A que sobrevive tem o veneno mais forte.
Mulheres são piores que Cobras.

Link: | |
Esconder link da mensagem |
Isso mesmo.Caubói/38 escreveu:Num é na região amazônica que tem um que entra pelo canal do pinto?
http://www.institutodeurologia-as.com.b ... andiru.asp:: Artigo >> A lenda do Candiru. Será que é lenda mesmo?!
:: Dr. Anoar Samad
A lenda do Candiru. Será que é lenda mesmo?
A região amazônica, com sua beleza exuberante, esconde muitas lendas como a do “Boto Tucuxi”, a “Cobra grande” e o “Candiru”.Mas será que todas são somente lendas?
Eu posso afirmar para vocês, meus leitores que a última, a do peixe Candiru, com sua capacidade de penetração em orifícios do corpo humano é a mais pura realidade.
É verdade que os médicos urologistas que atendem em serviços de urgência estão acostumados às causas mais freqüentes de sangramentos pela uretra como pedras, infecções e até mesmo alguns casos de corpos estranhos. Mas, sem dúvida, um peixe dentro da uretra é incrível!
Eu atendi um paciente de 23 anos, do sexo masculino , que procurou o serviço de urgência com extrema dificuldade para urinar e sangramento pela uretra , com história de que há 3 dias sofrera um ataque por um peixe da região amazônica conhecido pelo nome de CANDIRÚ e que o mesmo havia penetrado em sua uretra quando estava urinando dentro do rio, referia que tentou segurá-lo, mas era muito liso e parecia ser de pequeno tamanho. Quando o examinei, o paciente apresentava-se descorado com febre , forte dor no pênis ,impossibilidade de urinar, sangramento pelo pênis e grande inchaço de bolsa escrotal . O levei ao centro cirúrgico , e , sob anestesia , realizei uma cistoscopia ( endoscopia da uretra e bexiga ) para diagnóstico e documentação do caso. Identificamos que o peixe era de grande tamanho ( 12 cm de comprimento por 1,5 de largura ) ocupando toda a uretra e com a cabeça perto do esfíncter urinário (o músculo que controla a urina ) e provavelmente, enquanto vivo o peixe tentou penetrar em bolsa escrotal, explicando o importante inchaço da mesma .
Tive muitas dúvidas em como retirar este peixe da uretra devido a extrema delicadeza e seriedade do caso.
Pensei em abrir o períneo ( região entre a bolsa escrotal e o ânus ) e retirá-lo por esta via, mas o risco de infecção e de impotência seria muito alto.
Foi então que após várias lavagens da uretra e com equipamento endoscópico adequado e câmeras para visualização dentro da uretra consegui retirá-lo, após cerca de duas horas de cirurgia. O paciente permaneceu internado com cuidados clínicos inerentes ao caso e , no seguimento de um ano , não apresentou estreitamento da uretra, impotência e /ou qualquer outra complicação.
Este peixe foi tombado na coleção ictiológica do INPA ( 15590 ) e positivamente identificado como da ordem Siluriformes ; Família Trichomycteridae e Gênero Plectrochilus.
Provavelmente o ataque ocorrera por alguma substância na urina humana que atraiu este peixe. De todas as formas este foi o único testemunho documentado de ataque à uretra masculina e aconselho a ninguém urinar dentro do rio sem proteção (sunga ou biquíni).
Não sei se é verdade também, o site é de um médico aparentemente verdadeiro.Edu28 escreveu:Bah, esse relaro do Candiru, se verdadeiro, é de deixar o queixo caído.
Eu achava que o peixe era quase invisível, pra conseguir entrar na uretra. Achei que era ínfimo. Porra, 12cm!!!!, e 1,5cm de largura!!! Como o bicho consegue entrar ali????
pô o mesmo cara fez tbm uma matéria sobre o Candiru.Compson escreveu:Não sei se é verdade também, o site é de um médico aparentemente verdadeiro.Edu28 escreveu:Bah, esse relaro do Candiru, se verdadeiro, é de deixar o queixo caído.
Eu achava que o peixe era quase invisível, pra conseguir entrar na uretra. Achei que era ínfimo. Porra, 12cm!!!!, e 1,5cm de largura!!! Como o bicho consegue entrar ali????
A questão da largura, pode ser porque ele entra "fechado" e quando encontra um lugar pra se hospedar, se abre como um guarda-chuva, o que impede sua retirada. Quanto ao comprimento é razoável para chegar até o músculo da uretra.