Nossa...
Tem uma coisa que deveria ser revista é essa coisa de que"SP foi construída pelos nordestinos". A impressão que tem é que eles saíram de suas terras igual os colonizadores antigos fizeram, invadiram terras alheias, se fixaram e implantaram a sua cultura e tecnologia, o que favoreceu o crescimento local... Não é bem assim!! Nordestinos sem um amparo dos politicos de seus estados, pra tentarem fazê-los crescerem, sabendo das oportunidades de emprego em SP, vieram pra cá tentar a sorte.
É claro que, no que se trata de obras, construções, além de todo tipo de emprego braçal/de peão, muitos nordestinos estiveram envolvidos. Mas, eles eram os empreiteiros? Alguns até podem ter se enriquecido e se tornado líderes de algumas construtoras civis, mas depois de ralar muito por essas bandas. A verdade é que tudo se tratou de oportunidade, pois se não tivesse oportunidade dada pelos empreiteiros daqui, seja o Governo ou iniciativa privada, poderiam vir aqui nordestinos ou qualquer outro povo que, se eles próprios não tivessem alguma iniciativa, ficariam a ver navios. Ou os nordestinos, e somente os nordestinos, seriam capazes de construirem prédios, viadutos e tudo mais por conta própria?! E, no que se trata da tal iniciativa, se vê no mercado autônomo e informal, sendo camelô um dos exemplos.
E, outra: somente os nordestinos seriam capazes de trabalhar em obras pra construir o que fosse necessário, ou outros tipos de empregos serviçais? Tudo se deu pela alta demanda que eles causaram, pois se os povos locais da época fizessem tal demanda, sejam os nordestinos ou outros povos dispostos a trabalhar em obras por aqui sofreriam forte concorrência e, quem sabe, também ficassem a ver navios.
É uma visão que algumas pessoas deveriam ter antes de seguirem com o clichê automático que os nordestinos foram os responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento de SP. A não ser em que sentido é dito isso, pois realmente, muitos nordestinos, na base da subordinação, construiram muitos móveis por aqui.