Grande MadMax,
Não tem cabimento indexar o preço dos TDs ao dólar e assim avaliar se estão caros ou não. Em matéria de GPs, somos COMPLETAMENTE auto-suficientes, o que significa que não precisamos importar nada!!!! Assim sendo, a indexação ao dólar é absurda!!!
Mesmo porquê o câmbio tem servido de instrumento para ajustes à balança comercial, e não reflete - diretamente - a inflação do período.
A melhor conta a fazer é utilizar um indexador como o IGP-DI para o período dos últimos 5 anos e verificar se nossos salários foram reajustados pelo mesmo indexador. Vamos ver que não foram!!!
Como alguém já disse, o poder de compra dos últimos 5 anos está reduzido a algo entre 1/2 e 1/3 do que era. Por isso não dá pra aceitar esses reajustes das GPs.
Mas minha mensagem aqui, além de contestar essa besteira de comparar as coisas ao dólar, é: vamos parar com devaneios e vamos à prática! O melhor que podemos fazer é postar mensagens aqui no fórum e boicotar aquelas que cobram preços absurdos! E, concordo com o Haole. R$ 250 a R$ 500 é muita grana, qualquer que seja a GP!
Eu estou do seu lado! Não acho que o dólar seja um indexador razoável para o preço dos programas, pelas razões que vc citou, e por mais algumas.
Eu apenas usei o dólar por que é sabido que o dólar aumentou muito mais do que a maior parte dos outros indexadores. E falo que os programas das GPs estão "em paridade" com o dólar, o que seria até absurdo (de tão alto)... por isso, disse que os programas estão caros.
Se eu estivesse usando o preço do dólar pra justificar um pedido de aumento no preço dos programas, aí sim vc podia me internar.
Mas estou dizendo justamente o contrário, que MESMO EM DÓLAR, o preço das putanas está alto.
Bem... Um bom indexador para o preço dos programas deveria ser a variação da renda média da população.
Um parâmetro prático seria o de outros serviços que são feitos "com a habilidade e o corpo", que não exigem insumos... por exemplo, preço de cabeleireiros, barbeiros e manicures.
Quanto a preços de manicure, não tenho a menor idéia... graças a Deus!

Mas o preço dos barbeiros permanece estável há muitos anos... entre 5 e 10 reais. Barbeiros "de luxo médio" (por exemplo, Soho) estão na faixa de 15 a 25 reais (da última vez que eu vi).
Recentemente, reclamaram bastante quando o barbeiro daqui de perto de casa aumentou os preços de 5, para 6 reais, na virada do ano...
FALANDO EM SOHO... esse é um lugar em que há profusão de japas bonitinhas e com mãos habilidosas (pra quem não sabe, elas fazem uma massagem em vc antes de cortar o seu cabelo).
Putz, com essa carência do mercado em GPs orientais...
Seria tão bom se elas fizessem o "serviço completo" ("barba, cabelo e bigode", no sentido putanhístico da expressão)...
Hehehe,... um homem pode sonhar, não...