“BOVARISMO: tendência que certos indivíduos apresentam de fugir da realidade e imaginar para si uma personalidade e condições de vida que não possuem, passando a agir como se as possuíssem.”
Lendo os Fóruns cariocas de maior movimento, não encontro mais os bons Foristas e, quando eu os encontro, estão acanhados, postando muito pouco, quase em extinção. O que encontramos com facilidade nos Fóruns do Rio atualmente são os PHDs em Putaria, os Doutores em Puteiro, os Cientistas de Meretrizes e os Matusaléns de Bordéis.
Onde estão os legítimos Foristas? Cadê os velhos relatos que em muito se assemelhavam as antigas histórias do Fórum da Revista ELE&ELA, onde foram parar seus autores? Caso eu viesse a conhecer os Fóruns na data de hoje, não me sentiria motivado a participar da mesma forma que quando os conheci há alguns anos atrás.
Não meus amigos, não é saudosismo, a nostalgia eu deixo para quem escreve nos tópicos de algumas Termas, tudo isso é apenas uma constatação. Os bons Foristas foram substituídos pelos atuais “magistrados de puteiro”, pelos “caçadores de cargos”, pelos “representantes comerciais”, pelos “garis virtuais”, etc.
O que eu vejo nos Fóruns do Rio hoje? Vejo pouca qualidade e muito lixo!
Infelizmente, os Fóruns se tornaram ambientes até insalubres, onde críticas não são aceitas de forma saudável; onde invadem perfis pessoais no Orkut na tentativa de ameaçar, intimidar e chantagear foristas; observo assinaturas com recados velados; vejo a lei da reciprocidade sendo desprezada e a palavra “união” usada somente quando é conveniente para alguém mais forte, etc.
O que é uma crítica? Geralmente, é uma manifestação bem intencionada de quem gosta de alguma coisa e quer contribuir para vê-la tornar-se melhor. A regra básica para quem gerencia críticas e elogios não é jogar tudo fora ou tratar os elogios de forma aconchegante e receber os críticos com paus e pedras. Críticas devem ser acolhidas com respeito e dedicação, da mesma forma que os elogios.
Os Críticos não são filhos do Demônio, pois o Diabo só pariu os Bajuladores.
Alguém é capaz de pensar que eu, um apaixonado por Fóruns, desejaria que eles acabassem? Jamais! Quando emito opiniões negativas ou positivas estou manifestando meu desejo de fazer um Fórum forte, mais isento, com uma Administração de melhor qualidade, mesmo que se mantenham os mesmos Administradores.
Em muitos espaços há uma pressão artificial para se falar de determinados lugares, existe a manipulação para dar evidência a certas áreas, as Termas são um exemplo bem claro disso.
Não há erro em falar daquilo que se quer falar, o equívoco é querer forçar que se fale daquilo que somente nós queremos ouvir.
Diante do fenômeno dos relatos artificiais, surgiu uma nova terminologia nos Fóruns: O “post vazio”.
A quem interessa saber que o Tio Barnabé foi beber com a Cuca e com o Monteiro Lobato na Termas da Dona Benta? De que me vale ter conhecimento que Rasputin desfilou pelos salões da Termas Kremilin e ali engendrou sua próxima trama macabra usando algum Czar de boa-fé? Assim são os “posts vazios”, chegam cheios de um conteúdo disfarçado em camaradagem, escritos por amigos da onça e que em nada contribuem para a Comunidade, porém, é um exercício de colaboração egoísta que só vale para o grupo que o pratica.
E onde entra o Bovarismo neste contexto?
O Bovarismo é o motor dos “posts vazios”, ele surge da necessidade que alguns membros da Comunidade querem impor, ao forçar de forma postiça, que a maior parte da Comunidade fale ou comente sobre Termas e lugares que desejam promover. O que este grupo não percebe é que não há como forçar as pessoas a freqüentarem regularmente Termas de R$ 300,00 ou outras que estejam decadentes na qualidade, mas ascendentes nos preços; não há como querer ler TDs de Foristas comuns nesses locais porque a maioria não irá desembolsar quantias absurdas ou pegar mulheres fracas para agradar um segmento do Fórum.
O pior de tudo é que esta prática de inchar pela insistência acaba por se voltar contra os lugares que eles desejam enaltecer, pois alguns Foristas vão aos locais tão falados, não gostam e botam a boca no trombone.
Que alguns queiram viver fantasias bovaristas, nós aceitamos! Mas que não queiram fazer dos próprios delírios uma lei. O Nazismo foi derrotado na 2ª Guerra.
Sou um otimista e sinto que a renovação se aproxima, vejo os Bovaristas se escondendo em trincheiras cada vez menores, observo lugares, antes desprezados, caindo no gosto popular e se tornando local de trabalho de meninas que nunca imaginaríamos encontrar em regiões mais populares. Observo alguns Foristas buscando opções novas e mais acessíveis para todos.
Prevejo uma Nova Era se aproximando!...
Quando vou à Vila Mimosa, que para mim é a Revolução Bolchevique dos Puteiros, percebo que está cada vez mais lotada de homens e mulheres. E uma Zona não é um Paraíso, mas começou a abrigar uma população bastante heterogênea. Sinal dos Tempos!...
“Do pó viestes e ao pó retornarás” – A Zona é a gênese da Putaria.
Do lado oposto aos Bovaristas, habitam os Realistas, os que conhecem a vida como ela é. E nada e nem ninguém é capaz de deter a verdade e a realidade do senso comum.
Que venha a Revolução!