ARTISTA: Marvin Gaye
DISCO: What's Going On
ANO: 1971
O conceito do “álbum” já era consagrado no jazz desde o inicio dos anos 50 e se solidificou ao longo daquela década com uma serie de obras-primas criadas por gênios como Duke Ellington, Miles Davis, Dave Brubeck, Thelonious Monk e outros. No rock, ate’ que surgissem as experimentações dos Beatles, Bob Dylan e Beach Boys, o álbum não tinha o mesmo status e o gênero ainda era demasiadamente marcado pelos chamados “singles” e hits, que procuravam seguir fielmente a formula dos anos 50 consagrada por astros como Elvis Presley, Chuck Berry, Little Richard e outros.
O álbum conceitual de soul music já vinha sendo desenvolvido desde Ray Charles, com sua espetacular obra-prima “Modern Sounds in Country and Western Music”. Mas o ritmo, o soul, foi ao longo dos anos sessenta marcado pelos singles. Assim, a Motown dominou o mercado fonográfico nos Estados Unidos, lançando uma serie de hits avassaladores, alimentando artistas espetaculares do naipe de Smokey Robinson, Supremes, Four Tops, Gladys & The Pips, Martha & The Vandellas, Stevie Wonder, Marvin Gaye entre outros.
A gravadora demoraria a entrar na era do “álbum”, o fazendo muito tardiamente, quando gravadoras do mesmo segmento como a Stax e Atlantic Records já se consagravam com o trabalho de artistas do nível de Otis Redding, Booker T., Aretha Franklin, entre outros.
Foi nos anos 70 que a gravadora entrou de cabeça nesse segmento. A musica estava mudada e o publico já não queria apenas escutar os “hits”, queriam conhecer o artista como um todo, entender seu processo criativo e vivencias sua musicalidade como um todo. O conceito do “álbum” se encaixava perfeitamente nesse universo e estava consolidado na musica pop. A Motown não podia mais ficar atrás. Essa mudança sutil do “single” para o “álbum”, de certa forma acelerou a decadência de diversos músicos e compositores que não conseguiriam assimilar tal processo. Porem ficou claro que dois artistas não só o dominariam como nunca, como o revolucionaria. Stevie Wonder e Marvin Gaye, fariam pela Motown diversos álbuns espetaculares, que ajudaria a mudar a face da musica pop.
Na minha opinião “What’s Going On” de Marvin Gaye e’ seguramente um dos 5 melhores álbuns de todos os tempos, e o coloco facilmente ao lado de “Kind of Blue” de Miles Davis e “A Love Supreme” de John Coltrane, como um dos mais inspirados. Esse disco, alem de trazer toda aquela “cozinha” maravilhosa da Motown o que inclui os deliciosos backing vocals, mostra um artista amadurecido, livre para cantar aquilo que seu coração mandasse. Marvin Gaye já era um astro e não precisava lançar um disco falando sobre crianças abandonadas, abuso de drogas, violência urbana, falência do sonho americano e talvez a grande sacada, falar sobre o desequilíbrio do Meio Ambiente, isso em 1971. Poucos foram tão visionários como ele.
Gaye escreveu a maioria das musicas e produziu o disco.
As primeiras duas faixas de abertura, “What’s Going On” e “What’s Happening Brother” são hits reconhecidos ate’ hoje. No entanto, pra mim, o grande momento e’ a antológica seqüência das 4 musicas seguintes que fecham o lado A, do antigo vynil. Essa seqüência, alem de ser o ponto alto do disco, e’ a quintessência de todo o esplendor da maneira Motown de se produzir um disco, o que não e’ pouco. Começa com “Flyin’ High (in the Friendly Sky)” e termina com os belíssimos backing vocals a capela, numa sacada de estúdio genial, na musica “Mercy, Mercy Me (The Ecology)”, outro hit.
Inner City Blues (Makes Me Wanna Holler) fecha o disco e toda uma era num trabalho primoroso do baixista James Jamerson, com a musica terminando ao som dos acordes inicias da musica de abertura. Sem duvida, uma obra-prima que eleva o espírito humano.
Ele ainda emendaria o fabuloso “Let’s Get it On” em 1973, e faria os razoáveis “I Want You” e “Midnight Love”, já pela CBS. N o entanto, sua vida familiar turbulenta, associada aos excessos culminaria com umas das grandes tragédias da historia da musica pop. Morreria assassinado pelo próprio pai em 1984, a 1 dia de completar seu aniversario de 45 anos.
http://www.allmusic.com/cg/amg.dll?p=am ... qu5ld6e~T1
http://www.gp-guia.net/phpbb/phpbb2/view ... 931#801931