Mike Logan escreveu:florestal escreveu:Os petistas estão postando um monte de mentiras pela Internet, mas um montão.
E os anti-PT, não? Todos os dias vejo gente espalhando mentiras sobre bolsa presidiário, ou alertas de uma tal empiricus sobre o fim do Brasil caso a presidenta seja reeleita, ou até uma suposta entrevista em que o deputado Jean Wyllys teria defendido a pedofilia.
Esse tem sido o maior problema das eleições. A maioria das pessoas é desinformada, e não percebe a necessidade de analisar criticamente as duas candidaturas. Assim, votam da mesma forma que torcem para times de futebol.
A comparação com torcida de futebol só é possível por causa da polarização PT/PSDB, aquela idéia de Fla/Flu... só que paulista. O brasileiro demonstrou uma grande capacidade de mudança nas bancadas legislativas, por exemplo. E não acho que a maioria das pessoas seja desinformada.
Colocar o palhaço tiririca certamente é um voto de protesto e cheio de significados. Isso é coisa antiga. Já teve o voto do Cacareco, um filhote de hipopótamo.
Se vc. está dizendo que as pessoas votam emocionalmente e não racionalmente como torcem para um time eu também não concordo. O voto é uma mistura de ambos, como quase tudo no ser humano. Até mesmo o voto do bolsa-família é racional:
Achei interessante a análise desse historiador:
“O cidadão vota racionalmente, mas preso ao mundo da necessidade. É um voto que tem limitações decorrentes da desigualdade social”
"Se alguém ganha renda de um programa como o Bolsa Família, você acha que vai se incomodar com o mensalão? Não." E completa: "Não que a pessoa apoie a corrupção, é uma questão de dependência do Estado".
"O cidadão brasileiro ainda não é livre. O mundo da necessidade ainda influencia muito no mundo eleitoral."
https://www.youtube.com/watch?v=U8sM-Pwa8Sw#t=145
Umas poucas palavras sobre o que vc. citou. A idéia de bolsa presidiário diz respeito a percepção das pessoas e não sobre como funciona o programa. O marketing do PT não foi funcionou ali, nem teria como.
Sobre a Empiricus (nada mais que um programa de aumento de penis financeiro...), uma coisa é uma mentira de um particular e outra é a mentira vir do governo. A postura do governo em pedir a cabeça dos funcionários do banco espanhol é totalmente reprensível.
Tá aqui o link:
http://www.empiricus.com.br/o-fim-do-brasil/
Agora, eu devo admitir que sou emocionalmente anti-PT. Se vem do PT eu já tenho um filtro/barreira de desconfiança, como se tivesse frente a frente com um punguista e estelionatário condenado que por razões desconhecidas anda a solta por ai. Fazer o que? Tenho que continuar saindo nas ruas.