Stephen Hawking: “vida após a morte é um conto de fadas”

Espaço destinado a conversar sobre tudo.

Regras do fórum
Responder

Resumo dos Test Drives

FILTRAR: Neutros: 0 Positivos: 0 Negativos: 0 Pisada na Bola: 0 Lista por Data Lista por Faixa de Preço
Faixa de Preço:R$ 0
Anal:Sim 0Não 0
Oral Sem:Sim 0Não 0
Beija:Sim 0Não 0
OBS: Informação baseada nos relatos dos usuários do fórum. Não há garantia nenhuma que as informações sejam corretas ou verdadeiras.
Mensagem
Autor
leteseu
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 36
Ver TD's

Re: Stephen Hawking: “vida após a morte é um conto de fadas”

#31 Mensagem por leteseu » 19 Mai 2011, 20:33

Concordo quando dizem que todos podem emitir opinião, questão de liberdade de pensamento. Todavia aquele que emite livremente opinião deve estar preparado para tolerar a opinião de outro. Como eu disse antes, é preciso tolerância.

Penso que questões sobre o que ocorre pós-morte é tema de física também. A física se ocupa, entre outras coisas, do estudo do tempo e em decorrência disso de um aspecto do tempo: a eternidade. Nada mais prudente do que um físico, sob a ótica dos atuais modelos de ciência, emitir opinião sobre a razoabilidade da vida pós-morte.

Eu mesmo vejo o tempo como a coexistência de passado, presente e futuro, à luz do pensamento de Bergson. Pensando desta forma hoje coexistem o leteseu que nem nasceu, o que está vivo e o que já morreu. A não linearidade do tempo-espaco, as curvas e dobras no tempo-espaco, todos os novos paradigmas da física nos levam a pensar para além do óbvio. Considerando que neste exato momento vários tempos coexistem simultaneamente eu ainda poderia dizer que não sou apenas o leteseu, mas "somos" leteseu. Dúvida é como se dá esta relacão entre os diversos tempos na vida de uma pessoa.

Gosto da idéia do livre arbítrio, tal qual foi dito acima. É a forma razoável que encontro para não pensar no criador como um sádico. É engracado como buscamos características humanas ao criador: sádico, amoroso, etc. Isso até é explicável pelo fato de que na condicão de humanos somos limitados ao pensamento diferente.

O cientista mote deste tópico supera o que é ordinário na vida humana. Conseguiu pensar modelos, muitos deles já provados pela via empírica, de coisas inimagináveis há 100 anos.

Não podemos, tal qual foi bem esclarecido pelo princípio hermético trazido pelo Jckeep, deixar de pensar no poder do contraditório. Claro que eu creio na existência de Deus mas é bem razoável pensar que ele não existe ou ainda, que ele existe e não existe ao mesmo tempo.... coisa de maluco? Diria que não, basta pensarmos no princípio da incerteza. Não é pelo fato de que chove em determinada época há séculos que teremos sempre chuva. O próprio métido científico hipotético dedutivo com suas inferências já não cabe dentro nos novos paradigmas de ciência onde a aleatoriedade de eventos corrompe o classicismo da repetibilidade. Causa->consequência não é mais uma equacão linear senhores.

A dicotomia vida-morte é muito linear e simplista para os tempos atuais. Como eu disse, podemos estar vivos, mortos e nem ter nascido neste exato momento. Parece loucura pensar no tempo em termos de coexistência? Pensemos no agora, ao pensarmos o agora já virou passado e quando estamos pensando no agora avancamos no futuro. Os limites destas temporalidades são construcões mentais e sociais, como tudo afinal.

Discutir a razoabilidade da opinião do cientista é tão infantil quanto discutir o sexo dos anjos.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Locutus_Ofborg
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 135
Ver TD's

#32 Mensagem por Locutus_Ofborg » 19 Mai 2011, 20:52

Sempre Alerta escreveu:
Jean_Luc escreveu:Eu acredito em Deus e em vida após a morte. Mas entendo e respeito o ponto de vista de Hawking.

A matéria é bem curtinha e não faz jus à opinião por ele emitida que é fruto de muito estudo e reflexão.
Prezado Jean_Luc,

Há farta matéria sobre Stephen Hawking, considerado um dos maiores físicos do século XX. Li o livro "Uma breve história do tempo", e mesmo para leigos é possível entender suas colocações.

Mais um artigo sobre o assunto:
Stephen Hawking: Deus não criou o universo

Físico britânico afirma que Big Bang foi apenas uma consequência da lei da gravidade
Deus não tem mais lugar nas teorias sobre a criação do universo devido a uma série de avanços no campo da física, afirma o cientista britânico Stephen Hawking em seu novo livro, que teve trechos divulgados nesta quinta-feira.

Demonstrando uma posição mais dura em relação à religião do que a assumida nas páginas do best-seller internacional "Uma breve história do tempo", de 1988, Hawking diz que o Big Bang foi simplesmente uma consequência da lei da gravidade.
"Por haver uma lei como a gravidade, o universo pode e irá criar a ele mesmo do nada. A criação espontânea é a razão pela qual algo existe ao invés de não existir nada, é a razão pela qual o universo existe, pela qual nós existimos", escreve o célebre cientista em "The Grand Design", que será publicado em série no jornal The Times.
"Não é necessário que evoquemos Deus para iluminar as coisas e criar o universo", acrescenta.
Hawking se tornou mundialmente famoso com suas pesquisas, livros e documentários, apesar de sofrer desde os 21 anos de idade de uma doença motora degenerativa que o deixou dependente de uma cadeira de rodas e de um sintetizador de voz.
Em "Uma breve história do tempo", Hawking sugeria que a ideia de Deus ou de um ser divino não é necessariamente incompatível com a compreensão científica do universo.
Em seu mais recente trabalho, no entanto, Hawking cita a descoberta, feita em 1992, de um planeta que orbita uma estrela fora de nosso Sistema Solar, como um marco contra a crença de Isaac Newton de que o universo não poderia ter surgido do caos.
"Isso torna as coincidências de nossas condições planetárias - o único sol, a feliz combinação da distância entre o Sol e a Terra e a massa solar - bem menos importantes, e bem menos convincentes, como evidência de que a Terra foi cuidadosamente projetada apenas para agradar aos seres humanos", afirma Hawking.

http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/ ... 28799.html
Caso queira mais informações/pensamentos de Stephen Hawking acesse o site:

http://www.hawking.org.uk/

Biografia, obra, livros, prêmios, títulos e medalhas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Stephen_Hawking
Sempre Alerta, eu sei da obra do Hawking. Me referi a matéria publicada no primeiro post que pode ter dado a impressão para algumas pessoas que é uma opinião de um sujeito e desmerecendo o cientista. O que eu quis dizer é que dentro da área dele ele estudou muito pra chegar ao ponto de emitir essa opinião.

Espero ter esclarecido.

Link:
🔗

Nazrudin
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 441
Ver TD's

#33 Mensagem por Nazrudin » 19 Mai 2011, 21:18

Pirroque escreveu:Vejo que a grande maioria cre estar aqui por estar
tudo bem,cada um tem sua opiniao
tenho minhas crenças e convicçoes,e nao perco meu tempo tentando induzir os outros a pensar como eu
concordo que a grande maioria das religioes se prestam apenas ao controle da massa
mas prefiro acreditar em alguns abnegados que dedicam uma vida inteira em prol de outros
Acredito em Deus,mas nao o vejo como um sadico
simplesmente pq nos fez racionais,e nos deu livre arbitrio
sabemos bem a diferença entre o certo e o errado
se partimos para o lado torto e quebramos a fuça,fizemos por opçao
só que o ser humano adora um culpado
na maioria das vezes é incapaz de revisar o que deu errado,melhor culpar a outros
nao enxergo a morte como um fim,mas sim como um recomeço
e vejo ,via de regra,que a grande maioria dos que nao creem em nada,qdo estao terminais,se preocupam com o outro lado
fato que ja presenciei

Quero dizer que usei a expressão "sádico" de forma deliberada. Como muito acertadamente o Leteseu complementou, é de nossa natureza atribuir-lhe características humanas. Afinal temos de ter bases para tratar até do imcomprensível. O livre arbitrio é uma sacada muito interessante. O Deus existe, ele esta ali olhando, mas a responsabilidade dos atos é toda sua, a escolha e as consequencias. Ou seja, pedir a Deus, rogar a Deus, ocupar-se com sua existencia... pra que?
Tambem chamei-o de criatura para provocar sobre a ideia de criador e criatura e quem criou quem. Eu nao tenho a solução do enigma e pelo jeito nem o Hawkings com toda sua genialidade. Apenas quero dizer que respeito e me interesso pelas Religiões em geral em seu aspecto cultural e social. É claro que alguem em estado terminal, pode rapidamente e facilmente tornar-se um crente. É um estado de fragilidade, de apego a vida, de medo da morte, de análise do que foi feito e do que poderia ter sido... um verdadeiro " e agora José?".
De modo geral acredito na responsabilidade pessoal. Em valores éticos, pois o mal produz mais mal e o bem costuma produzir o bem. E o bem traz mais felicidade. E é nesse balanço de forças que costumo me pendurar. Tambem tendo a acreditar que foi a criatura que criou o criador, mas quando olho para um céu todo estrelado....

Link:
🔗

Tricampeão
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 56
Ver TD's

#34 Mensagem por Tricampeão » 19 Mai 2011, 23:36

Hammermart escreveu:"não quer dizer que tenha uma opinião respeitável sobre assuntos que não são da área dele."

O que é que você não entendeu da minha frase acima?
Entendi tudo.
Você insinuou que o Stephen Hawking não tem uma opinião respeitável sobre o assunto, pois não é "da área dele".
Minha pergunta foi muito clara e objetiva:
Quem tem uma opinião respeitável sobre o assunto, então? O beato protetor de pedófilos?

Link:
🔗

Tricampeão
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 56
Ver TD's

#35 Mensagem por Tricampeão » 20 Mai 2011, 00:37

Quem quiser acreditar em Deus, pode fazê-lo, não havendo a menor necessidade de atribuir a ele a criação do Universo.
Deus não poderia existir e, ao mesmo tempo, não ter criado o Universo? Não vejo por que não.
Os hindus acreditam que o Universo foi criado por Brahma, mas muitos consideram Vishnu ou Shiva deuses mais fodões.
Os gregos achavam que o Universo tinha sido criado por alguns deuses antigos, que haviam sido derrotados por outro grupo de deuses mais novos. Estes eram reverenciados, mesmo não tendo criado o Universo. Aliás, eram reverenciados mesmo sendo beberrões, preguiçosos e briguentos.
Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Os membros da seita desprezível dos cristãos não acreditavam, no passado distante, que Deus tinha criado Adão e Eva, e que a Teoria da Evolução era contrária à sua religião? E hoje não são obrigados a conviver numa boa com o fato de que a Paleontologia, a Antropologia, a História e outras ciências é que têm a primazia na explicação dos fatos relacionados à origem do homem, e que as historinhas que aparecem nas suas escrituras sagradas são meras fábulas insossas?
O que há de diferente no caso da origem do Universo?
A ciência que trata desse assunto é a Cosmologia. Hawking é cosmólogo. É a área dele. Ele pode dizer se o Universo foi criado por Deus ou não. Ele disse que não. Alguém consegue discutir com ele, com base em fatos?
Se fosse a respeito de futebol, não consideraria a opinião do Hawking. Mas é matéria de Cosmologia, então vou com ele.

Link:
🔗

Hammermart
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 5
Ver TD's

Re:

#36 Mensagem por Hammermart » 20 Mai 2011, 01:38

Tricampeão escreveu:
Hammermart escreveu:"não quer dizer que tenha uma opinião respeitável sobre assuntos que não são da área dele."

Entendi tudo.
Você insinuou que o Stephen Hawking não tem uma opinião respeitável sobre o assunto, pois não é "da área dele".
Minha pergunta foi muito clara e objetiva:
Quem tem uma opinião respeitável sobre o assunto, então? O beato protetor de pedófilos?
Não parece ter entendido nada.
Respondo a sua pergunta: ninguém tem uma opinião mais respeitável que os outros nesse assunto da vida depois da morte. Nem o Hawking, nem o papa nem o padeiro da esquina. Todos têm o direito de opinar, mas ninguém pode dizer que a opinião de um ou outro é melhor que a dos demais, baseado numa especialidade em outras áreas.

Link:
🔗

acomodado
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 68
Ver TD's

#37 Mensagem por acomodado » 20 Mai 2011, 01:49

PUtz..to o maior tagarela hj.
Conforme postei em outro tópico, tenho absoluta certeza q saí do corpo uma vez...
Eu qdo criança, dormia com o abajur aceso por causa do meu irmão pequeno, despertei paralisado na cama. Não conseguia me levantar, respirar, gritar, nada...por alguns segundos tentei fazer tudo isso e nada...me desesperei, tentei levantar e de repente me vi no teto do quarto..fora do corpo...junto ao móbile que tinha pendurado no teto...qdo olhei pra trás e me vi na cama voltei pro corpo como um tiro. Claro que saí correndo pro quarto da mamãe.
Só muuito tempo depois descobri que isso se chama projeção astral...na hora eu pensava que tinha morrido...rs mas deve ser bem parecido morrer..so q não volta pro corpo depois...kkkkk
A visão fica meio diferente...é estranho pra caramba..inesquecível...
Tenho amigo q adormeceu no sofá e se viu tentando desligar a tv com o corpo projetado...qdo se viu no sofá dormindo voltou pro corpo na hora tb... aconteceu só uma vez com ele tb...rss existem muitas pessoas que saem também...inclusive há literatura sobre isso. Chama-se projeciologia, ou projeção astral, cavalgada da alma, transe..qq merda dessa. Nesses casos no máximo encontram-se pessoas desencarnadas, em sua maioria perdidas, aqui mesmo nessa terra...que é um lugar denso...de difícil locomoção...rss teoricamente o inferno...ou purgatório..sei lá. A maioria não sabe de porra nenhuma, as vezes nem que morreu. Quem tá melhorzinho não mora aki não...só a tigrada
.

Link:
🔗

ussama
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 117
Ver TD's

#38 Mensagem por ussama » 20 Mai 2011, 08:00

cientistas dão uma de sabichão, mas eles não conseguem responder a uma questão basica, o que é a gravidade? o que causa a gravidade? desta forma como eles podem concluir sobre bucaro preto, deus, vida e morte? Creio que é muita prepotencia.

Link:
🔗

leteseu
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 36
Ver TD's

#39 Mensagem por leteseu » 20 Mai 2011, 10:17

Tricampeão

A idéia da existência de um Deus não responsável pela criação é algo que já me passou pela cabeça, porém confesso que pensar no universo sem um início é algo que ultrapassa minha capacidade.

Dentro desta idéia de um Deus sem responsabilidade pela criação queria te perguntar como tu imaginarias este Deus, que função ele teria no mundo? Não vale fazer piada hein...

Link:
🔗

Sempre Alerta
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 220
Ver TD's

#40 Mensagem por Sempre Alerta » 20 Mai 2011, 11:27

Até há quinze, vinte anos atrás, era considerado sacrilégio duvidar da existência de Deus. Poucas eram as pessoas que sequer ousavam discutir sobre o assunto. Quem ousasse duvidar da existência de Deus, era marginalizado, “expulso” do convívio com a sociedade.

Hoje, vejo que muitos já tem opiniões diferentes sobre o assunto, ou seja, já não é um “pensamento único”. A quantidade de ateus e agnósticos têm crescido de forma assustadora. É só ver a quantidade de sites/fóruns sobre o assunto. Fiz uma pesquisa no Google com as palavras “ateus” e “agnósticos” e voltou o resultado aproximado de 187.000. Em inglês, “atheist” e “agnostic” o resultado foi de 2.960.000 aproximadamente. Se fizermos a pesquisa em outros idiomas o resultado também deve ser considerável. Enfim, este assunto deixou de ser tabu. Como acontece neste fórum, já discutimos abertamente sobre o assunto sem que ninguém se sinta intimidado.

Acho isso ótimo, pois como já nos ensinava Einstein, é mais fácil quebrar átomos do que quebrar paradigmas. Romper com as algemas dos paradigmas é um grande passo em busca de novos conhecimentos.

Para apimentar ainda mais o debate, opiniões de alguns pensadores:
Bertrand Russell

Algumas citações de Russell sobre a morte:

“Acredito que quando morrer apodrecerei e nada do meu ego sobreviverá. Não sou jovem e amo a vida. Mas desdenharia estremecer de pavor diante do pensamento da aniquilação. A felicidade não deixa de ser verdadeira porque deve necessariamente chegar a um fim; tampouco o pensamento e o amor perdem seu valor por não serem eternos. Muitos homens preservam o orgulho ante o cadafalso; decerto o mesmo orgulho deveria nos ensinar a pensar verdadeiramente sobre o lugar do homem no mundo. Ainda que as janelas abertas da ciência a princípio nos façam tiritar, depois do tépido e confortável ambiente familiar de nossos mitos humanizadores tradicionais, ao fim o ar puro nos confere vitalidade, e ademais os grandes espaços têm seu próprio esplendor.”
(What I Believe (No que acredito) – 1925)

“Não são argumentos racionais, mas emoções, que causam a crença numa vida futura [após a morte]. A mais importante dessas emoções é o medo da morte, que é instintivo e biologicamente útil. Se nós acreditássemos genuina e sinceramente na vida futura, deveríamos parar completamente de ter medo da morte. Os efeitos seriam curiosos, e provavelmente seriam tais que a maioria de nós deploraria. Mas nossos ancestrais humanos e sub-humanos lutaram e exterminaram seus inimigos através de muitas eras geológicas e foram beneficiados pela coragem; é portanto uma vantagem para os vencedores da luta pela existência a capacidade de ocasionalmente superar o medo natural da morte. Entre animais e selvagens, a belicosidade instintiva é suficiente para este propósito; mas num certo estágio de desenvolvimento, como os maometanos provaram pela primeira vez, a crença no Paraíso tem valor militar considerável para reforçar a belicosidade natural. Devemos, portanto, admitir que os militaristas são sábios ao encorajar a crença na imortalidade, sempre supondo que esta crença não se torne tão profunda ao ponto de produzir indiferença para com as questões mundanas.”
(Do We Survive Death? [Sobrevivemos à Morte?] em Why I Am Not a Christian [Por que não sou cristão] - 1957)

http://bulevoador.haaan.com/2010/02/05/ ... e-a-morte/

Isaac Asimov

"Não acredito em vida após a morte, por isso não preciso passar toda minha vida temendo o inferno, ou temendo o céu mais ainda. Quaisquer que sejam as torturas do inferno, penso que a chatice do céu seria ainda pior."

“Todas as religiões são a verdade sagrada para quem tem a fé mas não passam de fantasia para os fiéis das outras religiões.”

Friedrich Nietzsche

[...]Nietzsche condenava a crença na vida após a morte. Para ele o homem havia sido preso pela suas crenças, inventadas e colocadas acima do real. Não devemos nos voltar para o além e o eterno, pois essas mistificações reduzem o homem à condição de servo e destrói as fontes mais profundas da vida. No lugar dessas crenças, devemos reconhecer em nós e na história a Vontade de Potência, de poder. Na teoria do eterno retorno, o mundo se alterna na criação e destruição, alegria e sofrimento, bem e mal.[...]

http://entendanietzsche.blogspot.com/

Link:
🔗

old owl
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 54
Ver TD's

#41 Mensagem por old owl » 20 Mai 2011, 11:39

A existência de vida apos a vida talvez seja a mais antiga duvida do ser humano, a promessa da existência dela existe em todas as religiões.

O que me leva a crer...

!º Boa parte das presunções de vida apos a morte se devem a total incapacidade do homo sapiens, ser dominador do planeta terra, aceitar que ele é finito e de pouca importância no macrosistema do universo.

2º A visão de um criador é uma forma mais simplista de explicar tudo que não conseguimos explicar, só que interessantemente toda vez que respondemos algo que se julgava obra do divino surgem outras questões que vão para alçada do divino.

Logo!

Prefiro deixar esta questão para o futuro, digamos para o segundo seguinte ao da minha morte, esta eu sei que sera inevitavel...E espero que demore bastante...Minha vontade de viver é bem maior que a minha curiosidade de saber o que tem depois da vida! :lol:

ABS

Link:
🔗

ussama
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 117
Ver TD's

#42 Mensagem por ussama » 20 Mai 2011, 11:46

Até há quinze, vinte anos atrás, era considerado sacrilégio duvidar da existência de Deus.

não na china, união sovietica, coreia, cuba, etc.

Link:
🔗

Locutus_Ofborg
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 135
Ver TD's

#43 Mensagem por Locutus_Ofborg » 20 Mai 2011, 13:06

Além da grandiosidade do Universo, o que me faz crer em Deus são "coisinhas" como a própria vida na Terra.

Algumas variações de condições... e... a vida na Terra não seria possível, ou até seria, mas não exatamente como conhecemos.

Fora a complexidade dos organismos, o nosso próprio cérebro por exemplo. Tá, ok, teoria da evolução, a vida se originou (não sabemos exatamente como) e a seleção natural se encarregou de aperfeiçoar a vida e os mais adaptados acabam se sobressaindo, etc. ... eu sei, eu sei.

Mas ainda assim é fato cada célula nossa tem mecanismos complicados que nem mesmo a nossa mais moderna tecnologia é capaz de replicar com perfeição. Sei não, mas me parece que tem "alguém" por trás da criação de tudo sim.

Pelo que entendo o que Hawking quis dizer é que podemos muito bem explicar tudo isso sem ter que recorrer a ideia de Deus. Mas se eu pudesse eu perguntaria a ele, Hawking, se ao dizer isso ele já não estaria de antemão com "má vontade" e buscando explicações para que não tenha que admitir a existência de Deus. E que se for isso, mesmo com todas as explicações científicas, Deus poderia existir.

Ah sei lá, devo ter viajado muito mas é isso aí... :)

Não é só isso que me faz crer na existência de Deus, mas passa por...

Link:
🔗

O Pastor
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 221
Ver TD's

#44 Mensagem por O Pastor » 20 Mai 2011, 19:22

OK, ok, ok, ok...vamos lá!!

Há algum espirita ou umbandista por aqui??

Há manifestações dessas religiões muito convincentes para ser chamado de xarlatanismo. Psicografismo, entre outras espiritices...

Então há três possibilidades:

1) Todo esquema de "espirito", "alma", "fantasma", "mula-sem-cabeça" são na verdade manifestações físicas que não temos capacidade de explicar como funciona. Talvez algo ligado a alguma dimensão de tempo que não temos ainda capacidade de entender. O Leteseu falou em UNIVERSOS PARALELOS, então, pode ser algum mau funcionamento destes universos que acabam fazendo com que um se interponha sobre outro. É como viajar no tempo. Alguns cientistas afirmam que viajar no tempo é possível, digo, é possível criar um mecanismo que faça o tempo ser negativo para um determinado referencial. O problema é que a cada retorno no tempo, vc cria um universo paralelo, pois ao voltar no tempo, vc terá interferido no universo pré-existente.

2) Os fantasmas são na verdade almas perdidas, que não conseguiram passagem nem pro paraíso e nem pro inferno. Logo, Deus existe.

3) Tudo não passa de histeria, disturbios mentais que formam imagens devido a esquizofrenia causada pela emoção de certos eventos. O sujeito é induzido a achar que está vendo alguma coisa, quando na verdade não passa de um demente.

Link:
🔗

Hammermart
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 5
Ver TD's

#45 Mensagem por Hammermart » 20 Mai 2011, 19:29

:roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: