ministra da cultura é vinculado a produtora responsável pela parte cinematográfica do blog.
Mas que é um absurdo gastar mais de um milhão com um site chinfrim eu não tenho nenhuma dúvida
Ainda não ficou claro para mim onde o Ministério da Cultura, citado na reportagem, errou.
Como você disse, se fosse outro o beneficiado, a grana ia sair de qualquer jeito. Então, onde está o "nepotismo"?
Como você disse, independentemente da qualidade do produto, a grana ia sair de qualquer jeito.
O problema, então, é que onde tem dinheiro público tem maracutaia, certo? Então, não deveria haver injeção de dinheiro público em nenhuma atividade cultural, certo? Logo, precisamos acabar com a Lei Rouanet, lei de cunho venoliberal aprovada por um governo venoliberal na época em que as idéias venoliberais, por meio da intimidação e da censura, reinavam absolutas.

Link:
🔗

Tricampeão
Forista
Forista
---
Ver TD's

#19 Mensagem por Tricampeão » 20 Mar 2011, 15:39

roladoce escreveu:Acho que o bom senso deve ser aplicado..

E nesse caso, não houve bom senso, em negar tal verba...já que provavelmente, tem milhares de produtores precisando de grana, para produzir filmes, peças de teatro, e etc...e tem imensa dificuldade em conseguir.....
Não houve nenhuma liberação de verba. Houve autorização para captação. Quem vai liberar a grana são os empresários que se interessarem pelo projeto. Se nenhum topar a parada, já era.
E a autorização para captação não podia ser negada, acredito eu, a não ser que houvesse irregularidades na documentação. Quem vai analisar pra ver se o projeto vale a pena são os empresários que vão financiá-lo.
Concordo que está errado. É deixar um assunto importante como a Cultura nas mãos dos empresários inescrupulosos.
Os próceres do venoliberalismo não sabem o que é Cultura. Para eles, analfabetos funcionais como seus seguidores, Cultura é o mesmo que Entretenimento: lazer barato e alienante a ser vendido às massas, com vistas unicamente a lucros.

Link:
🔗

huskerdu
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 19
Ver TD's

#20 Mensagem por huskerdu » 20 Mar 2011, 15:54

Mas concorda comigo que, autorizada a captação, já foi trilhado meio caminho? E que a grana não é do empresário. e sim, de renúncia fiscal? E como são recursos que iam sair de qualquer jeito, é evidente que as companhias querem vincular suas marcas a artistas conhecidos. Se a empreitada dessa bruxa micar, é porque a imprensa caiu em cima e pode ocorrer que nenhuma corporção deseje atrelar a imagem a um projeto tão polêmico.

Link:
🔗

Carnage
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 663
Ver TD's

#21 Mensagem por Carnage » 20 Mar 2011, 18:12

Carnage escreveu:Agora, a lei Rouanet vale pra um monte de tipos de arte, desde filmecos idiotas até intalações polêmicas. Seria o caso de se revisar a lei?
Ainda não ouvi opinião sobre a lei Rouanet que cobrei no meu post lá em cima e sobre a qual o Tricampeão também cobrou.

Link:
🔗

Bob Black
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 4
Ver TD's

#22 Mensagem por Bob Black » 20 Mar 2011, 21:07

Como se mede o valor da arte?

O fato da Maria Bethânia ser uma cantora de MPB consagrada causa polêmica. Mas será que está havendo algum tipo de privilégio por conta disso??

Para que essa segunda pergunta seja respondida deve haver comparativos. Acredito que ninguém aqui tenha informação sufuciente para fazer esse tal comparativo, nem mesmo o jornal Estado de São Paulo, que se limitou em sua matéria a citar o caso pontual do famigerado blog.

Já a primeira pergunta é mais difícil de ser respondida, em que nem mesmo simples comparativos serão suficientes para respondê-la. Poderia ficar no terreno meramente da disputa ideológica trazendo isso aqui:

http://www.planetaosasco.com/oeste/inde ... uanet.html

Todos nós temos o direito de questionar esse valor para esse projeto da Bethânia, menos o blogueiro de "O Globo", Ricardo José Delgado (Noblat), que anda zoando do caso, tendo um enorme telhado de vidro na família.

O filho do blogueiro, André Scatrut Noblat, é vocalista da banda de rock Trampa, de Brasília, e também arrancou R$ 954 mil dos cofres públicos, através desta mesma Lei Rouanet, para "realizar concertos da banda de rock com uma orquestra sinfônica...".

O "talento do prodígio" comoveu a Vale S.A., que achou mais importante aplicar quase R$ 1 milhão no patrocínio à banda de rock, do que recolher este dinheiro aos cofres públicos na forma de impostos que iriam para saúde, educação, segurança pública, erradicação da pobreza, etc.

Foram R$ 154 mil, na primeira tacada, e R$ 800 mil na segunda tacada.

Além da Vale, o Grupo Brasal (da família do ex-deputado do Demos Osorio Adriano) contribuiu com R$ 10 mil de impostos que deixaram de ser recolhidos para virar patrocínio.

Mas isso também é bobagem. E só vai trazer polêmicas baratas e discussões vazias.

Vamos supor o seguinte, que o blog da Maria Bethania, posto no ar, motive dez mil jovens a tomarem gosto pela poesia em todo país. Desses, mil efetivamente esboçarão suas próprias poesias em seus próprios blogs e outras comunidades de relacionamento, gerando o efeito multplicador. E da quantidade multiplicada, à partir da seleção natural surjam poetas de talento.

Torço mesmo, para que outros artistas consagrados, tomem iniciativa semelhante a da Maria Bethania, e que novos projetos sejam incentivados ou financiados pela esfera públicas ou empresas privadas motivadas por incentivos fiscais.

Meus caros, saiam do escuro da caverna mental na qual vcs estão mergulhados, enxergando apenas sombras assustadoras de corrupção em tudo, simplesmente pq o governo que ai está não lhes é simpático, e observem a realidade com tons menos pessimistas e mais realistas.

Ter senso critico é uma coisa, ser turrão e reclamão é outra.

Ciência pura e arte, merecem todo investimento do mundo. Quiçá nomes de figuras populares sejam cada vez mais atrelados a essas duas manifestações sublimes do intelecto humano para sirva de motivação ou atissem a curiosidade das pessoas. Principalmente jovens e crianças.

Link:
🔗

roladoce
Forista
Forista
---
Ver TD's

#23 Mensagem por roladoce » 20 Mar 2011, 21:17

Bob Black escreveu:Como se mede o valor da arte?

O fato da Maria Bethânia ser uma cantora de MPB consagrada causa polêmica. Mas será que está havendo algum tipo de privilégio por conta disso??

Para que essa segunda pergunta seja respondida deve haver comparativos. Acredito que ninguém aqui tenha informação sufuciente para fazer esse tal comparativo, nem mesmo o jornal Estado de São Paulo, que se limitou em sua matéria a citar o caso pontual do famigerado blog.

Já a primeira pergunta é mais difícil de ser respondida, em que nem mesmo simples comparativos serão suficientes para respondê-la. Poderia ficar no terreno meramente da disputa ideológica trazendo isso aqui:

http://www.planetaosasco.com/oeste/inde ... uanet.html

Todos nós temos o direito de questionar esse valor para esse projeto da Bethânia, menos o blogueiro de "O Globo", Ricardo José Delgado (Noblat), que anda zoando do caso, tendo um enorme telhado de vidro na família.

O filho do blogueiro, André Scatrut Noblat, é vocalista da banda de rock Trampa, de Brasília, e também arrancou R$ 954 mil dos cofres públicos, através desta mesma Lei Rouanet, para "realizar concertos da banda de rock com uma orquestra sinfônica...".

O "talento do prodígio" comoveu a Vale S.A., que achou mais importante aplicar quase R$ 1 milhão no patrocínio à banda de rock, do que recolher este dinheiro aos cofres públicos na forma de impostos que iriam para saúde, educação, segurança pública, erradicação da pobreza, etc.

Foram R$ 154 mil, na primeira tacada, e R$ 800 mil na segunda tacada.

Além da Vale, o Grupo Brasal (da família do ex-deputado do Demos Osorio Adriano) contribuiu com R$ 10 mil de impostos que deixaram de ser recolhidos para virar patrocínio.

Mas isso também é bobagem. E só vai trazer polêmicas baratas e discussões vazias.

Vamos supor o seguinte, que o blog da Maria Bethania, posto no ar, motive dez mil jovens a tomarem gosto pela poesia em todo país. Desses, mil efetivamente esboçarão suas próprias poesias em seus próprios blogs e outras comunidades de relacionamento, gerando o efeito multplicador. E da quantidade multiplicada, à partir da seleção natural surjam poetas de talento.

Torço mesmo, para que outros artistas consagrados, tomem iniciativa semelhante a da Maria Bethania, e que novos projetos sejam incentivados ou financiados pela esfera públicas ou empresas privadas motivadas por incentivos fiscais.

Meus caros, saiam do escuro da caverna mental na qual vcs estão mergulhados, enxergando apenas sombras assustadoras de corrupção em tudo, simplesmente pq o governo que ai está não lhes é simpático, e observem a realidade com tons menos pessimistas e mais realistas.

Ter senso critico é uma coisa, ser turrão e reclamão é outra.

Ciência pura e arte, merecem todo investimento do mundo. Quiçá nomes de figuras populares sejam cada vez mais atrelados a essas duas manifestações sublimes do intelecto humano para sirva de motivação ou atissem a curiosidade das pessoas. Principalmente jovens e crianças.
1º Votei em Dilma, isso não significa que deva concordar com tudo que o governo dela faz!!!

2º E se eu quiser montar um blog de poesias, vou ter essa facilidade também? ou por eu não ser conhecido, vou ter minha capacidade subjulgada?

A lei está provando que serve pra lobbys e interesses, facilitar a vida de alguns!!!

Link:
🔗

Bob Black
Forista
Forista
---
Ver TD's

#24 Mensagem por Bob Black » 20 Mar 2011, 21:26

roladoce escreveu:

2º E se eu quiser montar um blog de poesias, vou ter essa facilidade também? ou por eu não ser conhecido, vou ter minha capacidade subjulgada?
Vc já tentou montar um para saber a resposta??

Mas claro que é natural, em qualquer parte do planeta, que pessoas notórias tenham atenção especial para tocar seus projetos.

Isso faz sentido até do ponto de vista pragmático, já que o blog de um notório estimulará um maior número de pessoas para a poesia (ou qualquer outra atividade relacionada) do que um anônimo, por mais talentoso que seja.

Link:
🔗

roladoce
Forista
Forista
---
Ver TD's

#25 Mensagem por roladoce » 20 Mar 2011, 21:56

Bob Black escreveu:
roladoce escreveu:

Vc já tentou montar um para saber a resposta??

Mas claro que é natural, em qualquer parte do planeta, que pessoas notórias tenham atenção especial para tocar seus projetos.

Isso faz sentido até do ponto de vista pragmático, já que o blog de um notório estimulará um maior número de pessoas para a poesia (ou qualquer outra atividade relacionada) do que um anônimo, por mais talentoso que seja.
Mais eu atendendo todos os requisitos necessários, hipoteticamente falando, o pragmatismo prevaleceria!?

Engolir essa ta dificil....

Link:
🔗

Tricampeão
Forista
Forista
---
Ver TD's

#26 Mensagem por Tricampeão » 20 Mar 2011, 22:17

huskerdu escreveu:Mas concorda comigo que, autorizada a captação, já foi trilhado meio caminho? E que a grana não é do empresário. e sim, de renúncia fiscal? E como são recursos que iam sair de qualquer jeito, é evidente que as companhias querem vincular suas marcas a artistas conhecidos. Se a empreitada dessa bruxa micar, é porque a imprensa caiu em cima e pode ocorrer que nenhuma corporção deseje atrelar a imagem a um projeto tão polêmico.
Concordo em gênero, número, grau e orientação sexual, como deixei claro no meu post. A Lei Rouanet é nociva.
Como você apontou, um ponto extremamente relevante é que a preferência dos empresários será sempre por artistas conhecidos. Que incentivo a cultura é esse que não privilegia os artistas mais novos, em lugar daqueles que já têm espaço na mídia?
O que eu acho é que o problema está na lei, não nos órgãos oficiais. Os órgãos oficiais só cumprem a lei.

Link:
🔗

Tricampeão
Forista
Forista
---
Ver TD's

#27 Mensagem por Tricampeão » 20 Mar 2011, 22:28

roladoce escreveu:Mais eu atendendo todos os requisitos necessários, hipoteticamente falando, o pragmatismo prevaleceria!?

Engolir essa ta dificil....
Não tenho dúvidas de que você conseguiria facilmente autorização para captar 1 milha. Bastaria levar os documentos requeridos.
E tenho certeza de que você não encontraria ninguém interessado no projeto.

Link:
🔗

Bob Black
Forista
Forista
---
Ver TD's

Re:

#28 Mensagem por Bob Black » 20 Mar 2011, 22:28

Tricampeão escreveu:
huskerdu escreveu:Mas concorda comigo que, autorizada a captação, já foi trilhado meio caminho? E que a grana não é do empresário. e sim, de renúncia fiscal? E como são recursos que iam sair de qualquer jeito, é evidente que as companhias querem vincular suas marcas a artistas conhecidos. Se a empreitada dessa bruxa micar, é porque a imprensa caiu em cima e pode ocorrer que nenhuma corporção deseje atrelar a imagem a um projeto tão polêmico.
Concordo em gênero, número, grau e orientação sexual, como deixei claro no meu post. A Lei Rouanet é nociva.
Como você apontou, um ponto extremamente relevante é que a preferência dos empresários será sempre por artistas conhecidos. Que incentivo a cultura é esse que não privilegia os artistas mais novos, em lugar daqueles que já têm espaço na mídia?
O que eu acho é que o problema está na lei, não nos órgãos oficiais. Os órgãos oficiais só cumprem a lei.

Pelo pouco que sei, o ministério da cultura, amparado pela lei Rouanet, também disponibiliza recursos próprios para o fomento de projetos.

http://blogs.cultura.gov.br/blogdarouanet/

Link:
🔗

Tricampeão
Forista
Forista
---
Ver TD's

#29 Mensagem por Tricampeão » 20 Mar 2011, 22:51

Bob Black escreveu:Pelo pouco que sei, o ministério da cultura, amparado pela lei Rouanet, também disponibiliza recursos próprios para o fomento de projetos.

Não sabia desse programa ProCultura. Pelo que diz lá, começou neste ano. É para esse novo programa que a cantora brega preferida do oligopólio midiático da família Marinho mandou o projeto?

Link:
🔗

Bob Black
Forista
Forista
---
Ver TD's

Re:

#30 Mensagem por Bob Black » 20 Mar 2011, 23:38

Tricampeão escreveu:
Bob Black escreveu:Pelo pouco que sei, o ministério da cultura, amparado pela lei Rouanet, também disponibiliza recursos próprios para o fomento de projetos.

Não sabia desse programa ProCultura. Pelo que diz lá, começou neste ano. É para esse novo programa que a cantora brega preferida do oligopólio midiático da família Marinho mandou o projeto?
Tô por fora desse assunto, do que se trata?

Link:
🔗

Responder