tímido_SP escreveu:pareceu exagero dizer que qualquer advogado "medíocre" (ou seja, aquele que sabe mais ou menos e trabalha mais ou menos) hoje em dia já se sustenta tranquilamente com singelos três anos de experiência.
Pode lhe parecer exagero, mas é essa a realidade que percebo no meu ramo de atividade.
tímido_SP escreveu:E mais exagero ainda dizer que a maioria dos advogados "mais ou menos" com 10 anos de experiência já ganha bem mais que um juiz ou engenheiro de excelência.
O bem mais é por sua conta, mas como já disse, essa assertiva é fruto da observação do meio que atuo, ninguém me contou.
tímido_SP escreveu:Infelizmente essa idéia de facilidade no mundo jurídico sustenta essa indústria infernal de faculdades de Direito. São mais de mil atualmente no Brasil.
Essa ideia é baseada na realidade, todas as carreiras jurídicas são bem remuneradas, Juiz, promotor, delegado, advogado etc.. Concordo quanto ao numero desproporcional de faculdades de direito, mas quero reiterar que não me referi, anteriormente, a bacharéis e sim a advogados regularmente inscritos nas respectivas seções da OAB.
tímido_SP escreveu: Só pra esclarecer um outro ponto: alguém só pode se tornar juiz de dieito após três anos de prévia experiência como advogado, comprovados no momento da prova. Se fosse verdade que qualquer advogado consegue se sustentar tranquilamente com três anos de experiência, no último concurso da magistratura de São Paulo nós não teriamos tido 17 mil inscritos.
Esse argumento é pífio, em que pese o fato de boa parte dos advogados experientes perceberem remuneração igual ou superior, a magistratura é uma carreira mais segura e menos estressante, os juízes tem 60 dias de férias, aposentaria integral, estabilidade, inamovibilidade, livre nomeação de secretários e assessores etc..
O advogado não tem férias, nem aposentadoria, se adoecer e não tiver um bom pé de meia tá ferrado.