Maria Bethânia faz projeto de R$ 1,3 milhão para criar blog

Espaço destinado a conversar sobre tudo.

Regras do fórum
Responder

Resumo dos Test Drives

FILTRAR: Neutros: 0 Positivos: 0 Negativos: 0 Pisada na Bola: 0 Lista por Data Lista por Faixa de Preço
Faixa de Preço:R$ 0
Anal:Sim 0Não 0
Oral Sem:Sim 0Não 0
Beija:Sim 0Não 0
OBS: Informação baseada nos relatos dos usuários do fórum. Não há garantia nenhuma que as informações sejam corretas ou verdadeiras.
Mensagem
Autor
Carnage
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 663
Ver TD's

Re: Maria Bethânia faz projeto de R$ 1,3 milhão para criar blog

#31 Mensagem por Carnage » 21 Mar 2011, 23:43

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassi ... o-cultural
Blog e macarthismo

FERNANDO DE BARROS E SILVA

SÃO PAULO - Criou-se um escarcéu em torno do blog de poesia de Maria Bethânia. Pessoas reagem com fúria indignada ao fato de que a cantora foi autorizada a captar R$ 1,35 milhão pela Lei Rouanet -segundo a qual as empresas abatem do imposto que pagam a parcela do seu "patrocínio" à cultura.

Parece, pelo menos à primeira vista, sem conhecimento detalhado do projeto, um valor bem elevado para um blog.

Mesmo considerando que os personagens envolvidos sejam Bethânia e o diretor Andrucha Waddington. Até aí eu vou.

Não dá, porém, para embarcar na escandalização barata do episódio, ainda acompanhada pelo prazer grupal de promover o linchamento da artista. Ninguém desviou dinheiro público, não há, rigorosamente, nenhum crime, nenhuma ilegalidade no pleito de Bethânia.

Favorecimento? A lei existe e uma das maiores intérpretes do país busca se beneficiar dela. Não estamos falando de uma espertalhona, de uma charlatã ou de uma mercadista vulgar, mas de alguém, pelo contrário, cuja figura sempre esteve associada a uma atitude de recato e nobreza de espírito.

Devemos discutir os critérios e problemas da Lei Rouanet? Sim, mas não dessa forma, sensacionalista e hipócrita. A própria ministra, Ana de Hollanda, disse numa entrevista recente: "As pessoas vivem muito de produzir eventos pela Lei Rouanet. A lei foi criando certos vícios, não só no mundo artístico, mas também no das empresas".

A reação ao blog de Bethânia, nos termos em que se deu, é, no fundo, só mais um capítulo de um certo macarthismo chulé que vem ganhando expressão no país. A caça às bruxas é capitaneada por uma direita cultural hoje bem estruturada na mídia, quase sempre maledicente e escandalosa.

As baixezas contra Chico Buarque em função do Jabuti são o caso recente mais emblemático do modo de agir dessa tropa do ressentimento fantasiada de exército da salvação da moral e dos bons costumes.

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassi ... e-internet
Blog de poesia de Maria Bethânia inspira debate sobre projetos brasileiros na web
André Miranda e Mauro Ventura

Arte
O Globo

RIO - Nos últimos dias, uma discussão se espalhou como vírus pela internet: até que ponto um projeto na web deve ter um alto custo e receber apoio público, já que a rede é caracterizada por seu espírito independente e colaborativo? O debate foi levantado na última quarta-feira, após a divulgação, pelo jornal "Folha de S. Paulo", de que o governo autorizou o projeto O Mundo Precisa de Poesia a captar R$ 1,3 milhão em recursos via incentivo fiscal. A proposta, de acordo com sua própria sinopse, tem como objetivo a criação de "um blog inteiramente dedicado à poesia", em que um vídeo diferente será postado diariamente durante um ano. Os 365 vídeos trariam a cantora Maria Bethânia declamando poemas de grandes autores.

O valor foi considerado alto por muitos internautas. Os comentários criticavam desde o fato de o MinC aprovar um projeto para um blog até a destinação de um cachê de R$ 600 mil para o que seria a direção artística do projeto, a cargo de Bethânia.

- Existe uma ideia equivocada de que só se pode ter coisas toscas na internet. Quando o (antropólogo) Hermano Vianna me procurou para falar do projeto, a ideia era que qualquer um pudesse ter acesso a um material de qualidade - diz Andrucha Waddington, diretor dos vídeos. - Uma coisa é você postar uma poesia em seu blog. Outra é você fazer um vídeo conceitual por dia com uma artista como a Bethânia. Nossa proposta é que cada filmete tenha relação com o dia da semana, do mês ou do ano em que vá ao ar. E tudo isso será colocado na rede de forma gratuita e para uso de domínio público.

Os orçamentos para projetos de internet inscritos no MinC variam muito. De acordo com a assessoria técnica da pasta, muitos chegam a ultrapassar R$ 1 milhão, como o de Bethânia. Um desses é o do site Porta Curtas, de divulgação de curtas-metragens nacionais. A última proposta do Porta Curtas na Lei Rouanet foi autorizada a captar recursos em 31 de janeiro deste ano, no valor de quase R$ 1,5 milhão.

A maioria dos proponentes, porém, requisita verbas inferiores a R$ 1 milhão. Em 15 de fevereiro, o Portal Tela Brasil, site de divulgação audiovisual, recebeu autorização para captar R$ 434 mil. Em 25 de fevereiro, o projeto Fluxus - Festival Internacional de Cinema na Internet, de exibição de curtas nacionais e internacionais, teve aprovada uma proposta de R$ 252 mil. Pouco depois, em 16 de março, o projeto Artedigital.br, um banco de dados sobre a arte digital brasileira, recebeu um parecer favorável de R$ 303 mil.

- O problema é que o debate é distorcido. As pessoas não olham para o conteúdo produzido, não olham para o que aquele dinheiro está de fato remunerando. As pessoas só olham para o fato de ser na web e para o valor - diz Oona Castro, diretora-executiva do Instituto Overmundo, que tem como missão a promoção do "acesso ao conhecimento e à diversidade cultural no Brasil".

Hoje, a Lei Rouanet prevê sete áreas para incentivo fiscal: artes cênicas, artes integradas, artes visuais, audiovisual, humanidades, música e patrimônio cultural. Nenhuma delas é sobre internet, tanto que o projeto O Mundo Precisa de Poesia foi inscrito na rubrica do audiovisual.

- Disso tudo, vejo duas discussões salutares. A primeira é a supervalorização de projetos para outros meios e a desvalorização de projetos na internet. A outra são algumas distorções da Lei Rouanet, que levam as empresas a buscar projetos com artistas famosos para valorizar sua marca e ainda se beneficiarem do incentivo fiscal - afirma Oona.

Para o ensaísta e pesquisador Frederico Coelho, são dois os universos que estão em impasse. De um lado, a geração que está há dez anos na internet, pensando formas colaboracionistas e que não precisa de orçamento milionário. É uma geração em que a própria pessoa é o autor, o editor e o distribuidor. Do outro, os produtores de conteúdo que estão descobrindo que vão ficar para trás se não dialogarem com a web.

- Eles trazem os formatos de produção de suas áreas, com equipes caras, grandes orçamentos. Nesse momento, dizer para aquela geração da internet que é preciso R$ 1,3 milhão para fazer um projeto de vídeo na web é inaceitável. São universos ainda um pouco inconciliáveis, e por isso o diálogo é tão truncado - diz Coelho.

O editor Sergio Cohn, da Azougue, que tem aprovado no Fundo Nacional de Cultura - um mecanismo de apoio direto do governo a projetos culturais - investimentos para o portal Poesia.br, acha que o incentivo ao conteúdo brasileiro na web deveria ser maior.

- A língua portuguesa tem perdido espaço na internet. O Brasil tem que tomar seu espaço na web a partir de políticas que levem conteúdo para a rede. É importante, por exemplo, a digitalização de arquivos, que ficam acessíveis a qualquer pessoa - explica ele.

Sobre o custo de um projeto na rede, Cohn lembra que é preciso levar em conta a distribuição: não basta ele chegar à internet, tem que ganhar visibilidade.

- Há todo um trabalho de torná-lo visível, de permitir localizá-lo na web. E, para isso, são necessárias inteligências caras. Quanto mais o projeto trouxer soluções originais e eficientes, mais elas poderão ser replicadas e maior será o retorno cultural - acredita.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Comedor da ZN
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 0
Ver TD's

#32 Mensagem por Comedor da ZN » 22 Mar 2011, 12:03

Acho que a Bethânia nunca ouviu falar em um tal de Wordpress.

Link:
🔗

Tricampeão
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 56
Ver TD's

#33 Mensagem por Tricampeão » 22 Mar 2011, 23:11

Bob Black escreveu:
Tricampeão escreveu:
Bob Black escreveu:Pelo pouco que sei, o ministério da cultura, amparado pela lei Rouanet, também disponibiliza recursos próprios para o fomento de projetos.

http://blogs.cultura.gov.br/blogdarouanet/
Não sabia desse programa ProCultura. Pelo que diz lá, começou neste ano. É para esse novo programa que a cantora brega preferida do oligopólio midiático da família Marinho mandou o projeto?
Tô por fora desse assunto, do que se trata?
Está no segundo post da página. Parece que é a nova versão da Lei Rouanet.

Link:
🔗

Tricampeão
Forista
Forista
---
Ver TD's

#34 Mensagem por Tricampeão » 22 Mar 2011, 23:17

Comedor da ZN escreveu:Acho que a Bethânia nunca ouviu falar em um tal de Wordpress.
O orçamento deve ser 100 mil pra contratar um cara pra redigir e 1.2 milhões pra divulgação na mídia.
É muito barato produzir para Internet, o difícil é ficar conhecido.

Link:
🔗

Chinelo Havaiana
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 178
Ver TD's

Re:

#35 Mensagem por Chinelo Havaiana » 23 Mar 2011, 10:20

Tricampeão escreveu: O orçamento deve ser 100 mil pra contratar um cara pra redigir
Redigir? Ou simplismente digitar as poesias?
Tenho curso de datilografia feito em escola tradicional de BH no inicio da década de 90.
Para onde envio meu currículo?

Obs: sou colega de célula do Tricampeão no "Partidão".

Link:
🔗

infimaprincesinha
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 0
Ver TD's

#36 Mensagem por infimaprincesinha » 23 Mar 2011, 14:54

Não sei... talvez exista uma grande dissonância entre o valor de um blog com vídeos da Maria Bethania declamando poesias e a verba destinada a esse projeto. Achei interessante a declaração do cineasta Andrucha Waddington na Folha: “Se fosse documentário ou filme para ser visto por cinco mil pessoas no cinema, ninguém estaria reclamando”. Tem razão. É mesmo necessário um investimento maior para produções cinematográficas, mas será que esses altos valores devem ser mantidos para a produção de vídeos para a internet? Já tive a satisfação de encontrar ótimas produções na rede, que não precisaram recorrer a renúncias fiscais. De qualquer forma, é fantástico que o MinC e alguns empresários incentivem a cultura na internet. Não conheço os detalhes do projeto, mas com esse orçamento milionário, espero que seja um blog excepcional (digno de 1,3 milhões). Ok, financiar a cultura é muito legal, agora destinar um cachê de 600 mil para a Bethania já é outra história. Ela é uma cantora famosa e tal, e isso vai dar mais visibilidade para o blog. Mas ao mesmo tempo, isso contribui para aumentar a concentração de riquezas desses artistas consagrados, quando a sociedade deveria priorizar a pluralidade de manifestações culturais. Infelizmente, por se tratar da Lei Rouanet, a cultura só se move em conformidade com os interesses do mercado. Nesse caso, ficaria muito satisfeita se, em vez de ficar apenas apresentando poemas consagrados, ouvisse a voz da Bethania declamando poemas marginais, ou de literatura de cordel, por exemplo. :wink:

Link:
🔗

Tricampeão
Forista
Forista
---
Ver TD's

#37 Mensagem por Tricampeão » 23 Mar 2011, 22:00

A cantora brega favorita do oligopólio midiático da família Marinho vai declamar? Não tinha visto isso. Que péssimo. Além de acabar com as chances de emprego do amigo Chinelim, limita bastante o leque de poesias que pode ser apresentado.

Link:
🔗

Compson
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 135
Ver TD's

Re:

#38 Mensagem por Compson » 24 Mar 2011, 12:02

Tricampeão escreveu:A cantora brega favorita do oligopólio midiático da família Marinho vai declamar? Não tinha visto isso.
E dos 1,3 milhão do projeto, 600 mil serão para a própria fazer a escolha e a declamação.

Será que se eu inventar um blog sobre putas vão me dar a concessão pra captar, não digo um milhão, mas um valor justo de R$ 500 mil para que eu gaste no meretrício e narre minhas experiências nesse lado obscuro da sociedade? :roll:

Link:
🔗

VErmEEr
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 457
Ver TD's

#39 Mensagem por VErmEEr » 24 Mar 2011, 18:59

[ external image ]

Também pudera! Só de Photoshop será 1,2 milhão :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: ]

A pergunta agora é, e para o nosso querido gp-guia.net Quanto o generoso Ministério da Cultura estaria disposto a dar? :mrgreen:

Link:
🔗

Tricampeão
Forista
Forista
---
Ver TD's

#40 Mensagem por Tricampeão » 24 Mar 2011, 23:52

Até que essa poesia "no nono nonono" ficaria bem na voz dela.
Outra coisa, acho difícil. Talvez "lê lelê lelelê".

Link:
🔗

roladoce
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 38
Ver TD's

#41 Mensagem por roladoce » 25 Mar 2011, 21:04

Primeiro video, com a primeira poesia...

http://tvuol.uol.com.br/#view/id=estrei ... pe=editor/

Link:
🔗

Carnage
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 663
Ver TD's

#42 Mensagem por Carnage » 28 Mar 2011, 01:15

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassi ... de-caetano
Caetano Veloso sai em defesa de Maria Bethânia na polêmica sobre blog

Não concebo por que o cara que aparece no YouTube ameaçando explodir o Ministério da Cultura com dinamite não é punido. O que há afinal? Será que consideram a corja que se "expressa" na internet uma tribo indígena? Inimputável? E cadê a Abin, a PF, o MP? O MinC não é protegido contra ameaças?

Podem dizer que espero punição porque o idiota xinga minha irmã. Pode ser. Mas o que me move é da natureza do que me fez reagir à ridícula campanha contra Chico ter ganho o prêmio de Livro do Ano.

Aliás, a "Veja" (não, Reinaldo, não danço com você nem morta!) aderiu ao linchamento de Bethânia com a mesma gana. E olha que o André Petry, quando tentou me convencer a dar uma entrevista às páginas amarelas da revista marrom, me assegurou que os então novos diretores da publicação tinham decidido que esta não faria mais "jornalismo com o fígado" (era essa a autoimagem de seus colegas lá dentro). Exigi responder por escrito e com direito a rever o texto final. Petry aceitou (e me disse que seus novos chefes tinham aceito). Terminei não dando entrevista nenhuma, pois a revista (achando um modo de me dizer um "não" que Petry não me dissera — e mostrando que queria continuar a "fazer jornalismo com o fígado") logo publicou ofensa contra Zé Miguel, usando palavras minhas.

A histeria contra Chico me levou a ler o romance de Edney Silvestre (que teria sido injustiçado pela premiação de "Leite derramado"). Silvestre é simpático, mas, sinceramente, o livro não tem condições sequer de se comparar a qualquer dos romances de Chico: vi o quão suspeita era a gritaria, até nesse pormenor.

Igualmente suspeito é o modo como "Folha", "Veja" e uma horda de internautas fingem ver o caso do blog de Bethânia. O que me vem à mente, em ambas as situações, é a desaforada frase obra-prima de Nietzsche: "É preciso defender os fortes contra os fracos." Bethânia e Chico não foram alvejados por sua inépcia, mas por sua capacidade criativa.

A "Folha" disparou, maliciosamente, o caso. E o tratou com mais malícia do que se esperaria de um jornal que — embora seu dono e editor tenha dito à revista "Imprensa", faz décadas, que seu modelo era a "Veja" — se vende como isento e aberto ao debate em nome do esclarecimento geral.

A "Veja" logo pôs que Bethânia tinha ganho R$ 1,3 milhão quando sabe-se que a equipe que a aconselhou a estender à internet o trabalho que vem fazendo apenas conseguiu aprovação do MinC para tentar captar, tendo esse valor como teto. Os editores da revista e do jornal sabem que estão enganando os leitores. E estimulando os internautas a darem vazão à mescla de rancor, ignorância e vontade de aparecer que domina grande parte dos que vivem grudados à rede. Rede, aliás, que Bethânia mal conhece, não tendo o hábito de navegar na web, nem sequer sentindo-se atraída por ela.

Os planos de Bethânia incluíam chegar a escolas públicas e dizer poemas em favelas e periferias das cidades brasileiras. Aceitou o convite feito por Hermano como uma ampliação desse trabalho. De repente vemos o Ricardo Noblat correr em auxílio de Mônica Bergamo, sua íntima parceira extracurricular de longa data. Também tenho fígado. Certos jornalistas precisam sentir na pele os danos que causam com suas leviandades. Toda a grita veio com o corinho que repete o epíteto "máfia do dendê", expressão cunhada por um tal Tognolli, que escreveu o livro de Lobão, pois este é incapaz de redigir (não é todo cantor de rádio que escreve um "Verdade tropical"). Pensam o quê? Que eu vou ser discreto e sóbrio? Não. Comigo não, violão.

O projeto que envolve o nome de Bethânia (que consistiria numa série de 365 filmes curtos com ela declamando muito do que há de bom na poesia de língua portuguesa, dirigidos por Andrucha Waddington), recebeu permissão para captar menos do que os futuros projetos de Marisa Monte, Zizi Possi, Erasmo Carlos ou Maria Rita. Isso para só falar de nomes conhecidos. Há muitos que desconheço e que podem captar altíssimo. O filho do Noblat, da banda Trampa, conseguiu R$ 954 mil. No audiovisual há muitos outros que foram liberados para captar mais. Aqui o link:

http://www.cultura.gov.br/site/wp-conte ... %C2%AA.pdf

Por que escolher Bethânia para bode expiatório? Por que, dentre todos os nossos colegas (autorizados ou não a captar o que quer que seja), ninguém levanta a voz para defendê-la veementemente? Não há coragem? Não há capacidade de indignação? Será que no Brasil só há arremedo de indignação udenista?

Maria Bethânia tem sido honrada em sua vida pública. Não há nada que justifique a apressada acusação de interesses escusos lançada contra ela. Só o misto de ressentimento, demagogia e racismo contra baianos (medo da Bahia?) explica a afoiteza.

Houve o artigo claro de Herman Vianna aqui neste espaço. Houve a reportagem equilibrada de Mauro Ventura. Todos sabem que Bethânia não levou R$ 1,3 milhão. Todos sabem que ela tampouco tem a função de propor reformas à Lei Rouanet. A discussão necessária sobre esse assunto deve seguir. Para isso, é preciso começar por não querer destruir, como o Brasil ainda está viciado em fazer, os criadores que mais contribuem para o seu crescimento. Se pensavam que eu ia calar sobre isso, se enganaram redondamente. Nunca pedi nada a ninguém. Como disse Dona Ivone Lara (em canção feita para Bethânia e seus irmãos baianos): "Foram me chamar, eu estou aqui, o que é que há?"

Link:
🔗

VErmEEr
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 457
Ver TD's

#43 Mensagem por VErmEEr » 30 Mar 2011, 15:34

Parece que o blog milionário de Maria Bethânia será dirigido por Guilherme Fontes. :lol: :lol:

Link:
🔗

Dr. Zero
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 25
Ver TD's

#44 Mensagem por Dr. Zero » 31 Mar 2011, 18:07

:lol: :lol: :lol:

e se alguém vier com caô o Caê rugirá ferozmente...

:lol: :lol: :lol:

Link:
🔗

Responder