Darwin escreveu:"Se pedíssemos a dez etnólogos contemporâneos para indicar uma instituição humana universal, é provável que nove escolhessem a proibição do incesto. Vários deles já a designaram formalmente como a única instituição universal".
A. L. Kroeber, Totem end Taboo in Retrospect. American Journal of Sociology, vol. 45, n. 3, 1939, p. 448.
Pra quem não sabe, "instituição universal" são as convenções que todas as sociedades humanas possuem, independentemente da raça, credo ou cultura. Casamento heterossexual e monogamia, educação dos filhos pelos pais, punição aos infratores, são universais presentes em praticamente todas as sociedades do mundo e da história, desde a China dos samurais, Roma, gauleses e a Arábia das 1001 Noites. Mas o incesto é uma das poucas universais presentes em todas as sociedades. Só consigo me lembrar dos casamentos dos faraós, como uma pequena exceção aceita para que o incesto acontecesse.
Acho que não se trata só dos Faraós, não: famílias reais de diversos países europeus também adotavam o incesto. Pra quem já ouviu sobre teorias da consipiração a respeito dos Illuminatti, dizem se tratar de familias onde muitos deles, pra manter a linhagem genética, praticavam o incesto. Tanto que dizem que George Bush e Barack Obama seriam primos distantes. Se é verdade, ai eu não sei.
Também tem uma cidade no sul do país onde a quantidade de uniões entre parentes é enorme, o que acabou acarretando numa enormidade quantidade de irmãos gêmeos, além de algumas deformações genéticas; também no Nordeste, há alguns casos nas cidades do interior onde o incesto acontecia e muitas pessoas sofrem de nanismo por lá.